Novo cartão postal de Ilhéus|| Foto José Nazal
Tempo de leitura: 2 minutos

É difícil passar sobre ela e não parar um pouquinho para aquela selfie (autorretrato), com enquadramento com o mar ao fundo. A Ponte Jorge Amado (Ilhéus-Pontal) já apresenta impactos positivos no turismo do Litoral Sul.

Construída para ajudar a resolver um problema de mobilidade urbana que durante anos atormentou moradores da região e turistas, a nova ponte é mais um atrativo para quem vem ao sul da Bahia em busca de conhecer belas praias, belezas naturais, um rico patrimônio arquitetônico, a mítica do cacau e do chocolate, e as histórias que ganharam o mundo pelas obras de Jorge Amado.

Com 533 metros de extensão e investimentos de R$ 100 milhões do Governo da Bahia, a ponte conta com 24,6 metros de largura e abrange um sistema viário com 2,7 quilômetros e acessos ao Centro e ao Litoral Sul, dotado de quatro pistas de rolamento para veículos, uma ciclofaixa e faixa para pedestres.

A obra beneficia diretamente 511 mil pessoas que moram em municípios como Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Camacan, Itapé, Itajuípe, Coaraci, Itacaré e Uruçuca.

BELEZA ARQUITETÔNICA

Ponte é mais um atrativo turístico em Ilhéus

A turista paranaense Mariangela Bittencourt ficou encantada com a nova ponte. “Ela torna ainda mais belo um cenário natural que já é magnífico, com a Baía do Pontal e o mar. É mesmo um cenário de cartão postal”.

Para  Tiago Santos Nascimento, que é operador de logística numa empresa no Pontal, o tráfego ficou muito mais ágil, sem congestionamentos. “Podemos ampliar o número de entregas em Ilhéus e outras cidades. É uma obra fundamental”.

De acordo com a Prefeitura de Ilhéus, durante os dias de semana cerca de 20 mil veículos trafegam pela ponte. Nos domingos e feriados, esse número chega a 50 mil veículos por dia.

O equipamento provoca impactos positivos também no setor de turismo. Para José Humberto Sá Nery, que atua no setor de transporte e passeios temáticos, a nova ponte do Pontal, além de melhorar a mobilidade urbana, levantou a autoestima dos ilheenses e se tornou um local de visita dos moradores e visitantes. Humberto lembra que muitos turistas fazem questão de tirar fotografias com a ponte ao fundo.

SÍMBOLOS DE ILHÉUS

O taxista Wilson Miranda Pessoa, que atua no ponto próximo à Catedral de São Sebastião e o Bar Vesúvio, dois dos principais símbolos de Ilhéus, afirma que a ponte foi uma maravilha para a categoria. “Aumentamos o número de corridas diárias e agora no verão, com a chegada de turistas, as pistas duplas evitam os congestionamentos que a gente enfrentou por vários anos”.

Além da construção da nova ponte, o Governo do Estado está restaurando e duplicando um trecho da BA-001, em Ilhéus, até o entroncamento da BR-251, na orla Sul, com recursos de R$ 11 milhões. Na pós-pandemia, o Litoral Sul da Bahia tem potencial para se consolidar como um dos principais pólos turísticos do país e atrair mais visitantes do exterior com a retomada da viagens internacionais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *