Tempo de leitura: < 1 minuto

Dona Mirinha teve vida dedicada às obras sociais em Itabuna

Itabuna perdeu, nesta quarta-feira (21), uma de suas figuras mais tradicionais. Aos 98 anos, faleceu Marina da Silva Monção, dona Mirinha, vítima de insuficiência respiratória. Ela residiu, por muitos anos, no bairro da Conceição e teve uma vida dedicada à religiosidade e às obras sociais.

Mirinha trabalhou por muitos anos ajudando dona Amélia Amado em uma paróquia que ficava localizada na Praça José Bastos, centro da cidade, e na Ação Fraternal de Itabuna (AFI).

Dona Mirinha saiu de Banco do Pedro, em Ilhéus, para Itabuna e acolheu a muitos que saíram da zona rural e vieram morar em Itabuna em busca de educação. Um dos exemplos foi a professora aposentada Raimunda Assis, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

JANTAR PARA LULA

Foi na casa de dona Mirinha que o ex-presidente Lula jantou quando esteve em visita a Itabuna pela primeira vez, no início dos anos 80. Raimunda Assis, uma das suas filhas adotivas, está entre as fundadoras do PT de Itabuna.

Dona Mirinha deixa dois filhos, Victor Emanuel Melo, que por muitos anos atuou como operador de som em rádios de Itabuna, e Romálio Melo, netos e bisnetos. Deixa também os filhos adotivos a professora Raimunda Assis, Paulo Moreira, Edson Moreira, Solange Moreira e Filon Moreira, “Filon do Carro de Som”.

VELÓRIO

O corpo de dona Mirinha está sendo velado no SAF, na Juca Leão, em frente ao Grapiúna Tênis Clube. O enterro está marcado para as 16h de hoje, no cemitério do Campo Santo, em Itabuna.

3 respostas

  1. Uma sogra mãe que a vida me deu. Braba toda, mas sempre muito carinhosa com meus filhos.
    Deixará saudades!
    Abraços fraterno dos netos Marcela, Tarcilla , Anderson e meus, a todas, todos e todes que tiveram a honra de conviveram com você.
    Tércia Lemos, Recife 21/07/21

    1. Dona Mirinha, mulher generosa , simples, sem ser simplória, amável e Católica fervorosa. Tive a honra de conviver e desfrutar da amizade de Dina Mirinha, quando morei de aluguel, com minha família em casa de sua propriedade. Aprendi muito sobre a vida, e de como encarar os desafios que um casal têm no início de um matrimônio.
      Certa vez, dona Mirinha profetizou: ” Meu filho, você só sairá desta casa ( a dela ), quando comprar a sua”, e assim aconteceu.
      Obrigado Dona Mirinha!
      Descanse em paz, nos braços de Deus!
      Emanoel Ferreira ( Dedeu ) e Família.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *