Tempo de leitura: 2 minutos
"Gato" são detectados em operação da Embasa em Salvador (Foto Alberto Coutinho).
“Gato” são detectados em operação da Embasa em Salvador (Foto Alberto Coutinho).

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) detectou mais de 4,5 mil “gatos” em apenas quatro meses e decidiu intensificar a fiscalização. Somente na Região Metropolitana de Salvador, são 22 equipes atuando contra ligações clandestinas em canteiros de obras, estabelecimentos comerciais e grandes empreendimentos. A empresa não informou se a operação também ocorrerá no interior do Estado.

As fraudes são variadas, como adulteração do marcador do hidrômetro, desvios na tubulação ou ainda a retirada do fluxo de água sem o registro ou matrícula na Embasa. Todas essas práticas são criminosas e tipificadas como furto.

Caso sejam encontradas irregularidades, como na ligação clandestina descoberta em uma construção civil no bairro de Piatã, nesta quarta, o abastecimento é interrompido e os responsáveis são notificados e recebem um prazo de 15 dias para a defesa.

A depender da fraude, são aplicadas multas com o valor mínimo de R$ 147 e ainda cobrados valores adicionais como o serviço dos funcionários da Embasa e valores estimados da água que foi roubada pelo empreendimento.

Em 2014, essas ações resultaram no desvio de mais de 2,1 bilhões de litros de água por mês em Salvador e RMS. De acordo com o gerente do Departamento de Gestão Comercial da Embasa, José Roberto de Oliveira, até o próximo ano a previsão é que haja o dobro de equipes nas ruas.

Os canais de comunicação são o telefone 0800-055-195, alguma loja da Embasa ou nos postos da empresa localizados no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A identidade e sigilo de quem fez a denúncia serão preservados.

3 respostas

  1. Se a Emasa tivesse “disposição” para fazer isso em Itabuna iria melhorar muito a situação do abastecimento de água na cidade, porque “gato” e imóveis sem contador é o que não falta. Aliás, até um leigo como eu percebe que essa cidade está a beira do caos em termos de abastecimento de água. Levando em conta esse inverno e inicio de primavera. O verão vem ai de “rachar” e não adianta desculpa, colocar culpa em antecessores, tiveram trêss anos para mostrar serviço. O que vimos foram “lágrimas e desculpas”. casas e mais casas do programa “Minha casa, Minha Dilma”, Universidade Federal trazendo para cá muita gente de fora, Condominios FEchados, Atacadões, etc, etc, resultado…. aumento de consumo sem aumento da oferta. Não é possivel que essa administração não teve condições nem de construir aulguns reservatórios suspensos como aquele lá pelas bandas do Góes Calmon, São Pedro, construido pelo último bom prefeito que Itabuna teve, Ubaldo Dantas. Dê lá para cá…….

  2. Um país que se desmoraliza cujo presidente eleita,Dilma, é a maior ladra do Brasil,quiçá do mundo,juntos com Lula Lalau, os vermes que destroem as defessas imunológicas do povo brasileiro.

    Estas facções de ladrões de águas,não é diferente dos ladrões que o povo investe
    como presidente do Brasil e nomeiam ministros especificamente do Supremo tribunal Federal,pelo qual dá respaldo ao presidente do Brasil roubar o pais.

    A carga de homens de bens deste país carrega é muito pesada,até quando os ladrões e bandidos vão ter privilégios neste país? Não os ladrões pé de chinelos,iguais estes de água e outros que os próprios Capitão do Mato,braço armado do estado à serviço do mesmo para exterminá-los.

    Se Marina Silva,defendesse o Impeachment de Dilma,a mesma estaria com o nome enxovalhado como recebeste pixuleco da Petrobras,a mando da Dilma,cujo executor da leviandade,seria outro verme,o ministro da Justiça,Eduardo Cardoso.

    Então candidata a presidente do Brasil,Marina Silva,foi taxada de maneira torpe e vil como ladra,então Ministra do PT,como candidata a presidente do Brasil,cujo
    nome entrou na vala do pixuleco,uma vez que era ministra do PT.

    O que o Brasil vivencia é a maior avalanche de corrupção, destruição da honra, e moral,dignidade, respeito do homem,cujo nascedouro mor é Lula e Dilma, só existem uma saída,é destruir este câncer maldito do Brasil.

    O quanto esta sementes da desgraças do PT permanecer no poder no Brasil,o povo brasileiro corre sérios riscos de não escapar ninguém cujos nomes sejam honrados
    e de extremo caráter e honestidade neste país.

    Se o olhar exemplo pelo qual venham de cima,onde nasce à entranha do poder no Brasil nestes últimos 12 anos, cujos exemplos é lamentável à realidade,os ladrões de águas estão certos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *