Tempo de leitura: < 1 minuto
Professores ocuparam gabinete do prefeito durante greve (Foto Divulgação).
Professores ocuparam gabinete do prefeito durante greve (Foto Divulgação).

As aulas nas mais de 100 escolas municipais de Itabuna foram retomadas nesta segunda (21), após nova decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A justiça trabalhista determinou aos professores o imediato retorno à sala de aula e impôs multa diária de R$ 50 mil, caso a decisão não fosse respeitada.

Na última sexta (18), os professores se reuniram em assembleia e foram informados da reforma da decisão que não enxergava abusividade ou ilegalidade na greve. A ministra do TST e relatora, Maria de Assis Calsing, reconhecia a legalidade do movimento, mas condenou que o fato fosse usado pela categoria para retomada de paralisação, após 73 dias de greve.

O impasse entre sindicato da categoria e governo começou ainda no primeiro semestre. Os professores reivindicam reajuste linear de 13,01%, enquanto a Prefeitura de Itabuna sinalizava somente ter como conceder 8% de reajuste, parcelado em 2 vezes.

A questão foi parar no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT), em Salvador, que, ao final de julho, julgou a paralisação como “abusiva” e “ilegal”, após a prefeitura informar que havia concedido reajuste todos os anos e o percentual de 13,01% afetaria a capacidade de pagamento aos profissionais.

Uma resposta

  1. -MAIS OS PROFESSORES DO COLÉGIO LOURIVAL EM FERRADAS, PARECE QUE AINDA NÃO FORAM INFORMADOS, POIS OS ALUNOS SÓ TIVERAM UMA AULA E FORAM LIBERADOS ÁS 8;30HS. ISSO JÁ É UMA PRAXE NESTE COLÉGIO, A MAIORIA DOS PROFESSORES NÃO TRABALHAM, DIZEM QUE OS MESMOS ESTÃO FAZENDO BOICOTE A DIRETORA, QUE É CONSIDERADA PERSONA NÃO GRATA NA DIREÇÃO DO DITO COLÉGIO.
    -ENQUANTO ISSO, OS ALUNOS QUE DANE FUTEBOL CLUBE.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *