Hospital de Itabuna usa redes para acalmar crianças
Tempo de leitura: < 1 minuto

O uso de redinhas de flanela nas incubadoras da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal  tem sido fundamental para o desenvolvimento motor e sensorial,  estabilização da respiração, ganho de peso mais rápido e melhoria no sistema neurológico dos prematuros no Hospital Manoel Novaes. Os bebês passam algumas horas do dia nas redes da unidade.

A diretora técnica do HMN, Fabiane Chávez, explica que o uso das redes contribui para que os bebês prematuros respondam mais rápido ao tratamento. “Gera a sensação de mais conforto. Muitos se sentem como se estivessem na barriga da mãe. A rede também evita a lesão por pressão. O processo contribui ainda para melhorar o desenvolvimento cerebral”, explica a médica pediatra.

A médica pediatra reforça que as redinhas simulam um ambiente mais próximo do encontrado dentro do útero materno. “Como são estimulados a se movimentarem, os bebês conseguem melhorar, por exemplo, o funcionamento dos pulmões. As redes contribuem para a estabilização da frequência de batimentos cardíacos”.

CRIANÇAS MAIS CALMAS

A fisioterapeuta Virgínia Madalena afirma que, como as crianças ficam mais calmas, choram menos, acabam ganhando peso mais rápido. “É impressionante como ocorre a evolução já nos primeiros dias em que recorremos ao uso das redinhas. A técnica ajuda acelerar a alta médica das nossas crianças”, conta.

Mas nem todos os bebês prematuros podem fazer uso da redinha de flanela. A fisioterapeuta Mirelle Antunes esclarece que, para ser colocada na rede, a criança precisa apresentar estabilidade no quadro respiratório e esteja respirando sozinho. “É um processo que gera muitos benefícios para os bebês, mas que exige uma mobilização e participação de toda a equipe da nossa UTI. Esse processo de humanização implantado pelo hospital tem gerado excelentes resultados” conclui.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *