Tempo de leitura: 2 minutos
Ozeias (à esq) foi chamado de preto imundo por Zequinha (Fotos BA na Política).
Ozeias (à esq) foi chamado de preto imundo por Zequinha (Fotos BA na Política).

Um vereador de Antônio Cardoso, na região de Feira de Santana, chamou o colega de “preto sujo e imundo” durante sessão plenária. José Nery de Souza (PMDB), conhecido como Zequinha, acusava Ozeias Santos (PT) de mentir no Facebook e o ofendeu. Zequinha, assim como Ozeias, é negro.

O vereador Ozeias Santos relatou o caso em rede social e explicou que, após a abertura dos trabalhos do dia 12 de maio, Zequinha fez seu discurso proferindo acusações e calúnias contra o petista, dizendo que ‘Antônio Cardoso não precisa de vereador desse tipo’. “Acusou-me de estar mentindo quando publiquei em minha página no Facebook que os agricultores de Antônio Cardoso não iriam receber o Seguro Safra, e que o governo municipal deveria explicar o que estava acontecendo”.

Após ser ofendido, Ozeias Santos solicitou o uso da palavra ao presidente da Casa, Valdir Rodrigues (PTN). Mesmo sob protesto de Zequinha, o presidente abriu espaço. “O vereador Zequinha se dirigiu a minha mesa, colocou o dedo em meu rosto e disse que eu não iria falar. Ele veio para me empurrar e eu pedi que ele não me tocasse. Ele me respondeu: ‘não vou lhe tocar não, você é um preto sujo, um preto imundo’”.

Ozeias Santos ainda foi intimidado e ameaçado por Zequinha, que chegou a puxar o braço do petista numa tentativa de agressão. “Quando ele voltou para mesa dele, disse: ‘Você deve me agradecer, pois está vivo hoje graças a mim, pois o prefeito mandou lhe matar e eu pedi que não o fizesse, mas já me arrependi. Criei meus filhos e não tenho mais nada a perder, fui prejudicado demais por sua causa´“.

REPERCUSSÃO EM BRASÍLIA

Nesta terça-feira (19), o deputado Valmir Assunção (PT) afirmou que vai levar o caso para avaliação na Câmara Federal e garantiu acompanhar o desfecho por se tratar de um crime de injúria racial dentro de uma Casa Legislativa. “Essa intolerância me espanta, o vereador Zequinha também é negro e deveria ter a postura de não reforçar o discurso de ódio”, afirma o deputado federal petista. Pimenta com informações do jornalista Vitor Fernandes.

2 respostas

  1. O governador Lavradio,a respeito dos baianos,ele disse,ele disse assim”que nunca viu uma gente tão imunda e porca,esta gente não toma banho é um catinga insuportável…”

    Há centenas de relatos dos viajantes que se refere aos baianos,como uma gente veiaca,sem nenhum sentimento e desprovida de tudo…

    O Governador Lavradio,retrata nas suas cartas que, “se sentia o poder quando os oficias, o exército, o que hoje seria a polícia militar carregava lhes numa cadeira e diante do Regimento sentado numa cadeira,os oficias engraxava suas botas.”

    Os costumes e os valores culturais de uma civilização estão em extremas mutações
    numa sociedade,o que requer de cada um membro desta sociedade entender no seu cotidiano tais transformações.

    O relato acima dos dois membros da nossa sociedade,reflete se em ambos o extremo desconhecimento da vida cultural dos nossos antepassados,eu não vou pelo caminho
    das raízes,seria simples,eu prefiro ir pelo caminho dos estudos como sujeito de transformações da sociedade.

    O que seria extremamente razoável,era ambos ter uma punição pela qual,ler pra entender a História da Bahia,as cartas de Lavradio seria as primeiras e conteúdo
    o que não falta.

    O Marquês do Lavradio governou a Bahia,1668-1669 e foi promovido a vice-rei do Brasil em 1669,mudando se para o Rio de Janeiro.
    Luís de Almeida Soares Portugal Alarcão Eça e Melo.1729-179O

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *