Lançado nesta sexta-feira (9), filme está disponível no Youtube; assista abaixo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os diretores Edson Bastos e Henrique Filho misturaram ficção e realidade para contar a história do Santa Paula, prédio erguido no Centro de Ipiaú. A construção do edifício de nove andares começou em 1979, parou quatro anos depois e nunca terminou.

Lançado nesta sexta-feira (9) no Youtube da produtora dos dois cineastas, a Voo Audiovisual, o filme Ícone encena a implosão do prédio inacabado. O roteiro foi inspirado por crônica homônima do poeta e cronista Vitor Hugo Martins, publicada em 2015 no livro Cronicália.

Na narrativa iconoclasta, o prédio representa o projeto de modernização urbana da cidade, concebido no ocaso da época de ouro da lavoura cacaueira. A escolha do nome original do edifício – Maison Valle dos Rios, substituído informalmente pelo da Construtora Santa Paula – também é símbolo desse período de opulência.

O filme traz depoimentos de proprietários de alguns dos apartamentos do edifício e de moradores da cidade, a exemplo de Alex Muniz, José Américo Castro, José Vieira, Marcos Galdino e Zito Lacerda.

O elenco e a equipe por trás das câmeras reúnem os atores Navi Santos, Celson Rommel e Carlos Betão, os músicos Ayam Ubráis Barco e Ismera Rock e os produtores José Ararepi Jr. e Laísa Eça.

O curta-metragem de 20 minutos vai ficar disponível na internet até a próxima sexta-feira (16). Assista abaixo.

O filme também ganhou versão acessível com interpretação de Libras, descrições auditivas e closep caption.

A produção tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *