Ministro suspende pedido de aposentadoria de desembargadora baiana
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, determinou que a desembargadora Sandra Inês Rusciolelli, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), e o filho dela, Vasco Rusciolelli, denunciados no âmbito da 5ª fase da Operação Faroeste, fiquem em prisão preventiva domiciliar, com uso de tornozeleira, a partir desta quinta-feira (24).

De acordo com o STJ, a decisão foi tomada por causa do novo dispositivo do Código de Processo Penal (CPP) que determina a revisão, a cada 90 dias, da necessidade de manter a prisão preventiva imposta. A operação apura esquema de venda de decisões judiciais para grilagem de terras no interior do estado.

A desembargadora está presa no Presídio da Papuda, em Brasília, e deve ser transferida para Salvador. O filho, Vasco Rusciolelli, está detido no Centro de Observação Penal (COP), do Complexo Penitenciário Lemos Britto, no bairro da Mata Escura, na capital baiana.

Leia Mais

STF julga que uso da Força Nacional na Bahia é ilegal
Tempo de leitura: 2 minutos

Por 9 votos a um, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, nesta quinta-feira (24), medida liminar deferida pelo ministro Edson Fachin que determinou à União a retirada de todo o contingente da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) enviado aos municípios de Prado e Mucuri, no extremo-sul da Bahia.

De acordo com a decisão, proferida na Ação Cível Originária 3427, a utilização da Força Nacional sem a autorização do governador viola o princípio constitucional da autonomia dos estados.

A ação foi ajuizada pelo governador da Bahia contra a Portaria 493/2020 do Ministério da Justiça e Segurança Pública que autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública no extremo-sul no período de 3/9 a 2/10, em apoio ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o cumprimento de mandado de reintegração de posse em dois assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

SEM CONFLITOS SOCIAIS

O governador Rui Costa alega que, apesar de a operação ter sido autorizada para a preservação da ordem pública e da incolumidade de pessoas e patrimônios, não há indício de conflitos sociais, desestabilização institucional ou riscos de outra natureza que a justifiquem.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Com Rosemberg, Alpoim, à esquerda, anuncia apoio a Diego (centro)

Com a bênção do deputado estadual Rosemberg Pinto, o advogado Marcos Alpoim anunciou, nesta quinta (24), que irá apoiar a pré-candidatura a vereador Diego Pitanga (PT). “Me pus a analisar o cenário político e encontrei no amigo Diego Pitanga os mesmos pré-requisitos e ideias que meu grupo defende”, justificou o advogado.

Alpoim desistiu de concorrer a uma vaga à Câmara de Vereadores de Itabuna em 2020, ontem (23), por causa do nascimento da primeira filha, agendado para outubro, e da carreira na advocacia, atuando em várias campanhas no interior do Estado. Alpoim obteve 995 votos na eleição de 2016.

O apoio de Alpoim a Diego foi fechado na tarde desta quinta durante reunião do advogado com o pré-candidato a vereador e o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto.

Tempo de leitura: 2 minutos

Trainee para negros foi lançado pela rede Magazine Luiza

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo indeferiu, na última semana, uma série de denúncias recebidas contra a Magazine Luiza relatando discriminação da empresa em processo de seleção para trainee voltado para pessoas negras. O MPT concluiu que o caso não se trata de violação trabalhista, mas de uma ação afirmativa de reparação histórica.

Em 18 de setembro, a Magazine Luiza abriu seleção para vagas de trainee exclusivas para pessoas negras. O MPT recebeu 11 denúncias em que a empresa é acusada de promover prática de racismo e, segundo um dos denunciantes, o motivo seria o impedimento a “pessoas que não tenham o tom de pele desejado pela empresa” de participarem do processo seletivo.

No indeferimento das denúncias, o MPT afirmou que a política da empresa é legítima, que não existe ato ilícito no processo de seleção e que a reserva de vagas à população negra é plenamente válida e configura ação afirmativa, além de “elemento de reparação histórica da exclusão da população negra do mercado de trabalho digno”. Segundo o órgão, essa exclusão se traduz na falta de oportunidades de acesso ao emprego, na desigualdade de remuneração e na dificuldade de ascensão profissional, quando se compara à situação de pessoas brancas.

“O que os empregadores não podem fazer é criar seleções em que haja reserva de vagas ou preferência a candidatos que não integram grupos historicamente vulneráveis”, disse a coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, procuradora Adriane Reis de Araujo.

AÇÃO TEM AMPARO CONSTITUCIONAL

O MPT ressaltou ainda que ações afirmativas como a da Magazine Luiza têm amparo na Constituição Federal, no Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.288/2010) e na Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, da qual o Brasil é signatário. Tais ações são também objeto de atuação estratégica e prioritária do próprio MPT, por meio do Projeto Nacional de Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho, consolidado em 2018 na Nota Técnica do Grupo de Trabalho de Raça.

No texto de anúncio do programa de trainee, a empresa divulgou que tem em seu quadro de funcionários 53% de pretos e pardos. No entanto, apenas 16% deles ocupam cargos de liderança. “O alerta despertado por essa baixa participação fez com que o Magalu [Magazine Luiza] decidisse atuar, oferecendo oportunidades para quem ainda está começando a carreira”, diz o comunicado.

ESTUDO ETHOS

O MPT citou, em nota, que, em 2017, uma pesquisa do Instituto Ethos com as 500 empresas de maior faturamento do Brasil alertou que os profissionais negros correspondiam a apenas 6,3% dos postos de gerências e 4,7% do quadro executivo. Conforme avaliou o órgão, o estudo ilustra que nas posições de liderança se refletem as desigualdades raciais que impedem a representatividade majoritária da população negra, configurando o racismo estrutural que inviabiliza a equidade no mercado de trabalho. A Agência Brasil solicitou posicionamento da Magazine Luiza, mas não teve retorno até a conclusão da reportagem.

Tempo de leitura: 1 minuto

Deputado Rosemberg Pinto e Irivan Soares, da Lia Line

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), anunciou, no início da noite desta quinta-feira (24), que a fábrica de calçados da Lia Line em Ibicuí retomará as atividades a partir desta sexta (25).

De acordo com o parlamentar, 80 funcionários já foram recontratados para o retorno da produção em Ibicuí. A retomada foi possível após diálogo do deputado com o proprietário da empresa do setor calçadista, Irivan Soares.

“Hoje é um dia muito feliz para a população da cidade, porque a fábrica da Lia Line, de uma vez por todas, não irá fechar a sua unidade”, comemorou Rosemberg, um dos principais articuladores para que a empresa se instalasse no município do Médio Sudoeste baiano. Em 2015, o deputado apresentou o galpão e fez a interlocução entre a empresa e o governo do Estado na busca de incentivos fiscais.

“Eu quero ajudar a trazer novos empreendimentos para Ibicuí, mas, nesta questão, foi um compromisso do proprietário Irivan comigo, que sou seu amigo. Foi eu que indiquei para Ibicuí e ele fez mais este gesto de manter a unidade em operação. Amanhã começam as atividades novamente e, se puder, estarei fazendo uma visita”, anunciou Rosemberg.

A unidade calçadista em Ibicuí tinha dado aviso prévio coletivo aos trabalhadores em maio último, em decorrência dos efeitos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, cerca de 345 funcionários trabalhavam na fábrica. Segundo o petista, as recontratações dos que já trabalhavam na Lia Line ocorrererão gradativamente.

“Este foi o compromisso, se alguém está prometendo emprego novo, não pode usar o nome da Lia Line e nem a minha relação com Irivan, porque não funciona dessa maneira. É necessário que tenha experiência no setor”, explicou Rosemberg.

Raul (à esquerda) é acusado de assassinar Felliphe
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia prendeu, nesta quinta-feira (24), um homem acusado de assassinar, a tiros, o namorado da enteada, em Itajuípe, na quarta-feira passada, no interior de um estabelecimento comercial. Raul de Jesus Santos, de 35 anos, estava escondido numa casa, em Itapetinga, no sudoeste da Bahia.

Para o delegado Marlos Macedo, Raul de Jesus é o homem que aparece numa câmara de segurança guardando uma arma na cintura. As imagens mostram ainda a chegada, entrada e saída do acusado do estabelecimento logo depois do crime, na manhã do último dia 16. A loja fica na rua Jacó Olímpio de Santana, no centro de Itajuípe.

De acordo com a polícia, Raul de Jesus fugiu logo depois de fazer os disparos contra Felliphe Lago Santana, de 25 anos, que trabalhava na vidraçaria do pai no momento que foi atingido. Ele chegou a ser levado para Hospital Montival Lucas, em Itajuípe, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a polícia, no ano passado, Felliphe Lago chegou a registrar um boletim policial após ser agredido com pedaços de madeira. O jovem namorava a enteada do acusado, que será levado para a delegacia de Itajuípe, onde será ouvido sobre a motivação para o crime.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou 1.833 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de (+0,6%) e 1.857 curados (+0,7%), além de 47 óbitos, nas últimas 24 horas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).Os óbitos ocorreram no período de 13 de abril a 23 de setembro, conforme tabela da Sesab.

Dos 301.248 casos confirmados desde o início da pandemia, 287.486 já são considerados curados (recuperados), 7.307 encontram-se em recuperação – chamados de ativos – e 6.455 óbitos.

Os casos confirmados ocorreram nos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,38%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (6.432,86), Almadina (6.314,06), Madre de Deus (5.892,95), Itabuna (5.860,06) e Dário Meira (5.088,70).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 596.056 casos descartados e 74.522 em investigação até as 17 horas desta quinta-feira (24). Na Bahia, 25.507 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 47 óbitos que ocorreram em diversas datas. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 6.455, representando uma letalidade de 2,14%. Dentre os óbitos, 55,85% ocorreram no sexo masculino e 44,15% no sexo feminino.Leia Mais

Cacá e Everaldo, entre Fabíola Paes, Socorro e Maria Schaun
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pré-candidatos a prefeito e vice de Ilhéus, Cacá Colchões e Everaldo Anunciação se reuniram com participantes do Movimento Preserva Ilhéus e assinaram a carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis. Os candidatos da chapa formada pelo PP e PT no município sul-baiano também receberam um manual para a elaboração do plano de metas e eixos do referido programa, além de contribuições para a construção da Ilhéus 500 anos.

Participaram da reunião as representantes do Movimento Preserva Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, do Instituto Nossa Ilhéus, Fabíola Paes Leme, Mestre em Cultura e Turismo, Maria Schaun, escritora e membro da Academia de Letras, e José Nazal, vice-prefeito de Ilhéus e dos maiores conhecedores da história e da geografia de Ilhéus.

PRESERVA ILHÉUS

O movimento é uma iniciativa da sociedade civil, que surgiu em julho de 2020 em resposta à supressão errônea das amendoeiras na Avenida Soares Lopes. A partir deste ocorrido, passou a juntar expertises de seus membros para cobrar e qualificar o debate, especialmente, sobre o impacto ambiental negativo proveniente da ação humana na cidade de Ilhéus.

Ronda Maria da Penha foi criada para combater a violência contra a mulher || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O crime de feminicídio registrou queda de 85,7% em agosto deste ano se comparado a igual período do ano passado. Nenhum caso foi registrado em Salvador e nas 13 cidades da Região Metropolitana. Um caso foi registrado no interior do Estado. Em 2019, no oitavo mês do ano, a polícia havia contabilizado sete ocorrências contra mulheres.

Dos sete casos que aconteceram em agosto de 2019, seis foram em cidades do interior e um caso ocorreu na capital baiana. Na Região Metropolitana de Salvador não houve registros nos dois períodos.

“É um trabalho muito difícil, mas que desempenhamos com total dedicação. Assim que sabemos da situação vulnerável da mulher, aproximamos e iniciamos um acompanhamento. Não podemos atuar dentro dos lares, educando aqueles que imaginam a mulher como objeto, mas seguiremos repreendendo essas práticas machistas”, declarou a comandante da Operação Ronda Maria da Penha de Lauro de Freitas, tenente Luana Queiroz Braga.

Botijões de gás comercializados de forma irregular em Camamu || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma operação para combater a venda clandestina de gás resultou na apreensão de 244 botijões, nesta quinta-feira (24), em Camamu. A operação foi deflagrada por policiais da Delegacia de Polícia Civil do município do baixo-sul.

Doze estabelecimentos sem autorização para comercializar o produto, armazenado de maneira incorreta, foram vistoriados. Os proprietários foram intimados para prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia Civil de Camamu.

André Curvello, secretário de Comunicação da Bahia || Foto Carol Garcia/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Estado da Bahia conquistou o prêmio de comunicação oficial instituído pela primeira vez pelo Instituto Mega Brasil. O secretário de Comunicação do Governo do Estado, André Curvello, venceu o Top Mega Brasil, na categoria Comunicadores do Serviço Público.

A cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), com transmissão pelo canal de YouTube da Mega Brasil, premiando também agências de comunicação e executivos da comunicação corporativa.

Mais de 280 profissionais de todas as regiões do país foram indicados nas mais diversas categorias. André Curvello fez questão de dividir o prêmio com todos os secretários de comunicação do Nordeste e com os colegas baianos secretários de Estado.

– Aqui na Bahia, os colaboradores da Secom trabalham dia a dia para fazer uma comunicação de excelência. Todos seguindo a orientação do governador Rui Costa, alicerçada na transparência e na regionalização da informação – disse André Curvello.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), vai parcelar em duas vezes o pagamento do ICMS de setembro pelos lojistas participantes da campanha Liquida Bahia 2020, promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL). A campanha tem início nesta sexta (25) e se encerra em 4 de outubro. As parcelas serão pagas nos dias 9 de outubro e 9 de novembro.

O parcelamento está previsto no Decreto 20.007/20, publicado na edição dessa quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado. Também serão parcelados os débitos decorrentes do recolhimento por antecipação tributária relativo às aquisições interestaduais de mercadorias efetuadas durante o mês de agosto. Neste caso, o pagamento vai ocorrer nos dias 25 de setembro e 26 de outubro.

A FCDL ficará responsável por encaminhar para a Sefaz-Ba, até o dia 30 de setembro, a relação dos contribuintes vinculados à campanha. Não fazem jus aos prazos especiais de pagamento do ICMS os contribuintes que atuam no comércio de automóveis, camionetas, utilitários, motocicletas e motonetas novos, de caminhões, reboques e semi-reboques, ônibus e microônibus novos e usados, e também de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios (hipermercados e supermercados).

Acidente no trecho Eunápolis-Itabela deixa BR-101 interditada || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente envolvendo três caminhões deixou trecho da BR-101 interditada nos dois sentidos, na manhã desta quinta-feira (24), entre as cidades de Eunápolis e Itabela, no sul da Bahia. Duas pessoas tiveram ferimentos leves.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na altura do Km-735, por volta das 5h30min.

Informações iniciais apontam que o acidente ocorreu após um dos veículos, carregado com plástico triturado, tombar no local.

Ainda segundo a PRF, o congestionamento já passava de três quilômetros. A previsão é que a via seja liberada ainda nesta quinta.

As duas vítimas foram levadas para o Hospital Regional de Eunápolis, entretanto estado de saúde não é considerado grave. Com G1-BA.

Faculdade inscreve para vestibular online para Estética e Cosmética
Tempo de leitura: 2 minutos

A Faculdade de Ilhéus abriu inscrições para o seu primeiro vestibular do curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética, recentemente autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). O processo seletivo permitirá a formação das primeiras turmas do curso que tem as primeiras atividades previstas ainda para este ano, conforme a instituição de ensino superior. A inscrição é gratuita e a prova do vestibular será online.

Os interessados devem fazer a inscrição pelo site oficial da instituição, www.faculdadedeilheus.com.br. O MEC aprovou o projeto da Faculdade e autorizou a implantação do curso por meio da Portaria Nº 224, assinada pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Ricardo Braga, e publicada no Diário Oficial da União.

Segundo o diretor-geral da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, o planejamento de instalação do novo curso foi elaborado com base em avaliação sobre o mercado regional e as iniciativas locais na área do empreendedorismo. “Temos como perspectiva estimular o setor produtivo de serviços na região”, afirma.

MÓDULOS

O funcionamento do curso de graduação superior, em nível tecnológico, utilizará laboratórios já existentes na instituição, além de laboratório específico para as aulas práticas de estética e cosmética facial, corporal e capilar. A diretora acadêmica da Faculdade, Sandra Milanesi, explica que o curso de tecnologia em Estética e Cosmética será desenvolvido em cinco módulos.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Caixa realiza hoje (24) o pagamento de R$ 428,2 milhões referente à primeira parcela do auxílio emergencial residual para 1,6 milhão de beneficiários do Bolsa Família com final  6 do Número de Identificação Social (NIS).
Com mais esse pagamento, foram liberados até hoje R$ 2,5 bilhões da primeira parcela do auxílio emergencial residual para 9,6 milhões de pessoas que atendidas pelo Bolsa Família. Ao todo, mais de 16,3 milhões de pessoas cadastradas no programa foram consideradas elegíveis e receberão, no total, R$ 4,3 bilhões durante o mês de setembro.

CRITÉRIOS

Para quem recebe o Bolsa Família nada muda. O recebimento do Auxílio Emergencial Extensão atende aos mesmos critérios e datas do benefício regular, permitindo a utilização do cartão nos canais de Autoatendimento, Unidades Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui; ou por crédito na conta Caixa Fácil.

Para o pagamento do Auxílio Emergencial Extensão, os beneficiários do Bolsa Família tiveram avaliação de elegibilidade realizada pelo Ministério da Cidadania – conforme Medida Provisória nº 1.000, de 2 de setembro de 2020 – e recebem o valor do Programa Bolsa Família complementado pela extensão do auxílio emergencial totalizando R$ 300 ou R$ 600, no caso de mulher provedora de família monoparental.