Tempo de leitura: 2 minutos
Cruzamento da Amélia Amado com a Rua Antônio Muniz alagada em hora de chuva (Foto Rafael Moreira).
Cruzamento da Amélia Amado com a Rua Antônio Muniz alagada em hora de chuva (Foto Rafael Moreira).

Depois de praticamente 150 dias de estiagem, choveu por cerca de uma hora em Itabuna no final da noite de domingo (3) e início da madrugada desta segunda (4). A cidade chegou a registrar vários pontos de alagamentos.

A chuva veio acompanhada de relâmpagos e trovoadas. De acordo com a Agência Climatempo, a previsão é de 60 milímetros de chuva no município somente nesta segunda.

Até a sexta (8), o volume previsto chega a 108 milímetros (confira quadro abaixo). Nas redes sociais, havia quem “cantasse” uma velha marchinha carnavalesca (“tomara que chova//três dias sem parar”), tal a esperança trazida com o volume de chuva desta madrugada.

previsãotempo

A previsão é a mesma para municípios banhados pelo Rio Almada, a exemplo de  Coaraci e Almadina. Do rio é que vem, em tempos normais, cerca de 70% do volume de água que abastece Itabuna, por meio da estação de captação em Rio do Braço (Ilhéus).

Se as previsões de chuva se confirmarem para esta segunda, trará alívio para o sistema de abastecimento d´água tanto de Itajuípe (suspenso desde o final de dezembro) como de Itabuna. Há mais de 15 dias, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) tem fornecido água salobra à população.

Cálculos da Coordenação de Defesa Civil de Itabuna em dezembro apontavam para necessidade de, pelo menos, 40 milímetros de chuva nas cabeceiras dos rios que abastecem Itabuna (Almada e Cachoeira) para recuperar os níveis do serviço da Emasa.

A empresa opera com três estações de captação – Castelo Novo, Rio do Braço e Cachoeira. Neste momento, apenas a de Castelo Novo (Ilhéus) opera normalmente, mas sofre o efeito da maré, o que deixa a água salobra. A cidade vive racionamento severo. O intervalo no abastecimento por zona é de, aproximadamente, 18 dias.

0 resposta

  1. A doce chuva caiu legal, porem, com 1º estampido do trovam, a eletricidade com medo se escondeu nos deixando à escura, cerca de 1 hora, aqui na Manoel Chaves, graças o clarão dos relâmpagos que foi restabelecido a claridade, mesmo que intermitentes.

    “Que a doce chuva não demore, estamos necessitando muito de te, tu es vida, es tu doce como o amor e tu caísse suavemente e regar os nossos corações.”

    Poeta desconhecido!

  2. Glórias a Deus,so Deus pode nos trazer esta bênção ,que so e valorizada quando se acada.Deus por mais que somos ingratos continua a nos conceder muitas bênçãos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *