Carro é apreendido em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, durante uma abordagem no KM 20 da BR- 415, na Ilhéus/Itabuna, um veículo roubado em Salvador, no início do ano. A ação ocorreu na manhã desta manhã (14) e contou com o apoio da Polícia Civil, que repassou informações por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV).

Durante a fiscalização, os agentes federais constataram que o documento apresentado pelo condutor tinha indícios de falsificação. O veículo Toyota/Etios, com placa de Salvador, foi roubado no início deste ano na capital baiana.

Os policiais rodoviários detectaram também que se tratava de um veículo com características de identificação adulteradas, visto que o Etios original possuía registro de roubo de fevereiro/2020. A placa do carro foi trocada de um veículo da mesma marca e modelo, para tentar “burlar” fiscalizações da polícia.

O motorista informou que comprou o carro por R$ 26 mil. Disse ainda que o negócio foi fechado com um amigo que conheceu no presídio de Valença, quando cumpriu pena por crime cometido no passado. Informou desconhecer que o Etios fosse produto de ilícito.

Diante dos fatos, os ocupantes foram encaminhados juntamente a documentação apreendida e o veículo à Delegacia de Polícia Civil de Ilhéus para os procedimentos legais.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Com mais 161 casos de novo coronavírus nas últimas 24 horas, o número de infectados pela doença se aproximou da marca dos 7 mil. A quantidade de pessoas que testaram positivo para a Covid-19 passou de 6.821, ontem, para 6.982 nesta sexta-feira (14).

Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Itabuna tem 3.698 pessoas que apresentam os sintomas do novo coronavírus se recuperando e 3.123 curadas, conforme o boletim epidemiológico divulgado há pouco.

Há ainda 31 pessoas internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 59 em enfermaria e quatro em leitos de unidade semi-intensiva. O número de óbitos pela Covid-19 passou de 159 para 161.

Ilhéus registra quase 200 casos de Covid-19 em 24 horas || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os casos de novo coronavírus em Ilhéus dispararam esta semana. Conforme dados divulgados há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), de ontem para esta sexta-feira (14), o número de infectados pelo vírus saltou de 4.456 para 4.666. Foram confirmados 210 casos num período de 24 horas.

Ilhéus tem 823 pacientes em recuperação, chamados de casos ativos.  Há, ainda, apenas sete vagas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 58 dos 65 leitos estão com pacientes internados. Existem 221 pessoas que apresentaram os sintomas da doença aguardando resultado do exame.

O município tem 15.420 casos suspeitos do novo coronavírus descartados. A quantidade de pessoas que venceram o novo coronavírus subiu de 3.582 para 3.602 de ontem para hoje. Muitos dos pacientes recuperados da doença chegaram a ficar internados em estado grave em leitos de UTI, alguns deles conseguiram vencer a doença após mais de 20 dias na terapia intensiva.

ÓBITOS

De acordo com a Sesau, Ilhéus registrou, nas últimas 24 horas, também um aumento do número de óbitos. Eram 182 no início da noite de quinta (13). Houve registro de uma morte nas últimas horas, passando a 183 desde o início da pandemia no município sul-baiano.

úmero de mortes pela Covid-19 sobe para 172 óbitos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Jequié registrou, nesta sexta-feira (14), um número recorde de casos do novo coronavírus desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, os exames de 195 pessoas deram positivo para a Covid-19, sendo esta a maior quantidade de casos registrados, pelo boletim epidemiológico, de um dia para o outro.

O número de infectados saltou de 4.373, na quinta, para 4.568 pessoas infectadas nesta sexta-feira, segundo dados da Secretaria de Saúde de Jequié. Nesse período foi registrado mais um óbito. A vítima foi um homem, de 72 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica.

O homem era morador do Conjunto Habitacional Brasil Novo, no bairro Jequiezinho. Ele estava internado no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). O município registra o total de 107 mortes pelo novo coronavírus. Jequié contabiliza 7.949 suspeitos da doença, com 3.288 descartados e 2.912 recuperados. Há 1.549 pessoas se recuperando.

Os que estão em quarentena somam 4.753 pessoas. Conforme os dados repassados pelo HGPV e pelo Hospital São Vicente, a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI/adulto é de 92,3%. Destes, 18 leitos estão ocupados por moradores de Jequié e 18 leitos ocupados por pessoas de outros municípios.

Quintal abandonado causa preocupação no Fátima e Monte Cristo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores dos bairros Monte Cristo e Fátima estão revoltados com o descaso de um proprietário de um imóvel nas imediações do número 60 no limite das Rua I com a Quintino de Menezes. O quintal da casa está tomado pelo mato, resto de construção, fogão velho, geladeira e outros eletrodomésticos.

De acordo com vizinhos do imóvel, no terreno também existem dois enormes buracos cheios de água parada, potenciais criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zica. Os buracos foram abertos em um trecho onde deveria ser parte da rua.

Os vizinhos relatam que o proprietário desistiu, por enquanto, de construir uma casa no “meio da rua”, mas a cerca de arame farpado segue instalada em um trecho da área pública. Eles relatam que a obra foi suspensa por fiscais da Prefeitura de Itabuna, mas nenhuma medida foi adotada para que a cerca fosse colocada no lugar correto.

Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

Hospital Costa do Cacau estava com 100% dos leitos de UTI Covid-19 com pacientes
Tempo de leitura: 2 minutos

Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 4.038 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,0%), 3.492 curados (+1,9%) e confirmou 69 óbitos (ocorridos no período de 10 de junho até esta sexta (14).

Dos 210.993 casos confirmados desde o início da pandemia, 190.825 já são considerados curados, 15.897 encontram-se ativos, informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). O total de pacientes internados em leitos clínicos ou de UTI devido à covid-19 atingiu 1.518 nesta sexta.

O total de óbitos causados pela covid-19 chegou a 4.271 hoje.

Os casos confirmados de infecção ocorreram em 413 dos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (32,26%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Almadina (4.740,12), Dário Meira (4.509,80), Itapé (3.960,74), Gandu (3.931,73) e Salinas da Margarida (3.842,47).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 401.255 casos descartados e 83.308 em investigação até as 17 horas desta sexta-feira (14). Na Bahia, 17.813 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 69 óbitos. “A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus”, esclarece a Sesab.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O volume de serviços avançou 3,7% na Bahia em junho, em comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. As informações foram divulgadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), que sistematizou a pesquisa mensal feita pelo IBGE.

“Essa é a segunda variação positiva consecutiva, e a terceira positiva no ano de 2020. O resultado se deve a uma manutenção da recuperação do setor iniciada em maio, devido às medidas de enfrentamento ao coronavírus que o governo do estado da Bahia vem adotando”, ressaltou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Os efeitos da pandemia sobre o setor de serviços começaram a ser sentidos nos últimos 10 dias do mês março e se aprofundaram nos dois meses subsequentes. Diante deste cenário, na comparação com junho de 2019, o volume de serviços na Bahia caiu 23,1%, o indicador acumulado no ano retraiu 16,5% e o indicador acumulado em 12 meses decresceu 9,9%.

Já a receita nominal de serviços cresceu 2,1%, na comparação com maio de 2020, com ajuste sazonal. Na comparação com junho de 2019, caiu 24,3%, o indicador acumulado no ano retraiu 15,3% e o indicador acumulado em 12 meses decresceu 7,6%.

ATIVIDADES TURÍSTICAS

Em junho de 2020, o índice de atividades turísticas na Bahia apontou variação positiva de 4,7%, frente ao mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal).

Camila foi a selecionada no Brasil entre 5 mil estudantes
Tempo de leitura: 2 minutos

Aos 19 anos, a estudante Camila Kellen Paz de Carvalho teve – e aproveitou – a oportunidade de tornar-se CEO (diretora-executiva), no Brasil, de uma das maiores empresas de RH do mundo e com mais de 20 anos de tradição. Aluna de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Camila participou da sétima edição do CEO for One Month, do Grupo Adecco, em julho.

Líder mundial em Recursos Humanos, a Adecco existe desde 2014 e tem como objetivo oferecer uma experiência real para preparar jovens talentos para o mundo do trabalho. O projeto existe em 47 países e, neste ano, recebeu mais de 200 mil inscrições pelo mundo.

Na edição de 2020, apenas no Brasil foram mais de cinco mil inscritos. Camila iniciou seu trabalho, como CEO por um mês, no dia 1º de julho e acompanhou a jornada de André Vicente, CEO do Grupo Adecco Brasil. “Minha grande paixão é a possibilidade de usar as minhas habilidades profissionais e pessoais para gerar oportunidades a outras pessoas”, afirma Camila.

Camila se inscreveu na edição de 2020 do programa CEO for One Month porque, apesar de ser da área jurídica, tem muito interesse em se desafiar e sair da zona de conforto. “Participar do programa é um grande desafio para mim”, diz. A estudante define a experiência como única.

Camila concorre agora a uma das 10 vagas da etapa global do programa, na qual o grande vencedor poderá acompanhar a jornada do CEO Global Alain Dehaze. Durante o mês de julho, os candidatos de cada país participante passaram por vários desafios, que foram enviados pelo time global do programa. Estes desafios e a apresentação de um projeto de inovação vão definir os 10 finalistas da etapa global. No site oficial do programa, é possível conhecer todos os concorrentes dos países participantes www.ceoforonemonth.com/.

“Este ano, o programa foi totalmente adaptado visando sua continuidade mesmo nesse momento em que vivemos. Acreditamos na importância de continuar construindo o futuro do trabalho para os jovens talentos”, afirma Ariel Acosta, Gerente de Marketing e Comunicação do Grupo Adecco.

Cadastro pode ser feito pela internet, no site da FICC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna (CMPCI), abriu as inscrições para cadastramento e posterior pagamento do Auxílio Emergencial Cultural Aldir Blanc”, do Governo Federal. A Lei de n° 14.017/20, que viabiliza o pagamento, conhecida como Lei Aldir Blanc em homenagem ao músico e compositor que morreu em maio, vítima da COVID-19, foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

De acordo com Thadeu Campos, coordenador da Comissão do Auxílio Emergencial Cultural, o benefício será concedido por estados e municípios e o pagamento será de R$ 600,00 por mês, durante três meses, para artistas informais, espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram que paralisar suas atividades por conta da pandemia.

Para estar apto a receber o auxílio, o trabalhador precisa preencher alguns requisitos, entre eles ter trabalhado ou atuado socialmente na área artística nos 24 meses anteriores à data da publicação da lei; não ter emprego formal; ter renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou total de até três salários-mínimos; não ter recebido mais de R$ 28.559,70 em 2018; e não receber auxílio emergencial. Para fazer o cadastro, basta acessar https://www.ficcitabuna.com.br/cadastro

Nelson Leal diz que debate intenso beneficiará baianos e brasileiros
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente Nelson Leal (PP) promulgou seis leis que foram aprovados pelo plenário virtual da Assembleia Legislativa. O governador Rui Costa optou pela sanção tácita das matérias, pois não exerceu o direito de veto (total ou parcial) das proposições – todas de iniciativa parlamentar – que ao final do prazo constitucional de 15 dias foram remetidas ao Parlamento para a promulgação.

Essas leis foram votadas através do Sistema de Deliberação Remota e a aprovação se deu por acordo de lideranças, destacando-se entre as proposições, pela repercussão obtida na mídia, o projeto do deputado Alan Sanches (DEM) que reduz as mensalidades escolares e universitárias em 30% durante o período da pandemia, quando as aulas passaram a ser virtuais.

Nelson Leal assinalou o empenho de todas as bancadas e de todos os parlamentares, sem exceção, de continuar a trabalhar em prol da Bahia e dos baianos apesar das limitações do isolamento social. “Nunca o Legislativo atuou com tanta agilidade, oferecendo as respostas ansiadas por todos num momento tão sombrio da vida nacional”.Leia Mais

Aulas em formato híbrido terá rodízio de alunos || Foto Carol Garcia
Tempo de leitura: 3 minutos

Válido até esta sexta-feira (14), o decreto estadual n° 19.586, que proíbe a realização de eventos com mais de 50 pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada em toda a Bahia, foi prorrogado até o dia 30 de agosto. A medida foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE).

O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

A prorrogação da determinação envolve ainda a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes (menos de 14 dias) de casos da Covid-19. Continua suspensa nesses municípios a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Também na medida publicada nesta sexta-feira, mais duas cidades baianas terão o transporte suspenso a partir deste sábado (15): Brotas de Macaúbas e Jacaraci. Além disso, a alteração do decreto autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Sebastião Laranjeiras, município com 14 dias ou mais sem novos casos da doença. Confira lista dos 353 municípios com transporte suspenso.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os planos de saúde estão obrigados, a partir de hoje (14), a cobrir exames para detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a covid-19. A decisão, tomada ontem pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar, prevê a cobertura para a pesquisa de anticorpos IgC ou anticorpos totais e foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Os exames poderão ser feitos nos pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG) a partir do oitavo dia do início dos sintomas e também para crianças ou adolescentes com quadro suspeito de síndrome multissistêmica inflamatória pós-infecção pelo novo coronavírus.

Os planos de saúde, no entanto, não estão obrigados a cobrir os testes nos seguintes casos: RT-PCR prévio positivo para Sars-Cov-2; pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo; pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de uma semana; para testes rápidos; pacientes cuja prescrição tem finalidade de screening, retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado; e para verificação de imunidade pós vacinal.

Concurso nacional premia o melhor cacau em três categorias || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Mais de 60 produtores de cacau de três estados se inscrevem na segunda edição do Concurso Nacional de Cacau Especial. “Estamos escrevendo uma nova história, reorganizando o setor e mudando o foco da produção de cacau no País. O produtor tem entendido que ele não precisa produzir apenas cacau commodity. O Brasil precisa virar essa página e passar a ser reconhecido também como produtor de cacau especial e fino”, destaca Cristiano Villela, diretor cientifico do Centro de Inovação de Cacau (CIC) e presidente do Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial.

Neste ano, 63 produtores se inscreveram para concorrer aos prêmios, que serão divididos em três categorias: blend, varietal e experimental. Na categoria blend concorrem lotes de cacau onde não há seleção genética dos materiais durante o beneficiamento das amêndoas. Já na varietal, disputam as amêndoas de uma única variedade genética, normalmente responsáveis por preservar uma identidade marcante nos chocolates, por conta da homogeneidade dos lotes. Novidade nesta segunda edição do concurso é a categoria experimental, que vai premiar o cacau obtido de processos de pós-colheita diferenciados, como por exemplo métodos de fermentação inovadores.

A avaliação se dará em três etapas. A primeira fase da seleção foi através de análises físico-químicas de cada lote inscrito. Deste total, 27 lotes foram selecionados para a segunda etapa, que é realizada através da análise sensorial do cacau processado em líquor para avaliação do comitê técnico formado por especialistas da área. Por fim, na terceira e última etapa, um júri de convidados especiais composto por 15 profissionais de diferentes áreas de atuação, incluindo chefs, jornalistas, chocolate makers e pesquisadores irão avaliar os chocolates elaborados a partir dos líquors. Entre os membros do júri estão o chef confeiteiro Lucas Corazza, a chocolatier Luciana Lobo e o gerente de Marketing de Produtos da Cacau Show Lucas Cirilo.

PREMIAÇÃO

Os vencedores serão anunciados no dia 31 de agosto em uma transmissão ao vivo no canal do Centro de Inovação do Cacau no YouTube. Serão premiados os produtores de cacau que receberem as melhores notas nas etapas classificatórias e alcançarem a média nos critérios de sustentabilidade. Os ganhadores receberão certificado e prêmios em dinheiro.

Depois de levar dois prêmios com lotes na categoria blend da primeira edição do Concurso Nacional de Cacau Especial, o produtor de cacau amazônico Elton Gutzeit foi finalista na seleção de melhor cacau do mundo durante o Salon du Chocolat de Paris 2019. “Até o fim do ano passado, tínhamos demanda de 10 toneladas para a Bonnat chocolates, na França, outras cinco toneladas para a Harper Macaw Chocolate, dos Estados Unidos, e diversas amostras enviadas para chocolatiers do mundo todo”, celebra Gutzeit, cuja propriedade no estado do Pará está prestes a receber investimentos para expansão em 200 hectares e modernização de estrutura.

Diretor da moageira Barry Callebaut, o italiano Corrado Meotti acredita no enorme potencial dos cacauicultores do Brasil. “Um país que tem genética, biodiversidade e tecnologia avançada para cacau. Somos compradores do cacau de qualidade desde sempre e também incentivamos, desde o início, o crescimento da economia sustentável da cacauicultura brasileira”, destaca.

O II Concurso Nacional de Cacau Especial é uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau, apoiada pela Barry Callebaut, Cargill, Dengo, FAEB/Senar, Harald, Mondelez, Gencau (Theo) e executado pelo CIC em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).