Tempo de leitura: < 1 minuto

Os núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e o Serviço de Radiologia do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promoveram treinamento para técnicos em radiologia da unidade. A capacitação abordou os cuidados que se deve ter com os pacientes durante os procedimentos de rotina.

Os participantes receberam capacitação sobre identificação do paciente, orientado pela enfermeira e coordenadora do NSP, Adriana Santos; e outro abordando a prevenção de quedas, indicado pela enfermeira Adrielle Acássia, do NEPS. O coordenador do Serviço de Radiologia, Edgar Ribeiro, orientou os técnicos como procederem em exames de pacientes, principalmente em situações em que o cliente usa marca-passo.

Edgar Ribeiro coordena uma equipe com 16 técnicos de radiologia e ressaltou a importância dessa capacitação. “Reforçamos o treinamento com a equipe que já atua no Costa e orientamos os novos profissionais. Todas as informações que abordamos aqui são muito importantes, como contato, identificação e outras precauções que devemos ter com os nossos pacientes”, destacou.

Estão instituídas as seis metas de segurança do paciente estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O protocolo de identificação do paciente foi implantado no HRCC, em 2019, e determina que todo usuário que entra na unidade hospitalar deve ser identificado, com a colocação de uma pulseira, em sua chegada, que só deve ser retirada em sua saída.

O protocolo de prevenção de queda, implantado em abril de 2021, deve abranger todas as áreas do atendimento hospitalar, desde o ingresso do paciente até a sua saída da unidade. Nele são observadas questões como avaliação médica periódica, observação de uso do calçado, revisão de ocorrências, identificação de possíveis causas de queda, entre outras. Também envolve o processo de educação do paciente e dos profissionais, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *