Tempo de leitura: 2 minutos

João de Barros Conceição travou 30 dias de batalha contra o novo coronavírus. Era 25 de julho quando o paciente chegou à unidade Covid do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, com a oxigenação baixa, seguindo direto para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A família de João de Barros relata que foram momentos de ansiedade, angustiantes, mas principalmente, de muita fé e orações. No dia 8 de agosto, para felicidade e alívio de todos, o paciente saiu da UTI e foi para a enfermaria, onde recebeu a assistência completar para sua recuperação. Finalmente, no dia 24 chegou o momento tão esperado: o paciente teve alta hospitalar e agora está em casa, no convívio familiar.

Feliz por estar em companhia da família, João de Barros Conceição fez um agradecimento especial para a equipe do HRCC. “Oi pessoal do Costa Cacau, onde fiquei internado por trinta dias, o atendimento foi excelente. Só tenho a agradecer médicos, enfermeiros e a todos daí que me atenderam. Estou em casa, bem, graças a Deus e obrigado por tudo”, disse.

A enfermeira Débora Santana, coordenadora da Enfermaria da Unidade Covid do HRCC, ressalta o trabalho em equipe do HRCC. “Nossa equipe está preparada para dar esse suporte, acolhimento ao paciente, que vem tão carente e inseguro com esse desconhecido vírus. A ciência vem estudando a Covid-19 e ainda não tem um tratamento fixo, padrão. Cada paciente evolui de um jeito. Dessa forma, nós intensificamos o acolhimento individualizado de forma técnica, precisa, também carinhosa e humanizada”, informou.

A coordenadora também ressaltou a importância do trabalho da equipe multifuncional, com mesmo objetivo e sintonia, em busca da alta hospitalar do paciente por cura, alta melhorada. “Temos treinamentos diários, interagimos o tempo inteiro, coordenação com a equipe multidisciplinar, fazendo esse link de diálogo para que todos tenham o mesmo objetivo e missão para o paciente, que é alcançar alta por cura. Outra ferramenta importante que temos é a chamada de vídeo de paciente com familiares, isso é muito importante para o psicológico da pessoa, porque trabalhando o psicológico desse paciente, o sistema imunológico dele também melhora consideravelmente”, relatou.

Débora Santana sinaliza que a intensificação da humanização é muito importante para o acolhimento do paciente. “Tenho muito orgulho de toda a equipe, do IBDAH, do HRCC, em especial minha ala, temos muita sintonia. Abraçamos a causa da assistência humanizada e eficiente e colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos diariamente, através de treinamentos. Temos processos de trabalho, o médico faz uma prescrição e a medicação tem que ser administrada na hora correta, então o tratamento só é valido quando todos estão inseridos no mesmo processo de trabalho”, concluiu.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *