Tempo de leitura: < 1 minuto

Jogadores do Tricolor comemoram triunfo sobre o Timão

O Bahia derrotou o Corinthians, por 2 a 1, e deixou a Zona de Rebaixamento do Brasileirão 2020, nesta noite de quinta (28), na Fonte Nova.

Os gols do Tricolor foram marcados no primeiro tempo, por Gilberto e Ramírez. Gabriel marcou para o Corinthians. A vitória garantiu três pontos ao Bahia. O time chegou aos 35 pontos e tem mais vitórias que o Fortaleza, que tem igual número de pontos.

O Bahia volta a jogar, no domingo (31), contra o Vasco, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro. O time paulista volta a jogar no dia 3, contra o Ceará, na Arena Neo Química, em São Paulo.

O candidato a presidente, Marcone Amaral, e o presidente da Amurc, Lero Cunha || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeitos do sul, extremo-sul e médio sudoeste baiano elegerão, nesta sexta (29), a nova diretoria executiva da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc). O pleito está marcado para as 14h, no Teatro Candinha Doria, em Itabuna, com chapa única concorrendo, encabeçada pelo prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD).

Candidato a presidente em chapa única, Marcone defende que a união de todos os prefeitos é fundamental para o avanço de ações necessárias para a região. “Temos que unir forças para conquistar os nossos objetivos. Estou disposto e motivado em prol do desenvolvimento regional”.

Tempo de leitura: 2 minutos

A candidatura do prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, em chapa única, aponta uma melhoria no nível de compreensão do valor regional por parte dos prefeitos e prefeitas e traz esperança de superarmos as ilhas de poder que constituíram o nosso modelo de atuação política ao longo dos anos.

Rosivaldo Pinheiro

O Litoral Sul da Bahia vem, sistematicamente, sofrendo as consequências da falta de uma ação política coletiva. Essa tática de ação conjunta possibilitaria melhor dinâmica socioeconômica das cidades e regiões, sendo, portanto instrumento decisivo para o processo da construção de saídas aos problemas apresentados.

A região detém grande importância para a economia baiana. Historicamente, temos no cacau a nossa principal identidade. O produto já ditou o nosso modelo econômico e ainda é uma marca forte, geradora de riqueza. Mas, hoje, esse modelo não é mais essencialmente tocado por ele. Nosso perfil econômico encontrou outros nichos: turismo, comércio e serviços se integraram ao nosso portfólio, melhorando o nosso desempenho.

Se ao longo do tempo tivéssemos voz uníssona para cobrar do governo federal, a nossa região seria melhor escutada e as nossas múltiplas pautas ganhariam força, ajudando a destravar importantes ações, como os macro vetores de desenvolvimento, que já estariam em outras fases de implantação. O Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste, a duplicação da BR-415 e o novo aeroporto possivelmente já seriam realidades.

Destaque-se que, nos últimos anos, a região ganhou uma maior atenção do governo do estado. Prova disso é que importantes obras foram realizadas e entregues nesse período. Essa atenção é oriunda do arco de alianças que chegou ao poder na Bahia a partir do governo de coalisão, tendo em Rui Costa, Jaques Wagner, Otto Alencar e João Leão seus principais expoentes, privilegiando, inclusive, a nossa região com a liderança do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, representada pelo deputado Rosemberg Pinto, natural do Médio Sudoeste e que se transformou no principal interlocutor político da região cacaueira.

Nesta sexta-feira teremos a eleição da Amurc (Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia), que integra três territórios: Litoral Sul, Extremo Sul e Médio Sudoeste. A candidatura do prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, em chapa única, aponta uma melhoria no nível de compreensão do valor regional por parte dos prefeitos e prefeitas e traz a esperança de superarmos as ilhas de poder que constituíram o nosso modelo de atuação política ao longo dos anos. É preciso compreender que a luta municipalista e a configuração do valor dos territórios são componentes de grande impacto que impõem respeito aos governos centrais.

A frente ampla, pluripartidária, demonstra ser o caminho mais seguro para garantir uma luta política mais coesa e, por consequência, vitoriosa, em favor das providências necessárias para a superação dos nossos principais problemas. Estar alicerçada por uma instituição como a Amurc é também sinal de um novo momento da política regional, que é reflexo da chegada ao poder de novos nomes, e esse é um combustível que alimenta a nossa esperança.

Rosivaldo Pinheiro é economista e especialista em Planejamento de Cidades (Uesc)

Unidade estava fechada há dois anos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Itabuna reativou o Centro de Especialidades Odontológicas (Odontocentro), localizado na Avenida Inácio Tosta Filho, no Centro.

O unidade ficou dois anos com as portas fechadas, apesar de ser um dos principais equipamentos de saúde bucal da população e integrar a média e alta complexidade para atendimentos especializados. Em ação paralela, a secretaria inspeciona a rede de assistência da Atenção Básica nos gabinetes odontológicos.

O coordenador da rede, o odontólogo Mário Brum, disse que o atendimento à população está sendo organizado. Segundo ele, um dos eixos principais para a retomada dos trabalhos era justamente o Odontocentro. “Um alinhamento dos postos com o Centro de Especialidades era necessário, possibilitada a partir dessa união de esforços”, resumiu

O novo coordenador do Odontocentro, Pery Amorim Teixeira, informou que, nos primeiros dias de trabalho, listou os equipamentos que podem ser aproveitados e apontou os materiais em falta. A licitação para a compra dos itens está em andamento. “Mesmo que de forma reduzida, os atendimentos especializados foram retomados nestes 15 dias”, adiantou Teixeira.

ACESSO

O coordenador explica que o Odontocentro não trabalha com porta aberta. Os encaminhamentos para a unidade cabem às equipes dos postos de saúde, que são responsáveis pela triagem dos pacientes. A prefeitura pretende ampliar o acesso aos serviços nos próximos meses.

Governador também fez críticas à Anvisa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6663 contra a Lei 13.967/2019, que, ao alterar o Decreto-Lei 667/1969, extinguiu a pena de prisão disciplinar para os policiais militares e bombeiros militares. A ação foi distribuída ao ministro Ricardo Lewandowski.

O governador alega que a competência para dispor sobre o regime disciplinar dessas categorias é dos estados e do Distrito Federal, como dispõem os artigos 42 e 142 da Constituição Federal. Sustenta, também, que a iniciativa legislativa sobre a matéria é reservada aos governadores, por simetria com o artigo 61, parágrafo 1º, alínea “f”, da Constituição, que atribui exclusivamente ao presidente da República a proposição de leis sobre os militares das Forças Armadas. No caso da Bahia, a prisão disciplinar é prevista na Lei Estadual 7.990/2001.

Segundo Rui Costa, a extinção da prisão disciplinar apenas para militares estaduais e distritais ofende, ainda, a isonomia, pois não alcança os integrantes das Forças Armadas. Segundo o governador, a medida disciplinar se justifica em razão da rigidez da hierarquia e da disciplina em que se embasa o regime militar, o que se aplica tanto aos policiais militares e bombeiros quanto aos militares das Forças Armadas.

LIMINAR

Ao pedir a concessão de liminar para suspender a eficácia da norma, o governador destaca que já se encerrou prazo de 12 meses previsto na lei para adequação da legislação estadual e requer que seja preservada a aplicação da Lei estadual 7.990/2001. A manutenção da norma federal, segundo ele, “pode comprometer a hierarquia e disciplina, bem como ensejar a concessão descabida de habeas corpus e sujeitar, indevidamente, eventuais autoridades militares no enquadramento por abuso de autoridade”.

O prefeito Mário Alexandre
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), sancionou a Lei 4.097/2020, que estabelece a Política de Incentivo e Apoio à Inovação, com foco no fomento ao desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo inovador, por meio da concessão de incentivos fiscais ao contribuinte.

Segundo Mário Alexandre, o município trabalha de forma constante para reativar o ecossistema local de inovação, atraindo novos investimentos e gerando oportunidades de emprego. “É isso que a gente quer, promover o crescimento através da ciência e tecnologia. Vamos desburocratizar a instalação de empresas deste importante setor em Ilhéus para atrair um número cada vez maior de negócios. Isso é fundamental. Queremos fazer da nossa cidade referência em desenvolvimento humano e tecnológico. Eu não tenho dúvida de que quem ganha é o nosso povo”.

A lei criou o Sistema Municipal de Estratégia para Inovação (SMEI). Conforme a prefeitura, o mecanismo estimula a cooperação entre organismos públicos e privados e democratiza processos decisórios, além de garantir efetividade e transparência ao gasto público.

BENEFÍCIOS

Os participantes do SMEI poderão obter os benefícios fiscais, a exemplo da redução da alíquota de 5% para 2% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), abatimento de 60% do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), isenção do Imposto de Transmissão Inter Vivos (ITIV) e isenção da Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF), por cinco anos.

A lei também instituiu o Conselho Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação (CMCTI), o Observatório Municipal de Ciência e Inovação (OMCI), o Fundo Ilheense de Apoio à Inovação (FIAI), a Semana Municipal de Inovação (SMI) e o Selo Ilheense de Inovação.

Divulgado hoje (28) pela Prefeitura, o link para cadastramento está aqui.

Convênio faz parte do pacote de medidas das instituições contra os impactos econômicos da pandemia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, se reuniu com o superintendente executivo da Caixa Econômica Federal na região Sul da Bahia, Lucas Ribeiro, para criar estratégias que possam auxiliar os pequenos negócios a acessar linhas de crédito com a garantia do Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe).

A reunião aconteceu na última segunda-feira (25) e contou com a presença do gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, além de outros representantes da Caixa, a exemplo do gerente geral, Ricardo Rehem, e o gerente de varejo, Reinaldo Cardim.

No encontro, foi estabelecida uma parceria mútua entre as instituições para dar suporte ao Fampe. O Sebrae fará indicação aos clientes sobre as possibilidades de acesso ao crédito, e a Caixa recomendará aos empresários que procurem orientações no Sebrae sobre a tomada de crédito mais consciente.

FAMPE

Firmado em abril de 2020, o convênio faz parte do pacote de medidas das instituições para reduzir o impacto provocado pela crise do novo coronavírus sobre os pequenos negócios no Brasil. As linhas de crédito são destinadas a Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Com a parceria, os empreendedores contam com a obtenção de crédito assistido pelo Sebrae. Dessa forma, podem obter tutoriais, participar de capacitações EAD e presenciais e consultar especialistas. O atendimento é voltado para as necessidades de cada público específico

Leur Lomanto, Arthur Maia e Paulo Azi estão em planilha informal de liberação de recursos, diz jornal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A informação é do Estado de S. Paulo. Em matéria publicada hoje (28), o veículo divulgou dados de uma planilha informal do Governo Bolsonaro, com a lista de deputados federais e senadores autorizados a destinar recursos extra orçamentários da União a estados.

De acordo com o Estadão, os recursos não aparecem vinculados aos nomes dos parlamentares nos mecanismo públicos de transparência, ao contrário do que acontece com as emendas convencionais ao orçamento. As verbas são para contratos de obras bancadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Ainda segundo o jornal, três representantes da bancada baiana aparecem na planilha, os deputados federais Leur Lomanto Júnior, Arthur Maia e Paulo Azi, todos do DEM.

Conforme o Estadão, a Secretaria de Governo, do ministro Luiz Eduardo Ramos, trabalha para garantir a influência do Planalto nas eleições das mesas-diretoras da Câmara e do Senado. Perguntado pelo jornal se a liberação dos recursos é a contrapartida em troca do voto dos parlamentares, Arthur Maia negou e disse que não sabe da existência da planilha.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou apoio ao deputado federal Arthur Lira (PP-AL) e ao senador  Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidatos na disputa pelo comando das duas casas legislativas.

PM agiu rápido para libertar refém e prender dupla armada
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nessa quinta-feira (28), policiais militares prenderam dois homens suspeitos de roubar um carro no supermercado Bompreço, na região do Rio Vermelho, em Salvador.

Antes da prisão, na tentativa de fugir, um dos suspeitos fez refém um homem que passava pela rua. A Polícia Militar conseguiu cercá-los e negociar a libertação da vítima.

Gravado por um internauta, o vídeo abaixo mostra parte da negociação. Assista.

Policiais prenderam o bandido ainda na loja assaltada
Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Correio.

Uma mulher realizou um ato heróico no mínimo incomum na cidade de Bratislava, na Eslováquia. Ao ver que uma loja de conveniência estava sendo assaltada, ela decidiu transar com o ladrão para distraí-lo e atrasá-lo até que a polícia chegasse, contou reportagem do The Sun.

Tudo aconteceu após o ladrão, de 24 anos, forçar um funcionário da loja a entregar todo o dinheiro durante o assalto, na madrugada desta quarta-feira (27).

O funcionário ainda levou um soco no rosto, obrigando-o a fugir para o escritório. Foi neste momento que a mulher entrou na loja pela porta dos fundos. Ela seduziu o assaltante, realizando um sexo oral nele para impedí-lo de fugir. Neste meio tempo um funcionário chamou a polícia.

Ao chegarem na loja, os policiais se depararam com a mulher e o ladrão deitados nus no chão da loja. A mulher se chama Sona, de 35 anos, e é da República Tcheca.

O porta-voz da polícia de Bratislava, Michal Szeiff, disse à emissora TASR: “Os policiais viram o homem recebendo serviços sexuais da mulher.”

De acordo com a mídia local, Sona disse a um policial: “Leve-o, não consigo mais.”

Szeiff disse que o ladrão resistiu à prisão, obrigando os policiais a usar a força para detê-lo.

Vítima de AVC, Luis Roberto completaria 80 anos na próxima quinta-feira (4)
Tempo de leitura: 3 minutos

O ex-jogador de futebol Luis Roberto de Oliveira, conhecido como “Boca”, faleceu ontem (27), em Ilhéus, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Ele jogou profissionalmente nas décadas de 1950 e 1960. Atuou no Fluminense (RJ) e Colo-Colo de Ilhéus, entre outros clubes.

Em fevereiro de 1966, quando jogava na ponta esquerda do Grêmio de Maringá, fez um gol em Lev Yashin, goleiro lendário da antiga União Soviética, que visitou o time paranaense para jogo amistoso. Nessa quinta-feira (28), o ex-vice-prefeito José Nazal (REDE) publicou relato sobre uma cena protagonizada por Boca, que completaria 80 anos no próximo dia 4. Leia.

 

Lá “pras folhas tantas”, começaram a cantar um sambinha animado e, entusiasmado, eis que se alevanta Dêlibri, iniciando um samba no pé ao lado da mesa de pista onde estava. Queria apenas curtir, dançar como ele gostava.

José Nazal || nazalsoub@gmail.com

Triste com a notícia do passamento de Luis Roberto de Oliveira, Boquinha, Boca Boca, Dêlibri – dentre tantas maneiras como era conhecido. Eu me lembrei de um famoso episódio ocorrido em uma festa no Clube Social de Ilhéus. Quem estava presente deve recordar; quem não estava, passa a saber o que ocorreu.

Final dos anos 70, a dupla Antonio Carlos e Jocafi fazia enorme sucesso nas paradas musicais, com agenda concorrida para apresentação em shows por todo o Brasil, inclusive aqui em Ilhéus, terra já famosa e conhecida como a “terra do cacau”, onde havia riqueza e fartura.

Numa festa no Clube Social de Ilhéus, a dupla veio se apresentar. O salão cheio, as mesas todas vendidas para a festa dançante, com uma orquestra de baile. No meio da noite, a apresentação da famosa dupla.

Quando o relógio bateu 1 hora da manhã, a orquestra parou e foi anunciado o show, com todos os presentes sentados para assistir. Com banda própria, os dois cantores foram alegrando os presentes com seus hits mais famosos. Lá “pras folhas tantas”, começaram a cantar um sambinha animado e, entusiasmado, eis que se alevanta Dêlibri, iniciando um samba no pé ao lado da mesa de pista onde estava. Queria apenas curtir, dançar como ele gostava.

Percebendo que os olhares dos presentes estavam mais voltados para a mesa de Boca Boca do que para o palco, Jocafi, incomodado com o fato (mesmo tentando não demonstrar), parou o show e disse educadamente: “peço ao batera para ir aumentando o ritmo, para o amigo fazer o show dele e depois continuamos o nosso”. O baterista foi aumentando o ritmo e então Boca foi no embalo, gesticulando com as mãos, pedindo mais (imaginem a cena porque com palavras não consigo descrever a velocidade). Ao ver que o baterista não conseguia derrubar Boquinha, Jocafi se rendeu e disse: “companheiro, se quiser, suba para dançar no palco ou então dance aí mesmo. Você é fera no samba no pé”.

Muita gente ainda deve se lembrar dessa maravilhosa cena no Clube Social.

Essa é minha singela e sincera homenagem ao amigo Luis Roberto. Afirmo, sem a habitual complacência post mortem: das pessoas que conheci, ele foi uma daquelas que mais viveram e encararam a vida, em seus altos e baixos, com simplicidade, resiliência e alegria de viver.

José Nazal é fotógrafo, memorialista e autor do livro Minha Ilhéus (Via Litterarum); foi vice-prefeito de Ilhéus entre 2017 e 2020.

Secretário vistoria veículos da nova concessionária do transporte coletivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ontem (27), Itabuna recebeu os cinco primeiros ônibus da Atlântico Transportes, empresa contratada de forma emergencial para operar o sistema de transporte coletivo do município, que está parado há dez meses. O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Thales Rodrigues Silva, vistoriou os veículos nesta quinta (28).

Na última sexta-feira (22), o prefeito Augusto Castro (PSD) assinou o contrato da empresa e disse que os ônibus começarão a rodar em até 12 dias.

De acordo com a prefeitura, a frota inicial vai ter 44 ônibus, todos conectados a um aplicativo por meio dos qual os passageiros vão poder monitorar a circulação dos veículos.

O contrato emergencial manteve o preço da passagem em R$ 3,70.

Consumidores têm direito a desconto de R$ 20 no primeiro pagamento feito pelo RecargaPay
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os clientes da Coelba podem ganhar R$ 20 de desconto no pagamento da conta de energia elétrica. A concessionária fechou uma parceria com o aplicativo RecargaPay, que vai oferecer o desconto, a partir desta sexta-feira (29), para quem pagar com o cartão de crédito utilizando a plataforma digital. O benefício será concedido a todos os consumidores que fizerem o download do aplicativo e quitarem a conta de energia pela primeira vez diretamente no RecargaPay.

A iniciativa tem como finalidade facilitar o pagamento por meio da plataforma digital. “A parceria com o RecargaPay vai proporcionar um grande benefício para os nossos clientes, que a cada dia estão migrando para o ambiente digital. O aplicativo é seguro, rápido, simples e o usuário poderá pagar por meio do cartão de crédito. O cliente pode escolher receber sua fatura de energia por e-mail, desta forma, promovemos a comodidade, o conforto e com a saúde das pessoas, que não vão precisar sair de casa para fazer o pagamento, evitando assim aglomeração”, afirmou o superintendente comercial da Neoenergia, Leonardo Moura.

Com o RecargaPay, a Coelba amplia as possibilidades de pagamento da conta de energia em todo o estado. Além dos meios tradicionais, como lotéricas e bancos, que neste momento devem ser evitados devido à pandemia, a concessionária ainda oferece a quitação por meio do débito automático e pelo PIX, que podem ser realizados a qualquer dia e hora, inclusive finais de semana e feriados.

Prefeitura divulga comunicado sobre reivindicação da categoria
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nessa quinta-feira (28), a Prefeitura de Ilhéus informou ao PIMENTA que a licitação para a compra de equipamentos reivindicados por salva-vidas está em andamento. Representantes da categoria procuraram o blog para manifestar descontentamento com a falta dos materiais. Lembre aqui.

O processo licitatório prevê a aquisição de nadadeiras, boias, material de sinalização, binóculos, pranchas e kit reanimador. Antes de elencar os itens para a compra, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Ordem Pública consultou a categoria.

A remuneração dos salva-vidas é acrescida de adicional de insalubridade (40%), além de auxílio financeiro para a compra de fardamento e itens de proteção individual.

Os profissionais ouvidos pelo PIMENTA também reivindicam postos de observação cobertos, pois a maior parte das praias monitoradas não tem o equipamento. A gestão municipal informa que está construindo dois postos na Zona Sul, em parceria com cabanas de praia.

Segundo os salva-vidas que procuraram o blog, os profissionais que entraram no serviço público recentemente trabalham com material incompleto desde o verão de 2020. O comunicado da prefeitura não informa quando o processo licitatório em curso vai ser concluído.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra as empresas It Werk Comércio e Serviços LTDA, CCS Comércio de Motos e Serviços LTDA, Sullivan Fomento Mercantil Eirelli e BV Financeira S/A – Crédito Financiamento e Investimento por causa da realização de empréstimos aos consumidores sem autorização do Banco Central. Na ação, o MP requer que as empresas interrompam as atividades de concessão de empréstimos sem a devida autorização e em desconformidade com as normativas do mercado financeiro.

“Dada a necessidade de obterem empréstimos diante de prementes necessidades, por conta do atual estado de calamidade em saúde pública gerada pela Covid-19, os consumidores lesados com as práticas arbitrárias silenciam-se e não procuram os órgãos públicos competentes. Portanto a inexistência de prévia autorização do Banco Central do Brasil para que os acionados atuem na seara da concessão de empréstimos é suficiente ao exercício, por parte do MP, de ingressar com a ação civil pública”, destacou a promotora de Justiça Joseane Suzart, autora do documento.

O MP requer também que as empresas abstenham-se de realizar ofertas enganosas aos consumidores, seja referente ao uso de cartão de crédito com ‘simulação de compras’, causando-lhes prejuízos; garantir aos consumidores lesados pelos vícios dos serviços ofertados ilicitamente as alternativas garantidas pela Lei n.º 8.078/90, em especial a de restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizad; e, desde que seja autorizada pelo Banco Central do Brasil, que atuem em respeito ao direito dos consumidores à informação e à transparência, de forma a indicar, em suas propostas comerciais todas as especificidades dos produtos e/ou serviços disponibilizados.