Segundo vereador, atentado tem relação com luta de Márcio Jacarandá por demarcação de terra indígena
Tempo de leitura: 2 minutos

Na tarde do último sábado (17), em Olivença, litoral sul de Ilhéus, a casa de José Márcio Jacarandá Tupinambá foi invadida e depredada por bandidos. O estrago foi grande. Quase todo o telhado do imóvel foi destruído e móveis foram queimados.

Parte interna da casa foi vandalizada

Ao denunciar o caso nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (19), o vereador Cláudio Magalhães Tupinambá (PCdoB) associou o atentado à luta de Márcio pela demarcação da terra indígena que se estende nos limites dos territórios de Ilhéus, Buerarema e Una. Segundo o parlamentar, o incêndio no imóvel foi provocado de forma intencional e criminosa.

Telhado do imóvel foi destruído

Ainda de acordo com o vereador, em agosto, Márcio e outros membros da etnia tupinambá vão a Brasília reivindicar que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue inconstitucional o Projeto de Lei 490/2007.

Crime aconteceu na tarde do último sábado (17) || Fonte Marcolino Vieira/Facebook

O PL propõe que a competência da demarcação de terras indígenas passe do Poder Executivo ao Congresso Nacional, além de estabelecer a tese do marco temporal como critério para o reconhecimento do direito dos povos originários à terra. Movimentos indígenas e quilombolas de todo o país são contra as mudanças.

Uma resposta

  1. O genocídio dos povos indígenas começou desde a invasão do Brasil por Portugal, há mais de 500 anos e hoje, no governo Bolsonaro querem acabam com os poucos povos indígenas existentes.
    A PL 490/2007 é um verdadeiro absurdo, muda a Constituição e coloca a tese do Marco Temporal para tirar as terras existentes dos indígenas antes de 1988.
    É uma proposta de extermínio dos povos indígenas. Precisamos apoiar a luta deles!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *