Médico sanitarista Humberto Barreto profere palestra e tira dúvidas sobre coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O médico sanitarista Humberto Barreto participará de sessão na Câmara de Vereadores de Buerarema, nesta terça (17), a partir das 19h, para falar sobre o novo coronavírus (Covid-19). A palestra será transmitida pela internet e o médico, que é mestre em Saúde Coletiva e especialista em Hansenologia, vai tirar dúvidas da população. As perguntas poderão ser enviadas por meio de redes sociais (veja abaixo).

A Covid-19 já tem mais de 200 casos confirmados no país, dos quais 10 na Bahia. O presidente da Câmara de Buerarema, Elinho Almeida, sugere que a comunidade acompanhe a sessão pelas redes sociais da Câmara, no Facebook e no Instagram. As dúvidas poderão ser enviadas pelas redes sociais no momento da palestra, de acordo com ele.

Carregamento de cocaína é apreendo pela PRF
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, nesta segunda-feira (16), mais de uma tonelada de cocaína dentro de bolsas escondidas no meio de uma carga transportada por um caminhão baú. De acordo com a PRF, o carregamento seria entregue em Itabuna, no sul da Bahia. A apreensão ocorreu no Km 637 da rodovia Fernão Dias (BR-381), em Santo Antônio do Amparo (MG).

O carregamento da droga foi descoberto durante um procedimento de fiscalização no pátio de um posto de combustíveis. Os agentes da PRF lotados em Perdões, em Minas Gerais, desconfiaram da situação de dois veículos com placas de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, que faziam o pernoite no local, e decidiram fazer a abordagem.

Nada foi encontrado no veículo de passeio, mas a surpresa estava na carreta. A droga estava no meio de luvas para procedimentos cirúrgicos. Os 1.120 tabletes de cocaína estavam escondidos dentro de 34 bolsas de viagem, com peso total de 1.120 quilos.

Os dois motoristas foram detidos e confessaram estar juntos porque o automóvel fazia a escolta da carreta com intuito de informar sobre possíveis ações policiais no decorrer da viagem, que começou no interior de Santa Catarina e terminaria em Itabuna, segundo a PRF.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A pulverização de notícias inverídicas e de números inexistentes é um desserviço à população. Em tempo de histeria virtual, priorizemos a nossa saúde mental!

Manuela Berbert || manuelaberbert@yahoo.com.br

Uma população curiosa, agoniada, com um celular nas mãos e inúmeras fontes de notícias e opiniões à disposição. Uma população que compartilha o que vê sem observar a fonte, sem checar a veracidade dos números. Sem certeza de tudo o que está acontecendo, mas lotando os grupos de whatsapp de amigos e familiares de informação, na tentativa vã de contribuir com o todo. Uma histeria virtual, um caos mental.

Um país que já apresenta uma desigualdade social absurda, taxa de desemprego alta, educação e saúde precárias. Um país que já não atende às demandas básicas do seu próprio povo. “Fiquem em casa”, dizem alguns. “Mas o próprio presidente estava nas ruas abraçando as pessoas”, retrucam outros. “Se isolem! Não vão trabalhar, nem estudar!”, alardeiam alguns. “Não posso perder meu emprego”, respondem outros. Ansiedade e instabilidade emocional nas alturas. Sistema imunológico no pé.

Nem é preciso ser profissional de saúde para identificar que esse desespero relativo à expansão, causas e possíveis sequelas da popularmente conhecida coronavírus trará imensas e intensas consequências à nossa população. De um lado, é realmente inegável a preocupante pandemia mundial. De outro, é sabido que as medidas relacionadas à prevenção e contenção, quando tomadas mais cedo, mais eficazes se tornam. Mas a pulverização de notícias inverídicas e de números inexistentes é um desserviço à população. Em tempo de histeria virtual, priorizemos a nossa saúde mental!

Manuela Berbert é publicitária.

Buraco gera prejuízos no bairro Conceição
Tempo de leitura: < 1 minuto

Donos de veículos e moradores do início da Rua José Bonifácio, no Conceição, sofrem há uma semana com um buraco aberto pelas chuvas, que derrubaram galeria da rede de esgotamento sanitário. Por falta de sinalização adequada, somente no último final de semana, três veículos caíram no buraco.

Moradores tiveram que ajudar os motoristas prejudicados. A Emasa, avisada, até enviou uma equipe ao local, mas não conseguiu solucionar o problema.  O pessoal de campo ficou de voltar. Enquanto isso…

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), juntamente com o programa FazAtleta e a Litoral Esporte, informam o cancelamento da 5ª etapa do Projeto Verão Costa a Costa, em Maraú. As atividades desta etapa estavam programadas para os dias 21 e 22, em Barra Grande, distrito do município do baixo-sul baiano.

A medida foi tomada em concordância com as orientações do Ministério da Saúde, que, após declaração do estado de pandemia para o novo coronavírus (Covid-19), feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendou o cancelamento de grandes eventos para evitar aglomerações de pessoas. Nesta segunda (16), a Bahia confirmou o décimo caso de paciente com o Covid-19 (reveja aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por causa do avanço do coronavírus no Brasil, a rede de faculdades UniFTC informou, há pouco, a suspensão das aulas dos cursos de graduação, pós-graduação e demais atividades acadêmicas presenciais em todas as unidades, a partir da próxima quarta-feira (18). A medida valerá enquanto durar a situação de emergência instaurada por conta do coronavírus. O comunicado completo destinado aos alunos está disponível no portal da instituição (veja aqui).

A UniFTC ressalta não ter havido nenhum caso de infecção diagnosticado entre alunos e colaboradores. “A pausa nas atividades é uma medida preventiva e visa sobretudo a segurança e a saúde de todo nosso público interno e seus contatos. Por isso, pedimos a todos que sigam as orientações médicas e evitem o contato social, exceto em casos de necessidade, para que possamos controlar a expansão do coronavírus nesse momento”.

“Um comitê, formado por profissionais de Saúde e de Tecnologia e por Educadores, especialmente para lidar com as questões relativas à pandemia, já está viabilizando uma forma para que possamos continuar movimentando nosso conhecimento remotamente”, reforça a instituição em nota. “Os alunos receberão todas as informações sobre as aulas remotas através de nossos canais de atendimento”.

Rui Costa, governador da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Rui Costa anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), uma série de medidas para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia. As ações serão publicadas em decreto na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (17). O decreto suspende as aulas, por 30 dias, na rede estadual de ensino em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro, municípios que registraram casos de coronavírus. A suspensão vale já nesta terça.

“Ao longo da semana, iremos monitorar a situação em outras cidades e esta medida poderá ser ampliada. Continuaremos a agir com responsabilidade e serenidade para conter e garantir assistência à saúde pública aos baianos e baianas”, destacou Rui. Ainda segundo o governador, os eventos que reúnam mais de 50 pessoas em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro estão suspensos, sejam de cunho religioso, político ou cultural.

Rui ainda determinou a higienização especial para todos os transportes públicos na Bahia. “A medida irá valer para o transporte municipal de cada cidade, intermunicipal, interestadual e mesmo para todos os transportes escolares, sejam eles privados ou públicos feitos pelas prefeituras”.Leia Mais

Bahia registra mais de 3,7 mil casos de coronavírus
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou, nesta segunda-feira (16), o décimo caso do novo coronavírus no estado.  A confirmação veio com a divulgação de resultado de exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). Trata-se de um homem de 43 anos, de Porto Seguro, no extremo-sul do estado, que trabalha na residência de uma das pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 que estavam em uma festa realizada em Itacaré. O paciente relatou contato diário com o caso confirmado e encontra-se assintomático.

Os outros nove casos confirmados são de residentes em Salvador (quatro) e Feira de Santana (cinco). De janeiro até às 17 horas desta segunda-feira (16), a Bahia registrou 587 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Outros 249 foram descartados e 328 aguardam análise laboratorial. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17 horas de terça-feira (17).

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Lacen-BA.

Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, as autoridades sanitárias municipais e estadual vêm sensibilizando a sociedade sobre a importância da higiene regular das mãos. A lei 13.706/2017 determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.

IFBA abre vagas em curso técnico para a unidade de Ubaitaba
Tempo de leitura: < 1 minuto

As aulas presenciais no Campus de Ubaitaba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) estão suspensas, até segunda-feira (23), como medida para evitar a proliferação do novo Coronavírus.  Esse prazo deve ser prorrogado.

Hoje, gestores do campus se reúnem com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Ubaitaba. Nesse encontro será decidido se o prazo para a retomada das aulas será estendido. Por enquanto, estão mantidas somente as atividades administrativas.

As aulas também foram suspensas, por sete dias, no campus do IFBA de Valença, no baixo-sul da Bahia.  Os gestores do  campus de Ilhéus ainda estão decidindo quais as medidas preventivas contra o coronavírus serão adotadas.

Já a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em reunião na última sexta-feira, decidiu que, por quanto, as aulas e as atividades administrativas serão mantidas normalmente nos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

A universidade pediu aos professores, servidores técnico- administrativos e estudantes que redobrem os cuidados para evitar o novo coronavírus. A orientação é para que sejam evitadas aglomerações de pessoas em locais fechados e intensificados os hábitos de higiene pessoal,  como lavar as mãos com sabão ou usar álcool gel.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O inquérito que levou à detenção do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho entra em uma nova fase nesta semana, quando procuradores se vão concentrar no que acreditam ser um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a empresária que o convidou a ir ao Paraguai, Dalia López.

Investigadores começarão a analisar arquivos e mensagens no telefone do ex-jogador de clubes como PSG, Barcelona e do Milan e de seu irmão e empresário, Roberto Assis.  Osmar Legal, o principal procurador do caso, disse à Reuters que está investigando um laço entre os irmãos e Dalia López, a empresária que cuidou de sua visita e que os encontrou ao chegarem ao aeroporto de Assunção antes de eles serem detidos.

“Ela poderia estar envolvida em um esquema de lavagem de dinheiro, e isso significa que temos que investigar todas as outras pessoas que se relacionaram com este tipo de crime, inclusive Ronaldinho”, explicou o procurador . “É por isso que mantemos estritamente que ele seja mantido na prisão.”

“Nossa hipótese principal é que eles produziram documentos falsos, que usaram estes documentos [para entrar no Paraguai] e que eventualmente eles seriam usados para algum fim comercial ou investimentos que não eram legais.”

Ronaldinho foi preso com o irmão no dia 6 de março tentando entrar no Paraguai com um passaporte adulterado, apesar de brasileiros não precisarem de passaportes para ingressar no país vizinho. Eles estão presos desde então. Um juiz negou fiança e se recusou a deixá-los em prisão domiciliar, dizendo que existe risco de fuga. Da Agência Brasil.

Adeílson Francisco (à direita) foi encontrado morto.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Populares encontraram na Praia do Cassange,  no domingo (15), em Barra Grande, na Península de Marau, no sul da Bahia,  o corpo do pescador Adeílson Francisco dos Santos de Lima, de 39 anos.  Ele estava desaparecido desde o último dia 9, quando saiu para o mar e não entrou mais em contato com a família.

O homem tinha chegado recentemente de Alagoas e aceitou o convite de um conhecido para pescar camarão em Itacaré.  O corpo Adeílson Francisco foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus e foi reconhecido por familiares.

O parceiro de pesca de Adeílson Francisco e o barco Nanda I, onde os dois estavam,  ainda não foram localizados.  O pescador que segue sumido é conhecido como Thiago Chinês.  A Capitania dos Portos da Bahia segue com as buscas para tentar localizar Thiago.

Salvador ganhará rodoviária moderna
Tempo de leitura: 2 minutos

Quando a nova nova Rodoviária de Salvador ficar pronta, os usuários vão ter acesso a um equipamento com acessibilidade, funcionalidade e conforto, principalmente nas distâncias percorridas dentro do terminal. Dentre os itens levados em consideração para a escolha está o aproveitamento de recursos naturais, a concepção arquitetônica, a mobilidade dos veículos e o padrão de acabamento.

O novo equipamento será implantado em uma área de 125 mil m² as margens da BR-324, em Águas Claras. Também terá uma área total construída de 36 mil m² e estacionamento para mais de 500 veículos, inclusive com vagas para veículos elétricos. O equipamento terá ligação com a estação do Metrô de Águas Claras, com o terminal de transporte de ônibus metropolitano e urbano e, futuramente, com o corredor de BRT, na Avenida 29 de março.

Nova rodoviária vai integrar vários modais de transporte

Com a definição do projeto arquitetônico, as próximas etapas são as apresentações dos projetos básico e executivo. “Sem dúvidas a nova rodoviária será um importante vetor de desenvolvimento econômico para a região. Atualmente, não existe mais espaço para ampliação do atual terminal devido a expansão no entorno da área. Além disso, cerca de 500 veículos deixarão de circular por dia nas imediações do local”, explica o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

A previsão é de que a construção realizada pelo Consórcio Terminal Rodoviário de Salvador tenha início no segundo semestre deste ano e duração de 30 meses. A concessionária continua administrando o atual terminal até que a obra seja totalmente concluída.

O projeto escolhido possui características que atendem aos requisitos necessários à obtenção de certificação internacional (LEED nível Silver). Essa certificação leva em consideração se o empreendimento atende a soluções que reduzam o impacto ambiental, tenha uso racional dos recursos naturais, além de melhoria na qualidade de vida do usuário.

A nova rodoviária terá, por exemplo, estacionamento com 12 vagas para abastecimento alternativo (veículos elétricos); bicicletário; previsão de instalação de placas fotovoltaicas para aproveitamento de energia solar; estação de tratamento de esgotos com reuso de águas tratadas para irrigação de jardins e área específica para armazenamento de resíduos sólidos, separação e armazenagem de recicláveis.

Recadastramento de aposentados e pensionistas é suspenso por causa do Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Superintendência de Previdência (Suprev), unidade vinculada à Secretaria da Administração do Estado (Saeb), suspendeu a partir desta segunda-feira (16) o recadastramento de servidores inativos e pensionistas que aniversariam nos meses de março e abril. A decisão faz parte de uma medida preventiva e temporária a fim de evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19).

O recadastramento está suspenso até a segunda ordem. Assim, inativos e pensionistas, na maioria idosos, não devem se dirigir aos postos com atendimento Ceprev. Idosos acima de 60 anos são mais vulneráveis ao COVID-19 e fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus.

“Também não serão suspensos os pagamento de beneficiários nascidos em janeiro e fevereiro que estão com recadastramento pendente”, explicou a Coordenadora de Controle da Suprev, Silvia Espírito Santo. Mensagens de texto por celular também foram encaminhadas para os beneficiários comunicando a suspensão.

Vereadores Roberto Lima, Paulo Robson, Nabson Góes, Luciano Barbosa e Maria das Graças denunciam Jadson Albano
Tempo de leitura: 2 minutos

Cinco vereadores de oposição em Coaraci denunciaram o prefeito Jadson Albano (PP) por improbidade administrativa ao Ministério Público Estadual (MP-BA). Os opositores afirmam que o gestor vem retendo recursos arrecadados dos servidores públicos, relativos a empréstimos consignados, mas não os repassa aos bancos.

Os servidores recebem o salário já com o desconto relativo ao empréstimo consignado, mas a Prefeitura não faz o repasse dos valores aos bancos. Os fatos violam os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade, sustentam os vereadores, que contam com a assessoria dos advogados Wagner Ayres e Esmeraldo Almeida.

Os advogados disseram ao PIMENTA que não há como mensurar o valor total descontado pela Prefeitura no salário dos servidores, mas o município não efetua o repasse dos consignados aos bancos desde agosto do ano passado. O não repasse, além de crime de improbidade, também gera prejuízos aos servidores, pois as instituições financeiras ameaçam ou negativam com a justificativa de inadimplência relativa aos empréstimos.

Jadson: desconta dos servidores e não repassa consignado aos bancos
Numa entrevista, o secretário de Finanças de Coaraci, Leonardo Duarte, disse que não estava repassando os recursos dos consignados aos bancos, porque usava o dinheiro como receita da prefeitura. “Não há dúvidas, portanto, de que o réu emprega temerário método de gerenciamento dos recursos sob a responsabilidade do Município de Coaraci”, denunciam os vereadores. O funcionalismo também está impedido de obter novos empréstimos devido à estratégia usada pelo gestor. O site não conseguiu falar com o prefeito nem com o secretário de Finanças.
Marcelo Nilo é escolhido para o posto de coordenador da bancada baiana no Congresso
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal baiano Marcelo Nilo (PSB) sugeriu, neste final de semana, que o Brasil entre imediatamente em um isolamento de 14 dias para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no país. O parlamentar pediu que o governo federal antecipe os feriados de 2020 e crie duas semanas de quarentena.

– Com certeza iríamos reduzir o risco de contaminação. O Covid-19 tem potencial alto de contágio e muito em breve pode atingir 30% da população. A antecipação dos feriados pode trazer prejuízos imediatos ao país, mas posteriormente vai evitar os prejuízos de termos que controlar a doença – falou Nilo.

O deputado federal participou de uma reunião com o Ministério da Saúde e outros deputados, de onde saiu bastante preocupado com o surto da doença. “Temos um funcionário da Câmara contaminado. Se pegar em um deputado, fecha a Câmara. Se pegar em um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), fecha o STF. O melhor que podemos fazer é colocar o país logo em quarentena para diminuir a possibilidade de contágio da população”, defendeu.

“O assunto é gravíssimo e a projeção de crescimento da doença é enorme”, completou o deputado. A Bahia possuía, até o final da tarde deste domingo (15), 9 casos confirmados de Covid-19.