Tempo de leitura: 2 minutos
Bahia lidera na geração de novos empregos no Nordeste

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (19), a Bahia gerou 3.958 postos de trabalho com carteira assinada em novembro. O resultado decorre da diferença entre 54.392 admissões e 50.434 desligamentos.

No acumulado do ano foram gerados 41.964 novos postos, resultado que mantém a Bahia como líder na geração de empregos com carteira assinada no Nordeste e na quinta posição nacional em 2019.  O destaque é o setor da Construção Civil, que acumula saldo de 16.896 novos postos criados.

Setorialmente, em novembro, cinco segmentos contabilizaram saldos positivos: Comércio (+4.637 postos), Serviços (+1.922 postos), Construção Civil (+1.660 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+131 postos) e Extrativa Mineral (+20 postos).

Leia Mais

Tempo de leitura: 4 minutos
Neto diz que cinema consolida Jequitibá como shopping dominante

O Shopping Jequitibá vive uma virada de ano especial com grandes expectativas para 2020. A segunda etapa da expansão, que trouxe lojas-âncora como Casas Bahia e Kalunga, e a inauguração do Cinemark, nesta quinta (19), são marcos na história do empreendimento. O shopping é fruto do espírito visionário e arrojado de Helenilson Chaves e  consolidado por seu filho e hoje diretor, Manoel Chaves Neto.

Nesta entrevista, Neto fala do impacto da chegada do cinema e das novas lojas, dos novos empreendimentos que serão inaugurados e de seu otimismo com o novo momento econômico vivido pelo sul da Bahia.

O que a inauguração do cinema representa para o Shopping Jequitibá?

Manoel Chaves Neto – Representa e consolida o retorno da cultura, lazer, entretenimento, encontros, emoções, diversão e, sem dúvida, muita alegria para todos do sul do Estado.

Novo cinema é inaugurado na noite desta quinta (18)

Qual a expectativa de fluxo de pessoas no shopping com a inauguração do cinema?

Manoel Chaves Neto ⁃ O mês de novembro já superou significativamente nossas expectativas, com um crescimento de 19% no fluxo de veículos e 31% no fluxo de pessoas, impactados pela inauguração de lojas-âncora como Kalunga e Casas Bahia. Além disso, o tempo de permanência das pessoas no Jequitibá aumentou de forma relevante.

O cinema tem capacidade de expansão?

Manoel Chaves Neto ⁃ O cinema do Shopping Jequitibá vem com aproximadamente 750 lugares, tendo já um espaço assegurado para futura ampliação de, pelo menos, 450 lugares. Esta ampliação será regulada pelo mercado, a depender da demanda de público nas salas de exibição.

Você já considera o Jequitibá um shopping com o seu mix completo?

Manoel Chaves Neto ⁃ Consideramos que o Shopping Jequitibá esteja atualmente com seu mix de lojas completo, atendendo uma demanda regional, levando o empreendimento ter a característica de um Shopping  Dominante no sul da Bahia.

Além da ampliação, quais as modificações e reformas realizadas no shopping?

Manoel Chaves Neto ⁃ Além da bela ampliação realizada no L2, contemplando um amplo espaço de convivência moderno, confortável e democrático, trouxemos diversas e novas operações para o mix do Jequitibá. Fizemos, também, significativas interferências em todo mall/corredores do shopping, reforma completa da Praça de Alimentação e substituição de todo mobiliário.

Quais lojas ainda estão para serem inauguradas?

Manoel Chaves Neto – Para janeiro de 2020, teremos a Smart Fit  e a  ISE japonês e grelhados. Em fevereiro, a Meu Chapa e Nova Detalhes. Em março, a Natura e Alameda de Serviços. Já em abril, Vivara, Mariposa  e Nova Look.

Ainda existe capacidade de ampliação  do Shopping?

Manoel Chaves Neto ⁃ O Shopping Jequitibá, após a implantação da ampliação, passou a ter 29.700 metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), 750 vagas de estacionamento, 143 operações, 680 assentos na praça de alimentaçãoe um cinema com 750 lugares. Sempre pensamos estrategicamente e de longo prazo no Shopping Jequitibá, pois, hoje, já temos aprovado e com alvará em mãos mais uma nova ampliação de mais 12.000 metros quadrados de novas ABL, mais 400 vagas de estacionamento num deck park, ampliação de mais 600 lugares na praça de alimentação e mais duas salas de cinema. Entretanto, a data da concretização deste potencial será determinada pelo mercado e do nosso poder de consumo.

A Clínica Médica, já  anunciada, ainda vem para o Jequitibá?

Manoel Chaves Neto ⁃ A Clínica Médica e Diagnóstica será uma realidade. O que ocorreu foi um atraso no processo de implantação, mas teremos uma clínica  mais completa, mais ampla e com muito mais opções de serviços e atendimentos.

 

_________

As vendas da Black Friday foram excelentes, pois tivemos o fluxo de 7.684 veículos, aproximadamente 37.000 pessoas e uma venda no dia de R$ 6.200.000

_________

 

Como foram as vendas do Black Friday? E a expectativa para as vendas de Natal?

Manoel Chaves Neto – As vendas da Black Friday foram excelentes, pois tivemos o fluxo de 7.684 veículos, aproximadamente 37.000 pessoas e uma venda no dia de R$ 6.200.000, fazendo com que todos indicadores ficassem acima dos dois dígitos positivamente. E a expectativa para o Natal é igualmente positiva, o que já pode ser verificado ao longo da semana.

Quais perspectiva para o Shopping Jequitibá nos próximos anos?

Manoel Chaves Neto – Não podemos falar de perspectiva do Shopping Jequitibá sem falar no cenário macro e micro econômico. No cenário macro econômico, temos a  perspectiva de crescimento do PIB em 2,25%, inflação abaixo do teto de 3,60%,  taxa de juros no menor patamar histórico em 4,50%,  desemprego em 11,40% ainda num alto patamar, mas com expectativa de baixa, aprovação das reformas tributárias, administrativas e política e a Ibovespa no recorde histórico de 135.000 pontos.

Já no cenário micro econômico, temos a perspectiva,  maior atratividade de Itabuna, com advindo da Policlínica, Teatro, reforma do Centro de Cultura, faculdades públicas e privadas, investimentos estruturantes realizado pelo Governo do Estado na infraestrutura do sul da Bahia, com a construção da Barragem em Itapé, Ponte Ilhéus – Pontal, autorização da duplicação da rodovia Ilhéus – Itabuna, construção do Porto Sul, incentivo na cultura e cultivo do cacau na busca de novos nichos de mercado com a produção de chocolate, implantação de gasoduto da Bahiagás na porta de diversas empresas e a participação mais efetiva e dinâmica do empresariado e profissionais liberais regionais nas entidades de classes e pretensões partidárias na busca de uma tribuna para ativamente representar os empreendedores que geram 70% dos postos de trabalho em nossa cidade.

Qual mensagem que você gostaria de deixar para 2020?

Manoel Chaves Neto ⁃ A mensagem que nós, do Shopping Jequitibá, deixamos para todos é de que usem e abusem do Jequitibá. Ele é seu, pois realizamos com muita dedicação, amor e carinho todos estes investimentos e melhorias, pensando única e exclusivamente na nossa população do sul da Bahia. Todo o nosso trabalho é focado em trazer o que há de melhor e mais modernos ao alcance democrático e sem distinção de todos os 1.200.000 habitantes da nossa região. Desejo, também, um Feliz Natal e 2020 com muita saúde, paz, alegria e muitas realizações.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Médicos e enfermeiros entram em greve nesta sexta

Os médicos da Maternidade da Mãe Pobre (Ester Gomes) anunciaram que entrarão em greve a partir das primeiras horas desta sexta-feira (20). Os profissionais alegam alegam atraso de salários de maio, outubro e novembro deste ano. 

O comunicado é assinado por médicos. No aviso de greve, eles afirmam que a paralisação tem adesão da equipe de enfermagem e todos estão a passar dificuldade e “funcionários passando fome”.

A Maternidade da Mãe Pobre é a unidade de entrada para atendimentos pediátricos e gineco-obstétricos em Itabuna. Apenas os atendimentos de alta complexidade são encaminhados para a outra unidade materno-infantil, o Hospital Manoel Novaes.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Lukas Paiva teve prisão preventiva decretada pela Justiça

A juíza da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ilhéus, Emanuele Vita Leite Armede, decretou nova prisão preventiva do vereador e ex-presidente da Câmara de Ilhéus Lukas Paiva, na tarde desta quinta-feira (19). Paiva já havia sido preso este ano na Operação Xavier/Chave E neste ano.

Agora, a magistrada acolheu pedido do Ministério Público do Estado (MP-BA) ao denunciar o vereador por descumprir, “reiteradamente”, medidas cautelares alternativas impostas à prisão revogada em agosto passado, conforme decisão da juíza a qual o PIMENTA teve acesso.

Segundo o MP-BA, o vereador não estava respeitando a obrigação de recolhimento noturno e a proibição de contato com outros réus e testemunhas da Operação Xavier/Chave E. A juíza, no entanto negou o pedido de prisão de Taciano Aragão Leite, mas proibiu o réu de ter acesso à Câmara e dialogar com testemunhas ou réus do processo.

Já em novembro, a juíza havia determinado o afastamento de Lukas Paiva do mandato. A Operação Xavier/Chave E desvendou esquema de corrupção na Câmara de Ilhéus. Licitações eram fraudadas para beneficiar grupo de empresas e vereadores, conforme as investigações do MP-BA.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Uneb oferece vagas residuais

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai oferecer mais de 2,7 mil vagas nas Categorias Especiais de Matrícula 2020.1, referentes aos cursos de graduação na modalidade presencial (transferências interna e externa, portadores de diploma e rematrícula). Os interessados poderão se inscrever no período de 7 a 17 de janeiro.

Serão ofertadas 2.794 vagas para rematrícula (942), transferência interna e rematrícula (895), transferência externa (748) e portador de diploma (209). Os interessados deverão realizar inscrição nos departamentos da capital e do interior do estado onde pleiteia a vaga.

Em caso de transferência interna, o discente deve solicitar inscrição no processo seletivo no Departamento/Campus em que estuda.A prova escrita será aplicada  no dia 17 de fevereiro e o teste de habilidade específica (nos cursos solicitantes) no dia 18 do mesmo mês.A lista dos aprovados deve ser divulgada no dia 13 de março. Acesse aqui o edital.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Vereador Carlinhos de Barcelona foi autor de lei autoriza o nepotismo na Câmara de Caravelas

Conquistar uma vaga no serviço público no Brasil por mérito, via concurso, deveria ser regra, mas a qualificação técnica do servidor é que menos importa.Em muitas regiões do país, o que vale mesmo é a indicação política para a vaga disponível. Em pleno século 21, a prática do nepotismo nos municípios brasileiros é muito comum, mesmo sendo proibida pela Constituição Federal.

Em Caravelas, no extremo-sul da Bahia, por exemplo, os vereadores acabam de aprovar um projeto de lei que autorizar a contratação de parentes de vereadores pela Câmara Municipal. O projeto de autoria do vereador Plínio Carlos de Souza Silva (PSL), o Carlinhos de Barcelona, tramitou rápido. Foi apresentado no dia 18 de setembro e aprovado no dia 9 deste mês.

A lei que autoriza o nepotismo foi aprovado pelo placar de 5×4, pois dois dos 11 vereadores não participaram da votação. Os parlamentares também revogaram quatro artigos da Lei nº 290, criada em 2007, que proibia a contração de parentes em qualquer cargo, tanto no legislativo, quanto no executivo. O Ministério Público da Bahia deve ingressar com ações na justiça para barrar o nepotismo no município de 22 mil moradores.

Tempo de leitura: 3 minutos
Nota Premiada Bahia distribui R$ 1 milhão em prêmios

A Campanha Nota Premiada Bahia sorteou, nesta quinta (19), os 91 ganhadores de dezembro. O ganhador do prêmio principal, no valor de R$ 100 mil, é morador de Salvador, do bairro de Cajazeiras. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 52 foram para a capital e 38 para o interior.

No interior, os municípios com maior pé quente foram Itabuna, Camaçari e Feira de Santana, cada um com quatro ganhadores de R$ 10 mil. Em seguida, com três ganhadores cada, ficaram Vitória da Conquista, Porto Seguro e Lauro de Freitas. Jequié e Ilhéus tiveram dois ganhadores cada.

Outros 13 municípios tiveram um ganhador cada: Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Campo Formoso, Candeias, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Luis Eduardo Magalhães, Itapebi, Santa Terezinha, Simões Filho, Tanquinho e Teixeira de Freitas. Acesse aqui a relação de ganhadores.

O novo modelo com mais prêmios foi adotado após decisão do governador Rui Costa, que ouviu os apelos dos participantes da Nota Premiada Bahia nas redes sociais. “As pessoas queriam mais chances de ganhar e o governador foi sensível aos apelos”, afirmou o secretário da Fazenda, Manoel Vitório. Com a mudança, as premiações mensais deixaram de ser apenas dez de R$ 100 mil e passaram para 91, das quais 90 de R$ 10 mil e uma de R$ 100 mil.

O valor total entregue aos ganhadores a cada mês continua o mesmo: R$ 1 milhão. As chances, por outro lado, explica o coordenador de Educação Fiscal da Sefaz-Ba, Luis Henrique Brandão, foram ampliadas em 810%: “a partir de agora serão sorteados ao todo 1.093 prêmios por ano, ante os 121 anuais do modelo original”. O valor do prêmio especial sorteado anualmente para um único ganhador, a ser realizado em junho em 2020, também foi mantido em R$ 1 milhão.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Brasil registra saldo de empregos em novembro

O Brasil registrou saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada em novembro. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram a criação de 99.232 vagas, resultado de 1.291.837 admissões e 1.192.605 desligamentos no período. No acumulado do ano, foram criados 948.344 empregos com carteira assinada.

No mês, quatro das cinco regiões apresentaram saldo positivo, com destaque para a região Sudeste com a criação de 51.060 novas vagas. Na região Sul foram 28.995 novos postos; no Nordeste, 19.824; e na Norte, 4.491. A região Centro-Oeste foi a única a registrar saldo negativo em 5.138 postos.

Das 27 unidades da federação, 21 tiveram variação positiva. São Paulo registrou o maior saldo positivo, com a geração de 23.140 novos postos; Rio de Janeiro, com 16.922, e Rio Grande do Sul com 12.257.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Terminal Pesqueiro de Ilhéus volta a vender gelo para profissionais da pesca
O Terminal Pesqueiro de Ilhéus reiniciou, nesta semana, o serviço de venda de gelo aos pescadores da região, interrompido, temporariamente, para a formalização de um novo contrato com uma empresa fornecedora. Todos os meses mais de mil pessoas compram gelo no Terminal, de acordo com a Bahia Pesca.

Por ano, são vendidos mais de um milhão de toneladas do produto. “A grande procura acontece não só pelo preço mais barato, mas também por conta da qualidade do gelo, que possui uma espessura mais adequada para o resfriamento do pescado e demora mais para derreter por conta da amônia utilizada na produção”, explica o gerente do terminal, Walter Badaró Júnior.

Além da venda de gelo, o terminal conta ainda com outros serviços, como venda de combustível para embarcações, unidade de beneficiamento de pescado, soprador de gelo (equipamento que coloca o gelo diretamente na embarcação, sem necessidade de esforço físico dos pescadores), estrutura de peixaria, caminhão frigorífico e um píer que comporta cerca de 15 embarcações simultaneamente.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Caio foi preso com carro roubado de motorista de aplicativo
Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) prenderam em flagrante Caio Silva Barbosa dos Santos, de 24 anos, na Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador. O veículo havia sido roubado de um motorista de transporte por aplicativo ontem (18), na Vila Laura, na capital baiana.

Segundo o titular da DRFRV, delegado José Nélis de Araújo, a prisão ocorreu durante a “Operação Moscati”, de prevenção de crimes contra motoristas de transportes por aplicativo. “Realizávamos abordagens no bairro Nova Brasília, quando Caio Silva tentou fugir com o veículo roubado”, destacou. Durante a fuga, o assaltante perdeu o controle e entrou com o carro em um matagal.

Caio Silva foi autuado em flagrante por receptação e está à disposição da Justiça. A Delegacia investiga a sua possível participação em outros roubos a motoristas de transporte por aplicativo, na região da Vila Laura.

Tempo de leitura: 2 minutos
Mercado se apoia na informalidade, o que “descarta” a carteira de trabalho

A retomada do mercado de trabalho deve ser lenta e apoiada principalmente no setor informal da economia. A conclusão é do Relatório de Inflação, divulgado trimestralmente pelo Banco Central (BC).

O relatório do BC divulgou dois estudos sobre o mercado de trabalho. Em um deles, o BC concluiu que “o processo de recuperação do mercado de trabalho observado nos últimos anos tem se apoiado primordialmente no setor informal, diferentemente do que foi observado no ciclo de expansão que precedeu a última recessão”.

“O movimento pode estar associado não apenas ao gradualismo que caracteriza a retomada da atividade econômica, mas também a fatores tecnológicos que ampliaram as possibilidades de se ofertar trabalho autonomamente”, diz o BC.

Segundo o BC, entre o quarto trimestre de 2016 e o terceiro trimestre de 2019, o contingente de trabalhadores informais apresentou expressiva elevação (12%), contribuindo com 5 pontos percentuais do aumento de 4,7% da população ocupada.

“A maior parte da contribuição decorreu de aumentos de empregados nos segmentos do setor privado sem carteira e, principalmente, de trabalhadores por conta própria”, explica o BC. Já o emprego formal apresentou queda de 0,4%, nesse período.

Em relação aos rendimentos médios, segundo o relatório, houve incrementos de 4,4% e 4,3% para os trabalhadores formais e informais, respectivamente, interrompendo as tendências observadas na fase anterior. “A massa de rendimentos acumulou alta de 7,5% no período, com a maior parte (4,6 pontos percentuais) repercutindo elevações da população ocupada e do rendimento médio dos trabalhadores informais.”

Em outro estudo, o BC diz que “períodos de contração econômica e recuperação gradual, como o vivenciado pela economia brasileira nos últimos anos, podem provocar aumento da subocupação, saída de pessoas do mercado de trabalho por desalento e entrada de pessoas oferecendo trabalho para complementar a renda domiciliar”.

“Simultaneamente, inovações tecnológicas e alterações da legislação têm contribuído para a flexibilização das relações trabalhistas nos últimos anos”, acrescenta o BC.

Os subocupados são aqueles que trabalharam por menos de 40 horas semanais, estavam disponíveis e gostariam de trabalhar por mais horas. Os desalentados são pessoas que gostariam de ter um trabalho e estavam disponíveis para trabalhar, mas não realizaram busca efetiva por trabalho.

Nesse contexto, diz o BC, “medidas mais amplas de subutilização da força de trabalho – comparativamente à usual taxa de desocupação (TD) – ganham relevância para avaliação do nível de ociosidade no mercado de trabalho”. “A evolução recente dos indicadores alternativos sugere retomada mais lenta do mercado de trabalho do que a apontada pela TD [taxa de desocupação], evolução explicada, em parte, pelo aumento dos subocupados”, concluiu. Da Agência Brasil.

Tempo de leitura: 3 minutos

Marco Wense

 

 

Azevedistas são da opinião de que Azevedo anda solitário, sem grupo político, que a aproximação com Renato Costa pode amenizar esse isolamento, em que pese a posição do capitão de segundo colocado nas pesquisas de intenções de voto.

 

O Partido Democrático Trabalhista, sob o comando do deputado federal Félix Mendonça Júnior, caminha a passos largos para deixar a base aliada do governador Rui Costa. É só uma questão de tempo.

A filiação de Leo Prates ao PDT, secretário de Saúde de Salvador, portanto do prefeito ACM Neto, é o começo do rompimento político entre petistas e pedetistas. Se o deputado estadual licenciado for o vice na chapa encabeçada pelo vice-prefeito Bruno Reis, pré-candidato ao Palácio Thomé de Souza, a consequência imediata é a saída da legenda da base aliada.

O próprio governador Rui Costa, ao ser questionado sobre a ida de Leo para o staff brizolista, disse que não garante a permanência da sigla em sua base, o que pressupõe que o PDT terá que entregar todos os cargos que tem na máquina governista.

Setores do Partido dos Trabalhadores, mais preocupados em indicar os companheiros para os cargos do que com a dissolução da aliança, vão pressionar o chefe do Palácio de Ondina. Querem que o PDT deixe imediatamente o governo.

É evidente que a aproximação do PDT com o DEM só faz sentindo se a conversa ficar amarrada para a eleição de 2022, se for boa para os dois lados. O PDT apoiando a candidatura de ACM Neto ao governo do Estado e, como contrapartida, não só o apoio de Neto como sua articulação para aproximar o DEM da pré-candidatura de Ciro Gomes. É bom lembrar que o alcaide soteropolitano é o presidente nacional do Partido do Democratas.

Politicamente falando, não restou outra saída para o PDT, se é que pretende levar Ciro para um segundo turno. A sigla teve que escolher entre procurar outro caminho ou ficar sendo eternamente coadjuvante do petismo baiano, adepto da farinha pouca, meu pirão primeiro, como diz a sabedoria popular.

O próximo imbróglio que o governador terá que resolver é com o PSD, que não abre mão do senador Otto Alencar disputando a sucessão estadual em 2022. O que se comenta nos bastidores é que existe um acordo entre o chefe do Executivo e o parlamentar. O problema é Jaques Wagner, cuja pré-candidatura é dada como favas contadas, sendo uma exigência do ex-presidente Lula, o petista-mor.

O importante é Ciro ter um palanque forte na Bahia, assim como o PT quer ter no Sul e Sudeste do país.

RENATO COSTA COMO VICE

Correligionários mais próximos do capitão Azevedo, prefeiturável do PL à prefeitura de Itabuna, querem Renato Costa, presidente do PSB local, como vice do militar.

Azevedo e o pré-candidato do PDT, Antônio Mangabeira, não participam da chamada “Frente Para Salvar Itabuna”, que tem na coordenação o petista Geraldo Simões, ex-gestor de Itabuna e também postulante ao centro administrativo Firmino Alves.

A frente é composta pelo PCdoB de Davidson Magalhães, PSD do ex-tucano Augusto Castro, PSB de Renato Costa e, obviamente, o PT presidido pelo ceplaqueano Jackson Moreira.Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos
Eliseu Junior, da Uesc, pesquisa cura para o Mal de Parkinson || Foto Júlia Barreto

O estudante Eliseu da Cruz Moreira Junior, no quarto ano, do curso de Medicina, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) durante o intercâmbio nos Estados Unidos, na University of Mississippi-Medical Center. Lá, desenvolveu uma hipótese sobre a gênese da Doença de Parkinson (Mal de Parkinson), Hyper-serotonergic state determines onset and progression of idiopathic Parkinson’s disease (Estado hiper-serotoninérgico determina início e progressão da doença de Parkinson idiopática), publicada na revista americana Medical Hypothesis, da Elsevier.

A hipótese escrita por Eliseu é única, por que foi primeira a correlacionar uma possível alteração na liberação de um neurotransmissor específico causando a morte axonal. Segundo o estudante, “apesar de décadas de pesquisa sobre a doença de Parkinson, a etiologia (estudo da causa) dessa doença permanece incerta. O artigo introduz uma nova hipótese, propondo um estado hiper-serotoninérgico como o principal mecanismo que leva ao comprometimento axonal, tanto nos neurônios dopaminérgicos quanto nos serotoninérgicos na doença de Parkinson.”

– A serotonina parece ser um candidato promissor para explicar vários dos sintomas precoces pouco compreendidos da doença de Parkinson, incluindo comprometimento do sono, ansiedade, alteração da motilidade gastrointestinal e alucinações – observa.

Eliseu Júnior e o professor e médico Marcelo Araújo || Foto Júlia Barreto

A hipótese desenvolvida por Eliseu enfatiza que um estado hiper-serotoninérgico causaria inicialmente interrupção do transporte axonal, um estado agudo no qual as alterações axonais são reversíveis e o processo neurodegenerativo pode ser interrompido. “À medida que o estado hiper-serotoninérgico persiste, o acúmulo de produtos neurotóxicos e um comprometimento sustentado no transporte axonal levariam à morte axonal e culminariam em um processo neurodegenerativo irreversível.”

Ele explica “que as implicações potenciais dessa hipótese são discutidas, bem como futuras pesquisas podem ser empregadas para elucidar ainda mais o papel da serotonina na progressão da doença de Parkinson.”

A sua orientadora, nos Estados Unidos, foi a doutora Laís Berro, que ajudou na escrita e submissão do artigo. Para Eliseu, talvez o que lhe espera à frente seja a parte mais difícil desse processo, pois precisa provar a sua hipótese ou refutá-la. “Tenho algumas certezas quanto a isso. E acredito que, se confirmada, mudaríamos totalmente a forma de ver as doenças neurodegenerativas e nos apontaria em direção à cura”.

HISTÓRIA

Eliseu da Cruz Moreira Junior é baiano de Itabuna. Antes de entrar na universidade, ele fez o ensino médio e fundamental usando os métodos do homeschool (Educação Domiciliar) e, por isso, permaneceu na escola apenas até a antiga segunda série. A sua trajetória até o ensino superior e durante o seu período na academia é bem marcado pelas skills (habilidades) que desenvolveu sendo autodidata e com pensamento crítico aguçado, reforçados pela escolha do método formativo pelos seus pais.Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Unidades do SineBahia nas regiões sul e sudoeste do Estado têm oferta de 105 vagas de emprego nesta quinta-feira (19). Itabuna apresenta 67 oportunidades, seguido por Jequié, com 28, e Ilhéus, com 10 vagas.

Quem ainda não é cadastrado no SineBahia, deve comparecer a uma das unidades do serviço de intermediação de vagas de emprego nestes municípios, apresentando carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Se for pessoa com deficiência (PCD), necessário laudo médico. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.Leia Mais