Banco de Leite Humano de Itabuna está com estoque muito baixo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Banco de Leite Humano de Itabuna enfrenta grande dificuldade para assegurar leite para os bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-Neo) do Hospital Manoel Novaes nos últimos meses. De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Bianca Baleeiro, a queda no número de doadoras chega a 70%.

A unidade precisa de um estoque com, pelo menos, 70 litros. “Há muito tempo não conseguimos essa média. Por isso, estamos apelando para que as mães que estejam amamentando entrem em contato conosco e confirmem sua doação”, afirma Baleeiro.

A enfermeira Bianca Baleeiro destaca que o processo para torna-se uma doadora do Banco de Leite é muito simples. A doadora só precisa dirigir-se à unidade com carteira de identidade e exames pré-natal (sorologia). Mas quem prefere a comodidade, pode se cadastrar sem sair de casa, via telefone. “É muito rápido, sem burocracia. Se não tiver condições de deslocar-se, o Corpo de Bombeiros de Itabuna, que é o nosso parceiro, vai até a casa da doadora fazer a coleta nos dias agendados”, relata Baleeiro.

BANCO ATENDE MAIS DE 100 MUNICÍPIOS

O Banco de Leite da Santa Casa de Itabuna, que atende a mais de 120 municípios, é responsável pela coleta, processamento e distribuição do leite destinado aos bebês prematuros internados ou com patologias que não podem receber o produto diretamente das mães. A unidade tem a missão de assegurar o alimento para uma média diário de 45 bebês internados na UTI-Neo.

O leite humano é um alimento essencial nos primeiros meses de vida dos bebês. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda ser ideal que até os seis meses de idade as crianças sejam alimentadas com leite materno. O Banco de Leite funciona no anexo do Hospital Manoel Novaes e o telefone é (73) 3214-4346.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *