O corpo do taxista foi sepultado nesta quinta-feira (22) em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil pedirá à justiça a prisão temporária de mais dois acusados de envolvimento no assassinato do taxista Amintas Feitosa de Moura Ferreira, de 71 anos. Ele foi espancado e morto por asfixia após aceitar uma corrida solicitada por dois homens no final da manhã de segunda-feira (19). Hoje, um suspeito de envolvimento no crime foi detido em Itapitanga.

O acusado identificado como Bruno Santos foi ouvido no início da noite de hoje, no Complexo Policial de Itabuna, pelos delegados que investigam o crime. De acordo com o delegado Marlos Macedo, o suspeito confessou que recebeu a missão de desaparecer com o veículo do taxista, um Siena, que foi incendiado na zona rural de Itapitanga.

O acusado informou ainda que os nomes de dois homens envolvidos no assassinato de “Seu Moura”, como era mais conhecido. O pai de um deles seria conhecido da vítima. Essa informação não foi confirmada pela polícia. O delegado disse que tudo indica que o crime foi premeditado.

Macedo adiantou que os outros dois acusados já foram identificados. Eles foram flagrados, por câmeras de segurança, no momento em que abordaram “Seu Moura” e saíram com  vítima da praça de táxi no Centro Comercial, em Itabuna. ” Jarbas e Devid tiveram participação direta (no crime). O melhor para eles, hoje, é que se apresentem para que não sofram, porque existe uma ânsia de fazer-se justiça com as próprias mãos. E a gente não quer isso. A gente quer que eles se apresentem”, afirmou.

Para o policial, os bandidos já tinham informações prévias de que “Seu Moura” teria uma certa quantia em dinheiro. O delegado observou também que o taxista foi torturado para declarar onde estaria esse suposto valor. Como os bandidos não conseguiram a informação desejada, acabaram assassinando a vítima.

Além dos dois homens que aparecem nas imagens, a polícia deve pedir a prisão de Marcos Santos, detido hoje. Com grande comoção, o corpo do taxista Moura foi sepultado na tarde desta quinta-feira, em Itabuna. Da redação com informações da TV Santa Cruz.

Obrigatoriedade vai entrar em vigor a partir de setembro
Tempo de leitura: 2 minutos

A partir de 1º de setembro, as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer o serviço do Pix Agendado, que é a possibilidade de o usuário pagador marcar o procedimento para uma data futura com o uso da chave Pix ou dados bancários de quem vai receber o dinheiro. A Diretoria Colegiada do Banco Central (BC) aprovou a nova alteração no Regulamento do Pix, anexo à Resolução nº 1, de 2020.

Desde o lançamento do Pix, o serviço de transferência instantânea do BC, em 16 de novembro de 2020, essa é uma funcionalidade facultativa. De acordo com o BC, o prazo de 1º de setembro é razoável para que todas as instituições façam os ajustes necessários no sistema e interfaces (aplicativos e internet banking). Tal medida visa ampliar ainda mais a comodidade dos pagadores, garantindo que todos os usuários, independentemente da instituição em que tenham conta, possam agendar um Pix, explicou o BC, em comunicado.

As instituições bancárias também ganharam mais prazo para se adequar ao Pix Cobrança, que será lançado em 14 de maio. A ferramenta permitirá cobranças com vencimento em datas futuras por meio da geração de um QR Code (versão avançada do código de barras).

A regra estabelece que as instituições participantes do Pix que não conseguirem proporcionar a experiência completa de pagamento (leitura do QR Code e pagamento em data futura) no período de 14 de maio a 30 de junho, terão que, no mínimo, possibilitar a leitura e o pagamento na data da leitura do código, com todos os encargos e abatimentos calculados corretamente. De acordo com o BC, será um período transitório, que dará às instituições tempo adicional para finalizar as alterações nos sistemas.

A partir de 1º de julho, então, todos os participantes precisarão ser capazes de fazer a leitura do QR Code e também possibilitar o pagamento deste para data futura.

O BC destacou que, desde o lançamento do Pix é possível fazer a leitura de QR Code para pagamentos imediatos. “Já a oferta do Pix Cobrança (geração das cobranças com Pix e demais funcionalidades associadas a gestão das cobranças) é facultativa aos participantes, sendo obrigatória apenas a oferta de serviço de geração de QR Code estático aos usuários recebedores pessoa natural”, explicou o BC.

A implementação do Pix Cobrança já foi adiada em outras ocasiões. Agência Brasil.

Bahia recebe mais um carregamento de vacinas nesta sexta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Chegou à Bahia, nesta quinta-feira (22), uma nova remessa com 222.500 doses de vacinas contra o novo coronavírus. O avião que trouxe os imunizantes pousou no aeroporto de Salvador por volta das 17h.

Do total, 180.500 foram produzidas pela Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 42.000 pelo Butantan/Sinovac. Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 3.893.450 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas desde o início da imunização no estado.

As vacinas que chegaram hoje começam a ser enviados para os municípios em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado.

PARA OS MUNICÍPIOS COM META DE 85%

Os imunizantes serão enviados, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da Saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Esta nova remessa dará possibilidade para que continuem sendo imunizados os idosos acima de 60 anos, de forma escalonada, profissionais de saúde, população quilombola, pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise, profissionais das forças de segurança e trabalhadores da educação com 55 anos ou mais.

Os munícipios que conseguiram concluir a vacinação dos idosos também podem começar a aplicar as doses na população com comorbidades.

Na avaliação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, “a chegada de mais doses de vacinas representa uma esperança para a sociedade”. Vilas-Boas ainda destaca que a “Bahia continua aguardando a liberação da Anvisa para a importação da vacina Sputnik V adquirida pelo governador Rui Costa para avançarmos mais rápido na imunização”.

Eliana recebe solidariedade de Adolfo Menezes, presidente da Alba
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes, manifestou hoje (22), durante sessão legislativa, a solidariedade da Casa à prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos). A mandatária de Cachoeira está recebendo ameaças de morte e avisos para que renuncie ao cargo.

– Toda a nossa solidariedade à prefeita Eliana, eleita democraticamente pelo seu povo. Repudiamos toda a forma de violência e estamos certos que a Secretaria de Segurança vai garantir a proteção dela e de todo o seu grupo político – disse o chefe do Legislativo baiano, endossando as falas dos deputados Niltinho (PP), Fabíola Mansur (PSB), Olívia Santana (PCdoB) e Jurailton Santos (Republicanos).

Leidiane Silva destaca experiência da V4 Company com grandes empresas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá, em Itabuna, visando profissionalizar ainda mais o Marketplace, sua plataforma de compras online, fechou parceria com a consultoria da V4 Company, uma das maiores empresas de marketing de internet da América Latina.

Com mais de R$24 milhões por ano investidos em marketing digital, a V4 tem mais de mil projetos, incluindo os de grandes marcas, a exemplo de Spotify, Melissa, Ortobom.

A empresa é certificada pelo Google Analytics e Facebook. Há oito anos os dois conglomerados da internet validam com sucesso o método V4, composto por quatro pilares: tráfego, engajamento, conversão e retenção.

De acordo com Leidiane Maria da Silva, gerente controller do Shopping e gestora do projeto Omni Channel – Marketplace, a “proposta é fortalecer esse novo canal de vendas online, trazendo para nosso time um das maiores empresas do Brasil com expertise em venda digital”. “Vamos atuar de forma intensa para fazer com que o marketplace do Jequitibá faça parte do dia a dia das pessoas e esteja a um clique da conveniência do cliente”, concluiu.

MARKETPLACE

O marketplace é uma plataforma colaborativa por meio da qual vendedores e compradores realizam transações comerciais on-line a qualquer momento, ultrapassando as barreiras da estrutura física e de horários de funcionamento das empresas.

O serviço do shopping funciona no site www.jequitibaonline.com.br e já está disponível para Itabuna. Em breve, chegará a todo o Sul da Bahia.

Município já registrou 32 óbitos por Covid-19 apenas em abril
Tempo de leitura: < 1 minuto

O coronavírus matou 414 moradores de Ilhéus desde o início da pandemia, informa o boletim epidemiológico desta quarta-feira (21) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Já são 34 óbitos registrados apenas no mês atual.

Até o momento, o município confirmou 16.175 casos da doença, sendo 15.410 os recuperados.

Ilhéus tem 351 casos ativos, enquanto 300 pessoas aguardam resultado do exame para descartar ou confirmar a suspeita de contágio.

O SUS mantém 81 leitos de terapia intensiva para tratamento da Covid-19 nos hospitais de Ilhéus e 72 estão ocupados.

VACINÔMETRO

De acordo com o painel da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 30.836 pessoas tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 em Ilhéus e 14.278 receberam também a segunda.

O comandante-geral da PM, Paulo Coutinho, o governador Rui Costa e o secretário Ricardo Mandarino
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) entregou 50 novas viaturas, modelo S10, à Polícia Militar da Bahia. O ato ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), no pátio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo. A ação representa um investimento de R$ 5,7 milhões na área de segurança do estado.

“São 50 viaturas, todas de tamanho maior para reforçar, dar mais agilidade, segurança e rapidez à ação policial, aqui na capital e no interior do estado. Vamos seguir fazendo essa renovação. É um investimento bastante expressivo que nós temos feito na área da segurança pública e vamos continuar fazendo, apesar da adversidade do momento social e econômico que o Brasil atravessa. Vamos continuar apostando, acreditando e investindo na nossa Polícia Militar, na nossa Polícia Civil e no Corpo de Bombeiros”, afirmou Rui.

Itabuna está entre municípios onde policiais militares vão receber veículos novos

Dos veículos entregues, 24 viaturas servirão a unidades de policiamento da capital baiana e as outras 26 serão distribuídas entre os municípios de Alagoinhas, Almadina, Barreiras, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Guanambi, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Nova Fátima, Serrinha, Vitória da Conquista, Cândido Sales e Sapeaçu.

Também participaram da cerimônia de entrega das viaturas o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho.

José Fabiano (de camisa azul) teve forma grave da Covid-19 e saiu debilitado do hospital, mas recupera sua capacidade cardiorrespiratória gradativamente, com exercícios monitorados por profissionais
Tempo de leitura: 3 minutos

Entre os meses de junho e julho do ano passado, o médico oftalmologista José Fabiano de Freitas Teles, de 44 anos, viveu momentos de pânico, alucinações e, nas horas de lucidez, temeu não retornar para a família. Teles ficou 24 dias internado, sendo que 18 deles intubado num leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF). Ele deixou a unidade, com limitações funcionais, necessitando de ajuda para algumas atividades.

Assim como ocorre com todos os pacientes internados na UTI Covid-19 do HCMF, José Fabiano de Freitas foi acompanhado, durante todo o tempo, por uma equipe multidisciplinar, incluindo fisioterapeutas. Este profissional tem entre as suas atribuições fazer o acompanhamento da oxigenação, além de assegurar a assistência motora e de funcionalidade do paciente.

O trabalho do profissional de fisioterapia foi sempre aliado no processo de recuperação de José Fabiano, que deixou a UTI no dia 7 de julho de 2020. Ele relata que no sétimo dia após deixar a unidade já estava dando os primeiros passos. 45 dias depois estava fazendo pequenas corridas e, com 60 dias, intensificou as atividades físicas e retornou ao trabalho. “A fisioterapia foi fundamental nesse processo. No início, com sessões pela manhã e tarde. Esse ritmo foi reduzido com o tempo”, explica.

José Fabiano, que teve um comprometimento funcional importante, afirma que chegou a duvidar se voltaria a atender seus pacientes, mas logo percebeu que não só recuperaria a capacidade para atender em consultório, mas também para fazer cirurgias. Hoje, o oftalmologista faz tudo que fazia antes da doença e da internação. “Inclusive, estou correndo até 7k, sem sentir nenhuma dificuldade respiratória ou motora”, conta orgulhoso, com todas as suas capacidades funcionais restauradas.

Atividades físicas estimulam o corpo a recuperar capacidades funcionais

Hoje, entre os pacientes que, diariamente, recebem os cuidados da equipe de fisioterapia está Carlos Henrique de Jesus. Ele está internado em um leito clínico do Hospital Calixto Midlej Filho e recebe os cuidados para recuperar os movimentos.

ATIVIDADE FÍSICA AJUDA NA RECUPERAÇÃO

Os estudos e as experiências mostram que as pessoas mais ativas, que fazem atividade física regularmente e que têm comportamentos saudáveis, voltam para as suas atividades funcionais mais rápido, conforme a coordenadora de Fisioterapia da UTI Covid, Aritana Ramos. “Há vários casos de pacientes nossos que se recuperaram mais rápido por terem uma vida mais ativa. Um deles foi José Fabiano, que ficou intubado, adquiriu a forma grave da doença e hoje, após cerca de seis meses da alta, já está correndo até 7 km”, reforça.

O paciente Carlos Henrique de Jesus também se recupera com auxílio de fisioterapia

Aritana Ramos explica que a assistência fisioterapêutica ocorre em todos os momentos da internação, inicialmente para atender as demandas ventilatórias e de oxigenação do paciente internado com insuficiência respiratória aguda. Alguns desses pacientes evoluem para a intubação, que necessitam de assistência de suporte e ajustes ventilatórios. “São pacientes muito difíceis de ventilar, já que se trata de pacientes de perfis diferentes. Após a estabilização do quadro crítico, atuamos também no desmame ventilatório”.

A profissional acrescenta que outras responsabilidades da equipe de fisioterapia são com as atividades motoras e funcionais, como sentar o paciente e retirá-lo do leito o mais precocemente possível. “Queremos devolver os pacientes para suas famílias o mais independentes e funcionais possível. Com a Covid-19, isso tem ficado um pouco mais difícil e limitado, mas esse sempre será o nosso objetivo”, finaliza.

Bruno Santos seria um dos autores do assassinato do taxista Amintas Moura
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (22), o jovem Bruno Santos, um dos suspeitos do homicídio de Amintas Feitosa de Moura Ferreira, taxista de Itabuna. Ele foi detido perto do cemitério de Itapitanga.

O corpo de “Seu Moura”, como o taxista de 71 anos era mais conhecido, foi encontrado ontem, num matagal próximo do trevo que dá acesso à cidade de Itajuípe, amarrado a um pé de cacau. Ele estava desaparecido desde o final da manhã de segunda-feira (19).

Os investigadores têm quase 100% de certeza de que o carro encontrado ontem (21) na zona rural de Itapitanga era do taxista.

As investigações continuam em busca do segundo suspeito do assassinato. A Polícia divulgou imagem de câmera de segurança que mostra os dois bandidos que embarcaram no táxi da vítima no Centro Comercial de Itabuna.

Imagem de câmera de segurança mostra suspeitos de homicídio
Eletricidade furtada seria suficiente para abastecer 900 residências por mês, afirma Coelba
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil e a Coelba encontraram uma ligação clandestina de energia, nesta quinta-feira (22), numa fazenda no município de Canavieiras, usada para alimentar a rede elétrica de uma serraria e da sede da propriedade. A operação resultou no desmonte da rede irregular, que tinha três postes e 40 metros de fiação.

Os policiais apreenderam os equipamentos usados na rede clandestina. O proprietário do local, segundo a Coelba, vai responder pelo crime de furto.

Ainda de acordo com a concessionária, a energia era desviada há pelo menos dois anos e o volume recuperado, 96 mil quilowatts-hora (kWh), seria suficiente para abastecer 900 residências por mês.

Pacientes enfatizam acolhimento com que são recebidos no hospital
Tempo de leitura: < 1 minuto

A relação estabelecida entre pacientes e profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, durante o período de internamento, ajuda no restabelecimento do estado de saúde de pessoas atendidas. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) registra, muitas vezes, elogios ao trabalho realizado na unidade hospitalar.

Muitos depoimentos surgem da vontade espontânea em agradecer os cuidados recebidos. Maria Aparecida Santos, que esteve no HRCC, fez questão de destacar a atenção e o acolhimento que recebeu de uma enfermeira. “Carol, estamos muito agradecidos pelo tratamento e atenção, notei que você trabalha com amor pelos pacientes, continue assim”, reconheceu.

Outros setores, além da assistência médica, também são lembrados. Foi o caso de Gilcilene Santos, que parabenizou o trabalho das copeiras do hospital, profissionais que entregam as refeições para os pacientes. “Copeiras, em geral. Um bom atendimento. Parabéns pelo trabalho”, elogiou.

O enfermeiro Názio Santana, coordenador do SAC do HRCC, explica que o setor faz pesquisas sobre os serviços prestados pelo hospital e, muitas vezes, pacientes retribuem o atendimento com elogios. “Quando a gente recebe depoimentos com boas referências ao trabalho dos colegas, isso se torna um estímulo para a continuidade das atividades. Essa interação é muito boa para o paciente e o profissional, que se sente reconhecido pela assistência prestada”, avaliou.

Mais doses da Coronavac são produzidas pelo Butantan || Foto Rafael Henrique/Getty Images
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Butantan já começou a produção de mais 5 milhões de doses da vacina CoronaVac, imunizante contra a covid-19. Na última segunda-feira (19), a instituição recebeu 3 mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA) enviados da China.

Segundo o Butantan, o trabalho acontece de forma ininterrupta, 24 horas por dia e 7 dias por semana em uma linha de produção automatizada. Na fábrica do instituto, o medicamento é envasado, rotulado e passa por inspeções de qualidade.

Desde janeiro, já foram fornecidas 41,4 milhões de doses de CoronaVac para serem aplicadas em todo o país.

O Butantan informou, também, que espera receber nas próximas semanas mais um carregamento com 3 mil litros de IFA, que permitirão a produção de mais 5 milhões de doses. O material aguarda autorização para ser embarcado para o Brasil.

O estado de São Paulo ultrapassou hoje (22) a marca das 10 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus aplicadas, sendo 3,4 milhões da segunda dose.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A melhor campanha da 1ª fase do Campeonato Baiano de 2021 é da Juazeirense. O Cancão de Fogo assegurou a primeira colocação ao empatar com o Vitória em 1 a 1, nesta quarta-feira (21), pela 8ª rodada, no Adauto Moraes.

O Rubro-Negro saiu na frente do placar com Soares. Mas, os donos da casa empataram com Kesley. Com o resultado, o time de Juazeiro foi aos 17 pontos e não pode mais ser alcançado na liderança. Já o Vitória ficou com sete pontos, na vice-lanterna e a sete pontos do G-4.

O Vitória ainda três jogos a serem feitos no Campeonato Baiano. Além da última rodada, enfrentará Vitória da Conquista e Jacuipense, pelas 2ª e 4ª rodadas, respectivamente.

Lar Fabiano atende a dezenas de jovens em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

O Rotary Club de Itabuna Sul iniciou campanha para reformar o Lar Fabiano de Cristo, com substituição do piso e das portas danificadas, pintura das paredes, climatização e iluminação. De acordo com o presidente da entidade, Paulo Carvalho, o objetivo é melhorar as instalações e oferecer mais conforto, segurança e acolhimento para as famílias atendidas na instituição.

Segundo a supervisora do Lar Fabiano, Celeste Seara, o prédio do Lar Fabiano de Cristo é antigo e degradou-se com o avançar do tempo. “O nosso espaço é muito bonito e grande, mas não é fácil fazer a manutenção. O custo é altíssimo e nós não temos condições de realizar consertos e reformas com frequência”, explicou.

O LAR FABIANO DE CRISTO

Fundado há 41 anos em Itabuna, o Lar Fabiano de Cristo atende a 200 famílias. As crianças e adolescentes participam de oficinas de dança, música, judô e informática. Para os adultos, há cursos profissionalizantes de corte-costura, massas/panificação, artesanato, cabeleireiro e manicure.

Durante a pandemia, essas atividades estão acontecendo de forma remota, por meio de grupos de Whatsapp e lives. Os idosos têm acompanhamento domiciliar e a instituição também oferece apoio alimentar às famílias.

O Lar Fabiano é mantido pela Capemisa Instituto de Ação Social, mas também recebe doações da comunidade em geral. De acordo com Celeste Seara, “as doações ficaram bem escassas durante a pandemia da Covid-19 e tudo o que for trazido pela comunidade é bem vindo.”

COMO CONTRIBUIR

Os interessados podem contribuir para a reforma fazendo depósito na conta Banco do Brasil, Agência 1079-0, Conta corrente: 5364-3, CPF: 084.829.695-87. A campanha também aceita doações de material para a reforma. Os números para contatos são Rotary (73 3212-4524) e Whatsapp (73 99973-2455). O colaborador pode enviar o comprovante do depósito para a presidência do Rotary.

LAR FABIANO DE CRISTO (ITABUNA)

Endereço: Av. Manoel Chaves, 1576, Jaçanã.

Contato: 73 3617-1498

Guilherme Farias faleceu ontem
Tempo de leitura: < 1 minuto

O aluno do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Guilherme Farias Lima, de 24 anos, é mais um jovem no sul da Bahia diagnosticado com o novo coronavírus (Covid-19) que não resistiu. O estudante  morreu, na quarta-feira (21), depois de um período internado, em estado grave, em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Ilhéus.

Guilherme Farias era considerado uma pessoa tranquila e muito querida pelos amigos e colegas, que lamentaram o seu falecimento.   “É com imenso pesar que a Turma LVII de Direito se despede, com o mais profundo sentimento, do colega e amigo Guilherme Farias”, publicaram os colegas. Ao contrário do que informamos inicialmente, o jovem não é filho do vereador ilheense Luca Lima (PSDB).

O Departamento de Ciências Jurídicas e o Colegiado de Direito também lamentaram, por meio de nota, a morte do jovem, que foi o segundo estudante do curso que faleceu, neste ano, por complicações provocadas pelo novo coronavírus. A outra vítima foi a estudante Margarete de Oliveira Cruz Macedo, de 51 anos. Atualizado às 19h27min.