Tempo de leitura: 2 minutos

ManuManuela Berbert | manuelaberbert@yahoo.com.br

 

 

Quem vai chegar em 2018 com força, nós não sabemos, mas uma coisa é certa: a disputa já começa acelerada!

 

 

 

Se 2018 já começou nas capitais e cidades pequenas de todo o país, onde os políticos (e futuros políticos) já estão aquecendo as turbinas para levantar seus voos de campanha, no universo digital ele já é uma realidade – e nem precisa ser especialista em marketing político para perceber isso. Uma breve olhada e estão lá, nomes de todos os partidos, correndo contra o tempo para parecerem atuantes na vida e, claro, no universo paralelo chamado internet.

A guerra virtual silenciosa travada entre Rui Costa e ACM Neto é até interessante de se acompanhar. Conhecido (agora também na vida real) como Rui Correria, o governador da Bahia tem uma comunicação dinâmica, leve e bem humorada, capaz de aproximar os eleitores muito mais dele que do governo em si, inclusive. (A prova disso é que existem contas completamente distintas nas redes).

Os vídeos em que ele aparece com as filhas, ainda pequenas, dão um tom mais generoso a quem precisa, na prática, ter pulso firme. A velha política coronelista já morreu, mas o brasileiro ainda entende que o representante do povo precisa ser alguém, digamos, enérgico e de voz firme, mas na medida certa. Acertar essa medida é que é o grande desafio.

Neto, que carrega na vida pública o ônus e o bônus do legado do avô, o ex-governador-coronel ACM, começa a correr trecho e, claro, tenta “mostrar serviço” para a toda o estado. O grande desafio era sair da capital, e ele já está com um dos pés fora dela quando escolheu para seu vice um dos seus melhores amigos e ex-assessor, Bruno Reis, que conhece toda a sua estratégia, estrutura e linha de raciocínio político. Bruno não agregou votos a Neto, e isso é fato. Na contramão do que é usual na política, Neto fez Bruno vice, e segue tranquilo.

Além disso, a turma de comunicação, numa jogada brilhante de marketing, entendeu que para concorrer com #ruicorreria só alguém igualmente ágil, e criou a hashtag #segueopasso. Quem vai chegar em 2018 com força, nós não sabemos, mas uma coisa é certa: a disputa já começa acelerada!

Manuela Berbert é publicitária e escreve coluna no Diário Bahia e no Política&Gente às sextas-feiras.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *