Neta e Marcos não resistiram a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar no sul da Bahia perdeu para o novo coronavírus dois dos seus integrantes nas últimas 24 horas. Uma das vítimas foi a cabo Rachel Maria da Silva Neta, de 45 anos. Ela faleceu na tarde desta sexta-feira (24).

Casada e com dois filhos, Rachel Maria ingressou na Polícia Militar há mais de 20 anos. Lotada no 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), em Ilhéus, a policial foi internada, no início da semana, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Ilhéus, onde faleceu nesta sexta.

Colega de corporação de Rachel, Marcos Santos Góis também não resistiu a doença. O soldado da Polícia Militar também estava internado na UTI do Hospital de Ilhéus e morreu na noite de quinta-feira (23). Ele era lotado na 70ª Companhia Independente da Polícia Militar em Ilhéus, para onde foi transferido após anos no 8º Batalhão da PM, em Porto Seguro.

Em estado grave, o soldado da Polícia Militar da Bahia foi internado no início do mês com os sintomas da Covid-19. Morador do bairro Teotônio Vilela, o PM deixa esposa e duas filhas. Ele estava na corporação há nove anos.

Itabuna confirma mais cinco mortes causadas pelo coronavírus|| Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em Itabuna, o número de infectado que estão curados do novo coronavírus passou de 1.986, ontem, para 2.012 nesta sexta-feira (24), conforme boletim epidemiológico divulgado há pouco. O número de pessoas que testaram positivo nas últimas 24 horas foi menor, saltando de 4.566 para 4.615. Um aumento de 49 casos.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Itabuna, desde o início da pandemia foram 15.699 casos suspeitos notificados, sendo que 10.630 descartados, 2.776 em monitoramento e 279 pessoas que apresentaram os sintomas da doença esperando o resultado de exame.

O município tem ainda 2.498 pessoas se recuperando da doença (casos ativos), 53 pacientes estão internados em leitos de enfermaria (clínicos) e 25 em leitos de Unidade de Terapia Intensivos (UTI). Itabuna registrou mais duas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, a quantidade de óbitos causados pelo vírus subiu de 103, ontem, para 105 nesta sexta-feira.

Ilhéus tem 9 leitos de UTI covid-19 disponíveis, segundo a Sesau
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus registrou mais cinco óbitos pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.  A quantidade de pessoas que não resistiram a doença disparou nos últimos dias. Entre domingo (19) e esta sexta-feira (24), por exemplo, foram 24 mortes. No período, o número de óbitos passou de 99 para 123.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) mostram que mais da metade das mortes causadas pela Covid-19 ocorreu neste mês de julho. São 67 pessoas que não resistiram a doença. A média de óbitos foi de 2,8 por dia, segundo os boletins epidemiológicos.

Os dados da Sesau indicam que do início da pandemia, em março, até o dia 1º de julho, Ilhéus contabilizava 56 mortes. O primeiro caso da doença foi confirmado no dia 25 de março e o primeiro óbito ocorreu no dia 9 de abril. O paciente tinha 65 anos e apresentava histórico de pneumopatia crônica.

NÚMERO DE CASOS

O número de infectados passou de 1.476 para 2.735 no período de dia 1º deste mês e esta sexta-feira. Hoje, 741 pacientes que apresentaram os sintomas da doença são monitorados, 63 estão internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 390 pessoas aguardam o resultado de exame e existem 1.808 pessoas curadas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Com os problemas de lentidão na baixa de casos no sistema do Ministério da Saúde, foram registrados 4.409 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +3,2%), 52 óbitos (+1,7%) e 3.671 curados (+3,0%) nas últimas 24 horas na Bahia. Dos 142.767 casos confirmados desde o início da pandemia, 124.533 já são considerados curados, 15.138 encontram-se ativos e 3.096 tiveram óbito confirmado.

Os casos confirmados ocorreram em 408 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (36,52%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.370,06%), Itajuípe (2.972,04), Dário Meira (2.819,79), Almadina (2.580,53) e Ipiaú (2.550,52).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 289.956 casos descartados e 80.266 em investigação até as 17 horas desta sexta-feira (24). Na Bahia, 13.888 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

83% dos infectados pela Covid estão curados em Ipiaú
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em Ipiaú, o percentual de infectados pelo novo coronavírus que estão curados ficou em torno de 83%. De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do total de 1.235 contaminados pelo vírus, 198 estão em recuperação e 14 não resistiram a doença.

Conformem os dados oficiais, o município do sul da Bahia tem 4.511 casos suspeitos notificados, sendo que 3.199 descartados, 187 pessoas com os sintomas da doença em isolamento social, 192 se recuperando (os chamados casos ativos) e cinco internadas em unidades hospitalares no estado, além dos curados.

Com pouco mais de 45 mil habitantes, Ipiaú registrou uma disparada no número de casos de Covid-19 em um mês. O número de infectados passou de 618, no dia 24 de junho, para os atuais 1.235 nesta sexta-feira (24), um aumento de 100%. O número óbitos também quase que dobrou, saltou de oito para 14, no período.

Casal recebe alta médica da unidade Covid
Tempo de leitura: < 1 minuto

A sexta-feira foi de comemoração para mais um casal que recebeu alta médica da enfermaria Covid do Hospital Calixto Midlej Filho. José Augusto Aragão da Silva, de 60 anos, e Maria Eunice de Oliveira Aragão da Silva, de 59, estavam internados há cinco dias com diagnóstico positivo para o novo coronavírus.

O casal, que mora em Itabuna, estava ansioso para retornar para casa. Na saída, José Augusto e Maria Eunice receberam o certificado de etapa vencida e aproveitaram o momento para agradecer o carinho e dedicação dos profissionais da unidade hospitalar e o cuidado diário no período que estiveram internados.

Agora, os pacientes seguem com os cuidados em domicílio e permanecem monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itabuna.

Pesquisadores da Unicamp participam de estudo sobre a Covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

O maior estudo de vigilância genômica da Covid-19 na América Latina foi publicado na quinta-feira (23) na Science, uma das revistas acadêmicas mais prestigiadas do mundo. A pesquisa, focada na dispersão do vírus no Brasil, sequenciou 427 genomas do novo coronavírus de 21 estados brasileiros.

A pesquisa foi realizada em conjunto por 15 instituições brasileiras, entre elas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de instituições britânicas. Entre os resultados, os pesquisadores detectaram mais de 100 introduções distintas do vírus no Brasil.

O professor do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, José Luiz Proença Módena, explica que os dados mostram que houve vários eventos de introdução do vírus no Brasil, mais de 100, principalmente de pessoas que estavam voltando da Europa e dos Estados Unidos.

“A partir dessa introdução maciça, antes dos eventos de contenção e de isolamento social, o vírus se disseminou principalmente em três grandes grupos, que tiveram maior sucesso e que se espalharam no Brasil”, afirma o professor que coordena o Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (LEVE) do IB, cuja equipe participou da pesquisa.

Nos três grandes grupos de vírus preponderantes, que englobaram 76% dos vírus detectados até abril, José Luiz observa que foram identificadas mutações associadas a formas graves da Covid-19. “Todos eles têm uma mutação pontual na proteína spike, que é uma proteína do vírus associada à patogenicidade, com a doença mais grave e com aumento da carga viral”, diz.

Leia Mais

Reformado pelo Estado, Aeroporto de Canavieiras é considerado seguro
Tempo de leitura: 2 minutos

Do A Tarde

A intenção do prefeito de Canavieiras, Clovis Roberto Almeida de Souza (Pros), anunciada nas redes sociais, de transformar a área do aeroporto municipal em um loteamento para três mil famílias, vem provocando muita polêmica no município do Sul do estado.

“Vou lutar para transformar a área do aeroporto de Canavieiras sem nenhuma utilidade há décadas”, disse o prefeito, conhecido como Dr. Almeida. De acordo com ele, por estar localizado no centro da cidade, o equipamento oferece risco para os moradores caso estivesse em funcionamento.

O aeroporto já foi reformado pelo governo da Bahia, atendendo a gestões do ex-prefeito Almir Melo, morto mês passado. O ex-prefeito negociou com empresas aéreas regionais para que operassem no aeroporto, com aeronaves de até 70 passageiros.

“PROPOSTA É POLITICAGEM”, AFIRMA ALMIR MELO JR.

Para Almir Jr., prefeito deveria fortalecer o turismo com atração de empresas de aviação

Um dos insatisfeitos com a intenção de Dr. Almeida é Almir Melo Jr, filho do ex prefeito. Para ele, que atualmente é presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador, o atual gestor deveria ter outras preocupações.

“O prefeito deveria trazer uma operadora para cidade, que fortalecesse o turismo. Ele está preocupado em fazer politicagem, de criar um bairro em cima do aeroporto, que está homologado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Isso é um absurdo”, afirmou.

Almir Melo Jr. argumenta que Canavieiras tem outras áreas que poderiam virar bairro. “A população merece ter o loteamento, mas de uma maneira que não destrua um patrimônio que o Estado gastou muito dinheiro, que houve um empenho na gestão passada do ex-prefeito Almir Melo, pra que se fizesse o muro e trouxesse segurança para esse aeroporto”, acrescentou.

JOGADA DE MARKETING EM ANO ELEITORAL

Walmir diz que ideia de Dr. Almeida é eleitoreira

Segundo o jornalista e advogado Walmir Rosário, o aeroporto é considerado um dos mais seguros, já que possui pista extensa e as correntes de vento favorecem as operações.

Ele observou ainda que, atualmente, Canavieiras tem cerca de cinco mil imóveis residenciais. Portanto, para Walmir, o atual prefeito quer construir metade de uma Canavieiras apenas na área do aeroporto.

“Acredito que a ideia do prefeito de Canavieiras, Dr. Almeida, em prometer construir casas no atual aeroporto é apenas uma jogada de marketing eleitoral”, diz o jornalista. “Ele não tem a competência para desapropriar a área, de propriedade do Estado da Bahia, e não cometerá essa loucura”, acredita.

Na avaliação de Walmir Rosário, se realmente tivesse o propósito de construir casas, o prefeito desapropriaria áreas próximas, destinadas a loteamentos, e não destruir um aeroporto recém-reformado. Confira a íntegra n´A Tarde.

Médico Lincoln Warley fala sobre sintomas dos cânceres de cabeça e pescoço
Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), uma das dificuldades no tratamento de câncer de cabeça e pescoço é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos e pode comprometer a qualidade de vida do paciente. Especialista no assunto, o médico Lincoln Warley Ferreira, que integra a equipe da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, explica que quanto mais cedo a descoberta dos tumores, maiores são as chances de evitar sequelas funcionais e psicológicas.

O médico cirurgião de cabeça e pescoço é uma das referências na Bahia. Segundo ele, os estudos mostram que o consumo excessivo de álcool e o tabagismo são os maiores fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço. “O hábito de fumar e o uso excessivo de bebidas alcoólicas estão diretamente relacionados aos tumores de boca, faringe e laringe”, afirma.

Nos últimos anos, afirma Lincoln, houve aumento de casos também relacionados ao HPV (papilomavírus humano), doença transmitida na prática do sexo oral sem uso de preservativo. “O HPV é considerado um fator emergente em câncer de cabeça e pescoço, principalmente para tumores de faringe. Em países como os Estados Unidos, o HPV é o principal fator para surgimento do câncer de faringe. Mas aqui, no Brasil, os maiores causadores de cânceres ainda são o cigarro e o álcool”, explica.

SINAIS DE CÂNCER

Outro causador de câncer de cabeça e de pescoço é a exposição ao sol por muito tempo. Por isso, deve-se evitar a exposição, sobretudo no período das 10h às 16h. Independente do horário, a pessoa deve usar o filtro solar. Os sinais de câncer de cabeça e de pescoço são ferida na boca que demora a cicatrizar, rouquidão e nódulo no pescoço. “A pessoa com esses sintomas deve procurar um especialista para que os sinais sejam investigados o mais rápido possível”, orienta o médico.

Diagnóstico precoce é importante para sucesso no tratamento deste tipo de câncer

O médico esclarece que o primeiro exame para possível detecção da doença, sem dúvida, é o olhar de um profissional, principalmente se o paciente tiver uma ferida que persiste por mais de 15 dias. “Caso suspeite de que a lesão seja maligna, deve ser feita biópsia. Coleta-se um fragmento e envia para ser diagnosticado. Em laringe existe o indicativo da rouquidão por um período de 15 dias”, diz.

EVITE FUMAR

No caso do câncer de boca e área digestiva, assegura Lincoln, a melhor prevenção é não fumar nem consumir bebidas alcoólicas em excesso. Deve, ainda, ter uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras, e praticar atividades físicas.

No sul da Bahia, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é referência no tratamento de câncer, com oferta de serviços especializados em oncologia. A instituição disponibiliza serviços de radioterapia, quimioterapia, além de cirurgia oncológica.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra cerca de 41 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço a cada ano. Na próxima segunda-feira (27) será celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.

Dirigentes da IES, Ruy e Ive participaram do Talks Jequitibá, promovido pelo shopping itabunense
Tempo de leitura: < 1 minuto

A sócia-diretora da Iracema Energia Solar (IES), Ive Cunha, participou de uma live com lojistas do Shopping Jequitibá, de Itabuna, na noite desta quinta-feira (23), para abordar a redução de custos com sustentabilidade e energia limpa.

O bate-papo foi comandado pelo investidor da IES, Ruy Cunha, e da sócia-diretora da usina, Ive Cunha. A live também teve a participação do diretor-geral do Grupo Chaves e do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto, e buscou mostrar a oportunidade de melhorar o desempenho dos negócios com a otimização – e redução – do custo de energia.

A IES entra em operação oferecendo para empresários o serviço de locação de sistema fotovoltaico para redução de custo, sem investimento. Sua planta localizada no sul da Bahia, entre Itabuna e Buerarema, é a segunda maior usina solar de geração distribuída em solo da Bahia.

Droga e dinheiro apreendidos com o traficante em Ipiau || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma ação de policiais das delegacias territoriais de Ipiaú e Itagibá, no sul da Bahia, resultou na prisão em flagrante de um homem, que transportava 450 gramas de pasta base de cocaína, na quinta-feira (23). A prisão e apreensão ocorreu após trabalho de investigação das equipes.

Foi verificado que a droga seria preparada e distribuída para municípios vizinhos. Os policiais ainda apreenderam uma quantia em dinheiro e um aparelho televisor no veículo que o traficante conduzia. Todo material será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde vai passar por perícia.

O homem, que é condenado por tráfico de drogas e estava em regime aberto, permanece custodiado na DT/Ipiaú, à disposição da Justiça. A pasta base seria transformada em 2,5 quilos de cocaína para distribuição em Dário Meira e Itagibá, conforme investigado.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (24), às 9 horas, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020. O crédito bancário para 3.985.007 contribuintes será realizado na próxima sexta-feira, dia 31, totalizando R$ 5,7 bilhões.

Desse total, R$ 2.056.423.308,19 são para contribuintes que têm prioridade legal de recebimento: 88.420 contribuintes idosos acima de 80 anos, 646.111 contribuintes entre 60 e 79 anos, 47.170 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 346.793 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 2.856.513 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 28 de março.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.Leia Mais

Foto Reprodução
Tempo de leitura: 3 minutos

Ipupiara é mais uma das 390 cidades baianos com o transporte intermunicipal suspenso. A restrição começará a valer a partir deste sábado (25) e busca conter o avanço do coronavírus na população baiana. A suspensão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (24).

Ficam proibidas nesse município a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 31 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Caculé, cidade com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. Confira, no leia mais, abaixo, a relação completa dos 390 municípios afetados.Leia Mais