Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna realizou a segunda fase do projeto Unidos pelo Diabetes em ação, com a avaliação dos pacientes que participaram de uma triagem anterior na qual foram diagnosticados com retinopatia diabética, por meio de telediagnóstico com avaliação a distância de oftalmologistas especialistas em retina. Devido à pandemia da covid-19, não haverá o tradicional mutirão. Além da avaliação e triagem, houve exame do pé diabético, utilizando um aplicativo para manejo das informações, coordenada pela professora Roseanne Montargil.

Cerca de 100 pacientes com casos mais graves foram selecionados para a segunda fase, no Hospital Beira Rio. Nessa fase, eles participaram de um atendimento presencial pelo especialista em retina, segundo o médico Rafael Andrade, presidente da ONG, iniciando o tratamento com laser e, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, continuarão sendo atendidos nas próximas semanas.

Também de maneira inédita, os pacientes realizaram exames na mácula, área central da retina, através da tomografia de coerência óptica, para uma avaliação mais detalhada. Todos os cem pacientes passaram, também, por avaliação laboratorial, com exames bioquímicos importantes, que podem detectar doenças renais, com o apoio do LAP Laboratório.

Os pacientes passaram por avaliação de nefrologia, comandada pelo médico Rodolfo Nascimento; angiologia, comandada pelo médico Marcelo Araújo e a médica Roseanne Montargil; e cardiologia, comandada pela médica Ana Paula Leal, incluindo a realização de eletrocardiograma e ecocardiograma. Todos exames com protocolos rígidos de distanciamento social.

MODELO PARA O BRASIL

No final da ação, os pacientes receberam orientações importantes sobre prevenção, com as enfermeiras da Atenção Básica de Saúde do Município, numa integração entre os segmentos da saúde pública, para garantir a manutenção e tratamento, um grande diferencial para o projeto.

O médico Rafael Andrade fez questão de agradecer a todos os voluntários, empresas apoiadoras, sociedades médicas, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Beira Rio, “que permitiram que mesmo nesse período difícil as pessoas com diabetes não deixassem de receber o atendimento, num modelo que será adotado por outras cidades brasileiras, até que possamos retornar aos nossos mutirões. Itabuna mais uma vez é um exemplo de prevenção e tratamento aos diabéticos”.

No dia 21, haverá uma live do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que durante 24 horas levará informações em salas virtuais, com teleorientação sobre prevenção e outras informações importantes feitas por especialistas de todo o país. O 24h pelo Diabetes será uma grande ação multidisciplinar, 100% online (https://www.24hpelodiabetes.com.br).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *