Tempo de leitura: 2 minutos
Ilhéus faz parte de ação estratégica do Sebrae (Foto Ed Ferreira).
Ilhéus, com cartões postais como a Baía do Pontal, integra ação estratégica do Sebrae (Foto Ed Ferreira).

Renata Smith | Agência Sebrae

Com o objetivo de contribuir para a criação de uma agenda estratégica integrada do turismo nos municípios de Ilhéus e Itacaré, foi lançado pelo Sebrae o Programa Lidera Turismo na Costa do Cacau. Com bases sustentáveis e ações de desenvolvimento local e regional, o programa proporciona um ambiente favorável ao fortalecimento da cadeia produtiva do setor.

“Será criado um fórum para monitorar as prioridades do turismo, reunindo iniciativa privada, setor público e sociedade civil organizada. A partir deste encontro, um documento oficial será redigido para delinear as estratégias”, explicou a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.

A programação do lançamento contou com uma palestra internacional com apresentação de cases de boas práticas no turismo. O convidado foi o palestrante espanhol Pere Muñoz Perugorria, responsável pelos projetos estratégicos da fundação Barcelona Media, um dos principais centros mundiais de inovação da comunicação, cultura e turismo.

“Todos os cases têm em comum a cooperação público-privada. O setor tem que acreditar nesse projeto de gestão turística da sociedade, que só será sucesso com planejamento, sem improvisação”, afirmou o palestrante.

Outra palestra do evento mostrou um case nacional, com o empresário Marcelo Carrasco Jimenez, da Pousada Villa Luna, em Penedo, na região de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Ele é também presidente dos Conselhos de Turismo de Itatiaia e de turismo Agulhas Negras. “A importância do Lidera é unir o setor, criando uma agenda produtiva. Em minha região, as cidades de Visconde de Mauá e Penedo ganharam muito com esse programa”, destaca.

Inspirados nesses exemplos, representantes do turismo local, como a diretora de Turismo de Itacaré, Cláudia Cruz, também apostam em bons resultados. “Ilhéus e Itacaré são destinos que se complementam, um casamento com diversidade de opções. Ilhéus é turismo cultural e Itacaré, turismo de aventura e natureza. O programa nos auxiliará a criar e consolidar mais atrativos sustentáveis”, finaliza.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *