Tempo de leitura: < 1 minuto
Paulo TG foi preso com dezenas de celulares e drogas (Foto PC-BA).
Paulo TG foi preso com dezenas de celulares e drogas (Foto PC-BA).

Considerado um dos principais “distribuidores” de drogas da região Sudoeste do Estado, onde estão situadas cidades como Jéquié e Vitória da Conquista, o traficante Paulo José dos Santos Pereira, o Paulo TG, foi preso, ontem (5), no Terminal Rodoviário de Salvador, durante uma operação do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da Polícia Civil.

O diretor do Depin, delegado Ricardo Brito, informou que Paulo José tinha três mandados de prisão preventiva em aberto e é investigado pelo envolvimento na morte de traficantes rivais. Ele foi preso por equipes do (CATI/Depin), 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) e Superintendência de Inteligência (SI/SSP).

Com ele, os policiais apreenderam 52 celulares e anotações referentes à movimentação do tráfico de drogas que serão analisados por peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Paulo TG teve os mandados de prisão cumpridos pela polícia e será encaminhado ao sistema prisional.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Indígenas em protesto por demarcação em Brasília, hoje (Foto Antônio Cruz).
Indígenas em protesto por demarcação em Brasília, hoje (Foto Antônio Cruz).

Cerca de 100 indígenas de três etnias baianas – Pataxó, Tupinambá e Tumbalalá – fazem hoje (6) manifestação em frente ao Palácio do Planalto pedindo a demarcação de suas terras. Eles reivindicam também que sejam mantidas as demarcações e homologações feitas antes do afastamento da presidenta Dilma Rousseff.

O ato dos indígenas no Planalto começou no momento em que o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, recebia, em seu gabinete, sete parlamentares da bancada do Amazonas. De acordo com o Planalto, os parlamentares pediram a revisão dos últimos atos de demarcações de terras indígenas feitos pelo governo afastado. (AB)

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os vereadores de Porto Seguro passarão a receber R$ 13 mil de salário ante os R$ 10 mil atuais. O aumento foi aprovado em sessão realizada ontem (5) e começará a valer em janeiro.

O presidente da Câmara, Élio Brasil, disse ao Radar64 que o reajuste poderia ser de 40%, mas foi fixado em 23%, a título de correção dos últimos quatro anos. Por lei, o aumento de subsídio só vale para a próxima legislatura.

Grupos contrários ao reajuste invadiram o plenário da Câmara, nesta quarta (6), em protesto contra o reajuste.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Jerberson deixa o SAC e se lança pré-candidato a vereador (Foto José Nazal).
Jerberson deixa o SAC e se lança pré-candidato a vereador (Foto José Nazal).

Um dos mais aguerridos quadros do PT ilheense, Jerberson Josué deixou o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Ilhéus.

Jerberson deixou o posto estadual, mesmo podendo continuar atuando no SAC por se tratar de empregado terceirizado. “As pessoas poderiam confundir os serviços prestados por um servidor no exercício da profissão com clientelismo eleitoral”, justifica. Jerberson espera confirmar a candidatura em convenção do PT, no final deste mês.

O gerente do posto do SAC de Ilhéus, Thiago Viana, por meio de uma rede social, ressaltou o profissionalismo de Jerberson. “Por mais que a sua despedida aconteça por uma boa causa, eu fico muito triste, pois você era o meu braço direito, sempre solicito aos meus pedidos e um exemplo de subordinação e dedicação ao atendimento público”.

O agora pré-candidato a vereador quer levar para o legislativo o seu perfil aguerrido não só em fiscalizar, mas apontar soluções para Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Portal NE10

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira (6) que o papa Francisco aceitou a renúncia do arcebispo da Paraíba, Aldo Di Cillo Pagotto, após uma investigação da Santa Sé sobre um escândalo de pedofilia. Comunicado não revela mais detalhes da decisão.

De acordo com a imprensa italiana, o religioso ítalo-brasileiro de 66 anos é suspeito de ter abrigado em sua diocese padres e seminaristas acusados de abusar sexualmente de menores e expulsos por outros bispos. Ele também manteria uma relação com um rapaz de 18 anos.

A Arquidiocese da Paraíba publicou uma nota no seu site oficial para explicar que foi o próprio Dom Aldo quem pediu o afastamento, por motivos de saúde. “Ao expressar a Dom Aldo Pagotto o agradecimento da Arquidiocese da Paraíba pelo bem que fez, em seu pastoreio, posso testemunhar-lhe, por experiência, que a renúncia ao governo diocesano não é demérito para nenhum Bispo, por ter completado 75 anos, como no meu caso, ou em razão de enfermidade, como no seu caso”, diz Dom Genival Saraiva de França, administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, em trecho da nota. E finaliza: “Vamos viver este tempo de vacância da Arquidiocese da Paraíba com um coração misericordioso, no espírito do Jubileu da Misericórdia.”

Tempo de leitura: 3 minutos

rpmRosivaldo Pinheiro | rpmvida@yahoo.com.br

 

A grande maioria das vítimas é jovem, negra e vive nas periferias, sinalizando ao estado brasileiro necessidade de fazer investimento na geração de oportunidades para esse segmento da população.

 

Estamos experimentando um momento difícil da convivência humana, que não é um comportamento restrito ao nosso país. A intolerância tem sido manifestada mundo afora, basta uma rápida vasculhada na programação dos canais televisivos e radiofônicos ou uma rápida passagem na internet e nos impressos para percebermos o quanto de agressividade o ser humano tem produzido em todo o planeta.

O animal humano se diferencia dos demais pelo uso da racionalidade, mas parece que abriu mão desta ao agir de maneiras que nos rebaixam às últimas posições da cadeia alimentar, causando danos irreversíveis ao habitat e degeneração da nossa própria espécie. O ódio manifestado por alguns pode ser medido a partir das reações a simples opiniões postadas nas redes sociais, no confronto das torcidas opostas após grandes clássicos de futebol, das contradições e ataques oriundos do posicionamento político-ideológico, religião ou diferença de gênero.

Essa baixa na qualidade das atitudes humanas vai de encontro ao avanço do conhecimento e da própria expansão socioeconômica e tecnológica no pós-globalização. Esperava-se que o advento das aproximações culturais e a quebra das fronteiras físicas dos países possibilitassem uma nova roupagem na organização do homem. No entanto, por questões de intolerância, estamos assistindo um comportamento que nos redireciona à barbárie.

No Brasil, a face da violência pode ser melhor percebida observando os números de mortes por arma de fogo: foram mais de 45 mil mortes em 2014, segundo o levantamento feito neste ano (Mapa da Violência, Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), que também aponta que esse número tem crescido a cada ano. Nenhum conflito bélico hoje tem esse grau de letalidade. A grande maioria das vítimas é jovem, negra e vive nas periferias, sinalizando ao estado brasileiro necessidade de fazer investimento na geração de oportunidades para esse segmento da população, além de melhoria na legislação e investimentos na estrutura policial para o enfrentamento desse fenômeno que nos envergonha enquanto sociedade. Não podemos assistir passivamente, achando que não seremos atingidos.

Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos
Leitura ajuda a melhorar vocabulário dos filhos (Foto Andrezza Mariot)
Leitura ajuda a melhorar vocabulário dos filhos (Foto Andrezza Mariot)

Mariana Tokarnia

O hábito dos pais de ler para as crianças em casa pode trazer mais benefícios do que se imagina. Um estudo da Universidade de Nova York, em colaboração com o IDados e o Instituto Alfa e Beto, divulgado hoje (6), mostra um aumento de 14% no vocabulário e de 27% na memória de trabalho de crianças cujos pais leem para elas pelo menos dois livros por semana.

O estudo concluiu ainda que a leitura frequente dos pais para as crianças leva a uma maior estimulação fonológica, o que é importante para a alfabetização, à maior estimulação cognitiva em casa e a um aumento de 25% de crianças sem problemas de comportamento.

“Esses dados são bastante impressionantes. Estamos comparando dois grupos que estão dentro do sistema de creches, dentro de um sistema com professores treinados para ler para as crianças. Acrescentamos a leitura dos pais e, quando isso é feito, da forma como foi feito, tem grande impacto”, diz o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira.

Ele explica que o momento de leitura é também um momento importante de interação entre pais e filhos. “Esse é o ponto central, levar os pais a conversar com os filhos. Eles podem também levar as histórias para o real, quando estiverem na rua, podem mostrar para os filhos algo que apareceu na história. Essa forte interação tem impacto em outras dimensões cognitivas”.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Corrida Rústica integra calendário dos 106 anos de Itabuna.
Corrida Rústica integra calendário dos 106 anos de Itabuna.

A 18ª Corrida Rústica tem 600 atletas inscritos para as provas de atletismo de 4,5 e 9 km, além da categoria cadeirantes (2,5km). A competição esportiva está prevista para o próximo dia 24. A corrida integra o calendário de eventos comemorativos dos 106 anos de Itabuna.

As provas serão disputadas nas categorias geral masculino e feminino (9 km) e geral máster (4,5km); feminina, em três faixas etárias (15 a 29 anos, 30 a 49 e acima de 50 anos); e masculina nas faixas etárias de 15/29, 30/39, 40/49, 50/59, 60/69 e acima de 70 anos.

A edição da corrida deste ano contará com competidores de Itabuna e outros 52 municípios do sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia, além da Região Metropolitana de Salvador. Estão confirmados atletas de municípios como Almadina, Buerarema, Itajuípe, Coaraci, Ilhéus, Ubaitaba, Apuarema, Feira de Santana, Itapetinga, Vitória da Conquista, Brumado, Teixeira de Freitas, Lauro de Freitas, Caculé, Valença, São Miguel das Matas e Livramento.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Técnicos da Defesa Civil da Bahia estão orientando gestores municipais, do sul da Bahia, na elaboração de decreto de emergência e obtenção de socorro nas esferas estadual e da União. Hoje (6), a equipe atendeu gestores do município de Buerarema, na sede da Amurc. A região está entre as mais afetadas pela seca no estado.

De acordo com o coordenador de Ações Estratégicas da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Paulo Sérgio Menezes, com a homologação e o reconhecimento do decreto, o município passa a ficar apto a acessar recursos federais e estaduais para que possa investir nas ações de convivência e de enfrentamento aos problemas causados com a estiagem.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Presidente do TJ-BA suspendeu desconto em fatura da Emasa.
Presidente do TJ suspendeu desconto na conta de água.

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, suspendeu a liminar que assegurava desconto ou abatimento de 60% nas contas de água de consumidores da Emasa. A decisão foi publicada ao final da manhã de hoje (6), no portal da corte de justiça.

No início de maio, o juiz Ulisses Maynard Salgado, da Vara da Fazenda Pública, determinou abatimento ou desconto de 60% nas faturas emitidas pela Emasa enquanto a empresa fornecesse água salgada. A liminar atendia a um pedido do Ministério Público Estadual (MP-BA). À época, o procurador-geral do Município, Mateus Santiago, disse que a empresa iria à falência se o desconto fosse mantido.

Hoje, a presidente do Tribunal de Justiça baiano disse em sua decisão que o desconto de 60% nas faturas “fere a economia pública”. A desembargadora também apontou falta de estudo técnico para a decisão em primeira instância.

Para a presidente do tribunal, o desconto “pode comprometer o equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão e, por conseguinte, a própria prestação, repita-se, dos serviços públicos essenciais”. Maria do Socorro Santiago também faz menção a dados da empresa, apontando possível prejuízo superior a R$ 24 milhões, caso o abatimento fosse mantido.

A desembargadora reforça, em sua decisão, o “longo período de estiagem experimentado na região, que exige maiores investimentos para a solução da crise hídrica”. Há pouco, a direção da Emasa emitiu nota em que orienta os consumidores em débito para que quitem suas faturas. A empresa também estava proibida de suspender o fornecimento de água a quem estivesse em atraso.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Jabes se afasta do governo e não disputará reeleição (Foto Ciro Zatele).
Jabes se afasta do governo e não disputará reeleição (Foto Ciro Zatele).

O prefeito Jabes Ribeiro acaba de anunciar em entrevista coletiva, no centro administrativo, que não disputará a reeleição. O vice-prefeito Cacá Colchões, também do PP, será o nome do governo. De óculos escuros, Jabes fez o anúncio acompanhado da esposa, Adriana Ribeiro, e do vice-prefeito. Ontem, o PIMENTA antecipava que esta era a tendência de JR.

O prefeito ficará afastado por 15 dias do cargo para tratar de problema de saúde. Jabes apresenta sérios problemas no olho esquerdo. É vítima de glaucoma, doença degenerativa. Já passou por cirurgias, mas não respeitou o período de convalescença, o que agravou o quadro, segundo relatos do próprio gestor. Atualizado às 19h.

Tempo de leitura: < 1 minuto

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Comunicação informa o Governo do Estado não cederá às pressões típicas de períodos eleitorais para garantir o pleno funcionamento das escolas da rede estadual de educação.

A Secretaria da Educação já orientou todos os diretores das escolas a autorizarem a contratação dos prestadores de serviço para as unidades escolares, garantindo o pleno funcionamento das atividades.  As empresas vencedoras da licitação realizada pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) para serviços terceirizados nas escolas já estão em processo de contratação dos trabalhadores.

Os contratos com as empresas que prestavam estes serviços chegaram ao fim em 30/06/2016 e não estavam em conformidade com a Lei Anticalote. Com os novos contratos, regidos pela Lei Anticalote, os direitos trabalhistas e indenizatórios dos funcionários estão garantidos.

Tempo de leitura: 2 minutos
Senado pode legalizar cassinos e jogo do bicho no Brasil.
Senado pode legalizar cassinos e jogo do bicho no Brasil.

Proibidos no Brasil há 70 anos, os jogos de azar, como cassinos, bingos, jogo do bicho e vídeojogos, poderão voltar a ser liberados. Está na pauta de votação do plenário do Senado de hoje (6) o projeto de lei que legaliza o funcionamento desse tipo de jogo, proibido no país desde 1946.

Aprovado na Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional do Senado como parte da chamada Agenda Brasil, o Projeto de Lei 186, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), traz a definição dos jogos que podem ser explorados, os critérios para autorização e as regras para distribuição de prêmios e arrecadação de tributos.

Nogueira defende que o Estado deve apenas criar regras para disciplinar e fiscalizar a exploração dos jogos de azar no país. Segundo o senador, é “incoerente” dar um tratamento diferenciado para o jogo do bicho e, ao mesmo tempo, permitir e regulamentar modalidades de loteria federal. De acordo com Nogueira, apesar de proibidas, as apostas clandestinas movimentam mais de R$ 18 bilhões por ano no país.

Pelo texto aprovado na comissão especial, serão estabelecidos requisitos de idoneidade para todos os sócios da pessoa jurídica que detiver os direitos de exploração de jogos de azar. Detentores de mandatos eletivos e parentes em primeiro grau, além do cônjuge ou companheiro, serão proibidos de atuar no setor.

Para o relator do projeto, senador licenciado Blairo Maggi (PR-MT), no caso dos cassinos, eles devem obrigatoriamente estar ligados a complexos integrados de lazer, construídos especificamente para esse fim, com hotéis e restaurantes. Os resorts devem usar apenas 10% do espaço para jogos e o restante para restaurantes, lojas, teatros e espaço para exposições, entre outros.

Leia Mais