Tempo de leitura: < 1 minuto
Itabuna reduziu crimes contra a vida em 13% no ano passado (Foto Pedro Augusto).
Itabuna reduziu crimes contra a vida em 13% no ano passado (Foto Pedro Augusto).

De acordo com dados oficiais divulgados hoje pela Secretaria de Segurança Pública, Itabuna está entre as seis cidades que mais reduziram os chamados CVLI (sigla para Crimes Violentos Letais Intencionais) em 2015. Os números estão publicados na edição de hoje do Diário Oficial.

São considerados CVLI os crimes de homicídio, roubo qualificado pelo resultado morte (latrocínio) e lesão corporal seguida de morte. Segundo a SSP, Itabuna registrou 229 infrações dessas espécies em 2015, ante 265 no ano anterior, ficando em sexto lugar no ranking das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp).

Ilhéus conquistou um resultado ainda melhor neste ranking, ficando em terceiro lugar, após reduzir o número de CVLI de 251 para 195 no mesmo período. Em percentual, a redução em Ilhéus foi de 22,3%, enquanto Itabuna diminuiu o índice em 13,5%.

Em números absolutos, a cidade que mais viu decrescer os crimes violentos foi Feira de Santana, de 365 para 292 (-73) e Eunápolis, de 321 para 252 (-69).

Os dados, divulgados por meio da Portaria 169, são considerados para a concessão do Prêmio de Desempenho Policial (PDP), um incentivo financeiro do programa Pacto pela Vida, que o Estado oferece às corporações da área da segurança pública quando se atinge determinada meta de redução de CVLI.

5 respostas

  1. A violência em Taboca,nos idos da terra dos coronéis,era uma violência nativa dos tempos idos,caracterizados por sicário,jagunços.

    Hoje a violência em taboca,suas características são o domínio do tráfico de drogas, pra entender este fenômeno do crime e violência e causa,não precisa ser um sábio,só basta saber que o Brasil não produz cocaína e nem armas de fogos e munições.

    Quem é responsável pela segurança das fronteiras do Brasil, segundo a C.F. Constituição Federal,é o presidente do Brasil.

    Se as fronteiras do Brasil vive ao léu ou seja,livres pra o tráfico de cocaína,
    armas e munições e, quem é responsável pela segurança das fronteiras?

    O presidente do Brasil,por tanto,o culpado da violência em Taboca,é Dilma Rousseff e Lula da Silva, PT saudações.

    No contexto histórico no que refere-se,sobre a violência em Taboca nos idos do tempo dos coronéis,serve pra efeito de conhecimento,porem,nada haver sobre atual
    violência em taboca.

  2. A análise não possui fundamento científico!
    Os dados são dá própria fonte SSP, que insiste, mas infelizmente não consegue reduzir os indicadores de assassinatos, tráfico de drogas, assaltos, violência contra a mulher, estupros, agressões aos professores nas escolas, assaltos, roubo de carros e desmanche. Sugiro: levantar dados no Cartório de Certidão de Óbitos, Recepção de Hospitais e Escolas, já que nos cadastros da SSP e Comandos de Batalhões e Especializadas, diferem da realidade atual.
    Infelizmente!

    Eugenio Abreu

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *