PGE entra no STF por mais vacina para a Bahia || Foto Sesab/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia receberá mais 613.060 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Os imunizantes estão previstos para chegar em três remessas. A primeira, com 255.300 doses da Coronavac e 63.600 da Oxford/AstraZeneca, chegará ao aeroporto de Salvador em um voo com pouso marcado para às 9h35min desta terça-feira (27).

A segunda carga, com 150.250 imunizantes da Oxford/AstraZeneca, chegará em um voo com aterrissagem programada para 19h15min, também de terça-feira. A terceira remessa, com 143.910 doses da Pfizer/BioNTech será trazida em um voo previsto para às 15h de quarta-feira (28). São doses para primeira e segunda aplicação.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), as vacinas devem começar a ser distribuídas ainda na terça-feira por via terrestre e também em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado.

Os imunizantes serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Com estas novas remessas, a Bahia chegará ao total de 10.835.440 doses de vacinas recebidas, sendo 3.809.700 da Coronavac, 5.586.900 da Oxford/AstraZeneca, 1.184.040 da Pfizer e 254.800 da Janssen.

Sisu oferta mais 4,3 vagas em cursos de graduação na Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação disponibilizou, nesta segunda-feira (26), a consulta de vagas que serão ofertadas no segundo processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O total da oferta é de 62.365 vagas, em 70 instituições públicas de educação superior. Há oferta de vagas para 1.932 cursos de graduação.

Na Bahia, são ofertadas 4.335 vagas em cursos de graduação em instituições como Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

As vagas são nos campi Amargosa, Bom Jesus da Lapa, Cachoeira, Camaçari, Cruz das Almas, Feira de Santana, Irecê, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Seabra, Simões Filho e Vitória da Conquista.

A consulta das vagas ficará disponível na página eletrônica do Sisu até o final do processo seletivo. Na consulta é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível acessar o documento de adesão de cada uma das 70 instituições que aderiram ao Sisu do segundo semestre de 2021.

Todas as instituições públicas de educação superior puderam aderir ao Sisu. No ato da adesão, elas indicaram as condições específicas de concorrência às vagas por elas ofertadas no âmbito da seleção unificada. Os dados da oferta desta edição do Sisu só não poderão mais ser alterados por parte das instituições a partir do início das inscrições.

O período de inscrições dos candidatos será de 3 a 6 de agosto e será divulgado em chamada única, no dia 10 de agosto.

Seleção feminina entra campo nesta terça-feira|| Foto Sam Robles/CBF
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Seleção Brasileira Feminina de Futebol volta a campo nesta terça-feira (27) para enfrentar a Zâmbia, às 8h30min (horário de Brasília). A partida é válida pela última rodada da fase de grupos dos Jogos Olímpicos e vale vaga para as quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Além da vaga na próxima fase, as brasileiras miram a liderança do grupo F. O Brasil está empatado com a Holanda na liderança da chave, com quatro pontos cada, e, para ultrapassar a equipe europeia, precisa pontuar mais ou tirar uma diferença de 2 gols de saldo. Um empate classifica o Brasil sem a necessidade de depender de outros resultados.

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem é escritor? Quem é autor? Escritor e autor são sinônimos? O que é uma “boa literatura”? Existe isso mesmo?  Existe uma literatura do cacau? Regional? Há roteiro para se tornar um escritor? Há cânone na literatura? O que é isso mesmo?  Eis algumas das perguntas que não consigo responder, mas fico atento às discussões.

Efson Lima | efsonlima@gmail.com

Nada melhor para refletir sobre a escrita do que se deparar com o Dia Nacional do Escritor (25 de julho). Uma das grandes marcas da humanidade é a escrita. Não só por ter colocado a condição humana em um patamar elevado entre os seres vivos, mas  a prática da escrita permite o registro da trajetória humana, a evolução do planeta. A escrita é meio para que um emaranhado de palavras, ideias,  símbolos sejam estruturados. A escrita oferece sentido à própria existência da vida. A escrita é uma das faces do “projeto de desenvolvimento humano”.

Em “tempos modernos”, cada vez mais visual, por vezes, esquecemos que durante muito tempo os nossos principais meios comunicacionais foram a fala, a escrita, os gestos, os objetos… Agora, os satélites nos unem, nos globalizam e possibilitam  uma dimensão maior do fenômeno. Em três segundos, estamos conectados na aldeia global. O século XX foi pródigo de descobertas e invenções. O nacional também pode se tornar global.

O escritor Jorge Amado, talvez  um dos primeiros escritores a ganhar a vida com o dinheiro de obra literária no Brasil, indiretamente, colocou o termo escritor no catálogo de profissões. A minha geração conheceu escolas de escritores, oficinas e faculdade para formar profissionais da área.  O escritor nascido em Ferradas, na cidade de Itabuna, foi internacionalizado.

Paulo Coelho, o maior dos escritores nacionais em volume de vendas, foi uma das caras do Brasil ao lado de sua mulher na candidatura do Rio de Janeiro para sediar as Olímpiadas em 2016. Lembro-me que muito se discutiu se suas obras eram literatura ou não. A Academia Brasileira de Letras virava a cara. As massas de leitores sinalizaram que outros caminhos são possíveis.

No mundo da escrita algumas discussões surgem. Quem é escritor? Quem é autor? Escritor e autor são sinônimos? O que é uma “boa literatura”? Existe isso mesmo?  Existe uma literatura do cacau? Regional? Há roteiro para se tornar um escritor? Há cânone na literatura? O que é isso mesmo?  Eis algumas das perguntas que não consigo responder, mas fico atento às discussões.

Deixo essas provocações para Silmara Oliveira, professora especializada em literatura; Pawlo Cidade com quase 20 livros publicados, ontem relançou  o seu livro O Tesouro Perdido das Terras do Sem-fim, leitura que estou a fazer; Luh Oliveira, mestra na área de letras e poeta;  pediria meu mago Ramayana Varges, um intelectual no sentido pleno do termo.  Poderia também convidar Igor Luiz, das terras de Coaraci/ Ibirapitanga; Sheila Shew, a artista – produtora, de Buerarema/Itabuna; Tácio Dê, com suas Tertúlias, às 18:51 horas. Isso mesmo, no Instagram, repito: 18:51 horas; Walmir do Carmo, que além da força de sua escrita, confere ainda maior força  aos seus poemas quando declama. Tive o prazer de ouvi-lo ontem, fisicamente, dia 24/07, no ato em defesa da democracia e da luta antifascista. Ainda,  posso convidar Aurora Souza para dar continuidade a lista. Fica faltando outra gama de gente boa, mas invocando o sagrado, temos o professor Ruy Póvoas que nos amanhece com sua voz radiante às sextas-feiras, mestre do material e do espiritual, uma instituição para além das terras sul-baianas. Mestre de gerações.

Li pela primeira vez, no Diário de Ilhéus, academicamente exigiria um apud, conforme artigo da professora Maria Luiza Heine, que Adonias Filho, certa vez, profetizou que, além de cacau, o sul da Bahia faz brotar escritores. Particularmente,  tenho constatado esse fenômeno no Flisba, Bardos Baianos Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Extremo Sul. As notícias chegam.

É verdade, gente! Hoje é o dia Nacional do Escritor, dia 25 de julho. Mas não falarei nada disso. Não falarei também do fenômeno da escrita nas redes sociais. Desculpa!

Efson Lima é professor universitário, advogado e doutor em Direito pela UFBA.

Itabuna registra mais seis óbitos pela Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou mais seis óbitos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (26). Com isso, passou para 620 o número de itabunenses que não resistiram à doença desde o início da pandemia.

O número de casos confirmados de Covid-19 ultrapassou 34 mil. Ontem eram 33.953 pessoas infectadas e saltou para 34.066 nesta segunda. Foram 113 novos casos confirmados da doença nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados no início da noite de hoje. Do total de infectados, 33.103 pessoas se recuperaram.

Itabuna tem 343 casos ativos de Covid-19 (pessoas se recuperando da doença). Há 35 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais Calixto Midlej Filho, Campanha, Luís Eduardo Magalhães e Manoel Novaes. Há ainda 26 pessoas internadas em leitos clínicos (enfermaria).

Preso acusado de agredir companheira em Gandu
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem deu socos e tapas na sua esposa, na última quinta-feira (22), em Gandu, município do sul da Bahia. No momento da agressão, a vítima segurava um bebê no colo, filha do casal. Outra criança também estava no ambiente. Toda a cena foi gravada pelo pai do agressor, que também foi agredido ao tentar conter o filho.

De acordo com a Polícia Civil, depois de bater na mulher e no próprio pai, o agressor sofreu uma tentativa de linchamento por populares.

A Polícia Civil identificou o acusado como João Pedro Barreto. Os investigadores do caso pediram que a Justiça autorize a prisão preventiva dele.

O vídeo do flagrante viralizou nas redes sociais e foi publicado no G1. Como as cenas de violência são fortes, o Youtube restringe a exibição do vídeo a maiores de 18 anos (veja aqui).

Um dos motoristas estaria bêbado e foi levado para a Delegacia da Civil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cinco pessoas ficaram feridas, na noite deste domingo (25), em acidente envolvendo três carros na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), trecho do Banco da Vitória, em Ilhéus, no sul da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a polícia, os agentes foram comunicados do acidente às 22h18min, no km 18 da rodovia. No local, os policiais encontraram as vítimas. Quatro delas tiveram ferimentos leves e uma, grave. O motorista de um dos veículos foi encaminhado para delegacia de Polícia Civil, após os agentes da PRF verificarem estado de embriaguez ao volante. Não há detalhes se ele foi preso ou liberado após prestar esclarecimentos à polícia.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e encaminhou os feridos para o hospital Costa do Cacau, em Ilhéus. Não há detalhes do estado de saúde deles. Por causa do impacto da batida, dois dos carros envolvidos no acidente ficaram destruídos. O terceiro teve avarias na parte da frente. Com informações do G1.

Rayssa Leal, de 13 anos, é a brasileira mais nova a conquistar uma medalha olímpica || Foto Wander Roberto/COB
Tempo de leitura: < 1 minuto

Rayssa Leal, a Fadinha, de 13 anos, conquistou a medalha prata, na madrugada desta segunda-feira (26), no skate street na Olimpíada de Tóquio. Ela se tornou a medalhista mais jovem na história da participação brasileira nos Jogos.

Natural de Imperatriz, no Maranhão, a atleta marcou 14,64 na somatória, e só foi superada pela dona da casa Nishiya Momiji (15.26), também de 13 anos. Outra japonesa, Funa Nakayama, de 16 anos, levou o bronze (14.49). As disputas ocorreram no Parque de Esportes Urbano de Ariake.

Outras duas skatistas brasileiras, Pâmela Rosa e Letícia Bufoni, eram favoritas para a conquista da medalha de ouro, mas não chegaram à final da competição.

O skatista Kelvin Hoefler faturou a primeira medalha para o Brasil nesta edição dos Jogos (veja aqui).

João Tavares tem amêndoas selecionadas em concurso || Foto Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de ter sua 26ª edição suspensa em 2020 por conta da pandemia do Coronavírus, a retomada do maior evento de chocolate e cacau do mundo, o Salon du Chocolat de Paris, não podia ser melhor para o Brasil. Três das oito amostras de cacau especial enviadas à França foram selecionadas entre as 50 melhores do mundo e concorrem ao prêmio Cocoa of Excellence, prêmio internacional de cacau que integra a programação do Salon.

Os vencedores serão conhecidos no final de outubro. No entanto, devido às restrições ainda impostas pela pandemia, as comemorações de 2021 ocorrerão virtualmente. Entre os finalistas está o baiano João Tavares, que já foi premiado duas vezes no concurso, levando o primeiro lugar em 2010 e 2011. Este ano, João concorre com uma amostra da variedade Catongo da sua Fazenda Leolinda, em Uruçuca. Outra baiana no páreo é Angélica Maria Tavares, com uma amostra da variedade FL 89 da fazenda que leva o nome da produtora, também em Uruçuca.

Do assentamento da região do Tuerê, no município de Novo Repartimento, o produtor João Evangelista Lima representa o Estado do Pará com uma amostra híbrida paraense. João Evangelista entrou na competição com o apoio da Fundação Solidaridad. “Há 11 anos a Solidaridad atua no Brasil apoiando a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável”, esclarece Pedro Santos, supervisor de campo da Solidaridad no Pará.

O Prêmio Internacional do Cacau – Cocoa of Excellence é a competição de maior prestígio do mundo e proporciona o reconhecimento global aos produtores de alta qualidade, celebrando a diversidade de sabores das diferentes origens do planeta. Ao todo foram 235 amostras enviadas de todo os continentes e as 50 foram selecionadas por especialistas espalhados pelo mundo para a grande final, no Salon de Paris.

FORÇA DAS ORIGENS

“Este resultado demonstra todo o potencial que o país tem para se consolidar no mercado internacional de cacau premium. É o resultado do trabalho e da dedicação destes produtores em campo. Demonstra a força das nossas origens, uma vez que foram contempladas amostras do Sul da Bahia e do Pará. Cada uma destas amostras apresenta uma identidade singular e uma explosão de sabor que diz muito sobre o cacau do Brasil”, atesta a bióloga Adriana Reis, doutora em biotecnologia e gerente de qualidade do Centro de Inovação do Cacau (CIC).

O Brasil participou de todas as edições sob a coordenação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) que, desde 2019, conta com a parceria do CIC para a realização de todas as etapas de seleção final das amêndoas que irão para avaliação do Comitê Internacional na França.Leia Mais

Professora e alunos em sala de aula em Nova Ibiá nesta segunda || Foto Mateus Pereira/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os alunos do Ensino Médio da rede estadual têm hoje (26.jun) o primeiro dia de aulas semipresenciais em toda a Bahia. Foi o primeiro dia de presença em sala de aula desde o início da pandemia do coronavírus, em março do ano passado. Serão três dias de atividades na escola e três em casa.

Conforme o estado, as aulas para o Ensino Fundamental na rede estão programadas para dia 9 de agosto. O investimento em adaptações para aulas presenciais na rede alcançou R$ 350 milhões, segundo a Secretaria Estadual de Educação (SEC-BA).

Do município de Nova Ibiá, em visita ao Colégio Estadual Maria Lopes Leal, o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, comentou a volta às aulas presenciais. “São 780 mil estudantes do ensino médio previstos para iniciar nessa data. Os outros 120 mil do ensino fundamental, iniciaremos no dia 9 de agosto”, disse ele.

INDICADORES

O retorno às aulas tem resistência dos educadores. O secretário disse que está dialogando com o sindicato dos trabalhadores em educação. “Nós estamos conversando, mas a determinação e a orientação do governador é que a gente possa abrir as escolas. Nós já temos os indicadores que nos levaram a essa decisão, de índice de infecção, de unidades hospitalares e UTIs com disponibilidade. Um ano e meio sem atividades, não dá para a gente continuar com a perda e com o prejuízo para a educação e para a formação cidadã”.

Corsa Sedan preto foi roubado na noite de sábado; a placa do veículo é EBL-4598
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um casal viveu momentos de tensão, na noite do último sábado (24), quando estacionavam o carro na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Dois bandidos se aproximaram em outro automóvel; um deles desceu do carro, ameaçou o homem e a mulher com uma arma de fogo e roubou o veículo do casal, um Corsa Sedan (preto, placa EBL-4598), além de um aparelho celular.

O crime aconteceu por volta das 21h15min. Até o fim da manhã desta segunda-feira (26), o veículo não havia sido localizado. Informações que ajudem a localizá-lo podem ser enviadas à polícia por meio do telefone 190.

Vitória leva Barcelona à final da Série B contra o Botafogo Bonfinense
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Barcelona venceu o duelo ilheense contra o Colo-Colo, neste domingo (25), por 1 a 0, pela semifinal da Série B do Campeonato Baiano 2021, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. Ramirez fez o gol da vitória do Barça em cobrança de pênalti. Confira no vídeo abaixo.

Na final, o Barcelona enfrentará o Botafogo Bonfinense, em partidas de ida e volta. O primeiro confronto será no próximo domingo (1º). A Federação Bahiana de Futebol ainda vai definir a ordem do mando de campo e a data do segundo jogo.

Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta segunda-feira (26), a Secretaria de Saúde de Itabuna começará a vacinar contra a covid-19 pessoas acima de 33 anos. A vacinação ocorrerá nas unidades básicas de saúde, das 13h às 16h, quando são exigidos RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.

Amanhã (27), serão vacinadas pessoas com 32 anos completos. Haverá uma pausa na quarta (28), aniversário da cidade, e a imunização contra a covid-19 será retomada na quinta (29), com aplicação de doses para pessoas acima de 31 anos. Já na sexta (30), serão vacinadas pessoas a partir de 30 anos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

PROFISSIONAIS DE SUPERMERCADO

Também haverá imunização contra Covid-19 para profissionais de mercados e supermercados, com idade a partir de 30 anos completos. A ação será na UniFTC, das 17h às 21 h. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência nominal e fotocópia do contrato de trabalho ou do contracheque.

GESTANTES E PUÉRPERAS

Também nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16 h, gestantes e puérperas serão vacinadas contra Covid-19 com as vacinas Pfizer ou Coronavac.

A documentação necessária é RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência em nome próprio, relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia do ultrassom ou do cartão de pré-natal (assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro). Para as puérperas também é preciso levar a fotocópia da certidão de nascimento da criança.

2ª DOSE CORONAVAC e OXFORD

Amanhã (27), receberão a segunda dose da vacina Oxford Astrazeneca os trabalhadores da limpeza pública. A ação será na sede da Biosanear, a partir das 7 h. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

Também na terça receberão a segunda dose da vacina Oxford profissionais das forças de segurança com idade a partir de 40 anos que receberam a primeira aplicação no dia 1º de maio. A ação será no 15° Batalhão da Polícia Militar das 10h às 1 4h. O profissional deverá apresentar RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

Na quinta-feira (29), profissionais da Educação com idade a partir de 55 anos da rede municipal, estadual e UFSB e também trabalhadores da saúde de consultórios e clínicas receberão a segunda dose da Oxford. A ação será na UniFTC das 10 às 14 h. A documentação exigida é RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

DRIVE THRU NOTURNO

Nesta semana, drive thru noturno para aquelas pessoas que não conseguem se vacinar no turno diurno. Será na quinta-feira (29), quando será aplicada a primeira dose da vacina em pessoas com idade a partir de 29 anos sem comorbidades. A vacinação acontecerá no Teatro Candinha Doria, a partir das 18h até acabar a senha ou dose.

Serão disponibilizadas 400 senhas distribuídas na fila por ordem de chegada. A documentação é o RG CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência em nome próprio. Para aqueles que moram de aluguel, é preciso que o proprietário assine o documento ou que o inquilino leve a fotocópia do contrato.