Hospital Costa do Cacau estava com 100% dos leitos de UTI Covid-19 com pacientes
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, integrante da rede da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de prestar assistência médica à população do sul do Estado, oportuniza a experiência profissional para estudantes de diversas áreas de saúde.

A unidade hospitalar começou 2020 recebendo, pela primeira vez, estudantes do sexto ano do curso de Medicina, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), para acompanharem as atividades médicas no HRCC, por meio de um estágio supervisionado (internato hospitalar), com orientação de médicos graduados.

Devido à emergência sanitária global, imposta pela pandemia do novo coronavírus, agente causador da Covid-19, que no Estado da Bahia, se iniciou no primeiro trimestre 2020, foi determinado por questões relacionadas a biossegurança, a suspensão dos estágios dos estudantes da área de saúde das instituições de ensino superior. A medida foi aplicada em toda a rede da Sesab, incluindo o HRCC.

Nos últimos 30 dias, com a determinação do secretário de saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, de organização dos esforços para retorno mais breve possível das atividades, o HRCC e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (Ibdah) se articularam juntos, sob a coordenação da Escola Estadual de Saúde Pública, para garantir máxima segurança aos estudantes, no retorno às suas atividades, ainda este mês.

Esses alunos passarão por todas orientações e treinamentos necessários, que tem como objetivo prepará-los para prevenção do contágio da Covid-19, em ambiente hospitalar. Além disso, o HRCC adota medidas para desinfecção e descontaminação de ambientes, reforçando a segurança sanitária na unidade. Essas aplicações possibilitarão o retorno desses estágios, que são orientados por médicos do HRCC e professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

A médica Rosângela Melo, coordenadora da clínica médica do HRCC e vice-coordenadora do curso de Medicina da Uesc, sinaliza o retorno do internato hospitalar agora em setembro. “Os estudantes do curso de medicina da Uesc, da quinta e sexta série, devem retornar ao campo de prática no Costa do Cacau, ainda neste mês, com todas as adequações para garantir a segurança dos estudantes e da população atendida, como é a regra de cuidados e procedimentos criteriosos adotados pelo hospital”, afirmou.

RESIDÊNCIA MÉDICA EM 2021

Rosângela Melo ainda revelou que o hospital está engajado para iniciar, em 2021, os seus programas próprios de residência médica, em clínica médica e cirurgia geral. “Os programas já estão em credenciamento provisório pela Comissão Nacional de Residência Médica e há uma movimentação intensa por parte do Ibdah e das coordenações específicas para tanto, deste hospital, para realmente inaugurar esse novo serviço de especialização, sobre a forma de treinamento em serviço, que é a residência médica com alta qualidade técnico e ética realmente fazendo a diferença para especialização de novos médicos na Bahia”, destacou.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.