Bahia registra 1.196 casos de Covid-19 em 24 horas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, mais 1.196 casos de novo coronavírus. Com isso, a quantidade de infectados no estado subiu para 444.661. Desse total,  424.473 já são considerados recuperados e 11.578 encontram-se ativos (pessoas doentes).

Os casos confirmados da doença ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,43%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.730,93), Jucuruçu (7.637,52), Muniz Ferreira (7.396,93), Conceição do Coité (7.353,03) e Aiquara (7.332,43).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 838.509 casos descartados e 121.350 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (13/12).

O boletim epidemiológico deste domingo (13) contabiliza 21 óbitos que ocorreram em diversas datas. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.610, representando uma letalidade de 1,94%. O percentual de casos com comorbidade foi de 71,54%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,57%).

Salgueiro comemora classificação diante do Vitória da Conquista
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Vitória da Conquista não repetiu a boa atuação da partida de ida e está fora das oitavas de final da série D do Campeonato Brasileiro de 2020. Jogando neste domingo (13), em Pernambuco, o time do sudoeste da Bahia foi goleado por 4 a 0 pelo Salgueiro. O primeiro confronto entre as duas equipes foi vencida por 4 a 3 pelo Bode Baiano.

No jogo de hoje, Renato Henrique abriu o placar, de pênalti, aos 40 minutos do primeiro tempo. Na volta do intervalo, Ranieri, Ciel, de falta, e Raimundinho completaram a goleada para o Salgueiro. Com o resultado, o sonho do Vitória da Conquista de subir para Série C foi adiado.

Além de Salgueiro, outros nove times estão garantidos nas oitavas de final da Série D do Brasileirão de 2020. Os garantidos são América-RN, Mirassol-SP, Altos-PI, Galvez-AC, Goianésia-GO, Aparecidense-GO, São Luiz-RS, Marcílio Dias-SC e Fast Clube-AM.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) prestigiou, neste sábado (12), a celebração dos 68 anos de emancipação político-administrativa do município de Itajuípe, no Litoral Sul. Ao lado do prefeito reeleito Marcone Amaral (PSD), realizou o hasteamento das bandeiras, no Paço Municipal e entregou obras e inaugurações de equipamentos de infraestrutura, lazer e cultura.

Parlamentar mais votado da cidade e do Território Litoral Sul, Rosemberg reforçou o seu compromisso com a gestão municipal e com a população local. “Itajuípe está de parabéns por todos os presentes à população, mas o maior presente que Itajuípe tem e que o povo se deu foi a reeleição de Marcone Amaral e Léo, que, sem dúvida, vão continuar a fazer história nesta cidade”, destacou.

Houve a entrega das obras de três praças, dentre elas a Humberto Augusto Pinto com academia ao ar livre e da pavimentação da Rua Beira Rio; além da inauguração da Casa de Cultura Junot Matos de Santana e de uma quadra de futevôlei, ambas no Centro.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aproveitou a ocasião para estender os parabéns aos municípios ‘gêmeos’ que também celebram 68 anos hoje, desde a vizinha Coaraci, além das cidades do sudoeste baiano de Iguaí, Itapetinga, Ibicuí e Encruzilhada.

Seguindo os protocolos de distanciamento e uso de máscara para evitar o contágio do novo coronavírus, o evento teve a participação do deputado federal Paulo Magalhães (PSD), do prefeito de Firmino Alves e presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), Lero Cunha (PSB), vereadores e lideranças regionais.

Dezembro Verde chama a atenção para o cuidado com os animais || Foto Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Tempo de leitura: 4 minutos

Durante todo este mês a campanha Dezembro Verde vai alertar a população sobre as graves consequências do abandono de animais e fomentar a guarda responsável dos bichinhos, geralmente cães e gatos que vagam nas ruas, após serem abandonados por seus tutores. Embora não haja estatísticas oficiais, uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de abandono no Brasil. A campanha é promovida pelo  Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP).

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.

“A maioria dos animais abandonados não é resgatada e sofre com fome, doenças, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas que interferem em seu bem-estar mental e comportamento”, alerta a médica-veterinária Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal (CTBEA) do CRMV-SP.

Outra questão grave são os prejuízos à saúde pública. “O abandono impacta diretamente na vida das pessoas, pois animais nas ruas causam acidentes de trânsito, prejudicam o turismo e afetam a saúde pública –  devido às doenças que afetam tanto humanos quanto animais”, diz a médica-veterinária Rosangela Gebara, que integra a CTBEA/CRMV-SP.

ABANDONOS AUMENTAM EM DEZEMBRO

A escolha deste mês para a campanha está relacionada ao fato de que, neste período do ano, os casos de abandono aumentam de forma expressiva. “Acontece de famílias deixarem seus animais nas ruas, isentando-se da responsabilidade quando vão se ausentar para as viagens de férias e festas de fim de ano”, sinaliza Cristiane.

Segundo Rosangela, “trabalhos internacionais mostram que as principais causas de abandono são, em primeiro lugar, problemas no comportamento dos animais e, em segundo lugar, alterações na rotina de casa – aí entra a questão das viagens e mudanças de endereço.”Leia Mais