A Praia do Cristo, em foto de novembro de 2020, antes da remoção das barracas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus não tem data prevista para a volta da ocupação comercial da Praia do Cristo com barracas, informa o secretário municipal de Meio Ambiente, Mozart Aragão, que conversou hoje (26) com o PIMENTA. No mês passado, o município notificou ambulantes e removeu pontos de comercialização do local.

“Existe um projeto da Prefeitura, em parceria com a Marinha do Brasil, através da delegacia de Ilhéus, chamado Praia Legal. É um projeto voltado para esportes náuticos, e aquela praia é propícia para isso”, explicou Aragão, enfatizando que os comerciantes terão que se adequar ao programa de reordenamento do espaço público. Parte desse esforço vai ser a utilização de barracas removíveis.

Segundo o secretário, originalmente, o projeto não contemplava nenhum tipo de estabelecimento comercial, mas o governo foi sensível à demanda dos ambulantes, que querem voltar a trabalhar na Praia do Cristo.

De acordo com Aragão, não é possível prever quando os ambulantes poderão voltar, pois, antes, Prefeitura e Marinha precisam implementar o Praia Legal, com a instalação de equipamentos esportivos na praia. Conforme o gestor, a volta do comércio não pode ser autorizada agora, porque isso prejudicaria a implementação do programa.

Hoje (26), os comerciantes fizeram um protesto na Praça Cairu, no Centro. Numa faixa, escreveram que se tratava de uma manifestação pelo direito de trabalhar. Têm pressa, porque já perderam as vendas do primeiro mês de verão. O secretário disse ao PIMENTA que conversou com representantes dos donos das barracas na última sexta-feira (22).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *