Mesmo com uso de cloroquina, Porto Seguro registra 34 mortes
Tempo de leitura: < 1 minuto

A hidroxicloroquina parece não ser tão eficaz como defendem algumas pessoas, entre elas a médica Raíssa Soares, que faz parte do Comitê de Combate a Covid-19 em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. Porto registra um total de 41 óbitos em decorrência do novo coronavírus, sendo que 34 foram registrados após o envio do medicamento ao município.

Segundo a Secretaria de Saúde Municipal, nas últimas 24 horas, foram registrados mais três óbitos em decorrência do novo coronavírus em Porto Seguro, que no dia 3 de julho recebeu 40 mil doses de hidroxicloroquina do Ministério da Saúde. O medicamento foi enviado depois de um apelo da médica Raíssa Soares.

Lotada na rede municipal de saúde, a médica Raíssa Soares acredita que o medicamento tem se mostrado eficaz, se tomado na fase inicial da doença. Para ela, o remédio acaba com a carga viral antes mesmo dos pulmões inflamarem. Mas a Organização Mundial de Saúde afirma que o medicamento não é eficaz e ainda pode agravar o estado de saúde do paciente.

Número de mortos em Porto Seguro é maior que o registrado na vizinha Eunápolis, que registra 34 óbitos em decorrência da Covid-19. Eunápolis tem 2.161 casos da doença e 1.539 curados.

Porto Seguro tem 2.148 casos confirmados de novo coronavírus, sendo 1.920 estão curadas da doença, 179 estão em isolamento, 35 aguardando resultado de exame e oito internados.

Itabuna registra 17.575 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou, nas últimas 24 horas, mais 243 casos de novo coronavírus, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na noite desta segunda-feira (17). O número de infectados pela doença subiu de 7.439 para 7.682 de ontem para hoje.

O número de pacientes hospitalizados segue alto, com todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva para adultos ocupados nesta segunda. São 32 pessoas em estado grave internadas em UTI. Existem ainda 61 pessoas em leitos clínicos, incluídos os pediátricos no Hospital Manoel Novaes, e quatro leitos de unidade semi-intensiva.

De acordo com a SMS, hoje há em Itabuna 17 leitos de enfermaria disponíveis para pacientes Covid-19, incluindo os pediátricos. Há 4.107 pessoas se recuperando da doença e 3.408 curados. O município tem 167 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Caixa Econômica Federal abre neste sábado || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir desta terça-feira (18), as agências da Caixa Econômica Federal vão funcionar em novo horário, das 8h às 13h, para o atendimento o serviços essenciais. O banco reforça que os recursos do Saque Emergencial do FGTS e do Auxílio Emergencial podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. 

Nesta terça-feira, começa o saque em espécie do Auxílio Emergencial para os beneficiários do Bolsa Família com NIS final 1. Já no Saque Emergencial do FGTS, atualmente, podem realizar saque em espécie dos trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. Até o momento, o banco pagou R$ 156,8 bilhões para 66,2 milhões de pessoas.

PM morre com sintomas da Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar perdeu, nesta segunda-feira (17),  mais um dos seus integrantes no sul da Bahia para o novo coronavírus. Morador do bairro da Conquista, o sargento Marcelo Santos de Oliveira, de 48 anos, estava internado no Hospital São José e não resistiu a doença.

De acordo com o site Fábio Roberto Notícias, o sargento Marcelo era hipertenso. Ele foi o segundo PM no sul da Bahia que morreu em decorrência do novo coronavírus em 48 horas. Outra vítima da doença foi  cabo Rosângela Santos de Santana Ferreira, de 49 anos. Moradora de Itajuípe, a policial  faleceu na noite de sábado (15).

OUTRAS MORTES EM ILHÉUS

Nas últimas 24 horas, além da morte do policial militar, Ilhéus registrou outros cinco óbitos causados pela Covid-19. O número de pessoas que não conseguiram vencer a batalha contra a doença saltou de 183, ontem, para 189, nesta segunda-feira. O município tem 59 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensivo (UTI).

Ilhéus tem 5.055 casos de Covid-19 confirmados. Ontem, eram 4.946. São 109 pessoas que testaram positivo nas últimas 24 horas. Há  996 moradores do município do sul da Bahia em isolamento e 119 aguardando resultado de exame. Existem 3.811 curadas da doença.

 

 

 

 

Jequié inicia plano de vacinação contra a Covid-19 na quarta
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em apenas 24 horas, Jequié, no sudoeste da Bahia, registrou oito óbitos pelo novo coronavírus. Somente em 17 dias desse mês foram 33 mortes, segundo boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os mortos em decorrência da doença de ontem para esta segunda-feira são mulher, (85 anos); mulher (42); mulher (55 anos), sem comorbidades; homem (86); mulher (68), mulher (64); homem (88), sem comorbidades; e mulher (63), sem comorbidades. A maioria era portadora de hipertensão arterial sistêmica.

Os mortos eram moradores dos bairros Mandacaru, São Judas Tadeu, Joaquim Romão, Jequiezinho e Cachoeirinha. Os pacientes estavam internados no Hospital Espanhol, Hospital PROHOPE, no Hospital do Subúrbio, em Salvador;nos hospitais Geral Prado Valadares (HGPV) e São Vicente, em Jequié.

AUMENTO DE CASOS

De acordo com os boletins epidemiológicos, o número de infectados pela Covid-19 passou de 3.351, em 1º de agosto, para 4.682 nesta segunda-feira (17). O número de casos suspeitos notificados subiu de 6.454 para 8.085.

O total de casos suspeitos notificados desde o início da pandemia do novo coronavírus, 3.371 foram descartados. Hoje, tem 1.469 casos ativos (pessoas se recuperando), 4.751 infectados em quarentena, 3.096 curados da doença e 32 aguardando o resultado do exame.

De acordo com dados do HGPV e Hospital São Vicente, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 69,20%.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia confirmou 217.115 casos do novo coronavírus (covid-19) até as 17 horas desta segunda (17). O total inclui todos os registros feitos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.085 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 0,5%) e 2.189 curados (+1,1%), além de 69 óbitos ocorridos em um período de 22 de maio até ontem (16.ago).

Segundo os critérios da Sesab, a Bahia já tem 199.181 pacientes considerados curados. Hoje, são 13.459 pacientes em recuperação (casos ativos), dos quais 1.497 estão internados.  Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (31,69%).

Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (4.795,02), Dário Meira (4.547,15), Salinas da Margarida (4.180,76), Itapé (4.166,19) e Ibirataia (4.088,30).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 410.546 casos descartados e 82.075 em investigação até as 17 horas desta segunda-feira (17). Na Bahia, 18.105 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 69 óbitos que ocorreram em diversas datas. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 4.475, representando uma letalidade de 2,06%.

Dentre os óbitos, 55,93% ocorreram no sexo masculino e 44,07% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 50,82% corresponderam a parda, seguidos por branca com 15,33%, preta com 15,17%, amarela com 0,87%, indígena com 0,13% e não há informação em 17,68% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 76,11%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (78,13%).

Andreyver comemora certificação de Harvard
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após muitos dias de dedicação, o jornalista e comentarista político do Jornal Interativa News, Andreyver Lima, comemorou a certificação do curso Citizen Politics in America: Public Opinion, Elections, Interest Groups, and the Media.

O curso que faz parte da plataforma online de Harvard, uma das mais conceituadas universidades do mundo, aborda os atributos do processo eleitoral e explora os impactos nas decisões da formulação de políticas – um assunto amplamente estudado por cientistas políticos. Os módulos também explicam na teoria e na prática a influência da mídia e das pesquisas de opinião, que se tornaram o principal método de avaliação nas eleições.

“Mais uma especialização, já que estamos diante de uma nova realidade. As democracias e o processo eleitoral estão cada vez mais conectados com o público. Como jornalista, entender esses processos políticos e de comunicação são fundamentais”, disse Andreyver.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) segue como relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, em que deputados e senadores investigam a existência de grupos organizados para produção e difusão de notícias falsas através das redes sociais.

A decisão proferida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, nega seguimento ao pedido de um grupo de deputados bolsonaristas para que o presidente da CPMI das Fake News, o senador Ângelo Coronel (PSD-BA), e a relatora da comissão, a socialista Lídice da Mata (PSB-BA), fossem afastados dos postos postos.

A CPMI das Fake News teve início em setembro de 2019 e é composta por 15 senadores e 15 deputados. A Comissão foi montada para investigar a criação de perfis falsos e ataques cibernéticos nas diversas redes sociais, com possível influência no processo eleitoral e debate público. A prática de cyberbullying contra autoridades e cidadãos vulneráveis também será investigada pelo colegiado, assim como o aliciamento de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio.

Médico e pesquisador, Elsimar faleceu nesta segunda-feira || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador da Bahia, Rui Costa, decreta luto oficial nesta terça-feira (18), pelo falecimento do médico e cientista Elsimar Coutinho, ocorrido nesta segunda (17). O governador lamentou a morte e destacou o trabalho de Elsimar, que se destacou nacional e internacionalmente na pesquisa da área de reprodução humana.

“O Brasil perdeu hoje um dos seus grandes cientistas. Uma das principais referências em reprodução humana do país, Elsimar Coutinho foi antes de tudo um homem inquieto, dedicado ao seu trabalho como médico e pesquisador, levando o nome da Bahia para todo o mundo. Para os pacientes, é a perda de um profissional brilhante e, para família e amigos, a dor da partida de um de um ente querido. Que Deus os conforte nesse momento tão triste para todos nós. Siga em paz, dr. Elsimar!”.

Elsimar Coutinho é das maiores referências em planejamento familiar || Foto Correio24h
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma das maiores referências em planejamento familiar do país, o médico baiano Elsimar Metzker Coutinho, que estava internado com covid-19 desde 20 de julho, não resistiu à doença e morreu nesta segunda-feira (17). Inicialmente, ele deu entrada no Hospital Aliança, em Salvador, mas foi encaminhado para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Cientista pioneiro no desenvolvimento de anticoncepcionais femininos e na fabricação de implantes hormonais, Elsimar tinha 90 anos e deixa esposa, Tereza Coutinho, filhos e netos. Elsimar chegou a fazer hemodiálise e traqueostomia, e estava sob os cuidados do Dr. Roberto Kalil Filho.

Formado nos cursos de Farmácia e Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), o médico tinha mais de meio século de carreira em pesquisa. Fundador do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), no bairro da Federação, ele era autoridade mundial em tratamentos de infertilidade provocada por endometriose e miomatose. Quando estudante, Elsimar chegou a estudar nos EUA ao lado de George Corner, descobridor do hormônio feminino progesterona. Com informações do Correio24h.

Discussão reuniu teóricos da educação, dirigentes petistas e o pré-candidato Geraldo Simões
Tempo de leitura: 2 minutos

A construção do Programa de Governo para a Educação do município de Itabuna foi o tema debatido, neste final de semana, como parte do Programa de Governo Participativo (PGP) do Partido dos Trabalhadores. As discussões foram transmitidas pelo canal TV PT Itabuna, no YouTube, e reuniu os educadores Miguel Arroyo, Teresa Leitão e Paulo Gabriel, com participação do pré-candidato a prefeito pelo PT, Geraldo Simões.

Geraldo lembrou suas gestões, a contribuição de grandes educadores, como o próprio Miguel Arroyo, Esther Grossi e o patrono da Educação, Paulo Freire. Ele afirmou que considera essa reunião como a mais importante de todo o processo do PGP. “Na minha avaliação, a educação pública municipal é a maior responsabilidades dos governos, especialmente dos municípios”.

Miguel Arroyo já iniciou sua palestra propondo a politização da educação. “Nesse momento de negação, a politização é o caminho para garantir a realização do direito à educação, em um estado que nega os direitos aos seus cidadãos”.

Ele se disse preocupado com o que se passou a chamar de “novo normal”. “Lutamos pela educação como direito, em um estado que já não é de direitos, é do mercado, que já não garante o direito à vida a todos. O ‘novo normal’ será novo para todos? Ou os oprimidos seguirão com a anormalidade como regra? Os oprimidos sempre tiveram, nessa anormalidade, negados os direitos à vida, ao trabalho, à educação, à saúde, até à diversidade”.

Já a educadora Teresa Leitão afirmou que a experiência da busca ativa dos estudantes será fundamental no pós-pandemia, que vai demandar essa ação mais do que nunca. “Será muito importante. Haverá um grande abandono escolar, como consequência da pandemia. A busca ativa será fundamental”.

Em relação à qualidade na educação, ela alertou que “não é a qualidade técnica, nem a qualidade quantitativa ou mesmo a indicada no ranking e nos índices. Buscamos a qualidade social, que faz a inclusão de todos e todas, que acolhe, que não discrimina”.

Nessa linha, Arroyo também fez sugestão. “Sugiro que vocês, em seu plano de governo, destaquem o direito a todas as diversidades. Resgatem as memórias gloriosas que vocês têm na gestão da Educação em Itabuna, como a Escola Grapiúna, mas também busquem garantir o direito à educação para todos e todas”.

CIDADE EDUCADORA

Paulo Gabriel, ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (URFB), lembrou que Itabuna tem todas as condições de se firmar em um polo educacional, uma Cidade Educadora. “Itabuna é uma referência na Educação, sempre que discutimos esse tema em todo o país”.

Ele citou diversos nomes de educadores locais, a exemplo das professoras Norma Vídero, Dinalva Melo e Adeum Sauer, para dizer que Itabuna tem todas as ferramentas e pessoas para reconstruir a Educação no município. “Temos tudo para fazer de Itabuna uma Cidade Educadora. Conte comigo nessa missão”. Participaram do evento, ainda, o presidente do PT, Jackson Moreira, e a coordenadora do PGP, Célia Watanabe, bem como os coordenadores setoriais Jorge Almeida e Valter Nascimento.

Bamin embarca primeira carga de mineração em operação de pequena escala
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia Mineração (Bamin) inicia nesta terça (18) o embarque da primeira carga de minério de ferro do seu projeto para produção e comercialização em pequena escala. O processo de escoamento do minério será feito pela ferrovia da VLI Logística, após o carregamento dos vagões no terminal da Bamin em Licínio de Almeida. De lá, o minério segue para Minas Gerais. Ao todo, são 15 embarques para completar o transporte de 35 mil toneladas para o mercado interno.

Com a operação inicial em pequena escala, a companhia prevê produzir e comercializar 800 mil toneladas/ano de minério de seu projeto Pedra de Ferro, com um investimento aproximado de R$ 40 milhões. “Estas 35 mil toneladas são oriundas de nosso estoque de fino de hematita, um minério com 65% de ferro e baixo teor de fósforo”, explica o gerente geral de Operações, Fernando Carneiro.

FIOL E PORTO SUL

Para a Bamin, a produção em pequena escala é estratégica para a viabilização do projeto completo da Mina Pedra de Ferro, que terá produção de 18 milhões de toneladas de minério por ano, com movimentação de sua carga pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul. “Com esta operação colocaremos no mercado um produto de alta qualidade, demonstrando nossa capacidade operacional e gerando receita para a empresa”, acrescenta o gerente geral da empresa ao Correio24h.

O início das atividades da Bamin deve movimentar economicamente não só o sudoeste da Bahia, mas também o estado como um todo. Isto porque no período de um ano, a empresa prevê a geração de mais de R$ 47 milhões de reais em recolhimento de impostos federais, estaduais e municipais, apenas com a produção do minério.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Caixa credita hoje (17) o auxílio emergencial para 4,097 milhões de beneficiários nascidos em setembro. São 4 milhões de pessoas nascidas em setembro que já tinham a programação de receber nesta data. Os demais, 97 mil, são os beneficiários nascidos em setembro que tiveram o pedido liberado no início deste mês. Eles tiveram o cadastro reavaliado pelo governo.

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia de covid-19.

A Caixa tem disponibilizado o auxílio em uma poupança digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem. Pelo programa é possível fazer compras online em estabelecimentos autorizados e pagar boletos.

O saque em dinheiro do benefício, em uma agência do banco, é autorizado posteriormente, conforme calendário definido pelo governo, considerando o mês de nascimento do beneficiário. As transferências para outros bancos ou para contas na própria Caixa seguem o mesmo calendário de saque. Nesse caso, os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas pelo beneficiário.

O crédito para os beneficiários nascidos em setembro faz parte do Ciclo 1 de pagamentos do auxílio emergencial. Os saques e transferências estarão liberados no dia 5 de setembro para os beneficiários que receberam o crédito na poupança social hoje.

No ciclo 1, o crédito na poupança social da Caixa está agendado para o período de 22 de julho a 26 de agosto, conforme o mês de nascimento. Os saques e transferências estão sendo feitos de 25 de julho a 17 de setembro.

BOLSA FAMÍLIA

Amanhã (18), inicia o pagamento do auxílio emergencial para público beneficiário do Bolsa Família com NIS final 1. O pagamento para esse público é feito conforme o calendário usual do programa Bolsa Família. Os primeiros a receber são os beneficiários com NIS final 1. Na quarta-feira, será a vez daqueles com NIS final 2 e assim por diante, com exceção do final de semana quando não há pagamentos, até o dia 31 de agosto, quando será liberado pagamento para os beneficiários com NIS final 0. Serão 1,9 milhão de beneficiários por dia.Leia Mais