Camacan registra o terceiro óbito pela Covid-19. Foto Jornal O Tempo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Camacan confirmou, nesta quarta-feira (3), a terceira morte causada pelo novo coronavírus no município.  Os detalhes sobre a pessoa que não resistiu à doença devem ser divulgados no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Camacan atingiu, nesta quarta, 101 casos confirmados da doença. Desde o início da pandemia, foram notificados 609 casos suspeitos, dos quais 422 foram descartados. Hoje,  três pessoas  estão internadas e seis aguardam o resultado de exames pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia. Do total de infectados, 48 estão recuperados.

Comércio de Ilhéus nesta quarta-feira, na reabertura na pandemia || Foto Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público Estadual (MP-BA) requereu à Justiça que determine o fechamento dos estabelecimentos e a suspensão de todas as atividades comerciais não essenciais de Ilhéus. A ação contra a reabertura do comércio foi ajuizada pelo MP baiano nesta quarta (3), tendo como autor o promotor de Justiça Pedro Nogueira Coelho, que solicita decisão liminar que suspenda os efeitos do decreto do prefeito Mário Alexandre (Marão).

Conforme a ação, a reabertura deve estar condicionada a cenário epidemiológico favorável, com disponibilidade regular dos leitos de UTI existentes no município, estabilização do número de casos ativos, diminuição da taxa de letalidade do coronavírus, redução contínua da taxa de infecção diária e aumento do índice de isolamento social local. Segundo o promotor, os dados sobre pandemia em Ilhéus mostram que o cenário segue desfavorável, ao contrário do que alega estudo técnico apresentado pelo governo municipal para fundamentar o decreto.

Segundo dados apresentados na ação, coletados dos últimos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a taxa de ocupação dos 31 leitos de UTI para Covid-19 permaneceu em 100% em quase todos os dias entre o período de 21 de maio a 2 de junho de 2020, com exceção do dia 31, quando 27 leitos estavam ocupados.

Porém, no boletim de ontem (2), foram registrados cinco novos óbitos nas últimas 24 horas, chegando a um total de 34 mortes por coronavírus em Ilhéus, número menor apenas que Salvador e Itabuna. “Circunstância essa que, de plano, desperta dúvida se tais óbitos teriam sido causados justamente pela inacessibilidade aos leitos de UTI, diante da máxima lotação acima citada”, afirmou o promotor.

ALTA TAXA DE MORTALIDADE

Pedro Nogueira destacou também que a taxa de letalidade em Ilhéus é 5,3%, uma das cinco maiores do estado. Na semana entre 26 de maio e 2 de junho, o número de casos diários cresceu em mais de 5%, com 163 novos casos confirmados, depois de ter havido redução nas semanas anteriores de maio.

– Tais dados mostram que na última semana do mês ocorreu uma verdadeira explosão em tal curva de crescimento, evidenciando de forma indiscutível que o município está no pico da epidemia com clara tendência de piora no seu cenário epidemiológico.

O promotor de Justiça apontou ainda que a taxa de isolamento, segundo o próprio estudo apresentado pelo município, esteve sempre abaixo de 50% entre os dias 21 e 26 de maio, com exceção do dia 24, quando atingiu 53,8%. “A taxa mínima de isolamento social aceitável deve estar acima de 50% e a desejável para conter a disseminação do vírus seria de 70% (setenta por cento)”, pontuou.

Segundo o promotor, análise gráfica elaborada pelo físico Zolacir Trindade de Oliveira Junior, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), aponta que Ilhéus atravessa fase exponencial no número de casos de infecção por Covid-19. Para a promotoria, o gráfico ressalta o equívoco do estudo apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de infectados pelo novo coronavírus em Jequié disparou em um mês. No dia 3 de maio eram 68 casos confirmados de Covid-19. Nesta quarta-feira (3), chegou a marca de 440 pessoas contaminadas pela doença no município do sudoeste baiano. Nos últimos 30 dias foram contabilizados 362 casos novos.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 3 de maio eram 333 notificações, com 212 descartados e 25 esperando resultado de exames.  Naquela data, o município tinha 15 pessoas recuperadas e uma morte. Eram 640 pessoas com sintomas da doença em quarentena.

Nesta quarta-feira, o número de pessoas em quarentena chegou a 1.533, com 662 casos da doença descartados. 23 pessoas esperam o resultado de exame e 157 estão curadas da doença. Hoje, são 16 mortos em Jequié, dois a mais que ontem. Mesmo com o número de casos subindo rapidamente, a prefeitura e os empresários discutem a reabertura do comércio, o que deve ocorrer na próxima semana.

Itabuna registra aumento nos casos de Covid-19 .
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em Itabuna, subiu para 43 o número de mortes provocadas pelo novo coronavírus, sendo que cinco óbitos ocorreram em domicílio. Ontem, eram 39 pessoas que não resistiram à doença. Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 33 casos de Covid-19 e o município atingiu a marca de 1.033 infectados.

São aguardado resultados de exames de 159 moradores e outros 411 que apresentam os sintomas da doença esperam a coleta de material. Até o momento, são 3.997 casos notificados da Covid-19, com 2.754 descartados. Existem 1.560 pessoas em monitoramento.

Além disso, Itabuna tem 300 recuperados. O município conta com 58 leitos clínicos, dos quais 20 estão ocupados. São 18 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluído os pediátricos. Existem 12 ocupados. Os dados foram divulgados há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ilhéus tem mais de 3,2 mil casos de cura da covid-19, segundo a Sesau
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus, que reabriu o comércio neste quarta-feira (3), tem 591 casos de novo coronavírus e 35 mortes. Um óbito a mais que ontem. O município registra 31 pessoas internadas em estado grave em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Hoje, são 121 pessoas aguardando resultado de exames do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) e outras 350 com sintomas do novo coronavírus são monitoradas pela Vigilância Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Ilhéus. O município registra 378 recuperados da doença.

Desembargadora suspende festas em Porto Seguro
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro informou, nesta quarta-feira (3), que todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicos para pacientes infectados pelo novo coronavírus estão ocupados.  O município do extremo-sul da Bahia conta com 10 leitos exclusivos para pacientes Covid-19. Hoje, só há vagas em leitos clínicos, que são destinados a pacientes em situação menos graves.

Porto Seguro tem 139 casos do novo coronavírus confirmados, com 78 pessoas aguardando resultado de exames. As localidades com mais infectados são Orla Norte (19), Cambolo (18) e Agrovila (17).  O município contabiliza 45 pessoas que conseguiram se recuperar da doença.

IF Baiano em Valença abre seleção para 30 vagas em pós
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia Baiano (IF Faiano) lançou edital de seleção com 30 vagas no curso de pós-graduação em Meio Ambiente e Agroecologia no campus Valença, no baixo-sul do estado. As inscrições são gratuitas e acontecerão de 3 a 21 de agosto, exclusivamente pela internet.

O processo de seleção será em duas etapas: homologação das inscrições, de caráter eliminatório, e avaliação de currículo lattes, de caráter classificatório. Só serão homologadas as inscrições com documentação completa. O currículo lattes será avaliado conforme o barema detalhado em edital e a experiência profissional na área ambiental, agrária ou agroecológica é o critério com maior peso do barema.

O curso tem como objetivo  a qualificação de profissionais, conferindo competências para a avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas socioeconômicos e ambientais. A carga horária do curso é de 360 horas, em formato presencial, com encontros quinzenais na cidade Valença. Os interessados podem consultar o edital com informações detalhadas e os anexos na página Concursos e Seleções.

Tempo de leitura: 4 minutos

Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 1.021 novos casos de coronavírus em todo o estado e atinge total de 22.451 infectados pela doença desde o início da pandemia. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que confirmou total de 762 óbitos pela covid-19.

Há 13.866 casos ativos da doença, levando-se em conta os 7.823 recuperados até agora e o total de óbitos. Dos mais de 22,4 mil infectados, 3.240 são profissionais de saúde até as 17h desta quarta (3).

Os casos confirmados ocorreram em 315 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (60,68%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes Uruçuca (5.848,24), Ipiaú (5.036,64), Itabuna (4.718,07), Salvador (4.622,70) e Itajuípe (4.245,77).

CLIQUE E CONFIRA OS DADOS POR MUNICÍPIO

LEITOS DE UTI

A Bahia se aproximou de 70% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta quarta (3). Dos 791 leitos de UTI exclusivos para pacientes covid-19, 544 possuem pacientes internados, representando 69% de ocupação. No total, são 1.853 leitos, com 56% de ocupação.

ÓBITOS

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 762 mortes pelo novo coronavírus. Dos 26 óbitos registrados hoje, há vítimas de municípios do extremo-sul, além de Salvador e Lauro de Freitas. Confira no “leia mais” todos os históricos das vítimas. Os óbitos ocorrem em um espaço de tempo superior a 20 dias.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vinte novos leitos de UTI no Hospital de Base de Itabuna começam a funcionar ainda nesta quarta (3), após a chegada de 15 respiradores adquiridos pelo Governo do Estado e equipamentos para garantir a implantação definitiva de outros cinco leitos que já contavam com os aparelhos de ventilação. Outros 38 leitos clínicos já estão funcionando no hospital para receber e estabilizar pacientes com sintomas mais leves da doença.

“Acabamos de entregar os equipamentos e, ainda nessa quarta-feira (3), a prefeitura vai poder abrir 20 novos leitos de UTI para ampliar a oferta de atendimento para Itabuna e região. Duas pessoas podem usar um respirador durante um mês e isso pode significar a preservação de, pelo menos, 30 vidas. Estamos lutando no esforço de garantir que todos os baianos que precisem não fiquem sem atendimento”, afirma o secretário da saúde do estado, Fábio Vilas-Boas.

Para o diretor da unidade, Eduardo Kowalski, os respiradores são essenciais para o tratamento da covid-19. “Os equipamentos nos permitirão atender pacientes com problemas respiratórios graves causados pela doença, o que é fundamental para nossa região que registra um número alto de infectados. É uma garantia de que vamos poder atender muito mais pessoas. Estamos operando com uma equipe especializada formada para o atendimento dos pacientes, com médicos e enfermeiros que estão lidando exclusivamente com a doença”.

Além dos leitos clínicos e de UTI no Hospital de Base, em Itabuna estão sendo oferecidos 40 leitos no Hospital Calixto Midlej e 13 leitos pediátricos no Hospital Manoel Novaes. O município atende pacientes de várias regiões da Bahia.

O incidente ocorreu na Avenida Ubaitaba
Tempo de leitura: 2 minutos

Um policial militar agrediu um homem e atirou para cima, depois que a vítima pediu que o PM tirasse o carro da porta da garagem de um imóvel em Ilhéus, no sul da Bahia. A assessoria da Polícia Militar disse que foi informada sobre o caso, mas não confirmou os detalhes.

Segundo a esposa da vítima, ela e o marido chegavam de carro na casa do sogro, no último domingo (31), quando perceberam que um veículo empatava o acesso à garagem do imóvel, na Avenida Ubaitaba. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

O homem então desceu do carro e pediu ao PM, que estava no veículo que dificultava a passagem, que chegasse o carro um pouco para trás. O policial é morador do local.
“Ele pediu a primeira, a segunda e a terceira vez para o policial tirar o carro. Mas ele não tirou”, revelou a mulher.

Ela contou que, para não ter confusão, decidiu colocar o carro em outro ponto da rua, sem precisar entrar na garagem.

“Para não ter confusão, pedi para ele colocar o carro mais na frente, e depois colocava na garagem. Quando a gente desceu do carro, ele já deu um tapa. O pai dele entrou na frente, para saber o que aconteceu. Então, o policial puxou a arma, deu um tiro para cima. Atingiu a parede da casa da vizinha”, falou a mulher.

Apesar do susto não houve feridos. Por meio de nota, a PM disse que agentes da 68ª CIPM foram acionados pelo Cicom para atender a uma ocorrência envolvendo um policial militar na avenida Ubaitaba, em Ilhéus.

A guarnição foi até o local e constatou o fato, quando o policial disse ter ocorrido uma discussão com um homem. Na ocasião, o militar foi orientado a registrar o fato na delegacia. Do G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os setores de Serviço Social e Psicologia do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizam ações integradas para acolher familiares e pacientes também da Unidade Covid-19. Esse atendimento especial busca assegurar acolhimento humanizado durante a pandemia.

Profissionais dessas duas áreas se uniram para fortalecer suas atividades de assistência social e orientação psicológica, em um momento delicado. O paciente acometido pela Covid-19, internado na ala específica para tratamento da doença, não pode receber visitas presenciais de parentes e amigos.

Por esse motivo, o acolhimento diferenciado ocorre desde o primeiro momento, com a entrada do paciente. Assistentes sociais e psicólogos fazem vistas diárias aos pacientes para amenizar as dores emocionais e sociais causadas pelo distanciamento entre os pacientes e suas famílias.

Toda essa atividade integrada visa melhorar a relação paciente, família e unidade hospitalar para que se torne mais harmônica, ajudando na recuperação do enfermo.

De acordo com Maria das Graças dos Santos Souza, assistente social do HRCC, no momento de visitas no leito, ocorre o diálogo e transmissão de recados dos familiares para os pacientes. “Dessa forma, a gente consegue amenizar a angústia causada por esse distanciamento. Precisamos ser os mediadores desse diálogo, os interlocutores entre a família e o paciente, assim, as famílias se sentirão mais acolhidas”, destacou.

A assistente social sinaliza que a ideia é a humanização e o acolhimento mais amplos aos familiares e pacientes durante o internamento. “A família recebe informações sobre as normas internas da unidade. Como é esse processo de contato, com o hospital e a família, como passamos as informações sobre o paciente, pelas equipes de Psicologia e Serviço Social, atendendo necessidades dos pacientes e seus familiares”, relatou

Vacina contra a covid-19 da AstraZeneca será produzida na Argentina e México || Reprodução Veja
Tempo de leitura: < 1 minuto

A vacina para Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, será testada em brasileiros. A análise terá apoio do Ministério da Saúde e começa ainda neste mês. Serão 2.000 voluntários ao todo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Brasil fará parte do plano global de desenvolvimento da vacina e é o primeiro país, fora o Reino Unido, a ter acesso ao antídoto.

O procedimento foi aprovado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na noite da última terça-feira, 2. Em São Paulo, os estudos serão comandados pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A infraestrutura médica e de equipamentos será financiada pela Fundação Lemann. Confira mais na Veja.

Comércio de Itabuna não abre na próxima segunda-feira (18)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público Estadual (MP-BA) quer esclarecimentos da Prefeitura de Itabuna quanto à decisão do prefeito Fernando Gomes de flexibilizar as regras de isolamento e autorizar a reabertura do comércio local na próxima segunda (8). No final da tarde desta terça (2), promotores de Justiça itabunenses enviaram ofício ao chefe do Executivo solicitando informações acerca dos estudos técnicos que embasaram as mudanças das normas.

O ofício se encontra nas mãos do procurador do município Luiz Carlos Guarnieri, que está preparando uma resposta. Na manhã desta quarta-feira (3), está prevista, na Prefeitura, mais uma reunião, do prefeito Fernando Gomes com as lideranças empresariais itabunenses, para discutir a reabertura do comércio. Amanhã (4) está prevista uma reunião dos membros do Ministério Público com o prefeito, secretários e representantes da comunidade. Com informações do Blog do Bené.

Estande para a ação emergencial foi montado na praça do bairro de Fátima
Tempo de leitura: < 1 minuto

Bairro que concentra mais de 10% dos casos do novo coronavírus (Covid-19) em Itabuna, o Fátima é alvo de ação emergencial contra o avanço da doença na manhã desta quarta-feira (3). Cerca de 200 funcionários do município, além de policiais militares e bombeiros, estão fazendo visitas aos domicílios para detectar moradores que apresentem sintomas da Covid-19 e estes serem submetidos a testagem rápida e atendimento médico.

O atendimento médico está sendo prestado em consultórios em estande montado na praça do bairro, próximo à igreja católica. O bairro responde por mais de 100 dos 1.000 casos de covid-19 registrados em Itabuna até a noite de ontem (2).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a aplicação de teste rápido nos moradores do Fátima é feita “obedecendo os critérios para a testagem”. A ação começou nas primeiras horas desta quarta e envolve secretarias municipais de Saúde, de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, e de Segurança e Transporte e Trânsito, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 20 bairros e condomínios residenciais da zona sul de Ilhéus terão o abastecimento de água interrompidos nesta quinta (4), informou a Empresa Baiano de Águas e Saneamento (Embasa). De acordo com a nota, a suspensão ocorrerá para que equipes façam a limpeza e a desinfecção periódica dos reservatórios de água tratada do Pontal.

A previsão é de que a manutenção seja concluída ao final da tarde e o sistema de abastecimento volte a operar amanhã à noite e seja regularizado 24 horas depois. A orientação da Embasa é que usuários adotem medidas de economia de água e mantenham reservatórios de água compatíveis.

O aviso ocorre 24h antes da suspensão, o que prejudica, aproximadamente, 80 mil moradores de Ilhéus em período de pandemia do novo coronavírus. A principal recomendação dos órgãos de saúde mundiais é a higienização das mãos, principalmente lavando-as, assim como a higiene e limpeza de ambientes, objetos e produtos antes do consumo.

LOCALIDADES AFETADAS

A Embasa informou os bairros e localidades afetados pela manutenção. Terão o abastecimento interrompido moradores da BA-415, Barreira, Ceplus, Couto, Cururupe, Hernane Sá I e II, Ilhéus II, Jardim Atlântico, Loteamento São Caetano, Mar a Vista, Mar de Ilhéus I, Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Pérola do Mar e Pontal. A suspensão também atinge Parque Olivença, Praia Dourada, Rodovia Ilhéus-Olivença, Santo Antônio de Pádua, São João, Sapetinga, Sol e Mar I e II, Urbis.