Cerginho da Pereira Nunes e Craque Daniel comandam a mesa redonda do Falha de Cobertura, a resenha mais divertida do mundo dos esportes
Tempo de leitura: 2 minutos

A TV Quase produz o Falha de Cobertura desde 2014. O professor Cerginho da Pereira Nunes e o Craque Daniel, personagens de Caito Mainier e Daniel Furlan, comandam o programa de resenha esportiva. A temporada atual do humorístico tem duas lives semanais, nas noites de quarta e domingo. A programação seguirá até o final dos Jogos Olímpicos de Tóquio. As transmissões são feitas no canal da produtora no Youtube.

Sátira das mesas redondas da tevê, o programa destaca o desempenho e as manifestações dos atletas olímpicos. O Campeonato Brasileiro de Futebol também é objeto da argúcia dos comentaristas.

Ao longo de 7 anos, a história dos personagens incorporou elementos que funcionam como uma espécie de elo narrativo do programa com os espectadores mais antigos. Esse reforço contínuo do vínculo entre criadores e audiência é uma das características mais divertidas do Falha.

Outra diferença marcante do programa é a parcialidade dos comentários passionais. Cerginho e Craque Daniel mandam às favas a lógica criteriosa das análises esportivas que nos acostumamos a ver na televisão. Ao invés de dados estatísticos, apostam na construção de argumentos e linhas de raciocínio que flertam com o absurdo.

É do professor Cerginho da Pereira Nunes uma sacada desconcertante sobre a preparação do jogador nos minutos que antecedem uma partida de futebol, apresentada no episódio Perigos do Aquecimento: 

– Por que que eu sou contra o atleta que faz o aquecimento antes da partida? Eu acho que o aquecimento deveria ser feito durante a partida. […] O atleta, às vezes, chega no final do jogo, ele tá cansado. O que é que foi aquilo? Com certeza, foi aquela corrida, os 15, 20 minutos que ele correu antes do jogo. Se ele guardasse para correr 15, 20 minutos no final do jogo, com certeza, ele teria um melhor desempenho.

LIVRO

O universo dos personagens se expandiu para a literatura em 2020, quando o Craque Daniel lançou seu próprio manual de autoajuda sob o título “Você não merece ser feliz – como conseguir assim mesmo” (Intrínseca). Furlan assina a obra junto com o roteirista Pedro Leite, membro da TV Quase.

O livro traz frases lapidares. Numa delas, Craque Daniel aconselha o leitor com uma reflexão realista e um tanto desencorajadora. “Se você quiser, se você se esforçar, se você treinar, se você entrar de cabeça, se você se concentrar… Nada garante que você vai conseguir”.

FILME

Além de ex-jogador profissional, âncora esportivo e escritor, Craque Daniel gerencia a carreira de jogadores de futebol. A história da sua persona empresarial vai ser explorada no primeiro filme da TV Quase, com previsão de lançamento em 2022. Cerginho, funcionário não remunerado do craque, também vai pintar na telona.

Professor, reitor e aluno da própria Faculdade de Jornalismo, Cerginho – com “C” mesmo – é primo de Rogerinho do Ingá, personagem do Choque de Cultura, o programa mais conhecido do universo ficcional da TV Quase.

Com a expectativa da estreia desses caras na sétima arte, uma coisa é certa: o cinema vai ser catapultado a um novo patamar de profissionalismo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *