Cuidados para descoberta do câncer em crianças e adolescentes
Tempo de leitura: 3 minutos

No Dia Internacional do Câncer na Infância, celebrado neste sábado (15), o alerta do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é para os sinais e sintomas persistentes em crianças e adolescentes, mesmo aqueles que indicam para doenças comuns. De acordo com a chefe da Seção de Oncologia Pediátrica do Inca, Sima Ferman,  estudos indicam que mais de três idas ao médico com o mesmo sintoma é uma situação que merece atenção especial.

Os sinais do câncer pediátrico, muitas vezes, são parecidos com os de doenças comuns entre crianças e adolescentes. Por isso o diagnóstico é um grande desafio, segundo a especialista. “Não significa que qualquer sinal e sintoma é câncer, mas toda criança precisa ser acompanhada pelo pediatra regularmente, toda queixa da criança precisa ser valorizada tanto pelos pais quanto pelos profissionais de saúde”, explicou.

Alguns sintomas são palidez, manchas roxas, dor na perna, caroços e inchaços indolores, perda de peso inexplicável, inchaço da barriga, alterações nos olhos, dor de cabeça, fadiga, tontura e sonolência. A previsão do Inca, é que em 2020 sejam registrados mais de 8,4 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes.

Diagnosticar precocemente é importante pois não é possível prevenir o câncer infantojuvenil. A especialista explicou à Agência Brasil que, na maioria das vezes, a doença em crianças e adolescente tem causa desconhecida. “No adulto, por exemplo, a pessoa que fuma pode desenvolver câncer de pulmão, então são fatores ambientais e de estilo de vida que muitas vezes são associados ao aparecimento do câncer. Na criança, são fatores intrínsecos do seu próprio corpo. O que nós temos, então, que fazer, para conseguir a maior chance de cura, é um diagnóstico precoce”, disse.

Leia Mais

Keila, ao centro, atravessava a rua quando foi atropelada
Tempo de leitura: < 1 minuto

O motorista do caminhão de lixo que atropelou e esmagou uma mulher, na manhã deste sábado (15), na rua Maria Oliveira, no bairro Santo Antônio, em Itabuna, vai responder por homicídio culposo (quando não tem intenção de matar). O funcionário da empresa Bio Sanear e outros dois colegas foram ouvidos pela Polícia Civil e liberados. Testemunhas do acidente também foram ouvidas.A empresa emitiu nota lamentando o acidente e se solidarizando com a família (veja nota abaixo).

Keila Rodrigues Oliveira, de 39 anos, foi atropelada quase na porta de casa, na manhã deste sábado (15). Ela tinha ido até a padaria e voltava com uma sacola de pães para o café da família, quando o acidente aconteceu. O corpo de Keila Rodrigues será sepultado às 9h deste domingo (16), no cemitério campo santo, em Itabuna.

BIO SANEAR LAMENTA

Por meio de nota, a Bio Sanear informa que lamenta, com profundo pesar, o acidente ocorrido neste sábado. “Manifestamos nossa solidariedade à família, vizinhos e amigos, reforçando nosso apoio nesse momento de luto, colocando-nos à inteira disposição para toda assistência necessária”.

A empresa destaca que, em 20 anos de existência, sendo sete anos com serviços prestados à cidade de Itabuna, tem especial preocupação no cumprimento de todos os padrões de segurança e prevenção de acidentes. “Incluindo aí um rigoroso programa de manutenção preventiva dos seus veículos e equipamentos, treinamentos dos motoristas e demais funcionários. Infelizmente ocorrências como essa de hoje são passíveis de acontecer e todo esforço possível será feito com o objetivo de apurar as causas”.

A empresa encerra o comunicado lamentando, mais uma vez, o ocorrido. “Direcionamos nossos sentimentos e orações a toda a família que passa por este momento de dor, rogando a Deus para que possa confortar os corações de quem sofreu tamanha perda”, finaliza.

Garotada pôde interagir e experimentar equipamentos de lazer e diversão
Tempo de leitura: 2 minutos

Durante todo o sábado (15), moradores e turistas em Ilhéus, no sul do Estado, puderam se divertir e acompanhar disputas dos torneios esportivos de Surf, Stand up Paddle, Futevôlei e Beach Soccer na Praia do Sul. As ações fazem parte da programação do Projeto Verão Costa a Costa, que vai até amanhã (16), das 8h às 17h. Além das atividades de esporte e aventura, a iniciativa conta com apresentações musicais da banda Chicafé e do cantor Junior Santê, que fazem novamente o encerramento do primeiro dia do evento, e das bandas Papazoni e Os Barões, que se apresentam às 16h deste domingo (16), fechando com muito swing e energia a terceira etapa do projeto.

