Tempo de leitura: < 1 minuto
Everaldo faz críticas a Dallagnol, que atuou contra Wagner

O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, qualificou como ‘coisa de moleque’ a atitude do procurador do MPF, Deltan Dallagnol, trazida nas revelações, deste sábado (29), pelo site The Intercept Brasil na coluna de Mônica Bergamo da Folha de São Paulo. Nas conversas, o integrante da Operação Lava Jato atua para fazer, “por questão simbólica”, busca e apreensão contra o senador Jaques Wagner antes de sua posse no Senado.

“Os diálogos desse procurador Dallagnol mostram a desfaçatez de um capacho a serviço da eleição de Bolsonaro. Moro já havia negociado seu prêmio, o Ministério da Justiça, ele certamente estaria buscando seu lugar ao sol nessa aliança lesa-pátria”, afirmou Everaldo, defendendo a imediata expulsão do procurador.

Para o dirigente, Dallagnol locupletou-se do cargo para perseguir, de forma dissimulada e em conluio com o juiz e o TRF-4. “Para eles, não bastava a prisão de Lula. Tinham que impedir o avanço de qualquer símbolo da resistência, nesse caso o senador Wagner, que representa a experiência exitosa na Bahia de políticas públicas voltadas para o social”, destacou.

Tempo de leitura: 2 minutos
Wagner foi eleito para o Senado e coordenava campanha de Haddad || Foto Pimenta

O procurador Deltan Dallagnol demonstrou, em diálogos com colegas da Lava Jato, em outubro de 2018, que era preciso acelerar ações contra o petista Jaques Wagner — ele tinha acabado de se eleger senador pela Bahia e tomaria posse em fevereiro. Para Deltan, valeria fazer busca e apreensão sobre o político “por questão simbólica”.

Os diálogos, conforme a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, estão em arquivo obtido pelo site The Intercept Brasil. No dia em que ocorreram, 24 de outubro, o juiz Sergio Moro já era cotado para virar ministro de Jair Bolsonaro —que disputava com Fernando Haddad (PT-SP) o segundo turno das eleições.

Em uma das conversas, Deltan pergunta: “Caros, Jaques Wagner evoluiu? É agora ou nunca… Temos alguma chance?”. Um procurador identificado como Athayde (provavelmente Athayde Ribeiro Costa) responde: “As primeiras quebras em face dele não foram deferidas”. Mas novos fatos surgiram e eles iriam “pedir reconsideração”.

“Isso é urgentíssimo. Tipo agora ou nunca kkkkk”, escreve Deltan. Athayde diz que “isso não impactará o foro”. Deltan responde: “Não impactará, mas só podemos fazer BAs [operações de busca e apreensão] nele antes [da posse]”.

Uma procuradora pondera que o petista já sofrera uma busca: “Nem sei se vale outra”. Deltan responde: “Acho que se tivermos coisa pra denúncia, vale outra BA até, por questão simbólica”. E completa: “Mas temos que ter um caso forte”.

Athayde informa que seria “mais fácil” Wagner aparecer “forte” em outro caso, e Deltan finaliza: “Isso seria bom demais”.

A assessoria da Lava Jato diz que “o material não permite constatar o contexto e a veracidade do conteúdo. Os integrantes da força-tarefa pautam suas ações pessoais e profissionais pela ética e pela legalidade. A investigação, o pedido, a decisão e a execução de buscas e apreensões demandam semanas ou meses o que torna indigna de credibilidade a suposta mensagem”. Do Política Livre.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Suspeitos são mortos por justiceiros em Eunápolis

Um suspeito foi morto quando, segundo a polícia, tentava roubar uma motocicleta de uma mulher em Eunápolis, no extremo-sul do estado, na noite de sexta-feira (28).  Kelven Batista dos Santos, de 19 anos, foi encontrado morto às margens da Estrada da Colônia, por volta das 22h, depois de ser perseguido por dois homens ainda não identificados.

Acusado de ser comparsa de Kelven, Marcos Vinícius Souza Barbosa, 19 anos, também foi baleado, mas conseguiu fugir. Ele buscou atendimento médico no Hospital Regional de Eunápolis, onde segue internado. Quando receber alta médica, será levado para o presídio, onde ficará à disposição da Justiça.

De acordo com testemunhas, Marcos Vinícius e Kelven Batista estavam na moto de placa PKG-7977 e tentaram tomar outra motocicleta pilotada por uma jovem, que retornava do trabalho. Os homens desconhecidos perceberam a ação, perseguiram e atiraram nos dois suspeitos.

Tempo de leitura: 2 minutos
Paulo Pereira e Dora (à esquerda) com Mark Daniel Malloney, presidente Rotary Club  Internacional, na Califórnia (EUA).

O Rotary Internacional empossa, neste sábado (29), às 19h30min, na AABB de Itabuna, o primeiro Governador do Distrito 4391, recém-criado em substituição aos distritos 4550 e 4390. O novo distrito abrange os estados de Alagoas, Bahia e Sergipe.

O rotariano Paulo Pereira da Silva assume a Governadoria com a meta de elevar o número de associados, incentivar ainda mais projetos sociais e estabelecer uma comunicação mais aberta na interação com a sociedade por meio das redes sociais.

O novo governador também pretende incentivar as campanhas de saúde pública, a exemplo da erradicação da poliomielite (paralisia infantil), hepatite C e tuberculose. O principal projeto  do Distrito desenvolvido na Bahia foi a implantação da 11ª Sala de Cirurgia do Hospital Santo Antônio da Organização Social Irmã Dulce, em Salvador.

Na mesma solenidade, serão empossados os presidentes do Rotary Club de Itabuna, Silvio Roberto Sousa de Oliveira, e do Rotary Club Itabuna Sul, José Camboim de Sá. O ano Rotário 2019-2020 tem como lema “O Rotary Conecta o Mundo”.

PERFIL

Paulo Pereira da Silva é bacharel em Direito, natural de Penápolis (SP), mora em Itabuna há 34 anos, onde desempenhou função do RH da Companhia Produtora de Alimentos (Nestlé). Além disso, é membro do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Diocese de Itabuna. É casado com a psicóloga Maria Auxiliadora Valgueiro Costa Silva (Dora).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Neymar é acusado estupro por Najila Trindade

O Ministério Público de São Paulo estuda a possibilidade de solicitar a realização de exame psicológico da modelo Najila Trindade, que acusa o jogador Neymar de estupro.  O inquérito aberto para apurar o suposto crime que sido cometido pelo atleta em Paris, na França, está em fase de conclusão pela Polícia Civil.

Quem falou sobre a possibilidade de pedir o exame foi a promotora de Enfrentamento de Violência Doméstica Flávia Merlini. “Na verdade, sempre há esta possibilidade do exame psicológico em crimes sexuais. É algo muito comum neste tipo de crime para o Ministério Público pedir esse tipo de prova. Nós vamos decidir se vamos pedir ou não”, afirmou ao UOl.

Flávia Merlini destacou ainda que será levado em consideração o posicionamento do advogado de Najila Trindade. Cosme Araújo é contra porque entende que a avaliação prejudicaria a sua cliente.  O Ministério Público também espera receber as imagens feitas do hotel onde a modelo ficou hospedagem na França.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Desperdício de água em Itabuna|| Foto ilustrativa

Cenas de pessoas lavando carros, motos, mesas e cadeiras com mangueiras ou lavadoras de alta pressão, nos finais de semana, sem nenhum controle da quantidade de água, tornaram-se muito comuns na rua Quintino de Menezes, no bairro de Fátima, no limite com a Rua I, no Monte Cristo. O desperdício chama atenção de quem passa pelo local, mas não da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa).

Moradores afirmam que já fizeram várias denúncias pedindo para que a Emasa verificasse se as ligações não são clandestinas, mas nunca viram fiscais da empresa fazendo o levantamento ou instalando hidrômetros. Para eles, é muito estranho que pessoas possuam hidrômetros instalados e façam o mau uso de água potável. E mesmo que possuíssem os equipamentos não seria o correto.

Não é difícil confirmar o desperdício de água em alguns imóveis. Moradores relatam que na manhã deste sábado (29), por exemplo, em um prédio o desperdício de água começou por volta das 10h e prossegue neste momento, às 11h47min.

Tempo de leitura: 2 minutos
Número de empresas inadimplentes continua crescendo

Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que o número de empresas com contas em atraso e inseridas no cadastro de inadimplentes segue crescendo. De acordo com a pesquisa, alta foi de 2,9% na comparação entre maio e o mesmo mês do ano anterior.

Segundo o indicador calculado pela CNDL, foi o menor aumento na quantidade de empresas inadimplentes desde 2011, considerando apenas os meses de maio, quando a alta fora de 13,48%. Em maio de 2018, o crescimento havia sido de 9,37%. Apesar do aumento no número de empresas inadimplentes, houve um pequeno recuo na quantidade de dívidas em atraso no nome de pessoas jurídicas:0,80% menor em maio frente ao mesmo mês de 2018.

Segundo o indicador, a região em que mais aumentou o número de empresas inadimplentes no último mês foi o Sudeste, com avanço de 5,01% na comparação com igual período de 2018. Em seguida aparece o Sul, que registrou avanço de 2,07% e o Centro-Oeste, cuja alta foi de 1,35%. Já as regiões Nordeste (0,03%) e Norte (0,02%) apresentaram um comportamento estável da inadimplência, sem um crescimento relevante na quantidade de empresas com atrasos.

Leia Mais