A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) deverá entregar, no dia 30, a primeira etapa das obras do canal de macrodrenagem do Santo Antônio. Com cerca de 1,5 quilômetro de extensão, o canal passou por limpeza completa e cerca de cinco mil toneladas de detritos, entulhos e lixo foram retiradas da calha.
A Emasa implantou redes coletoras que vão receber o esgoto antes lançado diretamente no canal. “Com estrutura de esgotamento sanitário instalada nas casas, o canal fica livre, servindo apenas para a drenagem pluvial. Em pouco tempo, será revitalizado pela própria natureza”, diz o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho.
A dona de casa Kátia Gonçalves, moradora há 14 anos da Rua José Bonifácio, que é cortada pelo canal, conta que convivia com mau cheiro, além de ratos e até cobras que invadiam sua casa. “Agora, na minha porta o mau cheiro sumiu e respiro ar puro, graças a Deus. A coisa era tão complicada. O sentimento é de gratidão ao prefeito Augusto Castro”, afirma.
ENTREGA DIA 30
Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, até sexta-feira (23), a primeira etapa da obra estará concluída. “Estamos finalizando a etapa dos coletores, retirando os últimos pontos de lama e pintando a tubulação para ter uma maior durabilidade e proteção em relação aos raios solares”, informa.
Depois da entrega à comunidade desta etapa das obras de saneamento do canal de macrodrenagem, programada para o próximo dia 30, nas comemorações do aniversário de Itabuna, a direção da Emasa vai executar outro cronograma para a etapa final dos serviços.