UniFTC adota colação de grau drive thru durante pandemia da covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

A UniFTC Itabuna resolveu adotar a colação de grau rápida, no estilo drive thru, em tempos de pandemia da covid-19. A entrega dos “canudos” de conclusão do ensino superior é feita de forma individual e o formando recebe o certificado dentro do carro. Por causa do novo coronavírus, nada das tradicionais festas para os concluintes das turmas 2019.2.

A iniciativa, que vem sendo adotada por diversas IES em várias regiões do País, começou no último dia 7 e teve sequência nesta quinta (14) no Campus 1 da Faculdade, com a colação de grau para os concluintes dos cursos da área de Exatas – Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Sistemas de Informação – e da Saúde – Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Para participar do rito, além de estar de dentro do carro, o graduando deve cumprir algumas regras de segurança para evitar o risco de transmissão da Covid-19, como utilizar máscara facial e portar sua própria caneta esferográfica para assinatura da Ata.

MAIS DE 60 FORMANDOS ADEREM

Para a formanda em Nutrição Gilnara Silva de Oliveira, a solução encontrada pela UniFTC foi muito boa para os graduandos, evitando o risco de perder oportunidades de emprego, por falta do certificado de conclusão ou do diploma. “Eu, por exemplo, que já estou com emprego previsto, vou poder dar entrada no meu CRN [registro no conselho da categoria] e atuar na mesma área que estou me graduando agora”, frisou. Nos dois primeiros dias de colação de grau no método ‘drive thru’, 64 formandos compareceram para o ato.

Já o graduando de Fisioterapia Uanderson da Silva Santos apontou a expectativa de receber logo o certificado como algo que estava inquietando os formandos. “Estávamos sem saber como e quando poderíamos colar grau. Esta fórmula adotada pela Faculdade foi muito importante porque, ao adiantar este processo, nos deixa mais tranquilos e seguros para futuras oportunidades no mercado de trabalho”, argumentou o formando.

A assessora acadêmica da UniFTC de Itabuna, Ana Lúcia Bomfim Lima, ressalta que todas as normas de segurança estão sendo adotadas por parte do reduzido número de colaboradores envolvidos na ação, a exemplo de utilização de máscaras, protetores faciais, luvas e álcool em gel.

A colação de grau individual no sistema drive thru foi adotada por causa da expressiva demanda registrada pelos graduandos, desde que o distanciamento social foi determinado por gestores públicos, organizações e autoridades de saúde. De acordo com o cronograma da Secretaria Acadêmica, na próxima quinta-feira (21), a colação de grau drive thru será para os graduandos da área de Administração e de Direito.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.