Festival Música em Trancoso é adiado por causa de pandemia do coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A edição de 2020 do Festival Música em Trancoso foi cancelada pelo Mozarteum Brasileiro, responsável pela organização do evento em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. O cancelamento se deve ao crescimento do número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no país.

– A medida visa garantir a segurança e o cuidado com a saúde do público, dos artistas e de toda a equipe de trabalho. A decisão foi tomada após consulta ao Ministério Público e aos órgãos de saúde pública do Estado da Bahia – informou o Mozarteum Brasileiro por meio de nota.

Ainda na nota, o Mozarteum diz acreditar que a decisão visa contribuir “com as autoridades de saúde para reduzir a disseminação do coronavírus no País”. Um dos mais importantes festivais de música do país, o Música em Trancoso começaria no próximo sábado (14) e iria até dia 21 de março, em Porto Seguro. O evento anual leva espetáculos musicais ao Teatro L’Occitane, em Trancoso.

Indústria baiana tem alta de 10,3% em janeiro || Foto Carol Garcia/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

A produção industrial da Bahia, ajustada sazonalmente, cresceu 10,3% em janeiro deste ano no comparativo com dezembro de 2019, conforme a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta quinta-feira (12). As informações foram sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

Na comparação de janeiro de 2020 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou crescimento de 8,3%, com cinco das 12 atividades pesquisadas assinalando avanço da produção. O segmento Derivados de petróleo (40,7%) registrou a maior contribuição positiva devido ao aumento na produção óleo combustível, óleo diesel e nafta para petroquímica. Outros segmentos que registraram acréscimo foram Celulose, papel e produtos de papel (31,6%), Veículos (8,6%), Bebidas (5,2%) e Extrativa (8,3%).

“Este resultado expressivo coloca a Bahia na liderança nacional, muito superior ao índice nacional, que ficou em apenas 0,9%. Vale destacar que o Produto interno Bruto da Bahia em 2019 também ficou acima do nacional e que nosso estado também liderou a geração de empregos no Nordeste no ano passado, com 30.858 novos postos de trabalho de saldo. Tudo isso é fruto das políticas acertadas do Governo da Bahia, frente a um cenário econômico nacional desfavorável”, ressaltou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.Leia Mais

Evento para mulheres discutiu os transtornos da ansiedade
Tempo de leitura: 2 minutos

Priscila Nascimento, Nayane Lemos e Ingrid Meireles foram as psicólogas palestrantes na noite desta quarta-feira (11), no Papo de Mulher, da Associação Comercial de Itabuna. O evento reuniu as participantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras e convidadas e abordou técnicas e tratamento da ansiedade.

“O que a gente traz é essa desmitificação de que a ansiedade é uma doença, quando na verdade ela nos ajuda a reagir diante de alguma dificuldade. É importante entender até que ponto é normal e quando passa a ser patológica e vira doença”, explicou Ingrid Meireles

A intenção do grupo em trabalhar o tema ansiedade na contemporaneidade foi para que, por meio das explanações e discussões, fosse possível contribuir para a melhoria comportamental das empreendedoras, melhorando assim, o desempenho profissional das mesmas.

“E é importante destacar que esse assunto precisa ser tratado, porque pode gerar vários outros transtornos em decorrência da ansiedade e o que fizemos foi intervir para contribuir com a redução de danos para essas mulheres”, complementou Priscila Nascimento.

“Quando conhecemos as causas e a forma como lidar com a ansiedade, através da vivência diária é possível ter um melhor controle e também contribuir com a melhoria de amigos”, enfatizou Nayane Lemos.

A reunião teve a participação da Patrulha Guardiã Maria da Penha em Itabuna, que falou sobre o trabalho de acolhimento das mulheres vítimas de violência. Também foram realizadas dinâmicas e sorteios de brindes em comemoração ao dia da Mulher.

REFLEXÃO

Para a vice-presidente da ACI, Paula Ganem, o encontro foi muito inspirador, um momento de reflexão para a vida pessoal e profissional. “Foi uma oportunidade que tivemos para perceber onde precisamos desacelerar e também, aprender a construir uma inteligência emocional para o dia a dia. Além disso, pudemos analisar as questões da violência contra a mulher, e não aceitar agressões de nenhuma forma. Foi uma reunião bastante ampla e proveitosa, sem contar as mediadoras foram sensacionais”, concluiu.

Mandetta diz que Covid-19 está em transmissão descontrolada na região || Foto Antônio Cruz/AB
Tempo de leitura: 4 minutos

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse hoje (12) que o Brasil já tem casos de transmissão sustentada do coronavírus, ou seja, de pessoas que contraíram o novo coronavírus (Covid-19) sem ter ido a um país onde a doença está em situação de contágio grave. Ele afirmou, porém que a situação no país ainda não pode ser considerada pandemia, que é quando ocorre o contágio indiscriminado na sociedade sem que se consiga determinar a origem do vírus.

“Nós ainda estamos na véspera”, disse o ministro. “Essa doença vem como se fosse um vento, começa como uma brisa, vai ganhado força, ganhando força, até que chega num determinado momento que faz um movimento espiral, que é quando uma pessoa vai transmitindo para outra, transmitindo para outra, e essa espiral forma como se fosse um ciclone. Aí você faz um gráfico em que há um aumento muito rápido no número de casos.”

Segundo o ministro, o Covid-19 não apresenta grande letalidade individual e é “uma virose como outra qualquer”. Ele alertou que o Brasil passa atualmente por epidemias muito mais graves.

“Temos uma doença infecciosa no Brasil hoje chamada dengue. Tivemos milhares de casos e óbitos. Temos sarampo, que tem vacina”, disse Mandetta, reforçando o apelo para que as pessoas se vacinem. “Estamos vendo surto de sarampo com óbitos. A tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no mundo e o Rio de Janeiro, infelizmente, há séculos, é uma das cidades com maior índice de tuberculose no mundo.”

Para Mandetta, a maior preocupação no momento é a sobrecarga no sistema de saúde. Ele lembrou, porém, que 80% dos infectados pelo Covid-19 não apresentam sintomas graves, sendo que 30% são assintomáticos, como crianças e adolescentes. “Vinte por cento vão ter algum grau de necessidade de cuidado”, disse o ministro, ressaltando que a morte tem ocorrido entre pessoas que apresentam outras doenças associadas. “São classicamente os que falecem por gripe todos os anos – no ano passado tivemos quase 550 mil internações por influenza e 9% de letalidade por gripe.”

Sobre os casos de transmissão local no Rio de Janeiro, anunciados nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde, o ministro disse que todo o sistema está sendo pautado por evidências científicas.

“Se isso é fato, você vai começar a ver espirais de casos. Daí você vai ficar mais atento se isso é num bairro, numa região, como as pessoas daquela região estão sendo atendidas. Hoje vamos fazer uma reunião com o secretário estadual e o municipal, para ver como o ministério pode ajudar, se a coisa está funcionando bem. Como eu fiz na semana passada em São Paulo, estou aqui hoje no Rio, amanhã volto a São Paulo, vou à Bahia, onde está acontecendo a mesma coisa, em Feira de Santana. Vamos nos desdobrar”, afirmou.

MINISTRO CONSIDERA PRECIPITAÇÃO SUSPENDER AULAS

Mandetta criticou medidas como a do governo do Distrito Federal (GDF), que suspendeu as aulas por cinco dias, o que ele considerou precipitado e não baseado em evidências científicas.

O ministro informou que o Distrito Federal tem um caso e comentou: “Um caso. Aí você suspende as aulas. Os alunos ficam em casa. Pai e mãe estão trabalhando, com quem ficam as crianças? Com os avós. Quem é o maior grupo de risco? Os idosos. Você sabe que as crianças são assintomáticas ou têm sintomas leves. Vamos proteger as crianças para não pegarem a gripe, vamos mandar para a casa dos avós. Depois de uma semana, ou 10 dias, vão começar os idosos a aparecer nas unidades de saúde em bloco, com dificuldades respiratórias.”Leia Mais

Acidente nesta quinta-feira em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente nesta quinta-feira (12) fechou os dois lados da pista do Semianel Rodoviário de Itabuna, que liga as BRs 101 e 415.  O motorista perdeu o controle do caminhão Volvo 4X2T, de placa JOE-8693, que tombou na pista nas imediações do bairro Califórnia. Não houve morte.

As quatro pessoas que estavam no caminhão foram levadas para o Hospital de Base de Itabuna por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os ocupantes do veículo foram identificados como Joilson de Souza Rocha, José Miguel, José Rocha do Nascimento e Martins Santos Passos.

Os quatro passam bem. O acidente teria sido provocado por óleo derramado na pista por outro veículo ainda não identificado. A remoção do caminhão e a limpeza da pista estão sendo feitas por equipes do Corpo de Bombeiros de Itabuna.

Bahia registra mais de 3,7 mil casos de coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Colégio Vitória, em Ilhéus, decidiu suspender as aulas e a adotar medidas de precaução depois de saber que uma de suas professoras esteve num casamento, no final de semana passado, no Txai, em Itacaré. O Resort  confirmou, ontem, que o resultado dos exames de um hóspede, de São Paulo, deu positivo para o Covid-19.

De acordo com o colégio, a professora atuou na festa como animadora das crianças, em um ambiente distinto do local onde ocorreu a cerimônia do casamento de um turista.

A direção do Colégio Vitória providenciou o isolamento da professora, afastando-a das atividades escolares, assim que soube da confirmação do caso do rapaz de 26 anos, que se hospedou no Txai. A escola adotou o procedimento determinado pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.

Por ter tido contato, durante três dias com o filho, que é aluno da instituição, a mesma providência foi adota com relação à criança. Mãe e filho não apresentaram nenhum sintoma da doença.
Como medida de segurança, as salas de aula e todos os setores das duas unidades escolares já foram desinfetados, segundo informou a escola.

O Colégio Vitória informou que as aulas serão retomadas na terça-feira (17), nas unidades sul e centro. Na manhã desta sexta-feira (13), professores e funcionários participam, na unidade centro, com equipes da Secretaria de Saúde de Ilhéus, de treinamento sobre o coronavírus.

Prefeito Ítalo Rodrigo também teve bens bloqueados
Tempo de leitura: 4 minutos

A Justiça Federal afastou do cargo, por 180 dias, Maria Aparecida Rosa da Silva e Luciano Couto Sá Teles Dourado, respectivamente, secretários de Educação e de Administração do município baiano de Serra do Ramalho. a decisão também atinge o pregoeiro do município, Leandro Lula da Silva.  Foi acatada uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), no dia 26 de fevereiro.

Além disso, foi determinado o bloqueio de até R$9,2 milhões em bens dos três; do prefeito, Ítalo Rodrigo Anunciação Silva; do procurador do município Antônio Abreu Filardi; do ex-secretário de Obras Fábio Lucio Lustosa de Almeida; do controlador-geral Gelson Dourado Filho; da empresa Serra Auto Posto Ltda e seus sócios Nunes Brito de Oliveira e dos cônjuges Mário Abreu Filardi (irmão de Antônio Abreu Filardi) e Stephany Matos Fagundes de Castro; e da empresa Castro Barboza Construções Ltda, e seu sócio Leorge de Castro Oliveira.

Juntos, os 13 respondem à ação de improbidade ajuizada pelo MPF em 13 de fevereiro deste ano. São acusados de envolvimento em fraudes que levaram a cinco contratações ilegais pelo município, para o fornecimento de combustível e locação de veículos, entre 2017 e 2019, no valor de pelo menos R$9.259.824,58.

Também foi determinada a suspensão dos contratos eventualmente vigentes entre a prefeitura e as empresas. O bloqueio de R$ 661.416,04 em bens e valores de cada um dos acionados, visa garantir a devolução dos recursos desviados, ao fim do julgamento do processo. O município foi incluído no polo passivo da demanda devido ao pedido de anulação dos contratos, para que fique vinculado aos efeitos jurídicos da sentença.

Os servidores públicos afastados estão proibidos de acessar ou frequentar as dependências da prefeitura municipal de Serra do Ramalho e respectivas secretarias, sob pena de multa pessoal de R$ 70 mil por cada descumprimento.

Segundo as investigações do MPF, desde que assumiu o cargo de prefeito, em 2017, Ítalo Rodrigo propiciou a contratação irregular de empresas controladas por seus ex-funcionários Mário Abreu Filardi e Leorge de Castro, denunciados pelo MPF por associação criminosa em amplo esquema de desvio de recursos públicos nos contratos de transporte escolar de Serra do Ramalho, quando o atual prefeito atuava como empresário.

Leia Mais

Renato Piaba apresenta espetáculo no Codornas, em Itabuna, nesta quinta (12) || Foto Eu na Área
Tempo de leitura: < 1 minuto

O comediante Renato Piaba apresenta o novo projeto “Piaba no Boteco”, em Itabuna, nesta quinta (12), a partir das 20h. O espetáculo será no Restaurante Codornas, na Avenida Princesa Isabel, próximo à Prefeitura, e segue uma tendência em alta no Brasil, construído, conforme o Piaba, nos moldes dos comedy clubs americanos.

Diferentemente de teatros, os shows em bares criam um ambiente totalmente intimista. A plateia e o humorista ficam frente à frente e tudo acontece em uma mesa de bar, com muito riso, bebida e comida.

Piaba observa que o evento é para quem gosta de reunir os amigos e dar boas risadas. “Foi criado com o intuito do artista ficar pertinho do público. Sem ter um palco fixo, o humorista vai passando de mesa em mesa, levando o seu improviso”. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (73) 99114 1240 / 98841 5415 / 73 3211 0775.

ônibus cai em ribanceira e mata dois e deixa 25 feridos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente grave nesta quinta-feira (12), envolvendo um ônibus do transporte interestadual, deixou dezenas de feridos e, pelo menos, duas pessoas mortas na BR-101, no trecho que liga Itamaraju a Teixeira Freitas, no extremo-sul da Bahia. O veículo da empresa Itapemirim caiu em uma ribanceira.

Motorista perdeu o controle do veículo

De acordo com testemunhas, o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo quando trafegava pela Curva do Quiabo. Cerca de 30 passageiros estavam no ônibus. Pelo menos 25 ficaram feridos e dois morreram.

Curva do acidente é uma das mais perigosas da BR-101 na Bahia

Quase que a tragédia seria ainda maior. O veículo ficou a poucos metros de um riacho. Chovia no momento do acidente, o que deixou o trecho ainda mais perigoso.

As vítimas foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas (GBM), além da Polícia Militar. Inicialmente, os feridos foram levados para o Hospital Municipal de Itamaraju. Não há informações sobre o estado de saúde dos passageiros hospitalizados.

Clientes, visitantes e funcionários têm acesso gratuito a serviços em saúde
Tempo de leitura: < 1 minuto

Serviços em saúde e atividades físicas, com acesso gratuito, vão movimentar o Shopping Jequitibá nesta quinta (12) e nos dias 18 e 29 de março na quinta no Projeto Estar Bem. A ação busca alertar os clientes para o benefício dos cuidados com o corpo e a mente.

Hoje (12) e no dia 18, em horários alternados a partir das 10 h, os clientes e visitantes terão serviços gratuitos como teste glicêmico, aferição de pressão, avaliação nutricional, orientação sobre a saúde mental, exame oftalmológico para medir a pressão intraocular, massagens e designer de sobrancelha. Os serviços são uma parceria do shopping com a Drogaria Velanes, Fiolaser, Day Horc, Barra de Access e Faculdade Unime.

ATIVIDADES FÍSICAS

Ainda hoje (12), a partir das 18 h, a academia Smart Fit fará aulões de zumba, fitdance e alongamento. No dia (29), domingo, pela manhã, às 9h30min, encerra o Projeto Estar Bem com um grande aulão no estacionamento da entrada principal do Shopping.

Governador da Bahia e presidente da AL-BA denunciam perseguição à Bahia || Foto Carlos Prates
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal (PP), e o governador Rui Costa (PT), participaram na quarta-feira (11) de audiência no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. Eles foram cobrar medidas para que o Governo Federal cumpra a lei na destinação de recursos para o programa Bolsa Família nos estados das regiões Norte e Nordeste.

Durante o encontro, o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Bahia, Rui Costa, relatou ao presidente do TCU, ministro José Múcio Monteiro, que, em janeiro, o Governo Federal destinou apenas 3% dos novos benefícios do Bolsa Família ao Nordeste, região que concentra 36,8% das famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Já as regiões Sul e Sudeste receberam 75% das novas concessões do programa.

O deputado Nelson Leal criticou a falta de equidade na distribuição dos recursos do Bolsa Família, como preconiza as regras do programa, e comentou que os cortes de famílias baianas e a distorção nos números de novas concessões denotam perseguição e injustiça com a região Nordeste, especialmente à Bahia.

“Os critérios adotados pelo Governo Federal na distribuição do benefício entre as federações, carecem de razoabilidade, além de violentar o regramento do programa. Não seria exagero os governadores do Nordeste falarem de perseguição à região. Sem contar da completa ausência do caráter de justiça. Como um programa federal criado para corrigir injustiças sociais pode discriminar a região historicamente mais desfavorecida na distribuição de renda do país ?”, questiona o presidente da ALBA.

CRISE ECONÔMICA MUNDIAL

Nelson Leal destacou que nesse contexto de crise econômica mundial, com forte impacto na economia brasileira, e a ameaça do coronavírus, que somente recrudesce os problemas, é o momento que requer muita maturidade do Palácio do Planalto.

“Com esta crise do petróleo, o coronavírus e a instabilidade institucional que enfrentamos, o Brasil precisa mais do que nunca de maturidade do Governo de Brasília e pacificação. Tenho confiança de que o TCU saberá corrigir as distorções na aplicação do Bolsa Família, essencial para a justiça social do país”, disse Nelson Leal.  O presidente do Consórcio Amazônia Legal e governador do Amapá, Waldez Góes, e o secretário-geral do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, também estiveram na reunião.

Presidente do TCU informou que vai fazer uma diligência para averiguar os critérios usados pelo Governo Federal para inclusão e exclusão de beneficiários no programa. Disse que o TCU vai verificar se houve direcionamentos indevidos na destinação dos recursos.

O somatório das novas concessões realizadas para todos os estados do Nordeste é de apenas 3.035 famílias. Desse total, a Bahia foi contemplada com apenas 1.123 novas concessões e 59.484 famílias tiveram seus benefícios cancelados, de janeiro 2019 a janeiro 2020.

“O regramento do Bolsa Família fala em prioridade para os mais pobres e na equidade entre Estados e Municípios, e tem havido, nos últimos meses, uma distorção absurda, seja no cadastro de novos habilitados do programa, seja na retirada de habilitados. Só a Bahia teve, ao longo dos últimos meses, 59 mil pessoas retiradas, sem explicação devida. Assim como teve também o menor número de acréscimos ao programa”, declarou, Rui Costa.

Governador destacou, ainda, que o Bolsa Família foi criado para atender, prioritariamente, pessoas mais necessitadas. “O que não pode acontecer é uma região incluir 20 vezes mais que outra. Ou seja, região que tem o menor número de pobres está incluindo 20 vezes mais do que a região que tem mais pobres. Os números saltam aos olhos. Isso é, no mínimo, muito estranho”, salientou.

Itabuna registra terceiro caso de coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Txai Resorts, de Itacaré, emitiu nota na qual confirma a realização de um casamento, no último final de semana, em que havia um hóspede infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). O homem tem 26 anos, é de São Paulo, e passa bem, segundo o hotel de luxo situado numa das margens da BA-001, entre Itacaré e Serra Grande (Uruçuca).

A doença foi diagnosticada por meio de exame nesta quarta (11), após o hóspede apresentar sintomas leves do Covid-19, ainda no domingo (8), como coriza e febre, pouco antes de deixar o hotel.”Agora, passa bem e já está em casa, em São Paulo, sem sintomas”, sustenta o hotel em nota. “Até o presente momento, apenas esse hóspede (convidado do casamento) foi diagnosticado com o vírus”, reforça.

O paciente apresentou os sintomas da doença, confirmada após exames. De acordo com a nota do hotel, ele esteve em Aspen, no Colorado, Estados Unidos, e participou de um casamento para o qual foram convidadas 500 pessoas, 120 das quais hospedadas no Txai.

Ainda de acordo com o hotel, os funcionários não apresentam o sintomas. O pedido é para que se algum dos hóspedes apresentar sintomas do Covid-19 informar ao empreendimento.

Clique aqui e confira a íntegra da nota