Entreposto fortalece cadeia produtiva da apicultura do extremo-sul baiano || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A inauguração de um entreposto de beneficiamento de produtos da apicultura, nesta quinta (10), veio acompanhada de excelente notícia para o mercado regional da Costa do Descobrimento, no extremo-sul baiano. Os apicultores devem fechar 2021 com aumento de 60% no faturamento, conforme estimativa da Associação dos Apicultores de Eunápolis (Asoape).

O entreposto foi inaugurado, na Fazenda Santa Cruz, em Eunápolis, pelo governo baiano. O entreposto de mel possui a capacidade de processamento de 1.600 quilos de mel em favo e 1.250 quilos de mel em balde, por dia. No local, será processado não apenas o mel do município, mas de todo o território, e receberá matéria-prima, em favos ou em baldes, oriundas de outros estabelecimentos, para o fracionamento em potes, sachês e envase em baldes e tonéis.

O empreendimento está registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e já pode comercializar em todo o estado da Bahia. Também já está adequado para receber o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) para comercialização em nível nacional.

A ação resulta de convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), e a Asoape, com execução financeira pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

SEM ATRAVESSADORES

Segundo o presidente da Asoape, Rubens de Jesus Ribeiro, a estimativa de aumento de faturamento é feita a partir dos R$448 mil de resultado auferido em 2020.

– A produção dos últimos anos foi de 56 toneladas por ano e a expectativa em 2021 é de subir para 70 toneladas. A partir de agora, vamos comercializar nosso produto não só no mercado dos municípios, mas em toda Costa do Descobrimento e em toda a Bahia. Hoje, comercializamos com entrepostos de outros estados e para atravessadores, que compram nosso mel para exportar – afirma.

Foram investidos R$619,4 mil na construção do entreposto, kits de produção contendo caixas de mel, indumentárias e equipamentos de proteção individual e uma motocicleta, para fazer georreferenciamento nas áreas dos apicultores e outros serviços da associação. Serão beneficiadas diretamente 48 famílias do município de Eunápolis, além dos demais produtores do Território.

Secretário estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes participou da inauguração. Para ele, o entreposto é “passo largo” para dar produção final muito forte na agricultura familiar do extremo-sul, com agregação de valor. “Desse modo, o retorno financeiro será maior. Com o entreposto, todo o território vai avançar. É um arranjo produtivo muito bem concebido. Um modelo ideal de desenvolvimento da agricultura familiar”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *