Tempo de leitura: < 1 minuto

O Banco de Leite Humano do Hospital Manoel Novaes, que atende a mais de 120 municípios baianos, está operando com a capacidade mínima, segundo a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A instituição apela às mães que estejam amamentando façam doação ao banco de leite. Hoje, a unidade funciona com pouco mais de 20% do estoque. O mínimo necessário é estoque de, pelo menos, 70 litros.

O Banco de Leite do Manoel Novaes é responsável pela coleta, processamento e distribuição do leite destinado aos bebês prematuros internados ou com patologias que não podem receber o produto diretamente das mães. A unidade tem a missão de assegurar o alimento diário para uma média de 45 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-Neo).

Segundo a coordenadora do Banco de Leite, a enfermeira Bianca Baleeiro, o processo para tornar-se doadora é muito simples. Basta a pessoa se dirigir à unidade com carteira de identidade e exames pré-natal (sorologia). Quem preferir, pode cadastrar-se sem precisar sair de casa, via telefone. “É tudo muito rápido, sem burocracia. Se não tiver condições de se deslocar, o Corpo de Bombeiros, que é o nosso parceiro, vai até a casa da doadora fazer a coleta”, relata Baleeiro.

O leite é um alimento essencial nos primeiros meses de vida dos bebês. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que até os seis meses de idade as crianças sejam alimentadas com leite materno. O Banco de Leite funciona no anexo do Hospital Manoel Novaes e o telefone é o (73) 3214-4346.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *