Secretário Nacional, à direita, conhece estrutura da CVR Costa do Cacau
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, conheceu, nesta quinta-feira (15), as instalações da CVR Costa do Cacau, na Rodovia Ilhéus-Itabuna. Na visita, ele conferiu toda a estrutura da empresa de tratamento de resíduos, incluindo o sistema de recepção, aterro sanitário e os cuidados com a preservação do meio ambiente, que inclui um espaço para educação ambiental aberto à comunidade.

“Esse empreendimento tem um impacto altamente positivo para toda a região. O fim dos lixões, e nisso Itabuna está dando um grande exemplo, contribui muito com a saúde da população, evitando doenças e com o meio ambiente, eliminando a contaminação dos rios e lençóis freáticos”, disse Pedro Maranhão.

Para Maranhão, o tratamento correto dos resíduos também traz ganhos para a economia. “O lixo se tornou uma matéria prima com grandes oportunidades de reaproveitamento, como a reciclagem, a compostagem para adubo orgânico, a geração de energia e os biocombustíveis, que atrairão empresas para o sul da Bahia”, disse ele.

INCLUSÃO SOCIAL

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que acompanhou o secretário na visita à CVR, afirmou que o fim do lixão foi “uma grande ação de inclusão social” do seu governo. “Itabuna avançou através da parceria com a CVR Costa do Cacau, tirando centenas de famílias de uma condição de vulnerabilidade e garantindo uma vida digna. É preciso focar acima de tudo no ser humano”.

O prefeito também disse que o governo trabalha na atração de empresas que valorizam políticas públicas de sustentabilidade, além de fortalecer cooperativas de catadores para geração de emprego e renda.

O diretor comercial da CVR, Rodrigo Zaché, destacou que a empresa vem dando uma contribuição importante na melhoria da qualidade de vida da população e na conservação ambiental, com foco na sustentabilidade. “E na parte social, estamos dando todo apoio aos catadores em parceria com a Prefeitura de Itabuna, num processo de inserção, com a capacitação, implantação de coleta seletiva, num local adequado para reciclagem e beneficiamento dos resíduos”, disse.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *