Tempo de leitura: < 1 minuto

Divulgados os gabaritos definitivos do concurso da Uesc

A Consultec divulgou há pouco o gabarito definitivo e o resultado das notas das provas objetivas do concurso que visa o preenchimento de vagas para os cargos de analista e técnico universitário na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O candidato pode consultar o desempenho acessando aqui. O concurso oferece 32 vagas, das quais 24 para técnico e 8 para analista. Há ainda cadastro de reserva para os ambos cargos.
De acordo com o edital do concurso, na quarta-feira (2) a banca divulgará o resultado das notas pós recurso dos candidatos. Também publicará as folhas das provas objetivas. Na quinta-feira (3), o candidato poderá interpor recurso contestando as notas. A divulgação final do resultado está previsto para o dia 30 de maio.
Concurso da Uesc foi marcado por polêmicas. A Consultec foi acusada de plágio e decidiu anular, sem exame do mérito, as questões 40, 41, 46 e 47 da prova de conhecimentos específicos para o cargo de técnico universitário. Além disso, foram anuladas, após análise de recurso, as questões 35, 42, 45, 48.  A banca também anulou as questões 32, 42, 43 da prova para analista universitário 001. Só não houve mudança na prova para analista universitário 002.
As provas para técnico e analista universitário tiveram, respectivamente, 48 questões objetivas, das quais 24 especificas, 12 de português e 12 de informática. Atualizado às 21h10min.

Tempo de leitura: 2 minutos

Nazal deixa governo de Mário Alexandre || Foto Maurício Maron

Gusmão deixa a Superintendência de Meio Ambiente

O vice-prefeito José Nazal acaba de protocolar pedido de exoneração do cargo de secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Ilhéus. Ele alegou razões político-administração e de foro íntimo para deixar a Pasta que comandava desde o primeiro dia de governo.
Não apenas Nazal deixa a gestão de Mário Alexandre. O superintendente de Meio Ambiente, Emílio Gusmão, também apresentou pedido de exoneração. Ambos pertencem à Rede Sustentabilidade, mas ainda não está claro se a saída do governo é uma decisão apenas de ambos ou também do partido.
Desde o ano passado, Nazal já sinalizava que poderia deixar o governo, apesar da amizade e do papel desempenhado tanto na campanha eleitoral como na gestão. Há cerca de 30 dias, o vice-prefeito ficou em licença médica por causa de problemas de saúde decorrentes do acúmulo de funções no governo, que perde um quadro considerado reserva moral, além da incapacidade da gestão em tocar ações mínimas.
Os desgastes na relação entre Nazal e Marão se tornaram mais agudos já no episódio do aumento da passagem de ônibus, quando o prefeito reajustou a passagem de R$ 3,10 para R$ 3,50. Nazal e a própria Rede se posicionaram contra, justamente por causa do percentual alto considerada a inflação do período (relembre aqui).
Logo depois do episódio, secretários municipais do núcleo duro do governo, a exemplo de Bento Lima (Administração), pressionaram Marão a tomar os cargos ocupados pela Rede (relembre aqui).
O secretário de Comunicação, Alcides Kruschewsky, disse ao PIMENTA que quem apostasse em rompimento de Marão e Nazal iria perder (reveja aqui). A pressão, agora, é para que Marão se adiante e exonere os secretários de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, e da Fazenda, Adriano Sales. Atualizado às 19h10min.

Tempo de leitura: < 1 minuto

MEC prorroga prazo para seleção no Fies|| Foto Divulgação

O Ministério da Educação prorrogou para 23 de maio o prazo para a pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). Inicialmente, o prazo se enceraria dia 25 de abril, mas a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC alterou a data para que todos os estudantes pré-selecionados possam complementar a inscrição.
A contratação do financiamento só pode ocorrer após a complementação das informações. Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies.
No total, em 2018, o número de vagas chegará a 310 mil. Dessas, 100 mil terão juro zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Augusto questiona ranking do Correio24h

Apontado pelo Correio24h como campeão de faltas da Assembleia Legislativa em 2018, o deputado Augusto Castro (PSDB) questionou o ranking do jornal da Rede Bahia, também reproduzido neste site ontem (29). Ele acumula 11 faltas neste ano.
A atividade parlamentar, disse o tucano, não se restringe à presença em plenário e afirma ser dos últimos a deixar o legislativo, “de segunda a sexta”.
– Além disso, possuo uma base ampla, por diversos municípios baianos, que preciso dar atenção, afinal, frequentemente requerem a minha presença. O fato de nem sempre estar em plenário, não significa que não esteja trabalhando – afirmou, acrescentando que a sua atuação parlamentar “se dá de domingo a domingo”.

Tempo de leitura: < 1 minuto


Leitor enviou à redação a prova inequívoca de um “milagre” itabunense: um poste de energia elétrica que “gera” água. De acordo com ele, o fenômeno natural ocorre na Rua Espírito Santo, na Califórnia. Informada há vários dias, a Emasa ainda não “deu as caras” por lá, segundo o morador e denunciante.
Desperdício pouco é bobagem…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Comerciantes se queixam de assaltos

Nesta segunda-feira (30), comerciantes de Ubatã baixaram as portas das lojas por 10 minutos em protesto contra a violência, principalmente assaltos registrados na cidade nos últimos 60 dias. Idealizado pelo grupo ‘Comércio Unido’, o movimento foi com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para o problema da falta de segurança pública.
O protesto ocorreu um dia após dois bandidos assaltarem o Mercado do Valquírio e, na sequência, roubarem um veículo para fuga. A ação da dupla ocorreu na manhã de domingo (29). Os marginais levaram pelo menos 20 pessoas para o porão do estabelecimento comercial e roubaram dinheiro e celulares.
Um vereador, que estava no supermercado no momento da ação dos criminoso, teve a carteira legislativa confundida com o distintivo da polícia e se salvou por pouco. Os bandidos acabaram se convencendo de que o homem não era policial.
Não foi divulgado quanto foi levado dos clientes e do mercado. Foi o segundo assalto a supermercados em Ubatã em menos de 50 dias. No mês passado, os bandidos também agiram em uma manhã de domingo. A Polícia Civil investiga os dois casos, mas ninguém foi preso até o momento. Informações e foto são do Ubatã Notícias.

Tempo de leitura: 2 minutos

Últimos dias para inscrição em processo seletivo da educação técnica/cultural

A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas para o processo seletivo pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) que visa à contratação de professor para atuar no Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design.  No sul da Bahia, as vagas são para unidades escolares em Itabuna e Ilhéus. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira (2).
Além de Itabuna e Ilhéus, há vagas para escolas nos municípios de Irecê, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Gandu, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Brumado, Guanambi, Itaberaba, Ruy Barbosa, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ipiaú, Jequié, Santa Maria da Vitória, Senhor do Bonfim, Candeias, Lauro de Freitas e Salvador.
O processo seletivo simplificado será constituído de uma única etapa – avaliação curricular -, de caráter eliminatório e classificatório. Os educadores vão atuar nos cursos de Canto, Cenografia, Composição e Arranjo, Comunicação Visual, Conservação e Restauro, Dança e Figurino Cênico.
Há ainda vagas para Instrumento Musical, Multimídia, Processos Fotográficos, Produção de Áudio e Vídeo, Publicidade, Regência e Teatro, ofertados tanto nos Centros de Educação Profissional quanto no projeto Escolas Culturais, em vários Territórios de Identidade da Bahia.
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense
 

Já são 35 partidos políticos registrados e outros 56 aguardando autorização do TSE. Tem legenda para todos os gostos. O cardápio é variado. Daqui a pouco vão criar o PRMF, Partido do Rouba Mas Faz.

 
O PEN (Partido Ecológico Nacional) foi criado para fazer frente ao PV (Partido Verde). A intenção era penetrar na fatia do eleitorado que defende a natureza e as causas ligadas ao meio ambiente.
Tudo de mentirinha, uma inominável tapeação para enganar os bestas, como diz a sabedoria popular. Aliás, o PEN simboliza a esculhambação do sistema eleitoral.
O PEN, a pedido do deputado Jair Bolsonaro, representante da extrema direita, resolve mudar de nome. Condição imposta pelo presidenciável para disputar o Palácio do Planalto pela legenda.
Bolsonaro sugere que a sigla passe a ser chamada de Patriota. O Tribunal Superior Eleitoral não aceita a mudança, alega que já existe o partido Patriotas.
O Patriota insiste. Na briga termina saindo vitorioso. O Patriotas, no plural, perde a denominação em decorrência de não ter seu estatuto registrado na instância máxima da Justiça eleitoral.
Aí vem Bolsonaro, responsável direto por toda confusão, e diz que não quer mais saber do Patriota, ex-PEN. Dá um chega-prá-lá nos ex-correligionários e se filia ao PSL.
A cláusula de barreira, também conhecida como de exclusão ou desempenho, é que poderia limitar essa avalanche de agremiações partidárias criadas exclusivamente para vergonhosas negociatas.
Já são 35 partidos políticos registrados e outros 56 aguardando autorização do TSE. Tem legenda para todos os gostos. O cardápio é variado. Daqui a pouco vão criar o PRMF, Partido do Rouba Mas Faz.
Com efeito, cada segundo no horário eleitoral, mais especificamente na televisão, vale muito dinheiro. Tem dirigente partidário que vive do toma lá, dá cá.
Como não bastasse o esquecimento proposital da cláusula de barreira, estão tentando enterrar a Lei da Ficha Limpa, inimiga número um da impunidade.
O lamaçal e a podridão dos partidos políticos e do sistema eleitoral são cada vez mais fétidos.
Depois se queixam da grande quantidade de votos nulos e brancos, que nessa eleição de 2018 vai aumentar assustadoramente.
Marco Wense é editor d´O Busílis.

Tempo de leitura: 2 minutos

O setor público consolidado, formado pela União, estados e municípios, registrou saldo negativo nas contas públicas em março, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (30), em Brasília. O déficit primário, receitas menos despesas, sem considerar os gastos com juros, ficou em R$ 25,135 bilhões. No mesmo mês de 2017, o resultado negativo foi de R$ 11,047 bilhões.
O resultado do mês passado foi pior para março na série histórica do BC, iniciada em dezembro de 2001. O Governo Central (Previdência, Banco Central e Tesouro Nacional) foi o responsável pelo saldo negativo, ao registrar déficit primário de R$ 25,531 bilhões em março. Segundo o chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, o resultado de março foi impactado pela antecipação do pagamento de precatórios, no total de R$ 9,4 bilhões.
No ano passado, esses pagamentos foram realizados em maio e em junho. Entretanto, mesmo com a exclusão desses pagamentos o déficit primário seria recorde para março. Além desses pagamentos, as contas públicas foram impactadas pelos resultados negativos recordes na Previdência. Em março, o déficit do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou em R$ 20,127 bilhões.
GOVERNOS ESTADUAIS COM SUPERÁVIT
Já os governos estaduais tiveram superávit primário de R$ 291 milhões, e os municipais, saldo também positivo de R$ 261 milhões. Rocha explicou que os governos regionais (estados e municípios), apesar de registrar resultado menor em relação a 2017 (R$ 437 milhões e R$ 465 milhões, respectivamente), ainda apresentam superávits devido ao aumento na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e ao aumento das transferências do governo federal.
As empresas estatais federais, estaduais e municipais, excluídas as dos grupos Petrobras e Eletrobras, acusaram déficit primário de R$ 156 milhões no mês passado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Rodrigo Maia é nome do DEM para a disputa nacional

Da Coluna de Levi Vasconcelos, d´A Tarde
Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, disse em Camaçari que continua no páreo da corrida presidencial e que não tem essa de abrir para o tucano Geraldo Alckmin.
Nada empolgante para os aliados de Zé Ronaldo. Nas primeiras rodadas de pesquisa, Maia não passou de 1%. Dizem os aliados que a manutenção da candidatura é estratégica, para tentar cacifar o DEM para a hora de negociar as alianças.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Bandido deixando a loja, de boné, após roubo. Ação ocorreu na Cinquentenário

Assaltantes roubaram comerciários e uma loja de eletroeletrônicos na Avenida do Cinquentenário, centro de Itabuna, na manhã desta segunda (30). Os criminosos renderam gerente e duas vendedoras e os outros funcionários da Móveis Simonetti ficaram trancados no primeiro andar da loja Na sequência, a dupla roubou dinheiro e telefones celulares e fugiu em uma moto com placa clonada.
O crime ocorreu por volta das 9h10min, próximo à Praça Camacã. A polícia foi acionada e houve confronto durante perseguição aos criminosos. De acordo com testemunhas, o crime teve a participação de três homens. Dois deles fugiram em uma moto. Até o momento, ninguém foi preso.
A ação foi rápida. Uma mulher passou mal e desmaiou na Cinquentenário ao presenciar toda a movimentação e troca de tiros. “Pensei que ia morrer”, disse uma das vítimas.
Confira vídeos da fuga dos criminosos.
Fuga

Tiros

Tempo de leitura: 1 minuto

Eures diz que capacitações qualificam serviços públicos

A União dos Municípios da Bahia (UPB) divulgou a agenda anual de capacitações. Para 2018, segundo o presidente Eures Ribiero, a entidade traz “uma programação continuada e regional, com temas que promovem a busca por excelência na administração pública municipal”. Prefeitos, secretários, técnicos e servidores estão entre o público-alvo dos eventos. Todas as capacitações são gratuitas.
Este ano, a UPB vai realizar nove edições do UPB Capacita e duas edições do Movimento Pró-Município. “Os eventos e capacitações qualificam gestores e promovem a construção de uma administração moderna, com fortalecimento institucional e melhorias no serviço municipal”, avalia o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.
O presidente completa, ainda, que os resultados dessas capacitações são revertidos em melhoria na qualidade de vida da população. Em 2018, serão realizados 17 eventos, dos quais seis temas serão tratados no auditório da UPB, em Salvador, nove distribuídos pelos municípios do interior do estado da Bahia e dois em Brasília.
Calendário com a programação para todo o ano de 2018

Tempo de leitura: 3 minutos

SineBahia oferta 48 vagas de emprego em Eunápolis e Itabuna nesta segunda

As unidades do SineBahia nos municípios de Eunápolis e Itabuna estão oferecendo um total de 48 vagas de emprego com carteira assinada nesta segunda-feira (30), véspera do Dia do Trabalhador. São 30 oportunidades em Itabuna e 18 em Eunápolis.
O SineBahia em Itabuna funciona no piso superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), enquanto em Eunápolis atende na Avenida 5 de Novembro, no Centro.
Os interessados devem apresentar carteiras de Trabalho e Identidade, CPF e comprovantes de endereço e escolaridade durante o cadastro. Quem está inscrito no SineFácil, basta se manifestar por meio do celular, sem precisar ir ao SineBahia.
Clique no link e confira todas as vagas disponíveis >>> Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

STF retomará julgamento do foro privilegiado || Foto José Cruz/AB

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar na quarta-feira (2) o julgamento sobre a restrição ao foro por prorrogativa de função, conhecido como foro privilegiado, para deputados e senadores. Até o momento, há maioria de oito votos a favor do entendimento de que os parlamentares só podem responder a um processo na Corte se as infrações penais ocorreram em razão da função e cometidas durante o mandato. Caso contrário, os processos deverão ser remetidos para a primeira instância da Justiça.
O julgamento começou no dia 31 de maio de 2017 e foi interrompido por dois pedidos de vista dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, que será o próximo a votar. O relator, Luís Roberto Barroso, votou a favor da restrição ao foro e foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luiz Fux e  Celso de Mello. Faltam os votos de Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.
De acordo com o voto de Barroso, o foro por prerrogativa dos deputados, previsto no Artigo 53 da Constituição, deve ser aplicado somente aos crimes cometidos durante o exercício do cargo e relacionados às funções desempenhadas. O voto do ministro também prevê que o processo continuará na Corte se o parlamentar renunciar ou para assumir um cargo no governo após ser intimado para apresentar alegações finais.
De acordo com professor da FGV Direito Rio Ivar Hartmann, coordenador do projeto Supremo em Números, a restrição ao foro privilegiado pode permitir que os julgamentos de questões penais que, obrigatoriamente, devem ser julgados pelos colegiados da Corte, sejam mais céleres, diante da menor quantidade de ações. Segundo o professor, devido ao acúmulo de processos, a maioria das decisões do STF são tomadas individualmente pelos ministros.
“Na parte que decide colegiadamente há um gargalo muito sério, nas turmas e no plenário, como essas ações de inquérito com foro que são decididas colegiadamente, tirá-las afetaria positivamente o colegiado”, disse Hartmann à Agência Brasil.
GARGALO
Conforme o estudo Supremo em Números, o tempo de tramitação de uma ação penal em 2016 foi de 1.377 dias, tempo maior que o registrado em 2002, quando o processo era julgado em aproximadamente em 65 dias.
Entre 2012 e 2016, das 384 decisões tomadas em ações penais, a declinação de competência, quando o parlamentar deixa o cargo e perde o foro no STF, representou 60% dos despachos, enquanto as absolvições chegaram a 20%. Condenações ficam em apenas 1%. Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

A última edição do “Tabu”

Do Cia da Notícia
É o fim do caminho. Assim foi anunciado o fechamento do jornal Tabu, que circulou durante 50 anos de forma ininterrupta. A última edição saiu nesta quarta-feira (25), pegando os leitores de surpresa, pois esperavam festejar no próximo dia 25 de maio, Dia da Cidade de Canavieiras, o quinquagésimo aniversário do jornal, o que acabou não acontecendo.
Ao invés da festa comemorativa, o anúncio de primeira página comunicando o encerramento de uma vitoriosa caminhada de 50 anos. “Tabu sai de cena no momento em que o jornal impresso está se tornando página virada na história da humanidade”, disse o comunicado, informando, ainda, que a última edição, com 32 páginas, 16 delas é integrada por um caderno especial, com notícias e artigos relembrando o último meio século.
Nesse meio século de existência o Tabu teve um único editor, o jornalista Tyrone Perrucho, que em artigo disse que foi uma aventura e tanto! Ele ressaltou que nesse tempo (18 mil dias) foram 917 edições. “Agora, é só a despedida, com direito a algumas recordações das cerca de 13 mil páginas.
É certo que tal acervo constitui uma respeitável e bem diversificada fonte de informações sobre a Canavieiras dos últimos 50 anos”, ressaltou Tyrone.
Ao finalizar o seu artigo, Tyrone Perrucho disse: “Aos 73 anos de idade, já prestes a ser carimbado como produto de validade vencida, e se passado o tempo de se fazer justiça com as próprias mãos, seguirei respondendo às ações judiciais movidas contra o jornal e saboreando os lances mais notáveis, como os mais amargosos, dessa emocionante aventura”, escreveu.
Com o fim de Tabu, o jornalista Tyrone Perrucho já deu conhecimento aos amigos que passa agora, de vez, ao pleno exercício e gozo dos seus direitos de jornalista vadio. “Foi bom enquanto durou!”, finalizou.