Tempo de leitura: 2 minutos
Senadores baianos Pinheiro e Lídice são autores da proposta.
Senadores baianos Pinheiro e Lídice são autores da proposta.

Foi protocolada nesta terça-feira (19), no Senado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  20/2016, , que prevê eleições diretas para presidente e vice-presidente da República no dia 2 de outubro deste ano, juntamente com as eleições municipais. A proposta foi apresentada pelos senadores Walter Pinheiro (sem partido-BA), João Capiberibe (PSB/AP), Randolfe Rodrigues (REDE-AP), Cristovam Buarque (PPS-DF), Lídice da Mata (PSB-BA) e Paulo Paim (PT-RS), e ganhou a adesão de outros 24 senadores de vários partidos políticos. O documento foi protocolado com  30 assinaturas, três além das 27 necessárias para uma emenda constitucional.

O texto prevê mandato de dois anos, a partir de primeiro de janeiro de 2017, portanto uma eleição transitória. Na avaliação do senador Walter Pinheiro, os atuais presidente e vice-presidente não vão reunir condições para resolver a crise política e econômica. “Se o país está dividido, como muita gente diz, melhor ainda para usar a urna para dizer efetivamente o que a sociedade deseja neste momento para que o país possa retomar os rumos”.

Na justificativa da proposta, os senadores argumentam que “a Constituição estabelece, logo em seu primeiro artigo, que todo poder emana do povo. E é nos momentos de crise, quando o sistema político não consegue oferecer respostas aos desafios que se apresentam, que devemos, na maior medida possível, chamar ao centro decisório o povo, legítimo detentor do poder”.

De acordo com os autores da proposta, a PEC não tem a pretensão de acabar com o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e seguiria paralelamente a ele. O processo chegou ontem (18) ao Senado, depois de ter sua admissibilidade aprovada domingo (17) na Câmara dos Deputados. Os senadores que encampam a proposta de nova eleição presidencial em outubro esperam que a população adira à ideia.

Pinheiro lembrou que a proposta buscar um novo rumo para o País, já que existe uma insatisfação tanto com a presidente Dilma como o atual vice, Michel Temer. Depois de protocolado na Mesa Diretora do Senado, o texto será analisado para definição das comissões de mérito pelas quais passará. Caso seja aprovado no Senado, em dois turnos de votação no plenário, o texto ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, também em dois turnos.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Poço tem vazão de quase 200 mil litros de água por dia (Foto Reprodução).
Poço tem vazão de quase 200 mil litros de água por dia (Foto Reprodução).
Peixoto financiou poço.
Peixoto financiou poço.

Cerca de 200 mil litros de água diários são captados em um poço artesiano no antigo Posto Cachoeira, na Avenida Juracy Magalhães, no Bairro de Fátima, em Itabuna. A água é potável e distribuída gratuitamente à população, ajudando a amenizar o sofrimento de moradores de áreas próximas que, desde o ano passado, só têm recebido o produto com altos níveis de sal na torneira.

O empresário José Peixoto, dono de rede de postos de combustíveis, financiou a perfuração do poço artesiano, que tem 70 metros de profundidade e vazão de 8 mil litros por hora.

Para atender a população, o local dispõe de duas torneiras de 25 milímetros cada uma. A procura tem sido grande. E, mesmo com toda a crise da falta d´água em Itabuna, há quem aproveite para revender encher os tanques e bombonas e revender a água. O empresário adotou medidas para inibir a ação dos espertalhões.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após passar por obras de recuperação, o Aeroporto Vicente Grillo, em Jequié, no sudoeste da Bahia, voltará a receber voos. A Secretaria de Aviação Civil (SAC/PR) autorizou a reabertura do aeroporto, conforme publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (19).  A reabertura foi autorizada após obras de reforma executadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura.

Foram feitos serviços na área patrimonial, pista de pouso e decolagem, além da construção do terminal de passageiros. O terminal, segundo o secretário Marcus Cavalcanti, recebeu ainda obras complementares como biruta, revestimento asfáltico em toda a pista e sinalização. O relatório técnico de conclusão dos serviços foi apresentado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), junto com a solicitação de desinterdição e reabertura do aeroporto de Jequié.

A liberação plena para os voos depende de procedimentos da Anac e posterior publicação no Rotaer (Publicação Auxiliar de Rotas Aéreas), onde ficam reunidas as principais informações de todos os aeroportos e aeródromos do país.

Tempo de leitura: 3 minutos

(4) Luiz      ConceiçãoLuiz Conceição | jornalistaluizconceicao2@gmail.com

 

Vivíamos anos de chumbo, depois de mais uma quartelada no país em nome do combate à corrupção e do comunismo e em defesa da família e de Deus! Mas o “santinho” com a foto do então candidato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) fazia referências à sua insana luta em favor do direito das pessoas a uma vida digna e à Democracia que a todos iguala, sem privilégios.

 

Ainda bestializado com a pândega sessão da Câmara dos Deputados de 17 de abril de 2016, Dia da Infâmia da Democracia brasileira, que aprovou por mais de dois terços dos votos – 367 favoráveis, 137 contrários e 7 abstenções – a abertura de procedimento para interrupção de mandado da Presidenta da República, Dilma Rousseff, não me deixei corromper pelo sentimento afrontoso do medo. Antes de me deprimir com tão vergonhoso resultado da votação, procurei avaliar a que nível de representação chegamos em parte do parlamento!

Imerso nas lembranças de lutas de inúmeros brasileiros, muitos cuja vida foi de perseguição, massacres e mortes, lembrei-me do primeiro voto em uma eleição proporcional a um Deputado Federal, em 1978. Não entendia como um candidato sertanejo, destemido e corajoso poderia pleitear votos, 14 anos depois de ter sido encarcerado 50 dias, no Quartel do Barbalho, em Salvador. E também vítima do escarnio dos seus detratores da então conhecida direita.

Não o conhecia, é verdade. Mas a estrondosa votação que obteve – 120 mil votos – demonstrou o acerto daquela opção. Mesmo que nada soubesse de política partidária. Aliás, vivíamos anos de chumbo, depois de mais uma quartelada no país em nome do combate à corrupção e do comunismo e em defesa da família e de Deus! Mas o “santinho” com a foto do então candidato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) fazia referências à sua insana luta em favor do direito das pessoas a uma vida digna e à Democracia que a todos iguala, sem privilégios.

Nascido em Feira de Santana, o brasileiro Francisco José Pinto dos Santos, mais conhecido como Chico Pinto, continua vivo e proferindo inflamados discursos na memória daqueles que defendem o atual Estado de Democrático de Direito e no coração de muita gente que odeia a traição e os traidores desse ideal. Certamente, o parlamentar irrequieto e autêntico, teria morrido novamente, mas dessa vez sem a glória que viveu no seu tempo, depois que a legenda e os políticos que o sucederam fizeram tombar as bandeiras que sempre defendeu.

Que pena que a juventude, os estudantes e as pessoas que foram às ruas protestar contra o descalabro do golpe institucional contra a Democracia não lhe conheçam a História. Senão, saberiam como se comporta um líder de massas, um democrata por excelência e um Cidadão de honestidade à toda prova.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A energia vai ficar 10,82% mais cara a partir desta sexta-feira, 22, na Bahia, para os consumidores residenciais. O reajuste foi aprovado nesta terça-feira, 19, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Já o aumento para a indústria é de 10,64%. No total, os reajustes atingem 5,7 milhões de consumidores.

Além da Bahia, a Aneel também autorizou alta nas contas de energia do Ceará (12,97%), Rio Grande do Norte (7,73%) e Sergipe (5,24%). Todos os anos, a agência avalia a tarifa de energia das distribuidoras, podendo determinar aumento ou queda. Com informações d´A Tarde.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Gilnay não responde e pode haver greve.
Gilnay não responde e pode haver greve.

Os professores da rede municipal de Ibicuí, no centro-sul do estado, fizeram nova paralisação nesta terça (19). Os educadores cobram o pagamento do piso nacional do magistério. A prefeita Gilnay Santana ainda não respondeu à reivindicação dos professores.

A paralisação foi definida em assembleia realizada no último dia 8. “Já estamos em abril e até agora nenhuma previsão de pagamento”, afirma a Sindicatos dos Servidores de Ibicuí, Martha Valéria.

De acordo com a sindicalista, a greve é iminente, já que o governo não sinaliza pagamento do salário respeitando o piso nacional. As paralisações são lideradas pelo SindIbicuí e a APLB-Sindicato. O site não conseguiu contato com a prefeita de Ibicuí.

Tempo de leitura: 2 minutos

Prefeitura divulga novo edital de concurso público (Foto Alfredo Filho).
Prefeitura divulga novo edital de concurso público (Foto Alfredo Filho).
As provas objetivas do concurso público da Prefeitura de Ilhéus serão aplicadas em 8 de maio para todos os 531 cargos, conforme novo edital publicado na tarde de hoje (19). O cronograma do certame foi alterado pelo edital 004/2016.

O edital pode ser conferido no site da prefeitura ou na página da Consultec, empresa responsável pela aplicação das provas.

A unificação das datas da prova, conforme o secretário de Administração, Ricardo Machado, atende ao pedido do Ministério Público do Estado (MPE), que considerou a realização do concurso em um sábado prejudicial a segmentos da sociedade, como os sabatistas.

Dessa forma, a aplicação das provas para os inscritos de nível de escolaridade médio e técnico será no turno vespertino, e os de ensino fundamental, no turno matutino. Os inscritos para cargos de nível superior terão conhecimento do horário dos exames no próximo dia 3 de maio, quando estará disponível o cartão do candidato, através do site da empresa organizadora.

A previsão da Consultec é de que o resultado final seja divulgado em 29 de junho e a homologação ocorra em 2 de julho, tempo hábil para que o município faça as contratações sem ser afetado pela legislação eleitoral. A mudança foi determinada pela Justiça.

O concurso tem, pelo menos, 31 mil inscritos. Os salários variam de acordo com o cargo, sendo o mínimo R$ 880,00 e o mais alto R$ 8 mil (procurador jurídico).

Tempo de leitura: 2 minutos

ricardo ribeiroRicardo Ribeiro | ricardo.ribeiro10@gmail.com

 

De qualquer maneira, a sessão da tarde/noite de domingo foi um momento educativo, uma oportunidade rara na qual expressiva audiência teve a chance de conhecer melhor o esgoto da política.

 

De que matéria certos políticos são feitos? De que planeta eles são? Uma análise séria precisa ser realizada para se entender comportamentos como o de grande parte do parlamento brasileiro, tão “bem” representado pelo Sr. Eduardo Messias Cunha.

No comando da sessão que julgou a admissibilidade do processo de impeachment, Cunha foi chamado de ladrão, golpista, gângster, bandido e outros adjetivos vexatórios para quem sabe o que é passar vexame. Não para ele, que assimilava impávido cada ofensa, como se fosse dotado de um conversor mental que abrandasse o sentido de cada palavra.

Cunha é, definitivamente, um caso de estudo. Não só ele, mas – como se viu no domingo – boa parte da patuleia que ocupa a Câmara dos Deputados. Gente que vive em outra dimensão, alheia aos problemas reais, ao mundo de verdade. Elementos que parecem não se preocupar com a opinião pública nem se importar com o papel ridículo que representam.

Como não têm vergonha própria, resta-nos a vergonha alheia ao constatar quem são nossos representantes. Eles detêm mandato outorgado pelo povo para legislar e tratar de assuntos cruciais para o país, mas nem de longe demonstram o mínimo estofo moral para desempenhar tal papel.

De qualquer maneira, a sessão da tarde/noite de domingo foi um momento educativo, uma oportunidade rara na qual expressiva audiência teve a chance de conhecer melhor o esgoto da política. Antes, o desinteresse da plateia deixava os mequetrefes à vontade para cometer barbaridades.

Que o asco geral despertado no domingo não desestimule novos recordes de audiência para sessões do Parlamento. Só assim, expostos à luz do sol, submetidos ao crivo popular e ao escárnio, é possível que aqueles seres um dia sintam despertar um sentimento que ainda desconhecem. De repente, no dia em que eles descobrirem o gosto amargo da vergonha, aí sim o Brasil dará um passo de verdade no caminho da mudança.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Fabrício aparece em segundo em pesquisa (Foto Divulgação).
Fabrício aparece em segundo em pesquisa (Foto Divulgação).

Parece que a insistência do PCdoB em lançar nome à sucessão do petista Guilherme Menezes deu resultado, conforme números aferidos por pesquisa do Instituto Babesp, feita no período de 6 a 9 de abril.

Segundo o levantamento, a sucessão municipal em Vitória da Conquista tem o peemedebista Herzem Gusmão na liderança, com 38,04% das intenções de voto, ante 19,27% de Fabrício Falcão (PCdoB) e 17,11% de José Raimundo (PT).

A pesquisa ouviu 602 eleitores e foi registrada em 13 de abril no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, sob o nº 09659/2016, com margem de erro de 4,5%. Os números revelam, ainda, que a disputa no município do sudoeste baiano terminaria em segundo turno, a julgar pelo cenário de hoje.

Os números foram comemorados pela cúpula do PCdoB. Membro do diretório estadual, o assessor Élvio Magalhães diz que os números reforçam a tendência de segundo turno e que o resultado fortalece o nome de Fabrício Falcão, que, assim como Herzem e Zé Raimundo, é deputado estadual.

Conquista é governada pelo PT há quase 20 anos. Zé Raimundo é ex-prefeito. A prioridade tanto de PT como PCdoB é manter a gestão municipal sob o comando do campo progressista.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
José Ribeiro ficou pouco tempo em liberdade
José Ribeiro ficou pouco tempo em liberdade

A Polícia Militar prendeu na manhã de hoje (19), no bairro Jorge Amado, em Itabuna, o foragido José Ribeiro de Lima, que cumpre pena por homicídio e fugiu ontem do presídio de Eunápolis, no extremo-sul do Estado.

José Ribeiro escapou da penitenciária durante a madrugada, juntamente com outros cinco detentos. Eles usaram uma corda feita de lençóis, popularmente conhecida como “teresa”. Apenas Ribeiro foi recapturado.

A polícia civil de Eunápolis investiga as circunstâncias em que a fuga ocorreu. Uma das hipóteses consideradas pelos investigadores é de que pode ter havido facilitação.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Nível de reservatório do Iguape em imagem captada pelo fotógrafo José Nazal em dezembro passado.
Nível do reservatório do Iguape em dezembro passado já preocupava (Foto José Nazal).

A principal reserva de água de Ilhéus, localizada no Iguape, zona norte, tem capacidade para segurar o abastecimento ao município por apenas 60 dias, caso não chova, segundo o gerente do escritório local da Embasa, José Lavigne. Ele revelou o nível crítico durante reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente realizada na última semana.

Devido aos efeitos da estiagem dos últimos oito meses, a Embasa decidiu poupar a represa do Iguape e a do Rio do Engenho. Atualmente, abastece o bairro Pontal e parte do centro com água do Rio Santana, que se mantém estável.

Devido a esses problemas, a empresa, vinculada ao Governo do Estado, iniciou rodízio em bairros localizados nas partes altas, como a Conquista, e em locais distantes das estações, como Salobrinho, Banco da Vitória, Condomínios Morada do Porto e do Bosque, e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).  Segundo Lavigne, quando tiver água em um bairro, faltará em outro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um grupo de seis senadores trabalhar em uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para viabilizar a realização de eleições diretas para Presidente da República este ano. A ideia é que o pleito ocorra juntamente com a sucessão municipal, no dia 2 de outubro.

Entre os membros do Senado que defendem a ideia, estão os baianos Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (sem partido). Segundo o jornal A Tarde, há informações de que o senador Otto Alencar (PSD) também é simpático à proposta.

Para que possa ser apresentada, a PEC precisa da assinatura de 27 senadores. Depois, deve ser aprovada por três quintos dos votos no Senado e também na Câmara, com dois turnos de votação em cada casa.

O grupo que sugere esse caminho diz que a intenção não é barrar o processo de impeachment, mas propor uma alternativa para superar a crise.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto

DeusAs referências à religião e a Deus nos discursos de parte dos deputados que decidiram, no domingo (17), pela abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff incomodaram religiosos. Em defesa da separação entre a fé e a representação política, líderes de várias entidades criticaram as citações e disseram que os posicionamentos violam o Estado laico.

Durante a justificativa de voto, os parlamentares usaram a palavra “Deus” 59 vezes, quase o mesmo número de vezes que a palavra “corrupção”, citada 65 vezes. Menções aos evangélicos aparecem dez vezes, enquanto a palavra “família” surgiu 136, de acordo com a transcrição dos discursos, no site da Câmara dos Deputados. Ao votar a favor do prosseguimento da ação, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, evangélico, proferiu os dizeres: “Que Deus tenha misericórdia desta Nação”.

Para o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), composto pelas igrejas Evangélica de Confissão Luterana, Episcopal Anglicana do Brasil, Metodista e Católica, que havia se manifestado contra o impeachment, assim como a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ligada à Igreja Católica, as menções não surpreenderam. A presidenta da entidade, a pastora Romi Bencke, disse que as citações distorcem o sentido das religiões. “Não concordamos com essa relação complexa e complicada entre religião e política representativa”, afirmou. Da Agência Brasil