Entre os visitantes que se divertiram na manhã de hoje estavam o estudante Ybrahim Mota, de 13 anos. Veranista em Ilhéus, o garoto, do município de Ibirataia, falou sobre a sua alegria de participar do projeto e brincar pela primeira vez em equipamentos como o bungee trampolin e o giromaster. “Evento muito legal, mais ainda por ser gratuito, o que possibilita que todo mundo possa aproveitar”, disse.

Para Davidson Magalhães, secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Verão Costa a Costa chega à terceira etapa cada vez mais consolidado e alcançando seu objetivo, “que é o fortalecimento do esporte e da economia local, por meio das feiras de economia solidária e do artesanato”.

Gestor da Federação do Esporte Amador da Bahia (Unisport), José Sandes Filho afirmou que o saldo do projeto nas três primeiras etapas é positivo. “Um grande evento, espero que amanhã o público compareça em maior número, assim como vem acontecendo nos outros municípios”, disse.

Sandes Filho falou ainda sobre a capacidade de adaptação do Verão Costa a Costa à cultura local: “Percebemos que cada uma dessas três cidades tem uma cultura diferente e com isso vamos adaptando a nossa programação, para que o projeto atinja cada vez mais o público e os atletas tanto das cidades sedes, quanto das suas circunvizinhas”, afirmou.

“A gente fica feliz com essa parceria do Município de Ilhéus com o Governo do Estado. Com união, dá pra se fazer o Projeto Verão Costa Costa. Ilhéus não poderia estar fora disso na promoção do turismo, desenvolvimento econômico, emprego e renda. Com esse sol maravilhoso, essa praia linda de Ilhéus, essa estrutura montada, a parceria só tem que dar certo. Por isso que a gente fala, orgulho no peito, esporte e turismo nas ruas”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

ARTESANATO

Cerca de 60 artesãos receberam hoje, na feira de artesanato montada no Verão Costa a Costa, a carteira nacional de artesão, que dá a eles, entre outros benefícios, o direito de expor seus trabalhos em feiras e praças de todo o território nacional e isenção de impostos sobre a importação dos seus produtos.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Cabe a todos, inclusive ao eleitor, a valorização de um novo modo de administrar, rompendo com os vícios que nos aprisionam ao longo das décadas.

 

Rosivaldo Pinheiro || rpmvida@yahoo.com.br

As necessidades apresentadas pelos munícipes derivam de longos ciclos de gestores que administram nossos territórios como se estivessem gerindo uma propriedade que herdaram e que, portanto, supostamente, deveria servir aos interesses pessoais. O passar do tempo demonstra que a administração pública vem sofrendo transformações e seguindo rumo a um melhor controle social, impondo a necessidade de se desenvolver gestões inovadoras.

Essas mudanças são impostas pelas legislações e atuação mais sistematizada dos órgãos de controle. É visível a melhoria da consciência crítica. Essa constatação é perceptível de forma crescente e tem como uma das variáveis mais importantes o amplo acesso às informações por parte de camadas cada vez maiores da população.

Esse novo tempo obriga aos gestores se esforçarem para reduzir os conflitos existentes na espacialidade urbana, afinal, parafraseando o geógrafo Milton Santos, a cidade é o espaço dos conflitos onde os fixos determinam os fluxos.

Assim sendo, cabe aos gestores adotarem ferramentas que reduzam a distância entre a cidade virtual e a cidade real. A cidade virtual é aquela que se apresenta nos mapas de arquivo e que, quase sempre, norteiam as decisões nos “quadrados do poder”, enquanto a cidade real se apresenta no ir e vir dos cidadãos, na ocupação do espaço urbano e na sua funcionalidade, influenciando diretamente na qualidade de vida de todos.

É ponto passivo a necessidade de enfrentamento dos problemas na cidade real, buscando superar as dificuldades que se apresentam. Esse esforço precisa ser exercido cotidianamente pelos que gerenciam as “engrenagens públicas”, por meio da otimização dos recursos existentes e captação de novos e da apresentação de ações que dotem as cidades de mecanismos de controle capazes de melhorar o seu modelo, por consequência, o nível de vida da sua população.

Temos em Itabuna e Ilhéus um conjunto de células de conhecimento que podem ajudar as cidades-pólo e, por conseguinte, o conjunto regional. Essas células precisam ser chamadas para dentro das administrações públicas, com o propósito de, a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, ajudarem o desenvolvimento regional: Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz, faculdades privadas, Institutos de Educação, Sistema S (Sebrae, Sest Senat, Senac), CEPLAC, Instituto Biofábrica da Bahia e ONGs – com especial destaque para o “Sul da Bahia em Ação”.

Enfim, pelo elenco de instituições, podemos presumir os mecanismos que podem ser desenvolvidos para a construção dos “saberes” que podem ajudar as administrações municipais, possibilitando expertise para alterarmos qualitativamente as características, como diria o saudoso Eduardo Anunciação, do nosso “Planeta Cacau”. A sociedade regional exige essa mudança de olhar e direção na busca por melhor condição de vida. Cabe a todos, inclusive ao eleitor, a valorização de um novo modo de administrar, rompendo com os vícios que nos aprisionam ao longo das décadas.

Rosivaldo Pinheiro é economista e especialista em Planejamento de Cidades (Uesc).

Keila, ao centro, atravessava a rua quando foi atropelada
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente envolvendo um caminhão da empresa de limpeza, que presta serviços para a Prefeitura de Itabuna, resultou na morte de uma mulher no bairro Santo Antônio. Keila Rodrigues Oliveira, de 39 anos, foi atropelada quando retornava para casa, na manhã deste sábado (15). Ela tinha ido até a padaria e voltava com uma sacola de pães para o café da família.

Peritos no local do acidente fatal, no Santo Antônio, em Itabuna || Foto Verdinho

De acordo com testemunhas, o motorista não percebeu quando Keila Rodrigues passou perto da traseira do caminhão, no momento em que fazia um retorno, de marcha à ré. O veículo esmagou a cabeça da mulher, que morreu no local. Proprietária do caminhão, a empresa Biosanear ainda não se manifestou sobre o acidente. A Prefeitura de Itabuna também não.

 

Gol aumenta número de voos para a Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir de 18 de março, a companhia Gol vai operar 134 novas frequências na Bahia, incorporando 67 voos atualmente oferecidos pela empresa Passaredo.Desde julho de 2019, quando o Governo do Estado lançou o pacote de redução do ICMS do querosene da aviação, a companhia já contabiliza 201 novos voos tendo a Bahia como destino.

As novas ofertas da Gol ligam destinos do interior da Bahia e outros estados do Nordeste a Salvador. Da capital baiana para Vitória da Conquista partem voos de segunda-feira a sábado, às 7h50min, e de domingo a sexta, às 19h55min. No sentido contrário, há frequências de domingo a sexta, às 9h35min e às 21h40min.

Para Barreiras, os voos são de domingo a sexta, às 11h10min, retornando a Salvador às 13h40min; de Ilhéus os voos são diários, sempre às 11h10, com retorno às 12h40min. Já para Porto Seguro, o voo vai às 16h10min e retorna às 18h.

Já os voos para Sergipe saem de Salvador às 8h e retorna às 9h35, sempre de segunda a sábado.Para Maceió, em Alagoas, são duas decolagem de domingo a sexta, às 19h55 e 23h50min, já o retorno será de segunda a sábado (5h55) e de domingo a sexta, às 21h55.

Para Petrolina, em Pernambuco, serão quatro frequências entre ida e vinda, saindo de Salvador, de domingo a sexta, às 16h10min e 23h50min, e voltando de segunda a sábado, às 5h55min, e de domingo a sexta, às 18h. Lembrando que, neste caso, esse voo encurta a distância também entre Juazeiro, na Bahia, que é separada de Petrolina apenas por uma ponte e menos de 15 minutos.

Vitória da Conquista aparece entre os maiores compradores nacionais da nova camisa do Flamengo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em alta por causa das conquistas do ano passado, quando foi campeão Carioca, Brasileiro e da Taça Libertadores, além da decisão do Mundial, que perdeu para o Liverpool, o Flamengo fatura com vendas de camisas oficiais neste início de temporada. Vendeu 15 mil peças somente na sexta-feira (15), durante o lançamento do novo uniforme.

De acordo com o clube rubro negro, entre as sete localidades com maior volume comercialização de camisas está Vitória da Conquista. O município do sudoeste da Bahia aparece ao lado de Brasília, Juiz de Fora, Manaus, Belém, Aracaju e Vitória. Somente em Brasília foram vendidas 1,5 mil camisas do novo uniforme, que será usado neste domingo (16), na decisão da Supercopa.

A decisão do título será às 11h, no estádio Mané Garricha, às 11h, contra o Athlético-PR, atual campeão da Copa do Brasil. O campeão do torneio ficará com R$ 5 milhões e o vice, embolsará R$ 2 milhões. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo.