Tempo de leitura: 2 minutos
Mateus Santiago: desconto de 60% faria Emasa decretar falência (Foto Wilson Oliveira).
Mateus Santiago: desconto de 60% faria Emasa decretar falência (Foto Wilson Oliveira).

A Prefeitura de Itabuna e a Emasa recorreram de decisão provisória da justiça que ordenou o desconto de 60% na conta de água até a empresa de saneamento voltar a fornecer água potável. De acordo com o procurador-geral do Município, Mateus Santiago Silva, a empresa decretará falência ainda neste ano, caso o percentual de desconto ou abatimento seja mantido. “Não há outra matemática”, disse.

Na última semana, o juiz Ulisses Maynard Salgado, da 1ª Vara da Fazenda Pública, definiu esse desconto ou abatimento na conta ao analisar pedido do Ministério Público Estadual (MP-BA). A promotoria local ingressou com ação civil pública contra a Emasa por causa do fornecimento de água com alto teor de cloreto.

O procurador-geral concorda que haja desconto ou abatimento no valor da tarifa, porém num percentual mais condizente com a situação financeira da empresa. Para a Emasa, este percentual seria 10%.

CONSUMO HUMANO

Mateus Santiago Silva cita que o município vem fazendo investimentos na captação de água em outras áreas e fornecido o produto potável por meio de tanques espalhados nos bairros. Esta ação, segundo ele, aumentou, “consideravelmente”, os custos da empresa.

No pedido de reconsideração, apresentado ao Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública em oposição ao Ministério Público, autor da denúncia, a Procuradoria Geral do Município e Emasa indicam uma contraproposta de redução de 10% nas tarifas já cobradas nas contas emitidas. O índice baseia-se em um estudo feito pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que concluiu que, em média, apenas 6% da água fornecida à população é utilizada para alimentação e para o consumo humano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo baiano publicou no Diário Oficial do último sábado (7) a homologação dos decretos de seis municípios em situação de emergência por causa da estiagem. A homologação dos decretos beneficia os municípios de Capim Grosso, Quijingue, Rafael Jambeiro, Saúde, Condeúba e Ibotirama.

Mais de cem municípios baianos sofrem com a forte estiagem desde novembro do ano passado. As chuvas que caíram não foram suficientes para armazenar água nas diversas barragens, barreiros e açudes, com grandes prejuízos, também, para a agropecuária.

Para homologação dos decretos, os municípios contaram com o auxílio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), por meio de laudos técnicos.

Tempo de leitura: 8 minutos
Campeão da vida, Enault Freitas será um dos condutores da tocha olímpica em Itabuna (foto Pimenta)
Campeão da vida, Enault Freitas será um dos condutores da tocha olímpica em Itabuna (Na foto do Pimenta, ele posa com a réplica que faz parte do acervo do museu itinerante organizado pelo Bradesco)

Em sua trajetória pelo Brasil, o fogo olímpico certamente irá iluminar belos exemplos de vida. Não será diferente em Itabuna, onde a chama estará no dia 21 deste mês, sendo conduzida por verdadeiros campeões. Um deles é Enault Freitas, funcionário aposentado do Banco de Sangue de Itabuna, cuja história comoveu a cidade há dois anos e agora será projetada para fronteiras distantes.

Desde que começou a trabalhar na área da saúde, em 1974, Enault luta para conscientizar as pessoas sobre a importância de doar. Em 2014, por ironia do destino, ele viu seu filho perder uma batalha contra a leucemia justamente por falta de um doador. Durante dois anos, Enault lutou em busca de alguém compatível e promoveu uma campanha que conseguiu realizar mais de 2,3 mil cadastros de doadores de medula óssea em Itabuna.

Infelizmente, o filho de Enault morreu no dia 14 de julho de 2014, em Aracaju, enquanto aguardava liberação do plano de saúde para um tipo de transplante ainda considerado experimental no Brasil. O pai, que fundou uma ONG e continua lutando para salvar vidas, participará com todo mérito da cerimônia que simboliza a presença do espírito olímpico no país. Enault Freitas não é apenas um pai que lutou por amor ao filho, mas um guerreiro que considera toda vida preciosa, por isso continua a lutar.

Abaixo, os principais trechos da entrevista concedida por ele ao PIMENTA:

 

PIMENTA – A maioria das pessoas provavelmente entregaria os pontos depois de perder um filho. Por que você decidiu continuar lutando para aumentar o cadastro de doadores de medula?

Enault Freitas – Quando você está em uma causa social, o que se pensa é que a luta é por alguém seu. Está aqui a foto do meu filho (aponta para a imagem do filho estampada na camisa, ao lado da frase “Eu faria tudo pra não te perder, mas o dia vem e deixo você ir”). Essa frase diz tudo, não é?… Eu poderia me acomodar porque não consegui, mas essa minha luta vem desde 1974. Trabalhei como técnico de laboratório do banco de sangue e já me mobilizava para ajudar as pessoas acometidas de doenças do sangue. Só não imaginava nunca que um dia eu iria me deparar com essa situação na minha pele.

PIMENTA – Como foi diagnosticada a leucemia de seu filho?  

Enault Freitas – Meu filho sempre foi saudável, atleta, a gente jogava bola junto. Tinha 34 anos quando a leucemia foi diagnosticada. Primeiro, descobrimos que ele tinha um pigarro e a gente imaginava que fosse ar condicionado demais. Todos os exames deram negativo, os médicos diziam que estava tudo bem. Mas, como o problema não desaparecia, decidimos fazer uma punção na medula porque tinha muita coisa estranha. Por exemplo, a taxa de hemoglobina, que deveria ser entre 14 e 16, a dele estava em nove. Os médicos começaram a descartar uma série de doenças e fizeram a punção medular, que detectou leucemia linfoide aguda.

PIMENTA – O que aconteceu a partir deste diagnóstico?          

Enault Freitas – Saímos do hospital, já com a medicação e a solicitação do internamento. Ele ficou nesse primeiro momento 23 dias internado. A quimioterapia inicialmente fez efeito e ele teve alta. Depois de 30 dias, os exames deram negativo. Ele até chegou a voltar a trabalhar, mas, depois de alguns meses, apareceu um pequeno caroço no rosto. Voltou ao médico, fez nova punção e a doença estava lá. Aí a médica disse que o único jeito era realizar o transplante.

PIMENTA – Aí surge a dificuldade de encontrar um doador compatível…

Enault Freitas – Começamos a fazer exame na minha filha, mas ela era incompatível. Em fevereiro de 2013, a gente começou a correr o Brasil em busca de um doador porque na família não havia. Começamos a distribuir os pedidos para que as pessoas se cadastrassem no banco de dados para doação de medula óssea em todo o Brasil e em outros países da América do Sul. E pedimos autorização ao Hemoba para fazer campanha aqui em Itabuna.

PIMENTA – Enquanto isso, seu filho seguia com o tratamento…

Enault Freitas – Como nós não conseguimos essa medula, enquanto ele estava internado em São Paulo, um médico disse que poderia realizar o transplante haploidêntico, que utiliza doador 50% compatível. No caso, o doador seria eu ou a mãe, porque esta seria talvez a última alternativa que a gente tinha.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Vacinação será retomada somente na próxima quinta.
Vacinação será retomada somente na próxima quinta.

A vacinação contra a gripe Influenza A (H1N1) será retomada em Itabuna na próxima quinta (12), segundo anúncio do secretário da Saúde, Paulo Bicalho. De acordo com ele, o município acaba de receber lote com 12 mil doses da vacina.

Com a nova remessa do Ministério da Saúde, o município completará 40 mil doses da vacina, faltando ainda cerca de 20 mil para atingir a meta de vacinar, pelo menos, 80% da população de idosos, portadores de doenças crônicas, crianças de seis meses a cinco anos e mulheres em período de gestação.

Bicalho antecipou que o município deverá concluir amanhã (10) a vacinação de paciente acamados, internos de abrigos e profissionais de saúde em seus locais de trabalho. A vacinação destinada a esse público foi iniciada desde a quinta-feira passada. Há cerca de dez dias, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna, Raimundo Santana, criticou a lentidão do município na vacinação dos profissionais que atuam na área.

CUIDADOS CONTRA A GRIPE

O secretário recomenda também que as pessoas sigam orientação simples para impedir a disseminação do vírus da gripe como evitar ambientes fechados e com grandes aglomerações, e, principalmente, lavar bem as mãos com água e sabão. Se estiver na rua, evitar levar as mãos até os olhos, nariz e boca, pelo menos enquanto não puder fazer a higienização completa. Também devem usar lenço se acaso for acometido de espirro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

cairojuniorO assédio moral será tema de mesa redonda que reunirá o juiz do Trabalho José Cairo Júnior, a psicóloga Geysa Angélica e a gestora de Departamento de Pessoal Caroline Lemos.

O debate ocorrerá no auditório da Unime de Itabuna, na próxima quinta (12), sendo aberto ao público.

De acordo com a organização, os participantes receberão certificado. Outras informações do evento podem ser obtidas pelo telefone (73) 2102-3030.

Tempo de leitura: 2 minutos
Maranhão suspende tramitação do impeachment (Foto Gustavo Lima/Agência Brasil).
Maranhão suspende tramitação do impeachment (Foto Gustavo Lima/Agência Brasil).

Da Agência Brasil

O presidente interino da Câmara dos Deputados, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), anulou hoje (9) as sessões do dias 15, 16 e 17 de abril, quando os deputados federais aprovaram a continuidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ele acatou pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU). A informação é da presidência da Câmara.

Com a aprovação na Câmara, o processo seguiu para o Senado. Waldir Maranhão já solicitou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a devolução dos autos do processo. O presidente interino da Câmara determinou nova sessão para votação do processo de impeachment na Casa, a contar de cinco sessões a partir de hoje (9).

VÍCIOS NO PROCESSO

Waldir Maranhão, que assumiu a presidência após afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acolheu os argumentos do advogado-geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, por entender que ocorreram vícios no processo de votação, tornando-a nula.

Ele considerou que os partidos políticos não poderiam ter fechado questão ou orientado as bancadas a votarem de um jeito ou de outro sobre o processo de impeachment. “Uma vez que, no caso, [os deputados] deveriam votar de acordo com suas convicções pessoais e livremente”, diz nota do presidente interino divulgada à imprensa.

Maranhão também considera que os deputados não poderiam ter anunciado publicamente os votos antes da votação em plenário em declarações dadas à imprensa. Considerou ainda que o resultado da votação deveria ter sido formalizado por resolução, como define o Regimento Interno da Casa.

GOVERNO

O vice-líder do governo, Sílvio Costa (PTdoB-PE), foi o primeiro a comentar a medida e comemorou o que chamou de “decisão constitucional”, mas lembrou que agora é preciso aguardar o posicionamento do presidente do Senado, Renan Calheiro (PMDB-AL).

Tempo de leitura: < 1 minuto

aguatorneiraA maioria das pessoas que residem no Condomínio Moradas do Bosque, em Ilhéus, está sem água por tempo indeterminado. Segundo informações, a água está sem a pressão necessária para chegar à parte mais alta da comunidade, que abriga 352 apartamentos.

Moradores relatam torneiras secas há mais de 5 dias, a depender da localização do apartamento. À direção do condomínio, a Embasa informou que o fornecimento possivelmente passará a ser com água salobra, com abatimento no valor na conta.

O ocorrido já é um alarme para o agravamento do racionamento para a cidade inteira, e tudo indica que, se a estiagem prosseguir como ocorre há meses na região, a parte centro-norte de Ilhéus passará a ter fornecimento similar ao que está sendo feito em Itabuna, com água salgada nas torneiras da população.

CAMINHÃO-PIPA

Para não ficar sem água, os moradores se organizam para contratar carros-pipa e diminuir o problema da falta de água. Na última semana, cada responsável por apartamento precisou desembolsar R$ 35 para ter água, além daquilo cobrado na conta da empresa de abastecimento.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Bandidos explodiram agência do Banco do Brasil.
Bandidos explodiram agência do Banco do Brasil.

Pelo menos 15 criminosos participaram de uma ação ousada, às 4h45min de hoje (9), ao explodir uma agência bancária em Pau Brasil, no sul da Bahia. Os criminosos chegaram a bloquear estradas de acesso ao município e a deflagrar vários tiros para o alto durante a ação na agência do Banco do Brasil.

A explosão deixou a agência parcialmente destruída. O bando criminoso usou três picapes para a ação, conforme relatos. O Banco do Brasil não informa se os bandidos conseguiram levar dinheiro da agência.

Esta é a terceira mais ousada de bandidos à agência em Pau Brasil nos últimos seis anos. Os anteriores ocorreram em 2011 e em 2014. Em 2011, a polícia conseguiu frustrar o assalto, após uma quadrilha explodir três caixas eletrônicos.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
Trabalho já foi promovido na rodovia Jorge Amado, que liga Ilhéus a Itabuna
Trabalho já foi promovido na rodovia Jorge Amado, que liga Ilhéus a Itabuna

Como parte das ações do “Maio Amarelo”, que visa promover a paz nas rodovias, a Companhia Independente da Polícia Rodoviária de Itabuna realizará mutirões de saúde nas cidades de Ipiaú e Jequié. O trabalho acontece esta semana e incluirá exames e preleção sobre a importância de conferir as condições de saúde antes de pegar a estrada.

Em Ipiaú, a terceira edição da operação, batizada de “Patrulhando a Saúde”, ocorre amanhã (10), nas proximidades do Posto Japumirim. Em Jequié, o trabalho será realizado na BA-130, no entroncamento com a Avenida César Borges. O mesmo serviço já foi promovido em outras rodovias das regiões sul e sudoeste do estado, a exemplo da Jorge Amado, entre Ilhéus e Itabuna.

De acordo com a Polícia Rodoviária, na blitz os motoristas poderão aferir a pressão arterial e verificar a glicemia. Para as motoristas, serão disponibilizados exames de mamografia, em um trailer especialmente equipado para esse atendimento.

Tempo de leitura: 2 minutos

enem 2015Começam hoje (9) às 10h, no horário de Brasília, e terminam às 23h59 do dia 20 as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),  As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição será de R$ 68. As informações estão no edital do exame. A inscrição é feita pela internet, no site do Enem.

O participante deve ter em mãos, no ato da inscrição, o CPF e o número do documento de identidade. Deve também informar um endereço de email. Só é possível fazer a inscrição por email, assim, cada estudante deverá ter email próprio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai usar o endereço e o telefone celular informado para se comunicar com o participante.

É na hora da inscrição que o participante informa se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista – aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. Eles podem fazer o exame após o pôr do sol.

O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial. Já o atendimento específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas.

É também na inscrição que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia de realização das provas do exame.

Confirmação

A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68,00. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Concurso registoru 15% de abstenção, segundo organizadores (Foto Alfredo Filho).
Concurso registoru 15% de abstenção, segundo organizadores (Foto Alfredo Filho).
O concurso público da Prefeitura de Ilhéus registrou 15% de abstenção. As provas foram aplicadas ontem (8), em Ilhéus e Itabuna, “em clima de tranquilidade e sem registro de intercorrências”, de acordo com organização.

A empresa organizadora do certame, a Consultec, considerou o percentual de abstenção “dentro da média de ausências”. O certame oferece total de 531 vagas para os níveis fundamental, médio, técnico e superior.

O gabarito do concurso será divulgado nesta manhã de segunda-feira, conforme a Secretaria de Comunicação Social. Os candidatos terão até amanhã (10) para entrar com recurso contra o gabarito.

Tempo de leitura: 2 minutos

Da Agência Brasil

A semana começará cheia no Senado, com votações importantes sobre duas cassações de mandato. Os senadores se debruçarão sobre a análise da admissibilidade do impeachment da presidenta Dilma Rousseff – que, se for aceita, implicará no afastamento imediato dela do cargo – e da cassação do mandato do senador Delcídio do Amaral (Sem Partido-MS). Além disso, os membros da comissão parlamentar de inquérito que investiga denúncias contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) devem concluir os trabalhos, com a votação do relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Diante da aprovação do relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) na Comissão Especial do Impeachment, na última sexta-feira (6), a previsão é que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), faça a leitura do resultado ao plenário nesta segunda-feira (9). Com isso, começará a contar o prazo de 48 horas para que a votação do parecer pela admissibilidade do processo seja marcada no plenário.

Assim, a sessão para discussão do parecer começará na próxima quarta-feira (11), mas a previsão é que a votação só ocorra na quinta-feira (12) porque, se os senadores quiserem, o presidente poderá suspender a sessão na quarta-feira à noite e retomá-la no dia seguinte pela manhã. O tempo estimado apenas para a fase de discursos dos senadores é de 20 horas, mas o plenário ainda deve discutir questões de ordem que serão apresentadas pela base governista e o encaminhamento dos líderes. A previsão é que a votação ocorra pelo painel eletrônico, sem a chamada nominal que houve na votação da Câmara.Leia Mais