Fies tem pouco mais de 50% das vagas ocupadas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os candidatos não matriculados em instituição de educação superior têm até as 23h59 de terça-feira (3) para se inscrever para as 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para os que estão matriculados em curso, turno e instituição para o qual deseja se inscrever, o prazo termina às 23h59 do dia 27 de novembro.

Para esse processo de ocupação de vagas remanescentes do Fies, a oferta está distribuída em 4.213 cursos de 881 instituições privadas de educação superior do país.  As vagas remanescentes são aquelas não preenchidas durante os processos seletivos regulares do Fies de 2020.

As inscrições são feitas pela internet, na página do Fies: http://fies.mec.gov.br/. Todos os candidatos precisam ficar atentos aos prazos e lembrar que a ocupação de vagas ocorre por ordem de conclusão de inscrição.

FINANCIAMENTO PARA BOLSISTA

As vagas remanescentes do Fies, também, podem ser ocupadas por quem já estuda com bolsa parcial (50%) do Prouni e deseja financiar a outra metade da mensalidade do seu curso com subsídios do governo.

O prazo de inscrição é maior tanto para quem tem bolsa parcial do Prouni como para os estudantes que buscam uma oportunidade de financiar a mensalidade integral do curso e dar continuidade aos estudos, desde que estejam matriculados em curso, turno e instituição para o qual desejam se inscrever. Eles terão até as 23h59 do dia 27 de novembro para disputar a vaga desejada.

 

Taxa de desempregados segue alta no Brasil || Foto Adenir Britto
Tempo de leitura: 2 minutos

A taxa de desemprego chegou a 14,4% no trimestre encerrado em agosto, aumento de 1,6% em relação ao trimestre terminado em maio (12,9%). É a maior taxa registrada na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), iniciada em 2012.

O número de desempregados atingiu 13,8 milhões, aumento de 8,5% frente ao trimestre anterior. São cerca de 1,1 milhão de pessoas a mais à procura de emprego frente ao trimestre encerrado em maio. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE).

O número de pessoas ocupadas no país caiu 5% na comparação com o trimestre encerrado em maio, totalizando 81,7 milhões. Com essa retração de 4,3 milhões de pessoas, esse é o menor contingente já registrado na série da pesquisa. Quando comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, a queda é de 12,8%, o que representa 12 milhões de pessoas a menos no mercado de trabalho.

NÃO PROCURAVA EMPREGO

A analista da pesquisa, Adriana Beringuy, afirma que, no trimestre anterior, havia a perda da ocupação e o aumento da inatividade, ou seja, as pessoas perdiam seus empregos, mas não estavam pressionando o mercado em função das medidas mais restritivas de isolamento social.

“O cenário que temos agora é da queda da ocupação em paralelo com o aumento da desocupação. As pessoas continuam sendo dispensadas, mas essa perda da ocupação está sendo acompanhada por uma maior pressão no mercado”, afirma a pesquisadora.

Com isso, o nível de ocupação foi de 46,8%, também o mais baixo da série histórica, com queda de 2,7 pontos percentuais ante o trimestre anterior (49,5%), quando, pela primeira vez na história da pesquisa, o índice ficou abaixo de 50%. No mesmo período, o número de empregados com carteira assinada caiu 6,5%, chegando a 29,1 milhões de pessoas, o menor contingente da série. É uma retração de dois milhões de pessoas com trabalhos formais.

Acidente em Itabuna nesta sexta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um motorista de um carro ficou ferido após o veículo onde estava capotar e bater na grade de uma loja na BR-415 (Jorge Amado), em Itabuna, nesta sexta-feira (30). O nome do condutor não foi divulgado.

Conforme informações colhidas no local do acidente, o homem seguia de Ilhéus para Itabuna, quando perdeu a direção do carro ao passar por uma curva acentuada, na entrada de Itabuna. O veículo capotou na pista e bateu na grade de uma loja de produtos agrícolas.

Ele teve ferimentos e foi levado para uma unidade de saúde da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Do G1.

Augusto durante visita a moradores da Mangabinha || Foto Lucas Matos
Tempo de leitura: 2 minutos

O candidato a prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), ouviu pedidos para que, se eleito, regulamente a atividade de Enfermagem no município, com a criação de Plano de Cargos e Salários para a categoria, o que inclui não só enfermeiros com nível universitário, mas técnicos e auxiliares de enfermagem. Ele se reuniu na Terceira Via Hall, na noite de quinta-feira (29), com um grupo de representantes da Enfermagem.

Augusto Castro agradeceu aos profissionais de Enfermagem que o acompanharam durante os mais de 40 dias internado devido à covid-19 no início da pandemia. Ainda no encontro, ele lembrou da luta para conseguir emendas parlamentares para a Saúde do município. “Itabuna conhece minha dedicação para que os hospitais contassem com tecnologia de ponta”, afirmou. “A UPA 24 Horas, do Monte Cristo, será fortalecida”, frisou.

O candidato a prefeito pela Coligação Mudar Para Fazer disse que pretende ampliar o número de equipes da Estratégia da Saúde da Família. “Por meio de concurso público, oportunidades serão criadas ao pessoal de Enfermagem e à classe médica. Com isso, as pessoas serão beneficiadas com o atendimento de suas demandas na saúde”, afirmou. Ele citou ainda a implantação do atendimento noturno em unidades por área da cidade e a requalificação das unidas básicas e de saúde da família.

REDE BÁSICA INFORMATIZADA

Augusto também falou que pretende interligar a rede de unidades da atenção básica utilizando a tecnologia da informação e comunicação, facilitando marcações de consultas e exames, facultando ao paciente receber a informação do atendimento via aplicativo de celular, como por exemplo, data, local e horário de sua consulta ou exame consta de seu projeto de governo.

Outra proposta de Augusto Castro é regulamentar a Lei da Transparência da Fila, instituindo a fila única e transparente do Sistema de Regulação para consultas, exames e cirurgias. Com isso, o cidadão poderá acompanhar o histórico de seus agendamentos através do site da Secretaria Municipal de Saúde ou do aplicativo de celular.

O professor universitário Mitchel Cattai enumerou, dentre as dificuldades da Enfermagem na rede municipal, a falta de reconhecimento. “O melhor reconhecimento é o financeiro, pois a gente não está feliz. Por isso, o pedido de piso salarial, progressão na carreira, para que se possa cuidar da família com segurança. As vezes se é obrigado a ter muitos empregos e há casos de carga horária de 120 horas semanais”, comentou.

Antes, à tarde, os candidatos da frente PSD – Cidadania – PSB e Rede Sustentabilidade receberam o carinho e a alegria dos moradores da Mangabinha que saíram à porta de casa ou de janelas e sacadas exibiam bandeiras, adesivos e sinais de positivo para os candidatos Augusto Castro e Guinho.

Bahia tem 443.137 recuperados da doença
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou 337.785 recuperados da covid-19 desde o início da pandemia da doença até esta sexta (30), informa a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Já o total de infectados chega a 352.700, com 7.315 casos ativos e 7.600 mortes causadas pelo novo coronavírus.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.423 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.614 recuperados (+0,5%), além de 29 óbitos, estes registrados no período que vai de 10 de julho a 29 de outubro.

Os 352,7 mil casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,13%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes, até aqui, são Ibirataia (8.509,67), Almadina (6.588,58), Itabuna (6.538,23) Madre de Deus (6.452,38) e Aiquara (6.140,35).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 720.989 casos descartados e 85.761 em investigação até as 17 horas desta sexta-feira (30). Na Bahia, 28.927 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS

As 7.600 mortes confirmadas pela Sesab ocorreram desde o início da pandemia e a Bahia apresenta letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 55,96% ocorreram no sexo masculino e 44,04% no sexo feminino.

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando uma família tem um ente querido internado, geralmente muitas incertezas são enfrentadas, alterando as emoções e os ânimos dos mais próximos. Preocupação, impaciência, insegurança e medo da perda, todo esse conjunto de sensações configura esse momento difícil.

Diante dessa situação, os setores de Psicologia e Serviço Social do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, orientam familiares para melhorar o fluxo de informações entre família e paciente, resultando em uma comunicação mais objetiva.

Na admissão do paciente são colhidas informações sobre contato da família e é destacada a necessidade de um familiar de referência, responsável por receber o contato da equipe de Psicologia, diariamente, com informações gerais sobre o quadro de saúde mental e física do assistido. A equipe de psicólogos entra em contato, todos os dias, até as 18h.

O familiar de referência deve ter a responsabilidade de compartilhar as informações do quadro da pessoa internada com os demais parentes e amigos. Devido à grande demanda do hospital, fica inviável a comunicação com vários familiares do mesmo paciente.

As informações repassadas aos familiares são sobre a rotina e a situação dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade Covid. O Serviço Social do HRCC também atende às famílias dos pacientes, com orientações e apoio para que seja realizado um atendimento humanizado. Um dos pontos fundamentais, por exemplo, é que o número fornecido para contato atenda as ligações e não seja apenas para aplicativo WhatsApp.

De acordo com Gildo Rorato, psicólogo do HRCC, caso a pessoa tenha um familiar internado e não receba informações, deve entrar em contato direto com a unidade hospitalar. “Peço, por favor, que nos contate através dos telefones do Serviço Social para atualizar o número do familiar de referência, pelos números (73) 3235-5324 e 3235-5383”, informou.

ENCONTRO VIRTUAL E AGENDAMENTO

Diante da pandemia da Covid-19, os acessos a determinados locais da unidade e as visitas dos familiares se tornaram limitadas. Com essa realidade, imposta pela emergência sanitária, as equipes do Serviço Social e Psicologia mediam encontros virtuais entre o paciente, equipe de saúde e família dos internados na UTI Geral e na Unidade Covid.Leia Mais

Geraldo e Jairo participam de sabatina e prometem investimentos em áreas prioritárias
Tempo de leitura: 2 minutos

Candidato a prefeito de Itabuna, Geraldo Simões (PT) se comprometeu a ampliar ações como a escola em tempo integral, implantar o calendário cultural e investir em geração de emprego e renda, desenvolvimento urbano, mobilidade e no enfrentamento da Covid-19. Na noite de ontem (29), Geraldo e o seu vice, Jairo Araújo (PCdoB), participaram de entrevista ao Ipolítica.

“Educação vai ser prioridade em nosso governo. Queremos implantar a escola em tempo integral, com atividades lúdicas no contraturno”, destacou Geraldo sobre a Educação. Outra estratégia será a criação de um Programa de Estágios, para estudantes do Ensino Médio, e um programa de premiação, a exemplo de um “Selo de Empresa Amiga do Estudante”, como estímulo para empresas que contratarem estagiários e jovens aprendizes intermediados pelo município.

Geraldo falou em criar um calendário cultural para a cidade e vinculá-lo ao calendário escolar. “Queremos que nossos estudantes tenham acesso à cultura. A FICC teve um papel importantíssimo no fomento à cultura em nosso governo. Colocaram para fazer Cultura e Esporte. Hoje, ela não faz nem Cultura nem Esporte”. Jairo disse que no “plano de governo a cultura é libertadora. Cultura é qualidade de vida e geração de empregos e renda”.

Para Geraldo, o tema desenvolvimento urbano está atrelado à mobilidade urbana. “Chegamos a transportar 1 milhão e 300 mil passageiros por mês. Hoje não tem ônibus”. Geraldo defende a criação de uma integração tarifária, de modo que os usuários possam utilizar o sistema de transporte durante um período determinado pagando apenas uma tarifa.

Jairo voltou a criticar a falta de força administrativa do atual prefeito, que deixou sem ônibus a população. “O prefeito não consegue fazer cumprir um contrato com as empresas de ônibus. Tudo o que precisa ser feito está no contrato, e a cidade não tem ônibus”.

SAÚDE

Na Saúde, a principal crítica de Geraldo ao atual prefeito é em relação ao enfrentamento da Covid-19. Ele citou o número de mais de 13 mil infectados e de quase 350 mortos, enquanto o “prefeito vira as costas para o que a Academia, que indicou o melhor caminho para o enfrentamento da Covid-19”. Geraldo destacou como propostas para a área a requalificação dos postos de saúde, com unidades funcionando até as 22 horas, com médicos, odontólogos e uma equipe motivada para atender ao cidadão.

“O paciente vai sair de lá com medicamentos que forem prescritos e vai receber em casa a marcação de suas consultas e exames especializados”, explicou Geraldo. Jairo, por sua vez, resumiu o que será a nova gestão em uma frase: “Precisamos acabar com a gestão do morra quem morrer”.

Fernandes fez doações a entidades de Ilhéus e Itabuna, a exemplo do GACC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Luiz Fernandes Ferreira precisou ir à Justiça para que a Unimed cobrisse custos de cirurgia robótica para retirada de tumor na próstata, no início deste semestre, no Hospital São Rafael, em Salvador. A técnica com a utilização de robô, por ser menos invasiva, foi determinada pela juíza Carla Rodrigues de Araújo, da 2ª Vara do Sistema de Juizados de Itabuna.

A Unimed cumpriu determinação e liberou a cirurgia, realizada com sucesso em 8 de julho passado. Fernandes se recupera bem. Mas a cooperativa médica se negava a pagar a indenização por danos morais, estipulada no valor de R$ 8 mil pela magistrada.

A Unimed recorreu da decisão em primeira instância. A Terceira Turma Recursal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador, negou provimento ao recurso da cooperativa médica, mantendo a indenização ao paciente.

Durante a batalha jurídica, o paciente disse que doaria a indenização, integralmente, a entidades assistenciais de Ilhéus e de Itabuna, caso vencesse a disputa.

Após receber a indenização, Fernandes cumpriu a promessa. As doações foram feitas ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Sul da Bahia (GACC-Sul Bahia), Albergue Bezerra de Menezes, Associação de Apoio aos Portadores de Câncer, ONG Planeta dos Bichos, Abrigo São Francisco de Assis e Abrigo São Vicente de Paulo.

“A cirurgia e a recuperação têm sido um sucesso. A doação é para retribuir por tudo aquilo que tem acontecido de bom na minha vida”, disse, emocionado, Luiz Fernandes, exibindo os recibos de todas as doações feitas, totalizando R$ 8 mil.

Vitor e Ademilton durante gravações de "Arthur", que concorre a prêmio em festival australiano
Tempo de leitura: < 1 minuto

O cineasta itabunense Vitor Augusto Xavier está lançando o filme Arthur, curta-metragem baiano de drama dirigido e produzido, junto aos seus pais, Ademilton Batista e Nivea Jane, que também são atores e protagonistas da obra. O filme aborda a história de um homem de meia-idade chamado Arthur que, anos após perder seu único filho, busca redenção em uma viagem de volta para a sua esposa.

A produção independente da ABS Filmes (empresa produtora do filme) foi filmada em Itabuna, Ilhéus e Salvador e está participando do conceituado Festival Internacional de Cinema “My Rode Reel 2020”, da Austrália, que tem edição anual e premia curtas do mundo inteiro.

O filme também pode ser assistido no YouTube, no canal pessoal do diretor. O curta faz parte de um longa-metragem que está sendo produzido por Vitor e seus pais e será lançado em 2021 no Brasil e no exterior. Contendo muito mais imagens, elementos e desfechos para a história, a versão de três minutos foi editada exclusivamente para participar do festival My Rode Reel 2020.

Boa parte do filme é focado na viagem do protagonista, contemplando durante o trajeto, belíssimas paisagens da capital baiana e de outras cidades, como também pontos históricos e o vasto litoral nordestino.

FICHA TÉCNICA
Vitor Augusto Xavier
Diretor, Roteirista, Produtor, Editor e Dir. de Fotografia
Ademilton Batista
Ator, Produtor, Co-roteirista e Codiretor
Nivea Jane
Atriz, Produtora
Luan Pereira
Assistente de Making of
ABS Filmes
Empresa Produtora

Aulas em formato híbrido terá rodízio de alunos || Foto Carol Garcia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir da próxima terça-feira (3), os professores da rede estadual de ensino entram em férias coletivas, conforme decreto do Governo da Bahia. A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial do Estado.

De acordo com o decreto, a decisão foi tomada considerando o estado de calamidade pública em todo o território baiano e a situação de emergência, em razão da pandemia decorrente da Covid-19. As férias serão de 30 dias seguidos, até o dia 2 de dezembro. No país, 17 estados concederam períodos de 15 dias de férias para os professores e outros três estados de 30 dias.

A medida se aplica a 33.391 servidores, sendo professores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos do quadro do magistério público estadual; os contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), que atuam no exercício das funções do magistério; e os profissionais da Educação que estão no exercício da função de mediador, de intérprete de LIBRAS, de brailista, de instrutor de Libras, de cuidador, de técnico de atendimento de Educação Especial – AEE, de preceptor e de nutricionista, nas unidades de ensino da rede estadual. A exceção é para diretor escolar. O pagamento relacionado ao 1/3 das férias será feito em folha extra.

As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas desde o dia 15 de março, conforme Decreto Estadual 19.586, até o dia 15 de novembro. A data de retorno das aulas ainda não está definida. As aulas só serão retomadas em condições de segurança, a partir da indicação das autoridades de Saúde do Governo do Estado.

Tempo de leitura: 2 minutos

Maiane, da Delícia Fit: aposta em alimentação saudável

Já imaginou poder consumir brownies, cookies e bolos sem culpa? E o melhor: sem prejudicar a saúde? Agora isso é possível, graças a uma empresária itabunense que decidiu compartilhar um estilo de vida saudável e investir na produção de alimentos sem açúcar, sem glúten e sem lactose, que podem ser consumidos, inclusive, por pessoas com algum tipo de intolerância alimentar ou até mesmo diabéticas.

Maiane Carvalho conta que a alimentação saudável sempre esteve presente em seu dia a dia. “Meus pais, sempre bem equilibrados neste quesito, me deram esta base para o cuidado com a alimentação. Meu esposo também agregou valor neste sentido e, por fim, participo de uma comunidade religiosa que zela por costumes saudáveis. Por isso, decidi compartilhar esse estilo de vida com outras pessoas”, afirma.

Somado a isso, Maiane revela que sentia falta da oferta de alimentos voltados para pessoas com intolerância alimentar em Itabuna. “Tenho um colega que sempre reclamava de desconforto após comer alguns tipos de alimentos. Já meu esposo não pode ingerir lactose por três dias consecutivos. A partir desta vivência diária, vi uma oportunidade de alcançar este público”.

Foi então que nasceu a Delícia Fit. Após investir em cursos, como o de Doces Low Carb, e outros materiais de receitas saudáveis, ela começou a produção e segue constantemente em busca de atualizações. “Sempre busco mais conhecimento, tanto acerca das farinhas, o que é bem complexo por serem sem glúten, quanto sobre os demais ingredientes utilizados nas receitas”, completa.

Cardápio inclui produtos fit e low carb.

Hoje, a Delícia Fit oferece um cardápio variado de produtos classificados como Low Carb e Fit. São eles brownie, bolo delícia no pote, empada, cookies, pão e bolos nos sabores: milho, batata doce, coco, cenoura e banana. Mas a empresária garante que, em breve, trará novidades, como panetones e outros produtos.

Atualmente, segundo Maiane, o brownie e os bolos são os mais procurados pelos clientes. Mas a aceitação em geral tem sido muito boa. “Posso dizer que eles têm 98% de aceitação. Não afirmo que têm 100%, pois existe toda uma análise acerca do paladar, mas posso garantir que são receitas bem saborosas”, destaca.

Além da qualidade e do sabor dos produtos, um outro diferencial da Delícia fit é o preço. “Algumas pessoas não conseguem enxergar o valor e focam apenas no preço. Por isso, busquei um equilíbrio, criando condições para que todos pudessem adquirir nossos produtos. Nosso bolo pequeno, por exemplo, custa R$ 10,00. O mesmo preço, ou até mais barato, de bolos que são vendidos em padaria, sendo bem mais saudável. Então entregamos produtos com qualidade superior, por um preço acessível”, descreve.

Para ela, hoje está bem mais fácil ter um estilo de vida saudável e prazeroso, sem pagar mais caro por isso. “Muita gente imagina que comida saudável não é saborosa. Mas hoje é possível, sim, consumir alimentos deliciosos e cuidar da saúde o mesmo tempo”, finaliza. Quem quiser conhecer mais sobre os produtos e ingredientes, pode entrar em contato pelo telefone (73) 99122-2523, que também é WhatsApp, ou pelo Instagram @deliciafitbr. Lá, Maiane Carvalho também compartilha diversas dicas sobre alimentação e estilo de vida saudável.

Uso de bicicleta aumentou durante a pandemia || Foto Marcello Casal Jr./ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

Pesquisa do Datafolha revelou que 38% dos brasileiros que não têm veículo próprio acreditam que a bicicleta é o meio mais seguro para se locomover durante a pandemia de covid-19, seguida por aplicativos de viagem (35%) e táxi (9%). Já o transporte público coletivo atingiu apenas 4% de preferência na opinião dos entrevistados.

Para os brasileiros, os critérios mais importantes para escolher o meio de transporte durante a pandemia são grau de aglomeração (29%), a segurança que o transporte oferece (20%) e, empatados com 14%, a facilidade de acesso ao meio e o risco de contaminação.

Em relação à preferência pelos aplicativos de mobilidade, o levantamento mostra que 61% dos brasileiros acreditam que esse hábito vai aumentar, enquanto 10% acreditam que deve ficar igual e 29% acreditam que o serviço deve diminuir. Na região metropolitana, os números revelam uma tendência ainda maior para o aumento do hábito, com 66%.

Quando perguntado qual o grau de importância de ações para prevenir o contágio da covid-19 no uso dos aplicativos, o uso de máscaras pelo motorista e usuário ficou em primeiro lugar, sendo citada por 79% dos entrevistados. O fato do carro ter sido higienizado por uma empresa especializada ficou em segundo (74%) e a disponibilidade de álcool em gel para motoristas e usuários em terceiro (71%).

ENTREGAS

A pesquisa, encomendada pela Uber, revelou ainda aumento no uso de aplicativos de entrega. De acordo com o levantamento, somente 47% da população havia utilizado um aplicativo de entrega antes da pandemia, enquanto o número de pessoas que fez um pedido durante a pandemia foi 72%. Na Região Metropolitana de São Paulo, o número de pessoas que já havia utilizado algum tipo de aplicativo de entrega foi maior que a média nacional, com 59%, e o número de pessoas que fez algum tipo de pedido na pandemia foi de 76%.

Entre os brasileiros que usaram o aplicativo de entrega na pandemia, 76% revelaram ter aumentado a frequência no uso desses aplicativos. Na região, o índice de pessoas que aumentou o uso chegou a 73%.

Os motivos que levaram a essa mudança foram detalhados pela pesquisa: risco de contaminação, apontado por 59% dos entrevistados, e praticidade do serviço, com 43%, foram os fatores mais importantes para os usuários considerarem o uso desse tipo de aplicativo durante a pandemia.

A pesquisa ouviu 3.271 pessoas acima de 16 anos entre 16 de setembro e 7 de outubro de 2020 em todas as regiões do país.