A Cachoeira do Noré é um lugar sossegado
Tempo de leitura: 2 minutos

Fica no distrito de Taboquinhas, incrustada no seio da Mata Atlântica e a poucos metros do Rio de Contas, uma das mais belas cachoeiras no município de Itacaré, no sul da Bahia. É um passeio paradisíaco com direito a experimentar a culinária típica da região.

A delícia é preparada pelas mãos mágicas da chef, a famosa Dona Bezinha. O visitante pode ainda ter um “dedo” de boa prosa com Antônio Martins, esposo da chef. Sobremesa: uma deliciosa cocada de chocolate caseiro, produzida com cacau colhido na área da pequena propriedade do casal.

Tudo ali é simples e harmonioso. O pequeno restaurante funciona na casa do casal, que tem uma hospitalidade muito aconchegante. “Não tenham dúvida de que esse é um dos melhores lugares para se transformar num destino do Ecoturismo Rural de Base Comunitária do litoral sul da Bahia”, diz o secretário de Turismo de Itacaré, Jorge Ávila.

POTENCIAL TURÍSTICO

A Prefeitura de Itacaré está identificando o potencial turístico da região com o objetivo de elaborar um Plano de Desenvolvimento Ecoturístico a partir da potencialidade existente nas comunidades rurais do município. “Temos certeza de que existem lugares maravilhosos a serem explorados turisticamente, de forma que beneficiem o agricultor local com a geração de emprego e renda”, afirma o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio.

Um lugar tranquilo em Taboquinhas

Boa comida e atendimento personalizado, floresta, roça de cacau e cachoeira. “Esses são os ingredientes perfeitos para compor um cenário atrativo para qualquer tipo de turista que queira experimentar uma aventura fascinante para contar a seus filhos e netos”, avalia o secretário de Administração, Marcos de Souza.

O secretário de Agricultura de Itacaré, Luís Fabiano, também é um entusiasta do turismo com base comunitária. “Além dos recursos naturais, temos a nossa cultura e história que podem ser contadas pelos guias locais, que serão treinados. Existe uma riqueza muito grande na vida e na alma dessa gente”, disse o secretário.

O acesso para a Cachoeira de Noré é feito por Taboquinhas, atravessando o rio de Contas pela Balsa ou via agendamento direto com Seu Antônio Milton, que tem uma pequena lancha para a travessia dos turistas no ponto em frente à Vila Rosa.

Divulgadas as notas do Enem-2020
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na noite desta segunda-feira (29), os resultados e dados finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. No total, foram 5.893.369 inscritos. Desses, 2.795.369 compareceram aos dois dias de prova ou a pelo menos um dia, e 3.029.391 não compareceram a nenhum dia de aplicação.

A prova com a maior média geral foi a redação: 588,74. Ao todo, 28 participantes obtiveram nota máxima (1000) e 87.567 zeraram, sendo redação em branco o motivo com maior percentual (1,12%), seguido de fuga ao tema (0,93%) e cópia do texto motivador (0,46%), em um total de 2.723.583 redações corrigidas.

Entre as provas objetivas, a que teve maior média geral foi a de linguagens, códigos e suas tecnologias, com 523,98. Matemática e suas tecnologias ficou com a média geral em 520, 73, seguida de ciências humanas e suas tecnologias, com 511,64, e ciências da natureza e suas tecnologias, com 490,39.

ACESSE ÀS NOTAS

Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar o login único do Governo Federal. Em caso de esquecimento da senha, o sistema permite recuperá-la. Basta inserir o CPF no campo indicado, selecionar avançar e clicar no link “Esqueci minha senha”. Acesse a página aqui a pagina do participante.

O sistema, então, apresentará diversas formas para recuperar a conta (validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular). Após a escolha de uma das opções, o participante receberá o código de verificação e, em seguida, pode gerar uma nova senha.

O resultado do Enem 2020 para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante treineiro será divulgado no dia 28 de maio de 2021, na Página do Participante e no aplicativo do exame. Na mesma data, o Inep publicará os espelhos das redações no sistema e cada um poderá acessar a sua.

É importante ressaltar que, para o cálculo das notas de cada área, o Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI), um conjunto de modelos matemáticos que permite a comparabilidade entre as edições do exame. Já as redações são corrigidas uma a uma, por pelo menos dois corretores.

PERFIL DOS INSCRITOS

Do total de inscritos, 5.523.036 estudantes se inscreveram para o Enem 2020 versão impressa, em que 48,4% compareceram a aplicação e 51,6% faltaram. O Enem digital teve 93.079 inscritos, com 31,5% de presença e 68,5% de ausência.

Já no Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL), dos 41.864 inscritos, 74,1% participaram da aplicação e 25,9% não fizeram o exame.

TriFil terá de reintegrar funcionária e pagar R$ 50 mil à funcionário
Tempo de leitura: 3 minutos

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) condenou, por unanimidade, a empresa Itabuna Têxtil (TriFil) a reintegrar ao trabalho uma auxiliar de produção. De acordo com a decisão judicial, a empresa também terá de pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais, decorrentes de graves doenças ocupacionais osteomusculares e transtorno depressivo.

A funcionária alegou que desenvolveu as doenças ocupacionais em razão das atividades repetitivas no período de 2012 a 2015, quando trabalhou na empresa. Sustentou, ainda, que a demissão foi arbitrária e discriminatória por ser portadora de tais doenças. Já a Itabuna Têxtil pontuou que, no momento da demissão, a funcionária foi considerada apta para o trabalho, mas não conseguiu provar o argumento por falta do exame ortopédico.

O laudo pericial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que foi usado como prova emprestada no processo trabalhista, apontou que a empregada estava inapta para o trabalho, devido, entre outros acometimentos, de transtorno depressivo, instabilidade motora dos membros, limitação de elevação do ombro, estreitamento do tronco lateralizado, forte lordose lombar, torcicolo, além de cotovelos e punhos inchados e síndrome do túnel do carpo, que afeta os movimentos, e impede o total desempenho das atividades da trabalhadora.

REINTEGRAÇÃO

De acordo com o relator do acórdão, desembargador Luiz Roberto Peixoto de Mattos, “a prova técnica aponta que a reclamante está incapacitada para o labor desde a época em que trabalhava para a reclamada, o que motivou a Justiça Federal a determinar que o auxílio-doença fosse pago retroativo à data em que deu entrada no requerimento, qual seja, 26.06.2015”.

O magistrado afirmou que não há dúvidas de que a concessão de benefício previdenciário, seja em razão de doença profissional ou de doença comum, suspende o contrato de trabalho e, por esse motivo, a dispensa somente poderá se concretizar depois de findo o prazo do auxílio-doença, independentemente da existência ou não de nexo causal entre a doença e o trabalho desenvolvido.

No caso, o gozo do auxílio-doença iniciou-se durante o prazo do aviso prévio. Na visão do desembargador Luiz Roberto Peixoto de Mattos, a dispensa ocorreu quando o contrato de trabalho se encontrava suspenso, situação em que era vedada sua rescisão, determinando a reintegração da auxiliar de produção ao trabalho. Leia mais sobre a decisão judicial.

Leia Mais

Caixão com o corpo de Wesley Soares é carregado por colegas policiais || Imagem TV Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O corpo do soldado Wesley Soares de Góes foi enterrado no Cemitério Campo Santo, em Itabuna, no final da tarde desta segunda-feira (29), sob acompanhamento de centenas de amigos, familiares e colegas das polícias civil e militar. Wesley morreu após sofrer surto, atirar contra policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no Farol da Barra, em Salvador, que revidaram.

O enterro ocorreu momentos depois de policiais militares e amigos de Wesley participar de manifestação na Avenida do Cinquentenário, no Centro de Itabuna. Na sequência, amigos policiais carregaram o caixão com o corpo do policial no Campo Santo.

GOVERNADOR LAMENTA MORTE

Na tarde de hoje, momentos após o sepultamento do corpo do policial, o governador Rui Costa postou vídeo em que diz lamentar a morte de Wesley Soares:

– Quero lamentar profundamente o fato ocorrido neste domingo e, ao mesmo tempo, demonstrar meus sentimentos e solidariedade com a família do policial envolvido, mas também quero estender minha solidariedade a todos os policiais que participaram daquela operação. Todos que participaram merecem aqui o nosso reconhecimento porque colocaram sua própria vida em risco.

Rui citou também as fake news e discursos de ódio contra políticos. “O Brasil vive um ambiente de difusão do ódio, da mentira e da calúnia desde 2018. A cada dia que passa, a situação se agrava ainda mais. O final de semana inteiro foi de ataque, não só ao governador da Bahia, mas a vários governadores e prefeitos do país inteiro. Se alguém acha que vai nos intimidar distribuindo mentiras, calúnia, difamação, está muito enganado”.

Aumento de óbitos é consequência da pandemia provocada pelo novo coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia ultrapassou, nesta segunda-feira (29), a triste marca de 15 mil mortes causadas pelo novo coronavírus. São exatos 15.050 óbitos desde o início da pandemia. O número de casos confirmados da doença subiu para 795.505 no estado. Desse total, 765.663 estão recuperados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Há 14.792 casos ativos (pessoas doentes se recuperando). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.117.694 casos descartados e 181.883 em investigação. Do total de infectados na Bahia, 45.324 profissionais da saúde foram confirmados para a Covid-19

VACINAÇÃO

Com 1.412.664 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 309.629 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta segunda-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Ocupa a terceira colocação no ranking nacional, à frente de estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Tem-se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses.

O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.

Novas regras entram em vigor nesta terça-feira (30)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna anunciou hoje (29) que vai autorizar o funcionamento de lojas e serviços até as 21 horas. O transporte coletivo municipal funcionará até as 22 horas. As novas regras passarão a valer nesta terça-feira (30).

Segundo a Prefeitura, o novo decreto, que será publicado ainda hoje, leva em consideração aspectos científicos estabelecidos no Observatório da Epidemia do novo Coronavírus no sul da Bahia, da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb), além da abertura do Hospital de Campanha, com disponibilidade de 20 leitos de UTI e 20 de enfermaria, todos para tratamento da Covid-19.

A partir de amanhã (30), a comercialização de alimentos por meio de entrega em domicílio poderá ocorrer até meia-noite.

O decreto renovará a proibição da venda de bebidas alcoólicas das 21h de quinta-feira (1º) às 5 horas da próxima segunda (5).

A prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras está proibida até segunda-feira (5), sendo permitidas as individuais, desde que não gerem aglomerações.

A Prefeitura manteve a proibição de atividades físicas e aulas em grupo que promovam contato entre os participantes. No entanto, “as academias, centros de treinamento, estúdios e demais estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas poderão funcionar”, desde que respeitem os protocolos de contenção do novo coronavírus, especialmente o limite de 50% da ocupação dos espaços.

Continuam suspensos eventos, independentemente do número de participantes, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como cerimônias de casamento, celebrações em logradouros públicos ou privados, circos, parques, cinema, congressos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer até as 21h, também a partir desta terça (30), com limite máximo de 50% de ocupação da capacidade dos locais.

A decisão da Prefeitura de Itabuna vai no mesmo caminho da determinação judicial que suspendeu o toque de recolher no município.

Vice-presidente fez questão de informar que recebeu vacina de origem chinesa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), recebeu hoje (29), em Brasília, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ele divulgou foto do momento da vacinação numa rede social.

Também fez questão de informar que foi vacinado com a Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa SinoVac, sobre a qual o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) levantou suspeitas ao longo dos últimos meses.

“Hoje fiz minha parte como cidadão consciente e recebi a primeira dose da vacina contra a COVID-19 (Coronavac). Espero que, em breve, o maior número possível de vacinas chegue à população brasileira”, escreveu Hamilton Mourão, que tem 67 anos, e, por isso, faz parte dos grupos prioritários para vacinação.

O general da reserva Fernando Azevedo e Silva anunciou saída em nota pública
Tempo de leitura: < 1 minuto

O general da reserva Fernando Azevedo e Silva anunciou nesta segunda-feira (29) que está de saída do comando do Ministério da Defesa. O militar, em nota divulgada no site da pasta, agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “a oportunidade de ter servido ao País”.

Azevedo escreveu que, no comando do Ministério, preservou as Forças Armadas como instituições de Estado. “Saio na certeza da missão cumprida”, concluiu, depois de agradecer também aos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Segundo fontes ouvidas pela repórter Carla Araújo, do Uol, Bolsonaro teria pedido o cargo a Fernando com objetivo de fazer mudanças nas cadeiras da Esplanada dos Ministérios.

Esta é a segunda baixa no alto escalão do governo federal em apenas um dia. Mais cedo, Ernesto Araújo deixou o Ministério das Relações Exteriores.

Suspensão de atividades não essenciais deixa de fora municípios sul-baianos, a exemplo de Itabuna e Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O decreto 20.348/2021, do Governo da Bahia, que suspendeu o funcionamento de atividades não essenciais, de terça (3) a segunda-feira (5), não alcançou os municípios do Sul da Bahia.

As restrições valerão somente em Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho.

Publicado neste domingo (28), o decreto 20.348 alterou o decreto 20.311/2021, que traz em seus anexos as cidades afetadas pelas medidas restritivas – acesse-o aqui.

Ainda vigora em quase todo o território baiano o toque de recolher das 18h às 5h, exceto em Itabuna, onde a Justiça derrubou a medida.

Contatado pelo PIMENTA, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus, Vinicius Briglia, confirmou que o comércio lojista da cidade funcionará até quinta (1º), já que sexta-feira (2) será feriado nacional.

Secretaria de Saúde de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o novo coronavírus já matou 365 moradores de Ilhéus desde o início da pandemia no município, que registrou o primeiro caso da doença em março de 2020.

Até o momento, 14.617 pessoas do município tiveram contato comprovado com o vírus e 13.886 se recuperaram da infecção.

Ilhéus tem 366 casos ativos, enquanto 428 pessoas aguardam o resultado do exame para confirmação ou descarte do contágio.

O SUS mantém 81 leitos de terapia intensiva para tratamento da doença nos hospitais de Ilhéus, sendo que 72 deles estavam ocupados neste domingo (28), data do boletim epidemiológico mais recente da Prefeitura.

Fogo destrói área de vegetação em Una
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5ºGBM/Ilhéus) trabalham para debelar um incêndio numa área de vegetação, perto do aeródromo, na Ilha de Comandatuba, em Una, no sul da Bahia. Por não ser uma área de fácil acesso, os militares realizam o combate a pé, com mochilas costais, além de equipamentos como pás, foices e enxadas.

Equipes se revezam no trabalho para controlar fogo em Una

Diariamente, seis bombeiros militares estão atuando no local. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) alerta que as pessoas não coloquem fogo para limpeza de pastos ou áreas com vegetação, pois essa é uma ação que pode sair do controle. Caso perceba incêndio é importante acionar ajuda especializada através do 193.

Rosemberg Pinto critica uso político de caso de PM no Farol da Barra
Tempo de leitura: < 1 minuto

O líder do Governo Rui Costa na Assembleia Legislativa (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), considerou nesta segunda-feira (29) que o caso do PM Wesley Soares “foi um desastre para todos nós, para o governador Rui Costa”. Ontem (28), o policial deixou o seu posto, em Itacaré, e rumou para Salvador, onde entrou em surto no Farol da Barra e efetuou disparos, alguns deles contra colegas de farda (veja vídeo abaixo). Baleado, faleceu no Hospital Geral do Estado, na capital baiana.

O líder governista condenou a politização do episódio. “É um oportunismo quando as pessoas saem criminalizando, seja a Polícia Militar, seja o profissional ou seja o governador. Temos que estar juntos na defesa da sociedade”, defendeu.

Para Rosemberg, que participava, representando o chefe do Executivo baiano, de ato de vistoria do Hospital de Campanha de Itabuna para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, “deve-se evitar buscar situações”.

“Não podemos neste momento politizar o episódio, mas fazer uma reflexão dos profissionais da Polícia Militar, que são cobrados a cada instante para cuidar da gente e às vezes passam por situações como passou aquele profissional, psicologicamente, extremamente abalado, e a Polícia Militar tem um procedimento sobre situações como essa”, disse o parlamentar.

CONFIRA VÍDEO COM O DESFECHO DA NEGOCIAÇÃO

Foto Geraldo Bubniak/AEN
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus prorrogou a vacinação de idosos acima de 66 anos até esta terça-feira (30). O prazo original acabaria na última sexta (26), mas a alta demanda levou a Prefeitura a prorrogar o atendimento desse público.

Confira os endereços dos pontos de vacinação, que começa sempre às 8h.

CRAS Norte
Avenida Raimundo Sá Barreto, 539 – Jardim Savoia.

CRAS Sul
Avenida Dr Arnoldo Neves – Nossa Senhora da Vitória.

CRAS Vilela
Avenida Governador Paulo Souto (perto da Associação de Moradores), 625 – Teotônio Vilela.

CRAS Oeste
Rua Duque de Caxias, 154 – Banco da Vitória.

CRAS Olivença
Rua Almerindo Sarmento, 8 – Olivença.

Cruzada do Bem pelo Bem
Rua Teodoro Sampaio, Boa Vista – próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade e da Avenida Canaveiras.

O prefeito e a mãe de santo, que, antes de falecer no último sábado (27), manifestou publicamente o desejo de que estação elevatória de esgoto não seja construída no local da Festa de Iemanjá
Tempo de leitura: < 1 minuto

Thiago Dias

O feminino desempenha papéis centrais na dinâmica matriarcal de boa parte dos terreiros de candomblé. Posiciona mulheres – muitas delas negras – na liderança de comunidades, algo fora da curva numa sociedade patriarcal. Esse era o caso de Mãe Laura, que faleceu no último sábado (27), no Hospital de Ilhéus, vítima da Covid-19.

O prefeito Mário Alexandre (PSD), segundo nota da Secretaria de Comunicação, expressou “as suas mais sinceras condolências a todos os amigos, familiares e admiradores de Mãe Laura”.

Reinvestido do cargo mais importante do município, após a vitória grandiosa de 2020, Mário pode fazer mais do que uma manifestação de sentimento para honrar a memória de Mãe Laura.

Pode, por exemplo, realizar o último desejo manifestado publicamente pela mãe de santo, que se posicionou contra a instalação de um equipamento da Embasa no local onde, durante quatro décadas, ela organizou a Festa de Iemanjá, um dos festejos mais bonitos e tradicionais da cultura popular de Ilhéus.

Foi a Prefeitura de Ilhéus que cedeu à Embasa o terreno dentro da Maramata, local da celebração sagrada para o candomblé. Por isso, uma canetada do prefeito pode evitar que a estação seja construída ali. Afinal, município e Embasa têm recursos para desapropriar outro espaço com as condições topográficas exigidas pela boa técnica dos engenheiros.

Já o bom senso político, atravessado pela cultura, religião e economia, recomenda o tombamento da Festa de Iemanjá como patrimônio cultural de Ilhéus e a construção de um busto de Laura na Maramata, que poderia muito bem passar a ser chamada pelo nome da mãe de santo.

Nessa miragem, posso ver a Universidade Livre Mãe Laura ao lado da Praça Padre Luiz Palmeira.

Thiago Dias é repórter e comentarista do PIMENTA.

Biofábrica da Bahia entrega mais de 40 mil mudas frutíferas e essências florestais
Tempo de leitura: < 1 minuto

No Mês do Cacau, a Biofábrica da Bahia já distribuiu de 46 mil mudas para famílias rurais do estado. Somente de cacau, foram 19.500 mudas. Uma das contempladas foi a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Pati, em Jitaúna, no Território de Identidade Médio Rio de Contas. Os agricultores receberam 10 mil mudas, das quais 9.500 de cacau e 500 de essências florestais.

“É uma satisfação recebermos essas mudas da Biofábrica. É uma forma do estado de incentivar a permanência das famílias no campo, plantando e cuidando das suas lavouras, para que possamos, futuramente, ter sucessores na cultura do cacau e nas culturas de subsistência”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Jitaúna, Edvaldo Peixoto.

O Sindicato Rural de Uruçuca, no Litoral Sul, também recebeu 10 mil mudas de cacau para distribuição a agricultores do município. Em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, a Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) recebeu 26 mil mudas de palma forrageira para distribuição às famílias agricultoras.

“Mais um mês produtivo na nossa Biofábrica, entregando aquilo que faz parte do nosso papel: o fomento à agricultura familiar por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do governo da Bahia, conforme orientação do secretário Josias Gomes. Estamos muito satisfeitos com essa parceria, que tem contribuído muito para o desenvolvimento econômico das famílias agricultoras do nosso estado”, destacou o diretor-presidente da Biofábrica, Jackson Moreira.