Hospital Manoel Novaes sofre sobrecarga com aumento de demanda
Tempo de leitura: 2 minutos

A suspensão no atendimento nas maternidades Santa Helena, em Ilhéus, e Ester Gomes (Mãe Pobre), em Itabuna, provocou superlotação do Hospital Manoel Novaes (HMN), segundo a Santa Casa de Misericórdia. De 28 de dezembro a esta terça-feira (5), a procura por atendimento cresceu quase 300% no Novaes, segundo nota da instituição.

Já a procura diária pelos serviços cresceu 37,5% depois que unidades hospitalares em Itabuna e Ilhéus anunciaram a suspensão de serviços de pediatria e obstetrícia, segundo a Santa Casa. “Nesse período, o HMN acumula aumento de 66,85% nos atendimentos, boa parte de pacientes de baixo risco, que normalmente são atendidas em unidades de saúde definidas como porta de entrada. Essa sobrecarga no hospital pode deixar sem os serviços os pacientes de médio e alto riscos, para os quais a unidade é contratada”, informa a Santa Casa em nota.

Segundo a diretora técnica do Novaes, a médica Fabiane Chávez, o hospital teve de improvisar novos leitos para atender a demanda. “Desde o finalzinho do ano passado que estamos trabalhando muito acima da nossa capacidade. Além dos municípios pactuados com Itabuna, tivemos de absolver a demanda de toda a microrregião de Ilhéus”, afirmou.

De acordo com Fabiane, foi necessário reorganizar as equipes. “Mas tem sido muito difícil atender tanta gente. Há um desgaste muito grande. Espero que os gestores resolvam logo esses problemas da Maternidade Ester Gomes, em Itabuna, e da Maternidade Santa Helena, em Ilhéus”, afirma.

SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Fabiane Chávez alerta que, por ser referência em diversos serviços no sul da Bahia, o Manoel Novaes normalmente já é muito procurado, mas hoje está habilitado somente para médio e alto risco. “No entanto, nos últimos dias tivemos que ocupar a maioria dos nossos leitos com risco habitual (partos de pacientes sem risco)”.

A diretoria técnica destaca que, embora a demanda tenha triplicado nos últimos dias, nenhum paciente ficou sem ser atendido. “Mas espero que esses serviços sejam restabelecidos definitivamente”.

A médica observa ainda que o Hospital Manoel Novaes está entre as unidades saúde do interior do Brasil que têm conseguido manter equipes completas. “Em todo o país, temos um déficit muito grande de profissionais que atuam na pediatria e obstetrícia. Mas, como a nossa Santa Casa tem honrado os seus contratos, ainda contamos com esses profissionais”, relatou.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *