Wandressa Souza, Mauro Ribeiro, Ricardo Xavier, Sérgio Velanes, Franklin Bastos e Othon Dantas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) quer a isenção e o parcelamento de tributos  do município para que as empresas consigam suportar os impactos locais da pandemia de Covid-19. A entidade formalizou o pedido em ofício entregue hoje (12) ao secretário municipal de Indústria e Comércio, Ricardo Xavier, durante reunião. A iniciativa teve apoio da CDL e do Sindicom.

O documento solicita a isenção de IPTU e taxas de alvará para as empresas que fecharam por causa da pandemia; a prorrogação e o parcelamento do ISS; a suspensão da taxa de publicidade; a suspensão da tarifa de água (para bares, restaurantes e casas de eventos); e um plano de recuperação econômica.

O mesmo ofício foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila (PSD), na semana passada.  O parlamentar se comprometeu em apresentar a pauta no plenário da Casa.

A ideia, segundo o diretor da ACI, Mauro Ribeiro, é “iniciar um diálogo com os poderes públicos para que possam avaliar as cobranças, principalmente, entre os pequenos empresários que estão sofrendo com a pandemia”.

O presidente da ACI, Sérgio Velanes, representou as entidades empresariais no encontro desta segunda-feira (12) e defendeu um plano de auxílio às empresas afetadas pela crise. “No âmbito municipal, precisamos pensar em medidas para ajudar os CNPJs, que, por mais de um ano, vêm enfrentando dificuldades para a manutenção dos seus negócios”.

O secretário Ricardo Xavier disse que o governo entende a importância do comércio para a economia grapiúna e garantiu que vai analisar a viabilidade financeira dos pedidos junto com o prefeito Augusto Castro (PSD).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *