Últimos dias para vacinar contra a febre aftosa|| Mateus Pereira
Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) anunciou, nesta sexta-feira (27), que a segunda etapa anual da vacinação contra a febre aftosa não sofrerá ajuste no calendário. O prazo termina na segunda-feira (30).

A agência informou que a decisão ocorre após a análise minuciosa dos números, desde que a campanha foi iniciada, em 1º de novembro. “Até o dia 25, alcançamos a venda de mais de 3 milhões de doses, isto é, das 3,5 milhões de doses que estimamos vender, mais de 90% já foram comercializadas e estamos analisando as planilhas a cada 24 horas. Tudo vem sendo acompanhado em detalhes”, ressalta o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar.

A primeira etapa anual da vacina na Bahia para animais de todas as idades superou a meta de 90% exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com 93,5% dos animais vacinados. Nesta segunda etapa, apenas bovinos e bubalinos de até 24 meses estão sendo vacinados.

Os produtores encontram as doses nas revendas distribuídas pelo estado. “É relevante destacarmos que a vacina nesta fase pode ser considerada ainda mais importante, pois, em muitos casos, é a primeira dose de imunização recebida pelos animais jovens, o que garante uma eficácia muito maior ao projeto de imunização e no planejamento da Defesa Agropecuária para que, em 2022, a Bahia se torne zona livre da aftosa sem vacinação”, acrescenta Maurício Bacelar.

PRODUTORES

A campanha, realizada simultaneamente em todas as regiões do país, será prorrogada em alguns estados, inclusive no Nordeste. Porém, com o alcance positivo registrado na Bahia, não foi necessária a ampliação do prazo, conforme explica o diretor-geral da Adab.

A vacina segue durante todo o fim de semana e até a próxima segunda-feira (30). Já a declaração continua valendo até 15 de dezembro. Até esta sexta (27), 40% do animais vacinados foram declarados, a grande maioria por meio do site da Adab. Os escritórios físicos da agência, sindicatos rurais e revendas de produtos agropecuários também estão aptos a realizar o procedimento, imprescindível para fechar os dados da Bahia e assegurar a adimplência dos produtores.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *