Pé de cacau na Mata Atlântica do Sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Principal produto agrícola do Sul da Bahia, o cacau, cujo dia é comemorado nesta sexta-feira (26), é também um aliado do meio ambiente. Graças a uma de suas características de cultivo, o cacau é um dos responsáveis pela preservação de áreas remanescentes da Mata Atlântica, que concentram uma das maiores biodiversidades do planeta. Com a cabruca, o sistema agroflorestal da região, o manejo da cultura cacaueira é feito à sombra das árvores nativas.

Com produção de cerca de 110 mil toneladas na última safra 2020, de acordo com o IBGE, a lavoura dá sinais de recuperação. Na outra ponta, a aposta na agroindústria consolida o Sul da Bahia como polo de produção de chocolates, com cerca de 70 marcas que já conquistaram mercado no Brasil e no exterior, impulsionadas pelo Chocolat Festival, em Ilhéus, maior evento do gênero na América Latina.

O gerente da CRV Costa do Cacau, Maurício Sena, afirma que a data de hoje estreita o laços da empresa com a região onde a empresa chegou para contribuir com seu desenvolvimento socioeconômico e a conservação ambiental.

A CVR Costa do Cacau é a única no Sul da Bahia credenciada para a destinação adequada de resíduos sólidos, com licenças ambientais concedidas pelo Ibama e Inema. Instalada às margens da Rodovia Jorge Amado, entre Ilhéus e Itabuna, a empresa preserva área da Mata Atlântica, que inclui o cultivo de cacau cabruca. O nome da companhia foi escolhido justamente para homenagear o produto símbolo da região, explica Maurício Sena.

Informe publicitário.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *