Bahia registra total de 14 mil óbitos causados pela covid-19 || Foto Prefeitura de Juazeiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (20), a Bahia registrou total de 14 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19) desde o início da pandemia, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Somente nas últimas 24 horas, o estado confirmou 115 mortes por covid-19.

Ainda nas últimas 24 horas, foram registrados 4.518 casos novos de Covid-19, com 4.604 recuperados, que são pacientes já livres dos sintomas da doença.

Dos 767.134 casos confirmados desde o início da pandemia, 735.181 já são considerados recuperados, 17.953 encontram-se ativos e 14.000 tiveram óbito confirmado.

VAGA EM UTI

A Sesab informou, nesta noite, que 341 pacientes aguardavam vaga em UTI Covid-19 por volta as 15h deste sábado. Eram mais de 480 há três dias. A expectativa é de que a haja redução na fila com a abertura de novos leitos de terapia intensiva no Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas. Serão 40 neste domingo (21). Outros 204 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema.

MAIS DE 922 MIL VACINADOS

Hoje, a Bahia recebeu nova remessa de vacinas e superou os 2 milhões de doses de imunizantes Coronavac e AstraZeneca (Oxford). Até aqui, são 922.153 vacinados contra o coronavírus, dos quais 289.643 receberam também a segunda dose até as 15 horas deste sábado. Os dados da vacinação podem ser conferidos no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Corpo de Irmão Lázaro foi sepultado neste sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Sepultado no final da tarde deste sábado (20), no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, o corpo do vereador Irmão Lázaro (PL), que não resistiu ao novo coronavírus. Ele faleceu na noite de sexta-feira (19) depois de ficar quase um mês internado numa Unidade de Terapia Intensiva UTI) em Feira de Santana. Por causa dos protocolos sanitários, o enterro foi restrito a poucas pessoas.

Irmão Lázaro, de 54 anos, foi diagnosticado com a covid-19 em 15 de fevereiro e estava internado desde o dia 22 no Hospital São Mateus, em Feira, sendo intubado no dia 25 de fevereiro. Ele iniciou a carreira artística como cantor no Olodum e foi dono de diversos hits na banda baiana. Depois seguiu como cantor de música gospel. No ano passado se elegeu vereador.

https://pimenta.blog.br2021/03/20/morre-o-vereador-e-cantor-gospel-irmao-lazaro-vitima-da-covid-19/

Bahia recebe mais 441 mil doses de vacinas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia na manhã deste sábado (20). São 441.200 doses, sendo 263.200 fabricadas pelo Instituo Butantan e 178.000 pela Fiocruz. A carga chegou ao aeroporto de Salvador por volta das 9h da manhã em um voo comercial.

Este é o nono envio que chega ao estado. Com esta carga, a Bahia totaliza 2.039.600 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, as vacinas serão enviadas imediatamente aos municípios, em uma operação que conta com aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG), logo após a conferência da carga pela equipe de imunização do estado.

As vacinas que chegaram hoje serão enviadas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta é uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Esta nova remessa dará possibilidade de que continue sendo imunizado o público alvo da primeira fase do plano de vacinação contra Covid-19. Nova definição feita em CIB autoriza os municípios que conseguirem alcançar as metas da primeira fase, a ampliar a aplicação das doses para idosos de 65 anos ou mais.

Também em reunião da CIB ficou definido que a população quilombola e pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise poderão ser vacinadas.

Campus da UFSB em Porto Seguro oferta vagas pelo SISU
Tempo de leitura: 3 minutos

A União e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) firmaram acordo para a regularização do Curso de Direto, no campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. Foi decidido que o Ministério da Educação (MEC) autoriza o curso em caráter provisório, contemplando estudantes matriculados até 9 de dezembro de 2020, que poderão agora realizar atividades formais, como estágio remunerado e provas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de receber diploma.

O termo foi assinado pelo defensor regional de Direitos Humanos na Bahia, Vladimir Correia. Pelo acordo, é vedada a admissão de novos estudantes antes da publicação da autorização definitiva. Segundo o defensor, a UFSB já pediu o reconhecimento do curso e, no termo, ficou estabelecido ainda um prazo de 180 dias, a partir da data da homologação, para a conclusão do processo de credenciamento da universidade.

“Foi uma grande vitória. Saímos de uma situação na qual muitos alunos que estavam cursando Direito na UFSB seriam gravemente prejudicados. Os estudantes estavam fazendo um curso irregular, corriam o risco de não conseguirem, inclusive, receber seus diplomas”, afirmou o representante da Defensoria Pública da União (DPU).

GRANDES TRANSTORNOS

Natural de Itamaraju, o estudante E.S.M, 25 anos, foi um dos que comemoraram o acordo nas redes sociais. Cursando o 17º quadrimestre, ele é voluntário em uma vara criminal de Porto Seguro e conta que nunca conseguiu fazer estágio formal. Ele teria perdido uma oportunidade, no final do ano passado, devido à falta de regularização do curso.

“Eu, assim como os demais colegas do curso de Direito da UFSB sentimos que a justiça está sendo feita. Como destacou alguns colegas, nos sentimos com a dignidade recuperada. Toda essa situação vinha nos causando grandes transtornos, mas a partir da brilhante e aguerrida atuação da DPU/BA, na busca da melhor solução possível, pudemos nos sentir amparados pela Justiça”, concluiu.  Veja mais detalhes em leia mais.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O estado de saúde do ex-deputado federal Haroldo Lima (PCdoB), internado com Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança, em Salvador, sofreu agravamento nesta sexta-feira (19). A equipe médica decidiu intubá-lo para que ele respire com a ajuda de ventilação mecânica. O secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, correligionário de Haroldo no PCdoB, confirmou a informação ao PIMENTA.

Nascido em família tradicional de Caetité, Haroldo Lima tem 81 anos. Destacou-se na política nacional como membro da Ação Popular, movimento revolucionário contra a ditadura instaurada pelo Golpe de 1964. Em 1976, foi preso e torturado pelo regime.

Elegeu-se deputado federal pelo PMDB em 1982. Foi deputado da Constituinte de 1988, representando o PCdoB/BA. Entre 2005 e 2011, comandou a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Nova etapa da campanha de imunização contra a Covid-19 começará nesta segunda-feira (22) || Foto Ed Alves
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), ampliou a faixa etária da fase atual da campanha de vacinação contra a Covid-19 para idosos com 70 anos ou mais em Ilhéus. A imunização desse público começará na próxima segunda-feira (22) e continuará na terça (23), conforme anúncio feito hoje (20) pelo governo municipal.

O atendimento ocorrerá das 8h às 15h, nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Norte, Sul, Vilela, Oeste e Olivença – e na sede da Cruzada do Bem pelo Bem, localizada perto do Ginásio de Esportes Herval Soledade, no bairro Cidade Nova.

A Sesau informa que, para receber a vacina, “é indispensável a apresentação do CPF; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência.” As doses serão aplicadas até o fim do estoque disponível no município.

O governo municipal explica que os idosos acamados ou com dificuldades de locomoção são vacinados em casa, mas “o serviço requer um tempo maior, visto que há deslocamento da equipe. Contudo, a secretaria esclarece que as doses para os grupos prioritários estão garantidas”.

POSTOS DE VACINAÇÃO DE IDOSOS

CRAS Norte
Endereço: Avenida Raimundo Sá Barreto, 539 – Jardim Savoia.

CRAS Sul
Endereço: Avenida Dr Arnoldo Neves – Nossa Senhora da Vitória.

CRAS Vilela
Endereço: Avenida Governador Paulo Souto (perto da Associação de Moradores), 625 – Teotônio Vilela.

CRAS Oeste
Endereço: Rua Duque de Caxias, 154 – Banco da Vitória.

CRAS Olivença
Endereço: Rua Almerindo Sarmento, 8 – Olivença.

Cruzada do Bem pelo Bem
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, Boa Vista – próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade.

Empregados da São Miguel, concessionária do transporte coletivo, cobram pagamento de salário atrasado || Foto Railan Bus/Ônibus do Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

A direção do Sindicato dos Rodoviários de Ilhéus (Sindrod) informou hoje (20) ao PIMENTA que não convocou paralisação da categoria para a próxima segunda-feira (22). A entidade fez o esclarecimento ao ser questionada pelo site sobre mensagem que circula nas redes sociais, segundo a qual os ônibus da São Miguel, empresa concessionária do transporte coletivo, não vão circular na segunda.

De acordo com o Sindrod,  há movimento a favor da paralisação entre os funcionários que não aderiram ao lay-off  da empresa e não receberam o salário de fevereiro, que deveria ter sido pago até o 5º dia último do mês atual. Cerca de 30 trabalhadores estão nessa condição.

A São Miguel alega dificuldades financeiras para cobrir as despesas da folha de pessoal e priorizou o pagamento de quem aderiu ao lay-off. 

O Sindrod emitiu nota de esclarecimento sobre o caso. Leia.

“O Sindicato dos Rodoviários de Ilhéus (Sindrod) esclarece que, apesar das dificuldades alegadas, as empresas têm mantido o pagamento de salários dos funcionários ativos e solicitou suspensão temporária dos contratos de trabalho, através de layoff para os demais funcionários. Alguns rodoviários recusaram a suspensão de seus contratos de trabalho para qualificação profissional, permanecendo fora de escala. Acontece que a empresa alega redução drástica da receita por conta da pandemia e priorizou o pagamento dos funcionários que estão trabalhando, deixando de pagar aos que estão fora de escala e recusaram a layoff. O Sindicato ressalta que uma paralisação somente poderá ser convocada após exauridas todas tentativas de resolução do problema, adotando-se, para tanto, o procedimento legal, cumprindo os prazos previstos, evitando que o movimento seja considerado ilegal, o que atairia multas e outras punições aos trabalhadores. É impossível promover qualquer movimento grevista na próxima segunda-feira, sem violação da lei de greve. Por isso, a entidade informa que, caso a empresa se mantenha inadimplente, deverá iniciar os procedimentos para, seguindo trâmite legal exigido por lei, deflagar paralisação das atividades. Chegou ao conhecimento da diretoria do Sindrod que há um movimento dos funcionários fora de escala, que recusaram a layoff, os quais ainda não receberam salários de fevereiro. A empresa alega que está priorizando o funcionários que estão trabalhando. Estima-se que cerca de 30 trabalhadores estão nessa condição”. Atualizada às 17h36min.

CIB aprovou recomendação para que municípios incluam pacientes renais na primeira fase da campanha de imunização contra a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão Intergestores Bipartirte (CIB) da Bahia decidiu, nesta sexta-feira (19), recomendar que os municípios do estado incluam pacientes renais crônicos, que dependem de hemodiálise para sobreviver, no grupo prioritário da primeira fase de vacinação contra a Covid-19. A diretora do Núcleo Regional de Saúde do Sul da Bahia, Domilene Borges, confirmou a informação ao PIMENTA na manhã deste sábado (20).

O site também obteve a resolução nº 41/2021 da CIB, que propôs a inclusão dos pacientes renais na primeira fase da campanha. “Considerando a situação epidemiológica, a taxa de ocupação de leitos de UTI e o caráter permanente de exposição, propomos incluir, neste momento, 100% das pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise”, diz o art. 1º, no § 6º. Acesse o documento aqui.

A recomendação beneficia pacientes do todo o estado, inclusive os 234 do Centro de Assistência Renal (CAR), localizado no Parque Infantil, em Ilhéus, que atende pessoas de toda a região.

Com a ajuda dos vereadores Cláudio Magalhães (PCdoB) e Enilda Mendonça (PT), os pacientes do centro conseguiram se mobilizar política e institucionalmente para sensibilizar os gestores que integram a CIB, formada por representantes das secretarias municipais de saúde e da Secretaria de Saúde do Estado.

Domilene Borges informou ao PIMENTA que, agora, cada município tem autonomia para definir a data e o local da vacinação do novo público-alvo incluído na primeira fase da campanha.

O antigo Palácio Episcopal de Ilhéus, erguido em 1928, é uma das construções citadas em ofício do presidente do IGHI
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus (IHGI), Euzner Teles, por meio de ofício enviado nesta sexta-feira (19) à Prefeitura, solicita que o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), garanta efetividade à legislação que protege o patrimônio histórico e cultural do município.

Ofício enviado ao prefeito também cita desabamento da marquise do antigo prédio da Marinha Mercante, assunto destacado pelo Jornal da Manhã || Imagens da TV Bahia

O texto cita o desabamento de parte da fachada do antigo prédio da Marinha Mercante, ao lado da Praça Coronel Pessoa, no Centro. O incidente aconteceu no dia 20 de janeiro de 2021. O episódio, diz o texto do ofício, “leva-nos a acentuar apelo sobre a necessidade urgente de restauração, recuperação e reutilização dos prédios que compõem o sítio histórico cultural da cidade”.

PRÉDIOS HISTÓRICOS

O presidente do IHGI cita imóveis que devem ser contemplados por uma política de preservação, a exemplo da Casa de Jorge Amado, o antigo prédio da Marinha Mercante, o Palácio Episcopal, o General Osório (Biblioteca Adonias Filho) e a sede União Protetora dos Artistas e Operários de Ilhéus, localizada na Avenida 2 de Julho.

Imagem de arquivo do antigo Colégio General Osório, atual Biblioteca Adonias Filho
O presidente do IHGI, Euzner Teles

O resgate desse patrimônio deve mobilizar esforço de comunicação social sobre a sua relevância para a identidade e o sentido de pertencimento do ilheense, afirma Euzner Teles.

No ofício, ele também reconhece as dificuldades da situação atual, no meio da pandemia de Covid-19, mas ressalta que ignorar a preservação do patrimônio histórico de Ilhéus seria uma afronta ao aparato jurídico que regula a política cultural do país e “um desrespeito, de todos nós, às gerações futuras”.

Segundo Euzner, o que está em jogo é a perpetuação da história e da “nossa própria identidade”.

Leia o documento aqui.

ACM Neto com o Irmão Lázaro em evento em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

Há pouco, o ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, lamentou o falecimento do vereador de Salvador e cantor gospel Irmão Lázaro (PL), no final da noite desta sexta (19), vítima da covid-19. Por meio de sua assessoria, o presidente nacional do DEM observou que, nos últimos dias, perdeu duas pessoas muito queridas (Lázaro e o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão) por causa da covid-19.

– Em apenas uma semana, 15 mil pessoas morreram no país. Só eu perdi duas pessoas muito queridas. Hoje, com tristeza, me despeço de Irmão Lázaro, mais uma vítima da covid. Não são só números. São vidas, histórias, famílias em luto. Lázaro era um grande companheiro da vida pública, um homem de fé e um artista que emocionou muita gente com sua voz inconfundível. Meus sinceros sentimentos a todos familiares e amigos – escreveu.

Irmão Lázaro morre de covid-19 após quase um mês internado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O cantor gospel e vereador de Salvador Irmão Lázaro (PL) faleceu na noite desta sexta (19), em Feira de Santana, vítima do novo coronavírus. Lázaro, que chegou a disputar vaga ao Senado em 2018, foi diagnosticado com a covid-19 em 15 de fevereiro e estava internado desde o dia 22 no Hospital São Mateus, em Feira, sendo intubado no dia 25 de fevereiro. Ele tinha 54 anos.

Lázaro projetou-se em nível nacional como cantor do Olodum, de Salvador. Deixou a banda e partiu para a música gospel, após tornar-se evangélico. Seu maior sucesso gospel é Eu te amo tanto. Já em 2014, Irmão Lázaro foi eleito deputado federal, com mais de 160 mil votos. Já em 2020, acabou eleito vereador de Salvador, com votação modesta (4.273 votos).