CIB aprovou recomendação para que municípios incluam pacientes renais na primeira fase da campanha de imunização contra a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão Intergestores Bipartirte (CIB) da Bahia decidiu, nesta sexta-feira (19), recomendar que os municípios do estado incluam pacientes renais crônicos, que dependem de hemodiálise para sobreviver, no grupo prioritário da primeira fase de vacinação contra a Covid-19. A diretora do Núcleo Regional de Saúde do Sul da Bahia, Domilene Borges, confirmou a informação ao PIMENTA na manhã deste sábado (20).

O site também obteve a resolução nº 41/2021 da CIB, que propôs a inclusão dos pacientes renais na primeira fase da campanha. “Considerando a situação epidemiológica, a taxa de ocupação de leitos de UTI e o caráter permanente de exposição, propomos incluir, neste momento, 100% das pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise”, diz o art. 1º, no § 6º. Acesse o documento aqui.

A recomendação beneficia pacientes do todo o estado, inclusive os 234 do Centro de Assistência Renal (CAR), localizado no Parque Infantil, em Ilhéus, que atende pessoas de toda a região.

Com a ajuda dos vereadores Cláudio Magalhães (PCdoB) e Enilda Mendonça (PT), os pacientes do centro conseguiram se mobilizar política e institucionalmente para sensibilizar os gestores que integram a CIB, formada por representantes das secretarias municipais de saúde e da Secretaria de Saúde do Estado.

Domilene Borges informou ao PIMENTA que, agora, cada município tem autonomia para definir a data e o local da vacinação do novo público-alvo incluído na primeira fase da campanha.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *